TRE-PE cassa chapa do PT, PV e PCdoB em Bezerros

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, nesta terça-feira (22), pela cassação da chapa formada por PT, PV e PCdoB no município de Bezerros. Por quatro votos a dois, o tribunal manteve a decisão de primeira instância que determinou a anulação do registro da coligação e o recálculo dos votos. O julgamento foi marcado por divergências entre os magistrados e pedidos de vista que adiaram a conclusão do processo.

Com a decisão, o vereador Natan do Projeto (PT) deve deixar o cargo, sendo substituído por Fia de Cajazeiras (PSB), conforme o novo cálculo da Justiça Eleitoral. Fia já exerceu o mandato em outras três oportunidades na Câmara Municipal. Natan do Projeto foi eleito com 791 votos nas eleições municipais, representando o Projeto Social Bem-Estar Bezerros.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

Por Waldemar Oliveira

Hoje, 21 de outubro, celebramos os 87 anos do ex-deputado, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ex-líder do PFL , ex-vice-presidente e ex-presidente da República.

Ao longo de uma trajetória pública marcada pelo trabalho e pela dedicação, Inocêncio deixou sua marca em todas as regiões de Pernambuco.

É difícil encontrar um canto deste Estado que não tenha uma obra ou uma conquista fruto de seu empenho e de sua visão voltada ao desenvolvimento e ao bem-estar do povo, especialmente dos que mais precisam, no interior pernambucano.

Esta homenagem é mais do que justa, é o reconhecimento a uma vida inteira dedicada ao serviço público e ao progresso de Pernambuco.

Petrolina - Destino

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) adiou a decisão sobre a aplicação de uma taxa antidumping de 30% nas malhas de poliéster importadas da China. O adiamento atende a pedido do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE), que alertou para os impactos da medida sobre o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (GECEX), realizada no último dia 20.

Desde o início do mês, o parlamentar encaminhou ofícios ao ministro Geraldo Alckmin solicitando a revisão da Circular SECEX nº 74/2025, que propõe a cobrança da taxa. No documento, Eduardo da Fonte argumenta que a medida pode contrariar o Decreto nº 8.058/2013, que regulamenta os direitos antidumping, e a Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), por não considerar previamente os impactos econômicos e regulatórios.

Segundo o deputado, a cobrança da taxa traria prejuízos à economia do Nordeste, especialmente às micro, pequenas e médias empresas que compõem o Polo de Confecções do Agreste. “Precisamos proteger a indústria nacional, mas sem sufocar os arranjos produtivos locais que sustentam a economia do Nordeste. O diálogo técnico e o equilíbrio são fundamentais para garantir uma decisão justa e eficiente”, afirmou. O tema segue em análise técnica no MDIC, que deverá concluir o estudo antes de uma nova deliberação do GECEX.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoveu, nesta terça-feira (21), um webinar sobre Emendas Especiais 2020–2024, que reuniu mais de 150 participantes de 105 municípios. O encontro abordou a regularização dos Relatórios de Gestão e a prevenção de pendências junto à União e ao Estado. Convidada para conduzir a discussão, a especialista em transferências da União e captação de recursos, Marli Burato, destacou “a importância da gestão transparente e responsável dos recursos públicos”.

Durante a apresentação, Marli lembrou que a regularização das emendas é essencial para a segurança das prefeituras. “A regularização das emendas é uma medida essencial para garantir segurança jurídica e financeira às prefeituras”, afirmou, ao responder também dúvidas sobre alterações em planos de trabalho, prazos e procedimentos na plataforma Transferegov.

A assessora técnica da Amupe, Márcia Aguiar, avaliou que o evento reforça o papel da entidade no suporte às gestões municipais. “Sob a liderança do presidente Marcelo Gouveia, temos intensificado o apoio técnico em áreas que afetam diretamente o acesso a recursos públicos”, disse. “Este webinar é mais um passo na qualificação das administrações municipais e na busca por uma gestão livre de pendências.”

O ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, assumiu a presidência municipal da Federação União Progressista (UP). A nomeação foi confirmada com o aval do presidente estadual da legenda, deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), e do deputado estadual Jeferson Timóteo (PP/UP). Ex-prefeito entre 2021 e 2024, Keko é pré-candidato a deputado federal.

“Keko tem um histórico de resultados e de compromisso com o povo. Sua liderança no Cabo é fundamental para o fortalecimento da União Progressista na região e para ampliar o nosso trabalho em todo o estado”, destacou Eduardo da Fonte.