Nossos corações precisam de colírios 

Veja outras postagens

Três anos após o início do governo Raquel Lyra — que apresentou a saúde como uma de suas principais bandeiras —, mães de crianças atendidas na pediatria do Hospital da Restauração (HR), no Recife, denunciam abandono, demora para atendimento especializado e falta de estrutura básica. Os relatos, registrados pelo jornalista Emerson Freitas, contrastam com a promessa de requalificação do hospital: a reforma, cuja licitação foi aberta em outubro de 2023 com orçamento de R$ 23,4 milhões e prazo de dois anos, segue em andamento enquanto persistem a superlotação, a falta de ventilação e as longas esperas por neurocirurgiões.

Nos vídeos, mães descrevem crianças enfrentando crises convulsivas frequentes sem qualquer avaliação especializada por dias. Thaís, há três meses na emergência com o filho de 5 anos, afirma que ele chega a ter 21 crises por dia e aguarda uma cirurgia disponível apenas em São Paulo. “A médica disse para mim hoje ‘olha mãe, a chance de você sair daqui para fora é de 100%, 98% e de seu filho sair e ter muita crise e aí voltar novamente e a gente medicar e voltar para casa — porque só isso que sabem fazer’”, relatou. “Sem falar da situação precária que está nosso hospital: berço quebrado, uma falta de organização, ventilador não tem. A gente tem que sair daqui para fora para comprar um ventilador, que é R$90,00, um absurdo! Isso é uma situação horrível. Eu quero a cirurgia do meu filho!”, completou.

Erivanha, de Xexéu, diz estar há quatro dias aguardando um neurologista para o filho Levi, que sofre oito crises diárias. “Eu quero um neuro, com urgência, porque ele está precisando. E eu peço a atenção da governadora Raquel, que ela me ajude, porque [quem fala] é uma mãe desesperada. Ninguém quer passar por isso que a gente está passando hoje”, afirma.

Flávia, de Afogados da Ingazeira, relata que seu filho de 8 anos não consegue engolir, sentar ou ficar em pé e, mesmo após presenciar uma crise, o pediatra afirmou que a criança “não estava em crise”. “E ele não soube explicar o que era que o menino tinha, então se ele não sabe explicar o que é, o que ele faz num lugar desse?”, questiona. Entre berços quebrados, falta de ventiladores e mães comprando equipamentos com recursos próprios, as denúncias reforçam o pedido por respostas do governo estadual diante de uma realidade que, apesar das obras, segue sem melhorias perceptíveis para quem depende do Hospital da Restauração.

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde

Do Poder360

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Fica a poucos quilômetros do centro de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, um dos cenários mais impressionantes da região: a Rampa do Pepê. O ponto, localizado na zona rural da cidade, a cerca de 980 metros de altitude, é conhecido nacionalmente entre os praticantes de asa-delta e voo livre.

Além do esporte, o local se tornou um dos principais atrativos turísticos do município, que recebe mais de 20 mil visitantes por ano.

Daqui, é possível ver cidades vizinhas como Vertentes, Surubim, Frei Miguelinho e até Caruaru, além de uma paisagem composta por vales, morros e fragmentos de Mata Atlântica. A temperatura amena e o clima de montanha completam o cenário ideal para quem busca um refúgio em meio à natureza.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado estadual Nino de Enoque (PL) visitou, ontem (14), a Associação dos Parkinson de Pernambuco (ASP), que há 24 anos oferece acolhimento, orientação e assistência a pessoas com Doença de Parkinson e seus familiares. Recebido pelo presidente Amilton Araújo e pela equipe da instituição, o parlamentar conheceu a rotina dos atendimentos, os projetos em andamento e os desafios enfrentados para manter as atividades que promovem qualidade de vida e autonomia aos associados.

Durante a visita, Nino conversou com pacientes, ouviu relatos de superação e ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pela entidade. “[A Associação dos Parkinson de Pernambuco] é uma entidade que transforma vidas, oferecendo apoio, orientação e esperança”, afirmou o deputado. Ele reforçou ainda o compromisso em colaborar com a ASP e atuar na busca de melhorias que ampliem o atendimento e o alcance das ações realizadas pela instituição.

Ipojuca - Acerte as contas

Minha corridinha do sabadão, há pouco, foi em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, a 192 km do Recife, onde encerrei, ontem, com Câmara lotada, a maratona desta semana de palestras e lançamentos de “Os Leões do Norte”. Daqui a pouco, posto como foi tudo. Foi uma noitada diferente, com direito até a uma canja do cantor e compositor Geraldo Maia, que mora num sítio nos arredores da cidade.

Taquaritinga é conhecida como a capital do café pernambucano. A cidade está encravada no Planalto da Borborema e oferece um clima agradável, paisagens e atividades relacionadas ao café, como visitas a plantações. Outras atrações incluem mirantes com belas vistas, a Pedra do Sol e a Rampa do Pepê.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a modificação de tarifas agrícolas e entrada em vigor a partir de 13 de novembro, segundo documento publicado pela Casa Branca ontem (14).

De acordo com a publicação, carne bovina de alta qualidade e café estão entre as isenções tarifárias americanas.

O documento ainda mostra que castanhas-do-pará, caju, coco, laranja, tomate, banana e outras frutas tropicais também estão excluídas da alíquota adicional. As informações são do Estadão.

A assinatura do documento que alivia as tarifas sobre os produtos já era amplamente esperada, após o republicano dizer, em entrevista, que esperava reduzir as tarifas para o café. Também nesta semana, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, antecipou que a redução aconteceria em uma tentativa de conter pressões de preços e impulsionar o consumo doméstico.