Paço do Frevo celebra o ciclo natalino com espetáculo

O Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, será palco do “Natal do Paço”, um espetáculo emocionante que promete encantar o público com música, dança, luzes e poesia. O evento acontece nos dias 20 e 21 de dezembro, a partir das 18h30, em frente ao museu e centro de referência dedicado ao frevo.

A programação conta com apresentações do Coral Edgard Moraes, do Bonde Bloco Carnavalesco Lírico, do Grupo Matulão de Dança, além de participações especiais de Paz Brandão, Cid Cavalcanti e Leila Nascimento. O Maestro Marco Cezar e sua orquestra também marcarão presença, garantindo um repertório que une a magia do Natal à tradição cultural pernambucana.

Veja outras postagens

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça (16) mostra que 54% acham que Lula e o PT se saíram melhor no embate do tarifaço e 24% acham que foi Bolsonaro e aliados. As informações são do g1.

Veja os números

  • Lula e o PT se saíram melhor no embate do tarifaço: 54%
  • Bolsonaro e aliados se saíram melhor no embate do tarifaço: 24%
  • Nenhum: 10%
  • Não sabem ou não opinaram: 12%
Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, criticou o Projeto de Lei da Dosimetria, que pode reduzir as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista ao Bastidores CNN, Dias defendeu que o Congresso Nacional não deve atuar como revisor das decisões do Poder Judiciário.

“Não se trata de quem é governo e quem é oposição, aqui se trata de quem sustenta o processo democrático ou não. Temos uma situação de pessoas condenadas, que passaram por um processo de ampla defesa, respeito à lei e o julgamento se deu a partir de provas e a condenação também, portanto aqui é preciso um respeito à Constituição e à lei vigente”, afirma Wellington Dias. As informações são da CNN.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A oposição no Senado aceitou fazer uma alteração no projeto que permite a redução de penas de Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pelos crimes de 8 de janeiro de 2023. Com a mudança, o texto que já havia sido aprovado pela Câmara pode precisar passar por nova análise dos deputados, com o risco de deixar a votação final apenas para 2026.

O motivo para as modificações foi a constatação de que a proposta que teve aval dos deputados pode permitir que condenados por outros crimes também tenham penas relaxadas por causa das mudanças previstas no projeto. O relator do texto na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), nega haver essa possibilidade. As informações são da Folha de S. Paulo.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16) mostra que 54% dos entrevistados afirmam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) errou ao indicar o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como candidato à Presidência em 2026. Outros 36% dizem que Bolsonaro acertou, e 10% não souberam ou não responderam. As informações são do g1.

Veja os números:

  • 54% dizem que Jair Bolsonaro errou ao indicar o filho;
  • 36% afirmam que Bolsonaro acertou;
  • 10% não sabem ou não responderam.
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Na véspera da análise do PL da Dosimetria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o presidente do colegiado, o senador Otto Alencar (PSD-BA), defende que a votação que pode levar a pauta ao plenário só ocorra em 2026.

O senador afirma que, caso seja apresentado um pedido de vista do texto, o mesmo será submetido ao plenário da CCJ quanto ao prazo que deverá ser adotado. Regimentalmente, Alencar poderia decidir monocraticamente por um pedido de vista de algumas horas, o que possibilitaria que o PL da Dosimetria seguisse para o plenário no mesmo dia. As informações são do jornal O GLOBO.

Com discordâncias em relação ao texto que foi aprovado na Câmara e contrariado pelo fato de o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ter anunciado o adiamento do PL Antifacção e da PEC da Segurança para 2026, o senador afirma não ver motivos para pressa em relação à dosimetria.

Palmares - Natal Encantado 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotaria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nos dois turnos da eleição presidencial de 2026. É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16).

Foram ouvidas 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Lula se reuniu, no último domingo, com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para acertar votações da agenda econômica nesta reta de final de ano. Os dois vinham de um período de atritos depois que Motta escolheu Guilherme Derrite (PP-SP), um adversário do Planalto, para relatar o projeto da Lei Antifacção.

Além de Lula e Hugo Motta, também estava presente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, preocupado com o fechamento das contas do Orçamento da União de 2026. Haddad vinha alertando o governo que, sem a votação de medidas nesta última semana de dezembro, a equipe econômica terá de fazer um bloqueio e contingenciamento “gigante” logo no início do ano que vem. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Por Fernando Castilho – JC Negócios

Referência empresarial em Pernambuco, ícone do empreendedorismo pernambucano e uma das socialites de maior prestígio no mundo social, a empresária Geralda Farias protagoniza a campanha de estreia da Quimilab, para as redes sociais “Viver Bem Começa em Casa”.

A iniciativa alia estratégia de marca, consumo consciente e valorização do cotidiano. O projeto aposta em narrativas reais para fortalecer a conexão da empresa com o público e estimular a escolha de produtos voltados ao bem-estar doméstico.

Um vídeo mostra dois celulares encontrados pela Polícia Federal embaixo do prédio do deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, durante operação realizada hoje. As imagens foram obtidas pelo blog da jornalista Andréia Sadi.

O deputado é um dos alvos da Operação Igapó, que investiga uma organização criminosa suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, os investigados desviavam verbas públicas de emendas parlamentares e recursos estaduais por meio de fraudes em processos de licitação e depois usavam o dinheiro desviado para o pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, hoje, pela cassação da chapa proporcional do MDB em Buíque e pela anulação dos votos obtidos pelo partido nas Eleições 2024, ao reconhecer a ocorrência de fraude à cota de gênero. As informações são do portal ‘A Folha das Cidades’.

A decisão foi tomada no julgamento de recurso eleitoral interposto por Leonardo César Arcoverde de Souza, Elson Francisco e Silva e Cícero Edson da Silva, contra sentença do Juízo Eleitoral da 60ª Zona Eleitoral de Buíque, que havia julgado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ao entender, inicialmente, que não ficou configurada a fraude.

A sessão do Conselho Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizada ontem, entrou para a história da instituição. Por aclamação dos desembargadores presentes, foram homologados os três nomes que compõem a lista tríplice destinada ao preenchimento da vaga de desembargador(a) eleitoral efetivo(a) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O momento foi marcado por um simbolismo especial: pela primeira vez, em mais de 200 anos de história do TJPE, uma lista tríplice do TRE conta com a presença de mulheres advogadas oriundas do interior do Estado, refletindo, na prática, os avanços preconizados pelo Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Uma das integrantes da lista, a advogada Hérica de Kássia Nunes de Brito, presidente da OAB Subseccional de São José do Egito, destacou a dimensão do momento. “Recebo essa confirmação com serenidade, profundo respeito às instituições e elevado senso de responsabilidade. Trata-se de um marco que transcende trajetórias individuais. É um passo importante para a advocacia do interior, para as mulheres e para todos aqueles que acreditam em um Judiciário cada vez mais plural, representativo e conectado com a realidade do Estado”, afirmou.

Por Rinaldo Remígio*

Após oito anos desde que deixei a presidência da FACAPE, vivi, na manhã de hoje, um daqueles momentos que nos reconciliam com a vida pública e com o verdadeiro sentido do serviço ao bem comum. Tive a alegria de visitar a nova sede da Câmara de Vereadores de Petrolina e, mais do que isso, de apresentá-la ao meu irmão Reginaldo Remígio – também professor, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, nos idos dos anos 1980.

Foi uma visita carregada de simbolismo. Ao adentrarmos o plenário, todos os vereadores presentes nos cumprimentaram de forma respeitosa, chamando-nos pelo nome. Esse gesto simples, mas profundamente humano, carrega um valor imensurável. Em tempos em que muitos servidores públicos, ao se afastarem da vida institucional, acabam sendo esquecidos, sentir-se lembrado, acolhido e reconhecido é algo que toca o coração. Nunca fui vaidoso por cargos que ocupei, mas confesso: senti-me verdadeiramente feliz.