Contestação de resultado das urnas na Justiça é rara e tem barreiras

A ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PL) de não aceitar o resultado da eleição e sua desconfiança em relação às urnas eletrônicas devem encontrar uma série de barreiras se levadas à Justiça Eleitoral. São quase inexistentes os casos em que houve questionamento formal às urnas eletrônicas —e em nenhum deles foi encontrada fraude.

Por meio de uma profusão de mentiras, Bolsonaro vem fomentando a descrença nas urnas. No entanto, ao invés de ser barrado por aqueles ao seu redor, o mandatário tem contado com o respaldo de militares, membros do alto escalão do governo e seu partido em sua cruzada contra a Justiça Eleitoral. As informações são da Folha de S. Paulo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Representantes de algumas das principais embaixadas estrangeiras em Brasília, como Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Rússia, ainda não confirmaram presença na reunião com Jair Bolsonaro, amanhã. O evento foi convocado pelo presidente da República para discutir as urnas eletrônicas brasileiras. Bolsonaro quer apresentar a embaixadores sua tese nunca comprovada de fraude nas eleições de 2014 e 2018.

Outras embaixadas confirmaram que enviarão representantes, como a da França e a da União Europeia. Há dúvidas na comunidade diplomática sobre quais foram os critérios usados pelo Palácio do Planalto para escolher as representações convidadas para o compromisso político. A representação do Reino Unido em Brasília não foi convidada até o começo da noite de ontem, assim como alguns outros países europeus, a exemplo da Suécia. As informações são do JC Online.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O governo tem confortável maioria no Congresso. O PL, partido do presidente, é o dono com folga da maior bancada. Como se viu com a PEC dos Auxílios, não tem havido grande dificuldade para aprovar temas de interesse do Palácio do Planalto. O Congresso é governista, mas é pragmático. E, por conta desse pragmatismo, a maioria dos deputados e senadores não tem dúvida: para eles, após o fechamento das urnas em outubro, o nome que sairá eleito será o de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

É o que mostra a última rodada da pesquisa Painel do Poder, que o Congresso em Foco Análise faz trimestralmente com os principais líderes da Câmara e do Senado. Nesta rodada, o Painel do Poder ouviu 64 deputados e senadores, entre os nomes mais expressivos do parlamento. E, de acordo com a pesquisa, a maior parte não tem dúvidas de que o vencedor das eleições deste ano será Lula.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Um jovem foi assassinado a tiros dentro de uma residência localizada no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife. O crime aconteceu ontem e foi divulgado neste domingo (17) pela Polícia Civil, que investiga o caso.

A vítima tinha 20 anos e não teve o nome divulgado pela polícia. O corpo do jovem foi encontrado sem vida com perfurações provocadas por arma de fogo dentro de um imóvel localizado na Avenida Santos Dumont. As informações são do G1/PE.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Rodovia PE-350, conhecida como a Estrada de Brocotó, subida da Serra de Triunfo de quem vem por Flores, está completamente intransitável com os buracos tapados pelo sistema “sonrisal”, há pouco tempo.

É tanto buraco e como não existem acostamentos, com o mato invadindo a rodovia, tem trechos que se um carro cair, não fica ninguém para contar a história por conta da altura. Além disso, não há nenhuma sinalização em toda sua extensão. É terrível!

Palmares - Natal Encantado 2025

Vários estudos abordando a economia de Pernambuco traçam o perfil de um estado cuja economia busca se aproximar da Bahia – que tem o maior PIB do Nordeste – e se distanciar do Ceará – que vem em terceiro lugar.

É bem verdade que, durante a pandemia, o Recife foi a capital onde houve o maior salto em direção à pobreza, crescendo 11,34% entre 2019 e 2021. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Miguel Coelho

Em peça divulgada, hoje, em suas redes sociais, o pré-candidato do União Brasil ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho, se apresentou aos pernambucanos. Em seu discurso, o ex-prefeito de Petrolina diz que se apresenta “com a experiência de quem sabe como fazer e está pronto para liderar a mudança que os pernambucanos precisam”. Confira!

Depois de passar 12 anos defendendo o grupo político do PSB em Salgueiro, o vereador Bruno Marreca foi expulso do partido após declarar, na última quarta (13), apoio à Marília Arraes, do Solidariedade, ao Governo de Pernambuco.

A sua carta de expulsão, contudo, já estava pronta um dia antes dele oficializar o apoio à neta de Arraes, data do dia 12. Fontes seguras de dentro do partido relataram ao Blog Sertão Central que líderes do PSB já estavam desconfiados de que o vereador poderia seguir outro caminho e, por represália, já teriam mandado preparar a carta de expulsão com antecedência.

Duas investigações que flagraram aliados do governo do presidente Jair Bolsonaro manuseando dinheiro vivo continuam à espera de um desfecho da Procuradoria-Geral da República (PGR): tanto o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) quanto o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA) não foram denunciados, tampouco seus inquéritos foram arquivados. O primeiro caso se arrasta há quase dois anos, e o segundo, desde outubro do ano passado.

O então vice-líder do governo no Senado Chico Rodrigues foi alvo de uma operação da PF em outubro de 2020 que mirava em suspeitas de desvios de emendas do Ministério da Saúde. No dia 15 daquele mês, os agentes chegaram à casa do parlamentar nas primeiras horas da manhã e, diante da resistência de uma funcionária em recebê-los, só conseguiram entrar depois de desmontar o portão da residência. Durante a abordagem, os policiais perceberam um volume incomum na bermuda do senador e, depois de revistá-lo, encontraram R$ 15 mil entre suas nádegas. Ao ser questionado se ainda escondia outros valores, Rodrigues entregou aos agentes mais R$ 17 mil em espécie. As informações são do O Globo.

O encerramento da 22ª ExpoSerra, feira da indústria, comércio e serviços de Serra Talhada, aconteceu, ontem, dia do comerciante.

Mais de 20mil pessoas passaram pelo Armazém Social do Sesc Serra Talhada para acompanhar os três dias de evento.