Votos indecisos e ‘envergonhados’ podem mudar eleição

Apesar de as pesquisas indicarem um eleitorado majoritariamente decidido, analistas indicam fatores às vésperas das eleições que podem mudar o cenário em 2 de outubro. Um deles é a abstenção, facilitada neste ano pela possibilidade de justificativa por aplicativo. Há, ainda, o voto útil dos que defendem encerrar a disputa no primeiro turno, o chamado “voto envergonhado” – não revelado nas pesquisas – e o porcentual de indecisos.

Baixo nos levantamentos estimulados (quando se informam os nomes dos candidatos), o índice de indecisos varia de 11% a 28% nos levantamentos espontâneos, aqueles em que os nomes dos candidatos não são apresentados. As informações são do Estadão.

*Por Giuseppe Janino

Faltam 7 dias para mais de 156 milhões de eleitores irem às mais de 577 mil urnas eletrônicas e escolher seus representantes. Certamente esta disputa entrará para a história do país, dado o alvoroço político do momento e o cenário super polarizado.

Chama atenção, 26 anos depois de sua criação, uma parcela da população brasileira ainda colocar em xeque a integridade da urna eletrônica. Essa narrativa de que o equipamento é suscetível a fraude é impulsionada, claro, pelas Fake News, um fenômeno que caminha para confundir os cidadãos e prejudicar o fortalecimento da democracia. 

Ipojuca - No Zap

Em busca de votos, as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) correram atrás de eleitores nos três maiores colégios do país e ignoraram, todos eles, os mesmos seis estados –dois da bases políticas de aliados do atual presidente.

Acre, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Rondônia e Roraima não tiveram nenhum ato de campanha ou comício dos quatro nomes que aparecem à frente nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto, após o início do período eleitoral, em 16 de agosto. As informações são da Folha de S.Paulo.

Caruaru - IPTU 2026

O candidato do Partido Liberal ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, emitiu nota de resposta contra matéria publicada, hoje, no portal G1.Globo. A reportagem afirma que no Nordeste, candidatos de Bolsonaro ou aliados ao PL que lideram pesquisas se desvinculam da imagem do presidente.

“Não há campanha no Brasil que defenda mais o presidente Bolsonaro do que a de Pernambuco, e não há dúvida da prioridade que o presidente deu ao nosso estado”, reagiu Anderson a matéria do G1.Globo.

“Tudo tem limite”, disse Anderson, sobre o que considera perseguição da Globo a Bolsonaro. “A resposta virá no próximo domingo “ destacou .

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Enquanto os candidatos ao Governo de Pernambuco concentram seus últimos esforços em carreatas e motociatas em busca de votos pelos bairros da zona Norte e Sul da Região Metropolitana do Recife, moradores de Jaboatão dos Guararapes, vítimas dos deslizamentos de barreiras com as chuvas de maio deste ano, aguardam uma solução há mais de cem dias do desastre.

“Carreata na zona Sul? Manda passar nos bairros de Jaboatão onde até hoje estamos entregues a sorte com barreiras caídas, casas interditadas e sem absolutamente nenhuma solução nem benefício”, revela a leitora e moradora do Curado I, Maria Auxiliadora.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Uma aliança de direita liderada pelo partido Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, conseguiu maioria no parlamento, segundo apontam pesquisas de boca de urna realizadas após o pleito neste domingo.

As pesquisas, se confirmadas, darão à Itália o governo mais direitista desde a Segunda Guerra Mundial, com Meloni a se tornar a primeira mulher a comandar o país. As informações são da CNN Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Em um ato no Rio com o objetivo de ampliar seu palanque para o centro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou os pedidos contra abstenção e, em meio a críticas ao presidente Jair Bolsonaro, reclamou da postura de pastores evangélicos aliados do Palácio do Planalto, tema que já causou desgastes à campanha petista no início da campanha eleitoral.

Lula participou de um comício ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD) na quadra da escola de samba Portela, em Madureira, Zona Norte da capital fluminense. As informações são do O Globo.

No último domingo de campanha antes do primeiro turno, a coligação Pernambuco na Veia, encabeçada pela candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, realizou uma grande carreata na região metropolitana norte nesta manhã.

Ao lado do candidato ao Senado, André de Paula, de candidatos proporcionais e de apoiadores, Marília percorreu as ruas e avenidas dos municípios de Igarassu e Abreu e Lima em um trajeto de mais de 15 quilômetros.

“Estamos na reta final desse primeiro turno. É hora de unir forças, de conversar com os amigos, os parentes, com os vizinhos. É hora de reforçar que no domingo que vem todo mundo deve ir às urnas, defender a democracia, os direitos de nossa gente e o futuro do Brasil e de Pernambuco. É gás total para eleger Lula presidente e aqui, nossa chapa completa, para resgatar nosso estado para o rumo certo. É hora também de fazer as escolhas certas para levar para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados gente comprometida com o projeto do presidente Lula e o nosso. É a hora do povo!”, destacou Marília.

Zona Norte

Acompanhados de Maria Arraes, candidata a deputada federal, e Sandra Costa, candidata a deputada estadual, Marília e André percorrem dezenas de bairros da Zona Norte do Recife nesta tarde.

A uma semana das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitou o domingo sem agenda oficial para passear de moto pelas ruas de Brasília.

No trajeto, o chefe do Executivo esteve no Setr Militar Urbano (SMU) onde visitou aliados, passou pelo Sudoeste e, em seguida, parou em um quiosque no Guará II onde comeu um frango assado na brasa acompanhado de um copo de refrigerante. As informações são do Correio Braziliense.

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) dedicou a manhã deste domingo para compromissos em Bom Jardim. Acompanhado pelo prefeito Janjão e pelo candidato a deputado estadual Chaparral, o grupo visitou a feira, acompanhou um jogo de futebol e encerrou a programação com um porta-a-porta, recebendo o apoio de muitos munícipes.

“Fico muito feliz de ver que nossa campanha chega numa crescente para a reta final. O apoio e o acolhimento dos pernambucanos só aumentaram desde que entramos no processo eleitoral. Agora só faltam sete dias, vamos seguir intensificando nossas ações e o contato com a população para renovarmos o nosso compromisso e continuarmos trabalhando e trazendo recursos para Pernambuco”, destacou Fernando Rodolfo.