Ouça agora o Sextou com Michael Sullivan

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Michael Sullivan ao quadro “Sextou” do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira.

Veja outras postagens

Do UOL

O uso de um navio para retirar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a esposa dele, Cilia Flores, do país após a dupla ser capturada por militares dos Estados Unidos foi uma escolha possivelmente por segurança e um “truque” diplomático, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.

EUA não divulgaram por que optaram pelo uso do navio para retirar Maduro da Venezuela. Após a captura, Maduro e a esposa foram levados por um helicóptero das Forças Armadas dos EUA até o USS Iwo Jima, um dos navios de guerra da Marinha dos EUA que estava posicionado no mar do Caribe desde o fim do ano passado.

O deputado federal Coronel Meira (PL), presidente do PL Recife, divulgou nota em que se posiciona sobre questionamentos envolvendo a propaganda partidária do Partido Liberal com Anderson Ferreira, presidente da legenda em Pernambuco. No texto, Meira afirma atuar de forma alinhada às orientações da direção nacional e destaca a busca por unidade interna e fortalecimento do partido no estado.

Segundo o parlamentar, “O PL em Pernambuco tem adotado uma postura de equilíbrio, responsabilidade e maturidade política, linha que vem sendo conduzida por Anderson Ferreira, inclusive nas inserções partidárias”. Ele acrescenta que “A condução de Anderson tem sido fundamental para fortalecer as pautas conservadoras e bolsonaristas no estado”.

Na nota, Meira também ressalta a importância de preservar a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro sem uso oportunista e afirma que Anderson tem agido “de forma equilibrada, firme e coerente”. O deputado defende cautela para evitar tensões internas e reforça que o PL seguirá “firme na defesa das pautas da direita conservadora”, com o objetivo de manter a unidade partidária em Pernambuco.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Do Estadão Conteúdo

A China pediu aos Estados Unidos, neste domingo (4), a libertação imediata do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, após Washington ter realizado um ataque em Caracas e capturado o líder.

“A China pede aos EUA que garantam a segurança pessoal do presidente Nicolás Maduro e de sua mulher, que os libertem imediatamente e que parem de derrubar o governo da Venezuela”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado, classificando o ataque como uma “clara violação do direito internacional”.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Gleison Rodrigues*

Ontem, 3 de janeiro de 2025, o mundo assistiu uma verdadeira cena de guerra na Venezuela, vizinho ao Brasil. Os Estados Unidos invadiram e sequestraram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa Cilia Flores. Por causa disso, vários países de diferentes regiões do mundo condenaram essa ofensiva.

É importante dizer que nada justifica uma invasão militar a um país que possui legislação própria, constituição própria, soberania, independência política e econômica. Há 300 anos a América Latina serviu aos interesses das potências mundiais e, como fruto disso, não apenas o nosso pau-brasil e nosso ouro foi roubado, mas seres humanos (indígenas e negros escravizados) deixando marcas profundas em nossa sociedade.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa neste domingo (4) da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) convocada para discutir a situação da Venezuela após o ataque dos Estados Unidos que capturou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A Celac é um bloco criado no México, em 2010, que reúne 33 países da região. A aliança busca a integração latino-americana e caribenha, além da coordenação política, econômica e social dos países. Na pauta, entram temas como desarmamento nuclear, agricultura familiar, cultura, energia e meio ambiente, com a América Latina em busca de autonomia. As informações são do portal g1.

O chanceler estava de férias até a segunda-feira (6), mas encerrou o período de recesso mais cedo e retornou a Brasília após a ação militar americana. Ele vai participar da reunião a nível ministerial por videoconferência, do Palácio Itamaraty. O evento será às 14h (horário de Brasília).

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Fabiano Brennand*

Sempre que se discute a possibilidade de responsabilizar líderes autoritários no plano internacional, surge o mesmo argumento alarmista: se uma potência agir contra um ditador, o mundo mergulhará no caos, abrindo precedentes para que China, Rússia ou qualquer outro regime faça o mesmo contra governos democráticos. Essa linha de raciocínio parece sofisticada, mas é intelectualmente frágil e moralmente equivocada.

O caso da Venezuela ilustra bem essa distorção. O país não vive sob uma democracia funcional. Há anos, o poder é mantido por meio de fraude eleitoral, repressão sistemática, censura, perseguição política e criminalização da oposição. A soberania popular, que deveria ser o fundamento do Estado, foi sequestrada por um regime que governa contra a vontade explícita da maioria. Milhões de venezuelanos fugiram do país, protestos são reprimidos com violência e não há meios institucionais legítimos para alternância de poder.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O corpo de Carlos Augusto Carneiro, de 56 anos, sogro do deputado federal Pedro Campos (PSB), é velado neste domingo (4), no Cemitério Parque das Flores, Zona Oeste do Recife. A cerimônia é restrita a familiares e amigos, e o sepultamento está marcado para 11h30. As informações são da TV Jornal.

O deputado federal Pedro Campos (PSB) prestou homenagem, ontem, ao sogro que morreu após uma colisão entre duas motocicletas na Avenida Cruz Cabugá, área central do Recife. O sinistro ocorreu na sexta-feira (2). Carlos Augusto Carneiro pilotava uma das motos envolvidas na ocorrência. Ele era pai de Augusta Carneiro, esposa de Pedro Campos.

Em nota divulgada nas redes sociais, o parlamentar agradeceu as mensagens de solidariedade e as orações recebidas desde a confirmação da morte. “Com o coração dilacerado, venho, em nome da minha família, agradecer as orações e mensagens de carinho e fé que nos chegam em razão do falecimento do meu sogro”, escreveu. Segundo o deputado, ele foi “um filho exemplar, marido companheiro, pai excepcional e o melhor avô” da neta Nina, filha do casal.

Por Cláudio Soares*

Em uma operação militar sem precedentes na América Latina, os Estados Unidos capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro na madrugada de 3 de janeiro de 2026, pondo fim a mais de uma década de um regime autoritário que transformou a Venezuela em um Estado de miséria, repressão e fuga em massa da população.

A ação, descrita pela Casa Branca como parte da “Operação Absolute Resolve”, incluiu ataques aéreos coordenados em Caracas e outras regiões, resultando na detenção de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, que foram levados sob custódia americana e transportados para os Estados Unidos. Lá, ambos enfrentarão acusações criminais, incluindo “narcoterrorismo” e conspiração para importação de drogas, conforme um mandado de prisão federal emitido em 2020.

Triunfo, oásis sertanejo, a 400 km do Recife, é um encanto. Sou apaixonado, arriado os quatro pneus pela cidade, a mais linda, romântica e deslumbrante do Sertão pernambucano. Voltei a Triunfo para me desligar do mundo. Tirar o botão da tomada. Em breve, estarei aqui de novo para receber o título de cidadão triunfense.

Encontrei a cidade cheia de luz, com uma novidade na decoração natalina: um Papai Noel pescador fixado sobre as águas do lago João Barbosa Sitônio. O que continua a encher de orgulho os triunfenses, entretanto, é o belíssimo cine-teatro Guarany. Mais uma vez, as luzes natalinas o embelezaram ainda mais. Patrimônio da cidade. Prédio com 105 anos, tombado e idolatrado pelos turistas.

Inovação na paisagem natalina: um Papai Noel pescador

Pedro Henrique Reynaldo*

Como anunciado há alguns meses, os Estados Unidos concretizou seu propósito de invadir a Venezuela e prender o seu ditador, Nicolás Maduro, juntamente com a sua esposa. Operação militar cirúrgica, aparentemente sem grandes baixas civis — que pode denotar, inclusive, uma prévia rendição negociada.

O Direito Internacional repudia tal prática, por ausência de autorização do Conselho de Segurança da ONU e por, evidentemente, não se tratar de uma resposta ou defesa do Estado agressor (EUA). Se trataria de uma agressão, ou afronta ao princípio da autodeterminação dos povos. Porém, sejamos honestos, falamos da mesma autodeterminação suprimida pelo ditador Maduro, nas últimas eleições, em que amargou uma veemente derrota e decidiu fraudar seu resultado visando sua perpetuação no poder. O dito golpe solapou as esperança da redemocratização do povo venezuelano, cansado da tirania, corrupção e pobreza crescentes em nosso vizinho sul-americano.

Por Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) promove, no próximo dia 8 de janeiro, em Brasília, evento para relembrar os atos golpistas de três anos atrás, quando alguns milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro — exigindo um golpe militar — invadiram e depredaram prédios dos poderes na capital da República.

Para marcar a data, a Suprema Corte realiza o evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”. A programação inclui a abertura de uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa de debate.

Ao menos 40 pessoas foram mortas no ataque dos Estados Unidos na Venezuela ontem, de acordo com um oficial venezuelano ouvido pelo jornal The New York Times. A ofensiva no país sul-americano permitiu a captura do ditador Nicolás Maduro, que deve ser julgado em solo norte-americano.

Segundo o periódico norte-americano, um dos ataques aéreos conduzidos por Washington na madrugada de ontem matou uma mulher de 80 anos identificada como Rosa González. Ela vivia em um apartamento localizado num bairro pobre próximo ao aeroporto de Caracas. As informações são da CNN Brasil.