Prédios-caixão têm solução

Por Erik Simões para o Diario de Pernambuco*

Como bom pernambucano, sensível aos problemas sociais e estando coordenador do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do nosso Estado, iniciei em abril do ano passado, após as tragédias ocorridas no Edifício Leme e no Conjunto Beira-Mar, em parceria com a Desa. Joana Carolina, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, uma série de reuniões formais e informais para conversarmos e encontrarmos soluções para os gravíssimos problemas criados com a construção dos prédios-caixão.

Participaram das reuniões a Advocacia-Geral da União, o Estado de Pernambuco, os municípios de Olinda, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes, os Núcleos de Conciliação, o Núcleo 4.0, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a Caixa Econômica Federal, o Conselho Curador do Fundo de Compensação de Variações Salarias – FCVS, a Secretaria do Patrimônio da União, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco, a Sulamérica Seguros, atual Traditio, a Caixa Seguradora, o Tribunal de Contas do Estado, Escritórios de Advocacia, dentre outros.

Veja outras postagens

Por José Nivaldo Junior – O Poder

A pouco menos de um ano para as eleições gerais de 2026, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), apresenta um desempenho surpreendente em um cenário de segundo turno contra o atual presidente Lula. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, alcançaria hoje 42%. Ratinho Júnior (PSD) chegaria a 41%. Nas duas comparações, o atual presidente fica com o mesmo índice: 47%.

A revelação foi feita pelo sociólogo Antônio Lavareda, do Instituto Ipespe, analisando na CNN os mais recentes dados das pesquisas de opinião, particularmente o Datafolha, divulgado esta semana. Flávio Bolsonaro apresenta um desempenho um pouco abaixo: 37%, mas não pode ser liminarmente descartado. Pode ter jogo para ele; aguardemos pesquisas que alcancem as repercussões do seu anúncio de pré-candidatura. Vamos, por agora, comparar as posições de Tarcísio e Ratinho.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Lula poderia encarnar a figura do grande pacificador nacional, sem ódio e sem medo de ser feliz. Seria o Mahatma Lula, além dos horizontes da esquerda e da direita. Não sei se estou sonhando demais.

Por José Adalberto Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA — Alvíssaras, capitão! A proposta da dosimetria, tipo uma black friday da anistia, está rolando na Câmara e no Senado até ser sancionada pelo guru da seita vermelha. Isto, se for sancionada sem vetos, claro. Condenado a 27 anos de cadeia por liderar a intentona do golpe de 8 de janeiro, o capitão Bolsonaro poderá ganhar um abatimento de 20% ou 25% de cadeia e cumprir apenas 20 anos de xilindró. No ano de 2045 já estaria solto, se sobreviver a mais de 20 cirurgias até lá. Uma pechincha. É pegar ou largar.

Toritama - Tem ritmo na saúde

EXCLUSIVO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou graves irregularidades na alimentação escolar durante a gestão de Raquel Lyra (PSD) como prefeita de Caruaru e pediu ao MPPE que estude a possibilidade de ações criminais sobre o assunto. Raquel deixou a Prefeitura, em abril de 2022, para disputar o Governo do Estado.

O julgamento, relatado pelo conselheiro Carlos Neves, ocorreu em 9 de dezembro deste ano. Carlos Neves destacou a “contratação de empresa com diversas impropriedades e irregularidades, quais sejam: falha no planejamento na gestão de compras; não foi identificada estrutura física para armazenar e distribuir gêneros alimentícios perecíveis ou não perecíveis”.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A cúpula do Congresso Nacional acionou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) durante o final de semana em busca de um acordo sobre as investigações em torno de desvios em emendas parlamentares.

A operação foi a campo após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os ex-presidentes do Senado e da Câmara Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, fazerem reuniões em Brasília neste domingo (14) para tratar da operação da PF (Polícia Federal) na sexta-feira (12), na qual houve mandado de busca e apreensão dentro da liderança do PP contra uma ex-assessora de Lira. A ordem do mandado partiu do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Raquel no palanque de Tarcísio   

Como todo Nordeste, Pernambuco é santuário lulista. Por isso, estrategistas e marqueteiros da governadora Raquel Lyra (PSD) têm pregado um segundo palanque em harmonia com o projeto de reeleição do presidente Lula, que tem como aliado número um e prioritário no Estado o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato a governador, favorito em todas as pesquisas de intenção de voto.

A tendência da governadora, entretanto, será seguir o seu novo partido. Presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab reafirmou, na última quinta-feira, preferência pela candidatura ao Planalto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atualmente filiado ao Republicanos, mas com chances de migrar para o PL, caso a direita se una em torno da sua candidatura, cenário bastante provável, com o afunilamento do processo em abril.

Palmares - Natal Encantado 2025

Da Folha de S.Paulo

As urnas confirmaram o que as pesquisas eleitorais já apontavam e o ex-deputado de ultradireita José Antonio Kast foi eleito neste domingo (14), derrotando a governista Jeannette Jara, e irá governar o Chile a partir do ano que vem.

Com 83% dos votos apurados, o candidato do Partido Republicano recebeu 58,6% dos votos válidos, enquanto a candidata do Partido Comunista recebeu 41,48%, de acordo com dados preliminares do Serviço Eleitoral do Chile.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Estadão Conteúdo

Parlamentares ligados à esquerda comemoram a renúncia de Carla Zambelli (PL-SP) de seu mandato como deputada federal. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, cobrou a cassação do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

“A renúncia não produz qualquer efeito jurídico: não apaga os fatos, os crimes e nem os efeitos da condenação. Ou a Mesa cumpre imediatamente a Constituição e as decisões do STF, ou continuará incidindo em omissão inconstitucional, passível de caracterizar, em tese, crime de responsabilidade e prevaricação”, escreveu Lindbergh Farias em seu perfil no X.

A Chegada do Natal da Imbiribeira reuniu emoção, alegria e grande participação popular neste domingo (14), na Rua Varsóvia. Idealizado por Letícia Galindo, o evento teve como proposta fortalecer os laços comunitários, cuidar das pessoas e espalhar esperança no período natalino. A celebração contou com a presença do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, e reuniu diversas famílias, com atividades que animaram especialmente as crianças da comunidade.

Durante a programação, Sebastião Oliveira destacou a importância das parcerias políticas e sociais para fortalecer o projeto do partido em Pernambuco e convidou Letícia Galindo para compor a chapa como pré-candidata a deputada federal. “Participar de um momento como este, construído por várias mãos, é reconhecer o esforço conjunto de quem acredita em uma política diferente, mais humana e comprometida com o povo”, afirmou. Letícia Galindo agradeceu o apoio: “Tudo isso só foi possível graças a Sebastião Oliveira. Somos gratos pela atenção que deu à nossa ideia e pelo seu comprometimento”.

A deputada federal Maria Arraes participou, na tarde deste domingo (14), de uma mobilização realizada na Rua da Aurora, no Recife, contra o Projeto de Lei da Dosimetria. A proposta, aprovada na última quarta-feira (10) pela Câmara dos Deputados, reduz as penas de condenados pelos atentados contra a democracia ocorridos em 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante o ato, a parlamentar circulou entre os manifestantes, dialogou com militantes e, em seguida, subiu ao trio elétrico ao lado de outras lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. Em seu discurso, Maria Arraes criticou a decisão da Câmara e repudiou o avanço do projeto. “Não vamos aceitar absurdos como reduzir penas ou anistiar quem tentou contra a nossa democracia. A democracia não é moeda de troca, e a vontade do povo não pode ser tratada com desprezo. Esperamos que o Senado derrube esse PL”, afirmou.

Depois de passar por exame de ultrassom neste domingo (14), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu recomendação da equipe médica para realização de uma nova cirurgia. De acordo com o advogado João Henrique Nascimento de Freitas, o procedimento seria realizado para tratar duas hérnias inguinais.

“A equipe médica acaba de deixar a Superintendência da Polícia Federal após realizar exames de ultrassonografia no Pr. Jair Bolsonaro. Os exames identificaram duas hérnias inguinais, e os médicos recomendaram que ele seja submetido a um procedimento cirúrgico, a única forma de tratamento definitivo para o quadro”, afirmou o advogado no X. As informações são da CNN Brasil.

O organizador da Corrida Arcoverde City, o nutricionista Guilherme Gabriel, usou as redes sociais neste domingo (14) para esclarecer os motivos que levaram ao adiamento do evento, que estava programado para ocorrer hoje, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A prova, que teve os kits esgotados há mais de dois meses, acabou não sendo realizada por falta de estrutura no local.

Em nota divulgada pela organização, a Corrida Arcoverde City informou que precisou adiar a prova após problemas com a empresa responsável pela montagem da arena. “Contratamos a empresa de estrutura e nos deixaram na mão. Estamos aqui em frente à arena e só tem três tendas”, diz o comunicado. Segundo a organização, uma nova data será anunciada nos próximos dias.

Manifestantes fizeram um ato no Recife, neste domingo (14), para protestar contra o projeto de lei que reduz o tempo de prisão de condenados por tentativa de golpe de Estado, o chamado “PL da Dosimetria”.

A manifestação começou às 14h e ocorreu em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, área central da capital pernambucana. O ato faz parte de uma mobilização nacional convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais como as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. As informações são do g1 Pernambuco.