Sindicato dos Policiais Civis condena o segundo incêndio criminoso de veículos na Delegacia de Araripina

Nota oficial

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco vem a público condenar com veemência os recorrentes incêndios intencionais de veículos (segundo em 2 meses) no estacionamento e área da Delegacia de Araripina, Sertão pernambucano. Esses ataques revelam total desrespeito ao sistema de segurança pública, além de prejudicar investigações e escancarar a falta de estrutura da Polícia Civil pernambucana.

O SINPOL alerta: Quando criminosos ousam queimar veículos apreendidos pela autoridade policial, no estacionamento ou frente de uma Delegacia, fica claro que a sensação de impunidade atingiu níveis inaceitáveis. E que a falta de estrutura na Polícia Civil se tornou um problema crônico que atinge todas as Regiões do Estado.

O SINPOL parabeniza os Policiais Civis de Araripina que, apesar de toda falta de estrutura do governo do estado, identificaram e prenderam de imediato os autores do incêndio, ocorrido na tarde de ontem, no caminhão guincho da PRF carregado com motos apreendidas, que se encontrava na frente da 24ª Delegacia Seccional Araripina.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), localizado no Recife, foi anunciado pelo apresentador Pedro Bial como uma das instituições contempladas pelo Criança Esperança deste ano. A divulgação ocorreu durante o programa Conversa com Bial, na noite de ontem (17), quando o jornalista entrevistava o cantor Alceu Valença.

Teresa Dueire, uma das fundadoras do instituto, destacou a importância prática do legado de Dom Helder Câmara no trabalho diário da instituição. “Nós estamos na rua, trabalhando dia e noite com a certeza de que esse ideário está sendo verdadeiramente vivido. Ele não é só um legado. Ele é uma coisa viva. Uma matéria viva! Viva!”, disse.

A contemplação pelo Criança Esperança permitirá que o IDHeC amplie suas ações sociais, reforçando o compromisso com a educação, a proteção e a inclusão de crianças e adolescentes em risco.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

Antes de partir de Araripina para Juazeiro do Norte, no Ceará, dei uma passadinha com minha Nayla e equipe por Exu, para uma visita ao museu de Luiz Gonzaga. Um bom programa cultural para conhecer melhor a obra do Rei do Baião. Além do museu, o turista conhece as casas que Januário, pai de Gonzagão, e do próprio Lula, moraram. Também o mausoléu. O ponto fraco, infelizmente, é o abandono pelo poder público. Nem o Estado, tampouco a União, contribuem para a manutenção.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

É o chamado Teleférico do Horto, localizado em Juazeiro do Norte, o santuário das missões e das promessas. Inaugurado em 28 de março de 2022, liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri.

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou sua participação no documentário “Pernambuco Médico – Raízes do Saber”, uma produção que busca preservar e difundir a memória da medicina pernambucana. Mais do que um registro institucional, o filme pretende reconhecer o papel transformador de profissionais que dedicaram suas vidas ao cuidado com o outro e contribuíram para o desenvolvimento da saúde no estado. O Simepe será parceiro institucional e curador histórico, colaborando com acervos, registros e informações que embasarão a narrativa. A realização e o financiamento ficarão sob responsabilidade da produtora, com apoio da iniciativa privada e chancela da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

A presidente do Simepe, Carol Tabosa, ressaltou que o projeto tem caráter coletivo e ultrapassa gestões sindicais. “Este filme não se limita a um registro institucional. É um ato de reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas à medicina com coragem, generosidade e humanidade. Estamos eternizando histórias que salvaram vidas e inspiram o futuro da saúde em Pernambuco”, afirmou.

Dirigido pelo cineasta pernambucano Adriano Portela, premiado nacionalmente, o documentário pretende entrelaçar ciência e humanidade. “Filmar a história da medicina é filmar a humanidade. Cada gesto de cuidado, cada decisão diante de um paciente, cada pesquisa representa histórias que merecem ser lembradas”, destacou o diretor. A idealização e a produção executiva são assinadas por Tereza Farias, CEO da 3M Editora e Comunicação, empresa especializada em registrar o legado de instituições estratégicas no país.

Um dos diferenciais da obra será a diversidade de vozes e trajetórias apresentadas, reunindo médicos de diferentes gerações, especialidades e regiões — da capital ao interior. Após o lançamento, o documentário será disponibilizado para TVs públicas, universidades, plataformas digitais e acervos históricos. Mais do que um filme comemorativo, “Pernambuco Médico – Raízes do Saber” se propõe a ser um legado histórico e educativo, valorizando a medicina e celebrando a dedicação humana que sustenta o sistema de saúde em Pernambuco.