FMO - 99% dos Professores com mestrado

Lula, o medo não espera janeiro

Por Zé Américo Silva*

A vitória nas urnas aumenta a responsabilidade do presidente: enfrentar a violência agora, com comando competente, integração e resultados na vida da população

Ao derrotar Flávio Bolsonaro em 25 de outubro, a maioria dos brasileiros deu a Lula a oportunidade de exercer um quarto mandato. Mas o presidente cometerá um grave erro se confundir essa confiança com paciência ilimitada. A vitória trouxe uma cobrança que precisa chegar ao centro do governo: queremos viver sem medo.

Câmara Municial Recife

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

Tem coisas na política que um amador não deve fazer. A primeira delas é se convidar para um governo sem ter sido incentivado pelo próprio para isso. Mas é o que a presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Francilene Procópio Garcia, vem fazendo nos bastidores da comunidade científica.

Tomei um baita susto quando vi o Alerta do Google anunciar a SBPC e vir essa notícia.

Bom, vamos lá.

O ex-ministro do Turismo e deputado federal eleito, Gilson Machado (Podemos), participa, em Palm Beach, nos Estados Unidos, de uma agenda política ligada ao movimento conservador internacional, ao lado de Eduardo Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL) e outras lideranças da direita.

Conhecido por sua lealdade e proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Gilson mantém sua trajetória de compromisso com os princípios e valores que sempre defendeu: Deus, pátria, família e liberdade. A participação no encontro, logo após as eleições de 2026, demonstra que sua atuação política continua firme, agora também voltada à organização e à formação de novas lideranças conservadoras.

Caruaru - Minha rua nova

Depois do susto em 2022, o deputado federal Felipe Carreras (PSB) reposicionou o mandato para o interior do estado. E deu muito certo. Só tinha Sivaldo Albino (Garanhuns) o apoiando em 2022 e durante o mandato acrescentou mais 9, totalizando 10 prefeitos. Foi o deputado federal mais votado em todas as cidades governadas por eles e também em Brejo da Madre de Deus (onde foi apoiado por 3 vereadores e o deputado estadual eleito Fábio Aragão).

Das 11 cidades onde foi deputado federal majoritário, Felipe Carreras quebrou o recorde de votação para o cargo em 6 delas. Felipe não teve apoio político em 2022 em nenhum destes municípios onde foi majoritário em 2026, à exceção de Garanhuns. Isso é a demonstração de que o seu trabalho, respaldado por uma forte articulação em Brasília, chegou antes da votação e teve o reconhecimento da população.

Mantendo a disciplina que o fez quase dobrar a votação de uma eleição para a outra, Felipe Carreras não sossegou e já esteve essa semana com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, tratando de temas de interesse dos seus municípios.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A repercussão do amplo, produtivo e democrático debate sobre o pós-eleição, ontem, na Câmara de Caruaru, que deu sequência ao primeiro evento em Olinda, três dias após a eleição presidencial de segundo turno, tem gerado efeitos positivos para envolver a sociedade pernambucana na temática.

A presidente da OAB, Ingrid Zanella, acabou de me ligar. Quer levar a instituição a um grande debate sobre o assunto, no auditório da instituição, no Recife. Muito bom a sociedade despertar. Isso é cidadania!

Olinda - Refis 2026

Por Pedro Melo*

Uma emergência lotada é um retrato de sofrimento. De quem espera por atendimento, de quem acompanha um familiar e, muitas vezes, de quem trabalha sem as condições necessárias para cuidar como gostaria.

Mas é também um cenário propício a julgamentos apressados. Basta uma câmera ligada, uma autoridade indignada e uma acusação para que, em poucos minutos, profissionais sejam condenados diante de uma plateia que não conhece todos os fatos.

Palmares - Creche Quilombo II

A sucessão da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José do Egito promete reeditar uma disputa que marcou o início da administração do prefeito Fredson Brito. Dois anos depois de uma eleição movimentada por mudanças de apoio, desistências e rompimentos políticos, os bastidores da Casa Legislativa voltam a registrar articulações em torno de diferentes candidaturas.

Na disputa anterior, o envolvimento político de Fredson foi registrado pela imprensa regional. Em dezembro de 2024, o Blog Nill Júnior noticiou que o então prefeito eleito havia articulado uma maioria em torno do vereador Aldo da Clips, movimento que naquele momento enfraqueceu a candidatura de Albérico Tiago, parlamentar reeleito para o quarto mandato.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O vice-presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Jorge Quintino (Podemos), também fez uma avaliação positiva da palestra ministrada por mim, ontem, na Casa Legislativa, sobre o cenário político brasileiro após as eleições presidenciais. O parlamentar acompanhou o debate, promovido por iniciativa do presidente da Câmara, Bruno Lambreta (PSDB), que reuniu vereadores, secretários municipais, advogados, radialistas e lideranças políticas. Segundo Quintino, o debate pós-eleição deveria ser levado a todas as casas legislativas do Estado. Confira!

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Nem o anúncio oficial do PP de apoio a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) nem a proximidade com Rogério Marinho (PL-RN) no campo da oposição tiram a disposição da senadora Tereza Cristina (PP-MS). Ela segue no páreo para presidir o Senado no ano que vem.

Sobre o anúncio do PP, ela diz ter sido posição do presidente do partido, Ciro Nogueira (PI), sem consultar a bancada. Sobre Marinho, ela acredita ter mais votos do que ele. Talvez, inclusive, dentro do próprio PL. Há quem acredite que pode até ser o caso de Michelle Bolsonaro, eleita pelo PL para o Distrito Federal. Chamou a atenção o fato de Michelle não ter participado do lançamento oficial da candidatura de Marinho.

O ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel (PSB), saiu encantado, ontem, da Câmara de Vereadores do município, com a palestra que proferi sobre a leitura do resultado das eleições presidenciais, seguida de um amplo debate, no qual ele e o filho Toninho Rodrigues, empresário, deram importantes contribuições para o debate pegar fogo. Veja nesta vídeo o que ele falou sobre o evento!

No dia seguinte ao maravilhoso debate que participei, ontem, na Câmara de Vereadores de Caruaru, sobre o Brasil pós-eleição, com auditório quase lotado, corri meus 8 km diários, há pouco, na Via Parque. O evento foi uma iniciativa do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), e contou com a participação de vereadores, secretários da gestão Rodrigo Pinheiro (PSD), advogados, radialistas e políticos, como o vice-presidente da Câmara, Jorge Quintino (Podemos), e o ex-prefeito Tony Gel e o seu filho, o empresário Toninho Rodrigues.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou, até 31 de dezembro deste ano, a cobrança do imposto de 12% sobre a exportação de óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos. A medida entra em vigor neste sábado (7).

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) é o órgão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) responsável por decisões sobre medidas de comércio exterior, incluindo alterações tarifárias. A Camex é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A cobrança foi criada neste ano como parte de um pacote de medidas do governo federal para conter os efeitos da alta do petróleo sobre os consumidores.

O pedido de continuidade da medida foi apresentado pelo Ministério da Fazenda, em parte pela permanência do cenário adverso provocado pelos conflitos no Oriente Médio e, por outro lado, pela necessidade de manter normalizado o abastecimento de derivados de petróleo, principalmente óleo diesel.

Eleito senador em 2026, Arthur Lira (PP-AL) é apontado como nome favorito para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, independentemente de quem se eleger presidente da Casa em fevereiro.

Lira já se movimenta, nos bastidores, para assumir o colegiado. E a leitura de senadores da base e da oposição é de que ele pode ser atendido tanto por Rogério Marinho (PL-RN) quanto por Davi Alcolumbre (União-AP).

O melhor cenário, avaliam, seriam com a reeleição de Alcolumbre. Do lado do atual presidente do Senado, Lira pode ser um fiel da balança para atrair nomes do PP e de outros partidos, entre eles, alguns bolsonaristas.

Por Cláudio Soares*

O episódio envolvendo o prefeito de Barreiros e um casal de médicos nas dependências do hospital municipal merece uma reflexão sobre o respeito aos profissionais de saúde e os limites da autoridade de um gestor público.

As imagens divulgadas mostram o prefeito chegando ao hospital, onde pacientes aguardavam atendimento e dirigindo-se ao quarto destinado ao descanso dos médicos. Ao encontrar a porta fechada, chama pelos profissionais. Uma médica abre a porta e, na sequência, o prefeito eleva o tom de voz, acusa os dois de estarem namorando e chega a pedir a prisão de ambos.

Bolsonaro tem poucas chances de reverter condenação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve recomendar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a rejeição do pedido de revisão criminal apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parecer, previsto para esta semana, tende a reforçar o entendimento de que não houve irregularidades capazes de comprometer a condenação por tentativa de golpe de Estado. A posição representa mais um obstáculo à estratégia jurídica do ex-presidente, que busca reverter a sentença.

O principal argumento da defesa envolve supostas falhas na cadeia de custódia das provas digitais, especialmente dos dados extraídos do celular de Bolsonaro. Os advogados também recorrem ao caso do Banco Master para sustentar que o STF teria adotado critérios diferentes quanto ao acesso integral às provas e ao tempo necessário para analisá-las. Para interlocutores da PGR, porém, a comparação é frágil e não apresenta elementos suficientes para justificar a revisão do julgamento.

Acabou, há pouco, na Câmara de Vereadores de Caruaru, um debate espetacular sobre o Brasil que saiu das urnas nas eleições de 2026. A convite do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), fiz, nesta noite, uma leitura do resultado eleitoral, da surpreendente virada do presidente Lula (PT) no segundo turno e do novo desenho político que começa a se formar no País.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias