FMO

24/01


2020

Coluna da sexta-feira

Marília volta candidata de São Paulo

O PT de Pernambuco – leia-se o manda-chuva Humberto Costa – não tem mais razões que embasem um novo veto ao plano majoritário e viável em torno do potencial eleitoral de Marília Arraes, desta feita na disputa à Prefeitura do Recife. Em 2018, ela teria amplas chances de chegar ao segundo turno e ganhar a eleição para o Governo do Estado, mas o projeto nacional, pelo qual a candidatura de Fernando Haddad ao Planalto precisaria do respaldo do PSB, atrapalhou.

Rifada, só restou a então favorita ao Palácio das Princesas, conforme atestavam todas as pesquisas de intenção de voto, buscar um mandato federal, arrebatado nas urnas com o aval de mais de 193 mil pernambucanos, a segunda mais votada entre os 25 deputados federais eleitos, abaixo apenas de João Campos. Respaldada, Marília buscou se aproximar em Brasília dos cardeais e mandarins do PT. Deu certo.

Ganhou a confiança da presidente Gleisi Hoffman (PR), do líder na Câmara, José Guimarães (CE), e, principalmente, do ex-presidente Lula, personagens com os quais estará frente a frente na próxima terça-feira, em São Paulo, ao lado do senador Humberto Costa, o presidente estadual do PT, Doriel Barros e o presidente do diretório municipal de Recife, Cirilo Mota. Do encontro, não pode sair outra decisão a não ser a de candidatura própria no Recife.

Na última sexta-feira, reunido em São Paulo, o diretório nacional do PT, sob a coordenação do próprio Lula, anunciou candidatura própria em dez capitais, entre elas a própria São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Manaus, deixando Recife de fora, o que derivou para interpretações de que Marília estava, novamente, fritada.

Mas não vai acontecer isso. Precisando recuperar espaços de poder arrastados pelas urnas nas últimas eleições, o que respaldaria a direção nacional a impor um novo veto à candidatura de Marília Arraes? Nada. A história não se repete em política. Vetar Marília lá atrás, vereadora do Recife, foi fácil. Deputada federal, são outros quinhentos.

Além disso, Humberto já ganhou o que queria: a renovação do seu mandato, que ameaçava virar letra morta não fosse o casamento com o PSB e o poder das duas máquinas, a do Estado e da Prefeitura do Recife. Humberto não tem mais resistência dialética e voz ativa no diretório nacional para barrar, por conveniências paroquiais, um projeto real de poder para o PT numa das capitais mais importantes do Nordeste.

Fora da disputa – Interlocutores de partidos de oposição que estiveram com o deputado Raul Henry, nos últimos dias, se convenceram de que não será candidato a prefeito num voo solo pelo MDB, tendo arquivado o projeto de se contrapor à aliança que o seu partido mantém no Estado e no Recife com o PSB. Henry não deseja romper o ciclo histórico com os socialistas e tem dito que não tem mais idade para entrar em aventura.

Vice de João – Não se surpreenda, caro leitor, se Raul Henry virar o vice na chapa do pré-candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos. Ele daria um ar de mais maturidade à chapa socialista, pela pouca idade do herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos, com apenas 26 anos. Outro fator que tem levado o PSB a se convencer da necessidade de levar Henry a vice de João passa pelo seu currículo – já foi vice de Roberto Magalhães e vice-governador, também, tendo, além disso, perfil de um político urbano, com cara de Recife.

Viés doméstico – O deputado Alberto Feitosa, que tem atuado com viés de oposição, surge na mesa de negociação entre os partidos que combatem o PSB à sucessão do prefeito Geraldo Júlio. É visto como uma boa alternativa, mas pode esbarrar na má vontade do seu partido, o Solidariedade, cujo presidente, Augusto Coutinho, tem dito que a prioridade é reeleger o filho Rodrigo, vereador na capital. O SD é um partido doméstico.

Não quer – Sondado para voltar à Secretaria de Turismo, o deputado Felipe Carreras (PSB) não aceitou e por isso mesmo o governador não encontrou ainda a saída para o imbróglio da gestão na pasta entregue ao deputado licenciado Rodrigo Novaes, escolhido como cota do PSD, mas longe de contar com o respaldo do presidente estadual André de Paula, líder do partido na Câmara Federal.

CURTAS

MUDANÇA NA ILHA – Ao desembarcar, ontem, em Fernando de Noronha, o governador Paulo Câmara se deparou com um protesto de taxistas contra o decreto que proíbe, a partir de 2022, a entrada de carros a diesel na ilha. Câmara inaugurou a área requalificada do porto e entregou o novo centro de imagens do hospital São Lucas. Pode ter sido a última aparição pública ao lado do administrador Guilherme Rocha, ventilado para assumir outro cargo na gestão estadual.

O CONSULTOR – Está envolto num grande mistério o papel que o ex-ministro de Defesa, Raul Jungmann, cumpre na condição de consultor navegando entre os mares do Governo Federal e também estadual. Na passagem do ministro Osmar Terra, ontem pelo Recife, se apresentou como principal conselheiro e assessor. E essa tem sido uma rotina com todos os ministros de Bolsonaro que pisam o solo pernambucano. Até a Dias Toffoli, presidente do STF, o ex-ministro bateu continência, há 15 dias.

O CARONEIRO – Dias após exibir a ficha de filiação ao MDB, o ex-prefeito itinerante da Região Metropolitana, Yves Ribeiro, pega carona na popularidade da deputada estadual bombada de votos Gleide Ângelo. Acertou com ela um evento em Paulista, município que tentará governar pela segunda vez, no combate ao prefeito socialista Júnior Matuto, o até então queridinho do Palácio das Princesas.

Perguntar não ofende: Com Raul Henry fora do páreo, qual candidato no Recife terá o apoio da banda do MDB do senador Fernando Bezerra?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

marluxa, o Queiroz de Flávio que matou Marielle,

marcos

Qual Queiroz mortadela o de Flávio ou o de Lindbergh Farias que matou Marielle?

Fernandes

Agora tá explicado: Rita Lee diz que teve caso com Bolsonaro e que ele não era muito chegado na coisa. Por isso ele só anda o Hélio Negão. Será que agasalha ?

Fernandes

Aparece mais dinheiro do Queiroz na conta de Michelle Bolsonaro - E agora?

Fernandes

Bolsonaro Amarela E Mostra Que Moro É Quem Manda Na Birosca Porque Tem Na Manga Os Casos Marielle E Queiroz


Governo de PE - Redução nos Homicídios

24/01


2020

Petrolina qualifica guardas em centro especial

Petrolina será a primeira cidade do Sertão de Pernambuco a contar com um centro para qualificar os guardas civis. O núcleo foi inaugurado, ontem, pelo prefeito Miguel Coelho (MDB). O Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública vai funcionar no Parque Municipal Josepha Coelho e se soma a outras iniciativas da gestão municipal para fortalecer a política de prevenção à violência em Petrolina.

O espaço tem três salas para cursos, auditório, banheiros e alojamentos masculino e feminino. O centro de ensino ainda está estrategicamente situado próximo à sede da corporação, na área central da cidade. Isso possibilitará maior integração e praticidade para o órgão de segurança.

O equipamento já está em uso para a formação e preparação dos alunos aprovados no concurso público e que integrarão em breve a Guarda Civil. Também já foi fechado um acordo de cooperação técnica com Polícia Rodoviária Federal para outras capacitações no local.

Além de capacitar a Guarda, a estrutura será utilizada para a Defesa Civil e a equipe de ordem pública.

Nos últimos dois anos, a gestão municipal investiu na compra de equipamentos de proteção (farda, coletes, entre outros); ampliou de 7 para 36 viaturas da Guarda Municipal; realizou concurso para contratar novos agentes; e implantou a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). "Petrolina foi uma das cidades que mais diminuíram os indicadores de violência no ano passado e isso é resultado de uma série ações das forças de segurança, das polícias e de nossa guarda. Este centro pioneiro vai permitir ainda mais avanços porque é um investimento em nossa corporação, que terá ainda mais competência para cuidar da vida de nossa população", disse  Miguel.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

acolher

24/01


2020

Inveja, diz presidente da ABIH-PE sobre Centro de Convenções de Salvador

Segundo Eduardo Cavalcanti, o novo equipamento baiano preocupa os hoteleiros locais e "á está tirando hóspedes de Pernambuco"

Do JC On Line
 

“Só tenho uma palavra pra dizer: inveja”. Foi assim que o presidente da seccional pernambucana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti, classificou seu sentimento ao ser questionado sobre o impacto da inauguração do Centro de Convenções de Salvador no turismo de eventos e negócios do Estado. “Eles já estão praticamente com a agenda de 2020 lotada. É um espaço com gestão profissional de quem entende do setor”, justifica.

Segundo Cavalcanti, o novo equipamento baiano preocupa os hoteleiros locais e “já está tirando hóspedes de Pernambuco”. “O nosso centro, apesar de ter um bom tamanho, esbarra na falta de manutenção”, reclama.

Com quase 41 anos de funcionamento, o Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) tem sido alvo recorrente de queixas do trade e de organizadores de feiras por falhas nas instalações elétricas e hidráulicas, problemas nos banheiros e na climatização e estrutura das salas, além de falta de acessibilidade e de tecnologia de ponta, entre outras questões.

Em função do pleito, o governo do Estado anunciou que iria incluir a cada ano no orçamento R$ 20 milhões para obras de retrofit. “É pouco e muito parcelado para resolver o problema”, sentencia Cavalcanti.

Associação reforço o coro

A presidente da divisão local da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Tatiana Marques, reforça o coro das queixas. “Perdemos competitividade, porque não temos mais diferenciais para mostrar num equipamento que já fez congressista usar até contêiner como banheiro. Descuidamos e agora estamos sofrendo as consequências.” Tatiana também destaca que desde a reforma do Palácio do Campo das Princesas, há setores do governo funcionando dentro do Cecon-PE que não têm relação com eventos. “São salas e áreas perdidas, que não se pode oferecer para as convenções.”

Tanto Tatiana quanto Eduardo Cavalcanti lembram que a GL Events, gestora do centro de Salvador, já estiveram no Recife em busca de negociar uma parceria para assumir o Cecon local. “Sabiam que o Nordeste tinha mercado, mas não conseguiram aqui e foram para Salvador”, comenta Tatiana.

A GL Event, por meio de nota, diz que a vinda ao Estado teve o objetivo de apresentar a empresa. “Essas visitas de apresentação tanto aos setores públicos quanto ao mercado regional fazem parte da rotina da companhia e acontecem com frequência em diversos locais do Brasil e exterior.”

Já o Governo de Pernambuco, também via nota, afirma que “não tem conhecimento de nenhuma negociação e que nada foi firmado com a empresa (GL Events)”. Ainda segundo a nota, o Cecon-PE tem 24 congressos e feiras programados para 2020, entre eles a Hospital Med 2020, com público estimado de 35 mil pessoas, além de um show internacional (Maroon 5), em 5 de março.

Em dezembro, o Estado lançou um edital para um estudo de estruturação que possa subsidiar futura parceria com a iniciativa privada para gestão do Cecon-PE. O valor estimado da licitação é de R$ 838.982,26. "O Cecon já está sendo objeto de licitação pela Central de PPP do Estado instalada na Seduh. Tal processo se destina à contratação de empresa competente para desempenhar o estudo de modelagem de uma futura exploração pela iniciativa privada, buscando tornar o Cecon mais atrativo e competitivo", prossegue a nota.

"Não é concorrente, mas parceiro" 
O governo ainda diz que "a abertura de novo centro no Nordeste é importante para consolidar a região como polo forte de negócios no País". "Não vemos como concorrente, mas como parceiro. Isso está de acordo com todas as ações que vêm sendo pensadas para a região como parte do Consórcio Nordeste."

O diretor executivo de turismo do Recife, Mustafá Dias, diz que “enxerga a inauguração do Centro de Convenções de Salvador com bons olhos”. “O turismo tem que ser entendido a médio e longo prazo como regional e o Nordeste é diferenciado nesse quesito. Cada Estado tem sua peculiaridade.” Sobre a necessidade de requalificação do Cecon-PE, ele afirma que a prefeitura está “ciente de que há uma necessidade de atualização, de modernização, mas isso está sendo tramitando”.

Somente no Pavilhão de Feiras, de 18.670 metros quadrados, a capacidade do Cecon-PE é de 30 mil pessoas. Mas em 2019, apenas a Fenearte movimentou esse público. O governo do Estado destaca, em nota, que "o Cecon de Pernambuco conta ainda com o teatro de maior plateia do Nordeste, com capacidade para 2.400 pessoas. Em 2019, o Teatro Guararapes passou por obras de requalificação em camarins, iluminação e urdimentos (cortinas)".

Entre 2014 e 2018, o faturamento do Cecon pernambucano caiu 40,4% de R$ 8,9 milhões para R$ 5,3 milhões. Em 2019, o volume até outubro era de R$ 5,9 milhões.

Detalhes do novo Centro de Convenções de Salvador

O formato geométrico remete à pomba símbolo da bandeira soteropolitana. Não por acaso. Construído todo em alumínio e vidro autolimpante, numa área de 103,2 mil m2 de frente para o mar, o novo Centro de Convenções Salvador Antônio Carlos Magalhães. A estrutura representa uma redenção para o setor, após cinco anos sem um equipamento de grande porte, desde que o centro de convenções estadual foi fechado em 2015 e desabou parcialmente em 2016. O novo espaço já nasce com pelo menos 30 eventos confirmados, entre mais de 100 prospectados.

“É um equipamento preparado pela Prefeitura para reposicionar a capital baiana como um dos principais destinos do turismo de negócios de todo o Brasil”, disse o prefeito de Salvador, ACM Neto, em entrevista nessa quarta-feira (22) à Rádio Jornal.

Já considerado um dos mais versáteis e charmosos do País, o novo centro multiuso incorpora tecnologia de ponta para receber até 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e feiras, além de 20 mil em shows na arena externa. No próximo domingo, ocorre a abertura para o público geral, com shows gratuitos de Cláudia Leitte e Lore Improta, desta vez ao ar livre, com vista para a praia da Boca do Rio.

A estrutura

De surpreender até organizadores experientes de feiras, a estrutura contempla dois andares totalmente climatizados divididos em duas alas, separadas por foyers centrais, além de um terceiro andar com restaurante e terraço a céu aberto. Na parte de trás, está o espaço para grandes shows. Já o estacionamento conta com 1,46 mil vagas. No total, a área construída é de mais de 34 mil m², que demandaram investimentos de R$ 130 milhões do município.

Na avaliação da presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Fátima Facuri, o novo centro reinsere Salvador na rota internacional das grandes convenções, feiras e shows, “com potencial de liderar o setor no Nordeste”.

Perfil do turista em Salvador

Quantidade - 9,9 milhões em 2019 e 9,3 milhões em 2018

Brasileiros - 96,8% 

Estrangeiros - 3,2%

Principal Faixa Etária: 36 a 50 anos - 40,6%

Renda Mensal (média) - R$ 6.922

Sexo Feminino - 33,4%

Sexo Masculino - 66,6%

Principal Meio de Hospedagem: Hotel - 49,6%

Tempo médio de permanência - 8 noites

Gasto Total na Viagem (média) - R$ 909,19

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult)

O mercado de eventos e turismo

R$ 32 trilhões gerados por ano no mundo

R$ 936 bilhões por ano movimentados no Brasil 

Participação de 12,93% no PIB brasileiro

25 milhões de empregos gerados no País, um de cada 4 empregos diretos ou indiretos 

590 mil eventos por ano são realizados no Brasil, cerca de 1.600 por dia

Eventos são o terceiro principal motivo da visita de turistas estrangeiros ao País

Também são a razão principal das viagens de 60% dos passageiros em voos domésticos e internacionais

43% de todas de todas as viagens de negócios são estendidas por razões de lazer pessoal 

As viagens de negócios cresceram 14,7% no primeiro semestre de 2019, comparado com o mesmo período de 2018

Gastos tiveram alta de 14,8%, saindo de R$ 4,85 bilhões para R$ 5,57 bilhões 

Fontes: Abeoc; Ubrafe e Ministério do Turismo  


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

24/01


2020

Bolsonaro tem medo de Moro e quer destruí-lo, diz Bebianno

Imagem: Reprodução/Instagram

Por Tales Faria, do UOL

Bastou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, despontar em quarto lugar em pesquisas de intenção de voto e o presidente Jair Bolsonaro já anunciou que pensa em esvaziar o poder do auxiliar, retirando de sua pasta as atribuições sobre Segurança Pública, que passariam para um novo ministério.

O blog procurou o ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência Gustavo Bebianno, para saber como ele acha que Sérgio Moro será tratado daqui para a frente.

Bebianno era amigo e advogado de Bolsonaro. Foi seu braço-direito na campanha presidencial de 2018, designado pelo candidato para presidir o partido (PSL) a fim de vigiar as contas. Assumiu o comando do fortíssimo ministério no Planalto, mas entrou em choque com o filho Zero-2 do presidente, Carlos Bolsonaro, e acabou demitido.

Sobre Moro, Bebianno acha que o ex-super-ministro já entrou na linha de tiro do presidente:

"Infelizmente, o Jair só pensa em reeleição. A sorte do país é que há alguns ministros que efetivamente trabalham pelo Brasil, e para o Brasil, a exemplo do Sérgio Moro e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Essa obsessão pelo poder, combinada com as paranoias de traição, se sobrepõe ao excelente trabalho desses auxiliares. Como o Jair morre de medo do Moro nas urnas, fará de tudo para acabar com ele até 2022.".

Então esse raciocínio também vale para o ministro Guedes?

"Se ele desconfiar que o Paulo Guedes também tem pretensões políticas, fará o mesmo. Os interesses do país pouco importam para o Jair. O foco é ser reeleito, custe o que custar. É idêntico ao Lula", respondeu Bebianno.

Segundo ele, há "um grande perigo de curto prazo", que merece a atenção de todos com a transferência da Polícia Federal para o tal Ministério da Segurança Pública, a ser criado:

"Até agora, Moro foi o freio que inibiu o uso político da Polícia Federal, o que, com toda certeza, irrita bastante o Jair. Sem o Moro, as chances de a PF ser utilizada como ferramenta de opressão contra os desafetos serão grandes. Isso poderá gerar um clima muito pesado no país."

Bebianno manda um conselho para o ministro da Justiça:

"Se o Moro me pedisse um conselho, diria a ele o seguinte: saia desse governo o quanto antes, mantenha-se o mais longe possível da família Bolsonaro e volte no início de 2022 como pré-candidato à presidência da república. Jair não terá a mínima chance contra você. Quando muito, convide-o para ser seu vice."

Bem, é esperar para ver.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Olinda, bom exemplo na Educação

Se há uma pasta que funciona bem, sempre  apontando soluções inteligentes em Olinda é a da Educação, sob o comando do ex-vereador do Recife, o professor Paulo Roberto, hoje atuando no SD, aliado do deputado e presidente estadual da legenda, Augusto Coutinho.

Está sempre buscando conhecimento e parcerias para melhorar e requalificar o ensino em Olinda, como o I Seminário de Educação Infantil e Anos Iniciais da UNDIME, aberto, ontem, no hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, a terra do doce, no Agreste pernambucano.

Reúne dirigentes municipais de Educação e equipe técnica de todo o Estado, uma oportunidade para refletir sobre o currículo escopra no Estado, alinhado com a BNCC, com foco na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

24/01


2020

No seu centenário, Clarice Lispector receberá título de cidadã pernambucana

No seu centenário, Clarice Lispector receberá título de cidadã pernambucana

Do Diario de Pernambuco

Neste ano de centenário de nascimento de Clarice Lispector, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, solicitou à Assembleia Legislativa de Pernambuco o pedido de título de cidadã pernambucana à escritora. Também enviou pedido à Santa Casa para assumir a recuperação do imóvel  onde residiu a escritora, localizado na Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista. A instituição pretende revitalizar o espaço e oferecer atividades culturais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

24/01


2020

Aena afina detalhes para assumir aeroporto do Recife

Foto: Guga Matos/Setur-PE/Divulgação

Por Luciana Morosini, do Diario de Pernambuco

Representantes da Aena se reúnem hoje com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a expectativa é que eles apresentem o plano de investimentos para o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Neste momento, o terminal recifense passa pelo processo de transição da gestão da Infraero. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os trâmites correm sem nenhum entrave baseados na documentação apresentada ao órgão e a Aena estará apta a assumir integralmente as operação no dia 11 de fevereiro. Apesar da data oficial, a previsão é que a gestora passe a operar o aeroporto do Recife no dia 3 de março.

De acordo com Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a expectativa é que os representantes da Aena mostrem ao governador o plano de investimentos. "A reunião será com as pessoas da gestora que já estão morando no Recife, então existe essa perspectiva deles apresentarem o cronograma de quando assumires, como serão as etapas, de já externar sobre os investimentos. Pelo menos será pedido. Mas haverá ainda um segundo encontro, mais próximo do dia 11 de fevereiro, e esse com representantes que virão da Espanha, então talvez a gente tenha mais notícias sobre os investimentos mais para frente", explicou o secretário, que não estará presente na reunião já que tem agenda a cumprir em Brasília.

A Aena já conta com uma base no Recife porque a empresa espanhola elegeu a capital pernambucana para instalar o seu escritório-sede, com perspectiva de empregar 70 funcionários, além dos que serão contratados na operação do aeroporto. A gestora espanhola deve investir cerca de 80 milhões de euros para melhorar a infraestrutura, seja na área de pista e de terminais, além de mais portões e fingers. Além disso, a Aena também pode atrair novas companhias aéreas com rotas para Pernambuco, já que ela tem relação com várias empresas, principalmente da Europa.

Em leilão realizado em março do ano passado, a Aena arrematou por R$ 1,9 bilhão o Bloco Nordeste de aeroportos, que inclui o do Recife, João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB) para administrar por um período de 30 anos. E a gestora espanhola já deu início à operação no Brasil, já que dois dos seis terminais já passaram a ser administrados por ela em janeiro. A primeira operação que a Aena iniciou no Brasil foi no aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, no último dia 13. Já o aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, veio logo na sequência, no último dia 16.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Heleno defende Bolsonaro de críticas

Segurança Pública de Moro

Foto: Estadão

Por Estadão Conteúdo

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, saiu em defesa nesta quinta-feira, 23, nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que não é dele a proposta de recriar o Ministério da Segurança Pública.

Segundo ele, a ideia foi de secretários estaduais de Segurança. “Em nenhum momento o presidente disse apoiar tal iniciativa”, escreveu Heleno. “Apenas, educadamente, disse que enviaria a seus ministros, para estudo, entre eles o Ministro Sérgio Moro”, emendou.

A proposta de recriar a Segurança Pública retira poderes do ministro Sérgio Moro, que hoje comanda esta área, além da pasta da Justiça. Moro perderia o comando da Polícia Federal, por exemplo, se o ministério da Segurança Pública fosse refeito aos moldes daquele que existia no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

“O que alguns não entendem é que o presidente é o capitão do time. Ele escalou seus 22 ministros. As decisões são tomadas, ouvindo os ministros, mas cabe a ele, como comandante, dar a palavra final, mesmo que isso contrarie alguns dos seus assessores ou eleitores”, afirmou Heleno nas redes sociais.

Na última de uma série de publicações, Heleno afirmou que “ou vocês confiam no capitão Jair Bolsonaro” ou “continuarão atacando-o e devolverão o Brasil à esquerda, em 2023”. “A Argentina está aí para provar que estou certo”, alertou o ministro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Bolsonaro: interesse do Brasil que a Índia use cada vez mais etanol

Foto: EBC

Por Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, que “há interesse, por parte do Brasil, que a Índia cada vez mais use etanol no seu combustível”. A declaração está em vídeo publicado na conta do Facebook do presidente, em substituição às lives realizadas todas as quintas-feiras na rede social. A live não ocorreu justamente porque o presidente está em viagem. Ele deve passar por Angola e Quênia antes de chegar à Índia.

Segundo Bolsonaro, a composição do combustível vendido na Índia inclui somente 7% de etanol, ao contrários dos 27% no Brasil. “Se usarem mais (etanol) é vantajoso. A origem, a matéria-prima do etanol e do açúcar é a mesma. Se usarem mais etanol, logicamente vão produzir menos açúcar e haverá um equilíbrio do preço dessa commodity no mercado”, afirmou.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está na Índia e deve se juntar aos presidente quando ele chegar no país asiático. “A Índia é um país enorme, temos muito para exportar”, disse Bolsonaro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Ao que tudo indica, Regina virá, diz Bolsonaro

Regina Duarte e Jair Bolsonaro (Crédito: Reprodução/ Twitter)

Por Estadão Conteúdo

Em um vídeo publicado em sua conta no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro disse que tem mantido conversas com a atriz Regina Duarte, da TV Globo, e que ela “está propensa a ser nossa secretária de Cultura”.

“Ela está muito disposta, está com gás e com vontade. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, disse Bolsonaro. A atriz foi convidada para assumir a secretaria depois que Roberto Alvim foi demitido após publicar um vídeo com referências a discursos nazistas.

Segundo Bolsonaro, Regina Duarte será “muito bem-vinda” ao governo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel para distribuidoras

Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Por Agência Brasil

A Petrobras confirmou hoje (23) que vai reduzir em 1,5% o preço da gasolina e em 4,1% o preço do litro do diesel para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (24). O último reajuste promovido pela empresa havia sido uma redução de 3% nos valores dos dois combustíveis no dia 14 deste mês.
Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais desses produtos mais os custos que os dos importadores, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos, entre os quais a volatilidade do câmbio e dos preços.

A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos ofertados nos postos de combustíveis. São os combustíveis tipo “A”, ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel e também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo “A” misturados a biocombustíveis.

O preço de venda às distribuidoras não é o único determinante do preço final ao consumidor. Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras podem ou não se refletir no preço final, que incorpora tributos e repasses dos demais agentes do setor de comercialização: distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis, entre outros. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Augusto Aras define nova chefe da Lava Jato na PGR

Lindora Araújo como nova coordenadora da Lava Jato

Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou ontem que a subprocuradora Lindora Maria Araújo será a nova coordenadora do grupo de trabalho (GT) da Operação Lava Jato na procuradoria. O confirmação foi feita após o chefe anterior da equipe, o procurador José Adonis Callou de Araújo Sá, pedir demissão por divergências com Aras.

Além de Lindora, farão parte da nova equipe os procuradores Wladmir Aras e Raquel Branquinho, que atuaram na Lava Jato durante os mandatos dos então procuradores Rodrigo Janot e Raquel Dodge. Ao todo, o grupo será composto por oito procuradores.

O GT da Lava Jato na PGR tem como atribuição auxiliar o procurador-geral nos casos que envolvam pessoas com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), como parlamentares e ministros. Cabe aos membros do grupo realizar oitivas, participar da produção de provas, de audiências judiciais, requisitar documentos e informações, entre outras tarefas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/01


2020

Moro cria conta no Instagram

Ministro Sergio Moro estreia no Instagram (Crédito: Instagram Sergio Moro)

Por Redação da ISTOÉ

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, criou um perfil no Instagram. Moro disse que atendeu a pedidos da sua esposa, Rosângela, para estrear na rede social.

Na sua primeira publicação, o ministro fez um vídeo para mostrar a data de quinta-feira (23), para provar que a conta foi criada por ele mesmo. Da mesma forma que Moro fez quando estreou no Twitter.

“A pedido da minha esposa, estou finalmente entrando no Instagram. É uma forma de prestar contas à sociedade. Isso, dia 23 de janeiro, provando que esse perfil é meu mesmo”, disse o ministro.

Com menos de um dia no Instagram e apenas uma publicação, Moro já passa dos 100 mil seguidores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/01


2020

Meu editorial no Frente a Frente – 23/01/2020

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Nova 98,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/01


2020

Taxistas protestam em Fernando de Noronha

Um grupo com cerca de 50 taxistas fez uma carreata e esteve no Porto de Santo Antônio, hoje, em Fernando de Noronha, para protestar contra o decreto lei, assinado pelo governador, que proíbe a entrada na ilha de carros movidos a combustão a partir de 2022.

“Os carros elétricos não atendem aos motoristas de táxi. Esses veículos não têm autonomia, são muito caros e não têm isenção de impostos. Esse projeto vai acabar com a classe dos taxistas”, reclamou o motorista de táxi Silvano Santos.

Na ocasião, os motoristas de táxi entregaram um documento ao governador, solicitando a mudança da lei e a obrigatoriedade de uso de carros elétricos. Paulo Câmara recebeu o documento e se comprometeu a avaliar as reivindicações.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/01


2020

No Sertão, FBC defende obra do Ramal do Entremontes

No segundo dia cumprindo agendas no Sertão, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) anunciou que defenderá, junto ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), que seja iniciada a obra do Ramal do Entremontes. Líder do governo no Senado Federal, FBC disse que a iniciativa é “um sonho de todo o Sertão Central e do Araripe”. A obra, segundo o senador, poderá ajudar a resolver o problema da falta de abastecimento de água, além de permitir a implantação de perímetros irrigados, a exemplo do que ocorreu para o desenvolvimento do Sertão do São Francisco.

“Todo o Sertão precisa se unir para que possamos concretizar essa obra. O Ramal do Entremontes não significa apenas tirar água da barragem de Negreiros, em Salgueiro, e da transposição e trazer para a barragem de Chapéu e o açude de Entremontes. Ela significa uma solução para o problema de água para abastecimento e também simboliza o sonho dessa região, que é ter perímetros irrigados. A irrigação ficou só no São Francisco, mas com a chegada do ramal a gente pode ter 25 mil hectares irrigados nessa região. Significa um novo Projeto Senador Nilo Coelho aqui. Portanto, essa é a minha luta, a minha bandeira, e vou defender com o presidente Bolsonaro, com o ministro Gustavo Canuto e com as autoridades federais para que ao longo de 2020 a gente possa incluir o ramal na carteira de projetos e investimentos do governo federal. É importante que a obra seja iniciada, para que a gente possa ter o futuro garantido para todo o Sertão Central e para o Araripe”, anunciou Fernando Bezerra Coelho.

Acompanhado pelo deputado federal Fernando Filho (DEM), pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e por aliados da região, FBC visitou as obras da Faculdade de Medicina de Araripina, junto ao prefeito Raimundo Pimentel. Em seguida, visitou o município de Trindade, e participou de uma reunião com lideranças em Parnamirim, ao lado do prefeito Nivaldo Mendes. Na ocasião, Fernando Filho anunciou a liberação de R$ 5 milhões ao município de Parnamirim para o ano de 2020, para aquisição de equipamentos e perfuração de postos. Os recursos serão executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que acompanhou a agenda do senador, anunciou ainda a liberação de R$ 5 milhões ao município de Parnamirim para o ano de 2020, para aquisição de equipamentos e perfuração de postos. Os recursos serão executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/01


2020

Olavistas temem sofrer traição de Bolsonaro com Regina

O provável casamento entre a namoradinha do Brasil e o presidente da República na área de Cultura ainda não está definido. Mas já deflagrou uma disputa tormentosa por baixo dos lençóis do governo.

A atriz Regina Duarte foi convidada por Bolsonaro para ocupar, digamos, uma das suítes máster dos olavistas no governo: a secretaria de Cultura. Há outras três: os ministérios da Educação, o do Meio Ambiente e o das Relações Exteriores.

É nesses endereços da Esplanada dos Ministérios que o guru do grupo, Olavo de Carvalho, tem defendido que seja centrada a guerra cultural contra aquilo que ele chama de comunismo impregnado nas instituições.

No governo Bolsonaro, o grupo vinha ganhando as batalhas, inclusive contra outra turma que era considerada imbatível no início do governo: os militares. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/01


2020

Reforma tributária como prioridade de Guedes

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro aposta na reforma administrativa como prioridade do Congresso por ser “menos traumática”, o ministro Paulo Guedes joga as fichas na tributária porque o crescimento econômico, diz, depende dessa reforma. Segundo o economista afirmou em Davos, o governo enviará suas propostas de reforma tributária para o Congresso assim que termine o recesso parlamentar. A comissão mista que vai debater o tema deve ser instalada na primeira semana de fevereiro, segundo cálculos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

A ideia é aproveitar as propostas já elaboradas pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). “Não pode ter três PECs, uma brigando com a outra”, disse Guedes, segundo registra o Broadcast Político.

De acordo com o Estadão, o relator da reforma tributária na Câmara responsável por aglutinar os dois textos, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), trabalha para aprovar a reforma na Casa até abril. O Senado teria os meses de maio e junho para avançar nas discussões e votação. No segundo semestre, os parlamentares vão focar em eleição municipal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores