Sileno Guedes acusa Raquel de ocultar alta de 12% em mortes no Cabo

A governadora Raquel Lyra (PSD) recorreu a uma artimanha matemática para justificar a decisão de não solicitar apoio da Força Nacional para o Cabo de Santo Agostinho. A avaliação é do deputado Sileno Guedes (PSB), que diz que o governo omite o número de mortes violentas intencionais registradas em 2024 para evidenciar um suposto sucesso do programa Juntos pela Segurança. O parlamentar afirma que, na verdade, dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que houve aumento de 12,4% no total de homicídios no município no segundo ano da atual gestão em relação a 2023.

“Na nota enviada à imprensa para justificar o ‘não’ que a governadora deu ao prefeito Lula Cabral e ao povo do Cabo de Santo Agostinho, o governo se ateve à informação de que o Cabo registrou uma redução nos homicídios em 2023. E, ao falar de 2024 para comparar com 2025, usou um recorte temporal pequeno, que não corresponde ao todo. Convenientemente, não foi dito que, em 2024, houve um aumento de 12,4% nessa modalidade de crime em relação ao ano anterior. Ou seja, os próprios números do governo indicam que a criminalidade cresceu no Cabo nos últimos dois anos”, afirma Sileno.

Dados estatísticos da SDS indicam que, em 2023, primeiro ano do Governo Raquel Lyra, o Cabo de Santo Agostinho foi cenário de 137 mortes violentas intencionais. Já em 2024, esse número saltou para 154 (+12,4%). No recorte referente aos cinco primeiros meses do ano, a redução apontada pela atual gestão também não se sustenta quando confrontada com o contexto geral. De janeiro a maio de 2025, o total de casos chegou a 68, número ligeiramente menor que as 76 ocorrências do mesmo período de 2024, porém 36% maior que os 50 homicídios contabilizados nos primeiros cinco meses de 2023.

Sileno afirma que, diante desses números, alternativas deverão ser avaliadas para ajudar a população do Cabo. A exemplo do que ocorreu recentemente na Assembleia Legislativa, que foi protagonista de um movimento exitoso para manter o batalhão da Polícia Militar no município de São Lourenço da Mata, a ideia é começar enviando pedidos de informação para que o governo explique as ações em curso que vislumbrem uma redução efetiva nos índices de criminalidade no Cabo. “Toda a minha solidariedade ao prefeito Lula Cabral e à população do Cabo pelo cenário atual, que é bem diferente do que diz o Governo do Estado. O Juntos pela Segurança não vem tendo sucesso nem no Cabo nem em outras partes do estado. Os números provam isso”, conclui.

Veja outras postagens

Agentes da Polícia Ambiental e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) suspenderam neste sábado (16) a derrubada de árvores na Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e aplicaram multa de cerca de R$ 500 mil contra a gestão do prefeito João Campos. A ação ocorreu após denúncias de moradores e envolveu a retirada de vegetação em área destinada à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na antiga Vila dos Sargentos.

Segundo a Polícia Ambiental, a obra possui autorização da Prefeitura, mas não apresentou a licença ambiental emitida pela CPRH, documento necessário para validar a legalidade do corte. Diante da irregularidade, os fiscais suspenderam imediatamente a derrubada das árvores. Com informações do Portal de Prefeitura.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), explicou que o Estado apoia a construção de moradias populares, mas que é necessário cumprir a legislação ambiental. “Em um dos terrenos, a Prefeitura tem a licença e a documentação; nos demais, não. Os equipamentos que estão aqui estavam fazendo uma obra sem a correta licença. Por isso, os equipamentos estão apreendidos”, afirmou. Coelho acrescentou que apenas o lote com licença pode ter intervenções, mas sem o maquinário que estava sendo usado irregularmente, e que a CPRH já lavrou o auto, cabendo à Prefeitura se defender.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

Do Diário de Pernambuco

Um trecho da rodovia PE-004, em Itambé, na Zona da Mata Norte, cedeu neste sábado (16). Imagens postadas em redes sociais mostram uma cratera em parte da pista.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), o trecho sofreu erosão devido ao acúmulo de chuvas neste período do ano. Além disso, as tubulações responsáveis pela drenagem se romperam, ocasionando o problema.

Em nota, o DER-PE informou que o serviço será executado de forma emergencial, por meio de contratação específica, com previsão de início das intervenções em até 10 dias. O local recebeu reforço na sinalização e permanece monitorado.

Uma equipe será enviada ao trecho ainda neste sábado (16) para avaliação técnica. O DER-PE também afirmou que não houve registro de acidentes ou vítimas em razão da erosão do asfalto. Segundo o órgão, é possível trafegar pelo trecho nos dois sentidos, mas os motoristas devem redobrar a atenção e a cautela. Interdições e desvios serão realizados apenas durante a execução da obra emergencial.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

Na agenda de lançamentos de “Os Leões do Norte”, na próxima semana, no Sertão do Pajeú, tenho dois compromissos nas emissoras da região: na quarta-feira, noite de autógrafos em Afogados da Ingazeira, minha terra natal, participo do Debate das Dez, ancorado por Nill Júnior, na Rádio Pajeú. E no dia seguinte, a partir das 18 horas, apresento o Frente a Frente, meu programa diário na Rede Nordeste de Rádio, ao vivo dos estúdios da Rádio Cultura 94,7 FM, em São José do Egito.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), aproveitou a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Pernambuco para reforçar demandas do Sertão de Itaparica. Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do senador Humberto Costa, ele destacou a importância da articulação política para garantir avanços na região e afirmou que o diálogo com o Governo Federal fortalece parcerias em prol do povo sertanejo.

Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, encerrou na última quinta-feira (14) a edição 2025 da Festa de Negras, considerada uma das maiores da história do distrito e do município. O evento, que durou cinco dias, reuniu artistas renomados como Cavaleiros do Forró, Priscila Senna, Felipão, Day Araújo, Walkyria Santos, Tarcísio do Acordeon e Seu Desejo, atraindo milhares de visitantes, incluindo turistas e filhos da terra que vivem fora do município, e consolidando a festa como um dos principais eventos culturais da região.

Além do entretenimento, a festa gerou impacto econômico significativo: 40 empreendedores locais foram instalados oficialmente no pátio de eventos de forma gratuita, e dezenas de ambulantes também participaram, movimentando comércio, bares, restaurantes e serviços. Durante a programação, Pedro Pilota entregou ainda o novo espaço do Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Negras, com sala de fisioterapia e ambiente mais acolhedor para atendimentos e atividades voltadas à terceira idade.

O prefeito aproveitou o encerramento do evento para anunciar projetos para o segundo semestre, entre eles a 1ª Itaíba Agro Show, voltada à valorização dos produtores rurais, com premiação de R$ 160 mil, além de obras de construção de creche, UBS, estradas e pavimentação.