Nossos corações precisam de colírios 

Por José Adalbertovsky Ribeiro*

MONTANHAS DA JAQUEIRA – Na vida há tempo para todo propósito, tempo para sorrir e tempo para chorar, tempo para a semeadura e tempo para a colheita, tempo para amar e tempo para odiar, reza a sentença do Eclesiastes. 2023 foi o ano de semeadura das guerras no mundo, tempos de reformas e conflitos.

Há tempo de diástoles e tempo da síndrome do coração partido, a síndrome Takotsubo, na linguagem dos cardiologistas. A síndrome partiu os corações auriverdes. Aconteceu um arrastão conduzido por “senhoras, crianças, rapazes e moças”, na expressão do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Arqueiro do território das espadas, o ministro JMM é mensageiro da boa paz.

Veja outras postagens

As redes sociais deste blog, pioneiro e um dos mais lidos do Nordeste, encerraram a etapa eleitoral com uma marca impressionante. No último dia 30 de setembro, registrávamos 16 milhões de contas alcançadas no Instagram. Em apenas seis dias, o número saltou para 20 milhões de contas alcançadas, consolidando o forte crescimento da presença do Blog do Magno nas redes sociais.

A marca reforça a força do blog na cobertura dos bastidores da política e do poder, especialmente durante o período eleitoral. Se você ainda não nos segue, anote nossos endereços e faça parte dessa comunidade que acompanha, em tempo real, os principais acontecimentos de Pernambuco e do Brasil.

Nos sigam em nossas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/blogdomagno

Facebook: https://www.facebook.com/blogdomagnomartins

YouTube: https://m.youtube.com/blogdomagno

TikTok: https://www.tiktok.com/@blogdomagno

O resultado das eleições de 2026 redesenhou o cenário político de Araripina e fortaleceu o grupo liderado pelo prefeito Evilásio Mateus. Nas três principais disputas que colocaram frente a frente candidatos apoiados pela gestão e nomes defendidos pela oposição local, o grupo do prefeito terminou à frente nas urnas do município.

Na disputa para deputado estadual, Roberta Arraes recebeu 23.787 votos em Araripina, contra 10.994 de Raimundo Pimentel. A diferença chegou a 12.793 votos, com Roberta alcançando mais que o dobro da votação do principal adversário local.

Jaboatão dos Guararapes - Saúde nas escolas 2026

A disputa do segundo turno das Eleições 2026 para a Presidência da República contará com a divulgação dos primeiros levantamentos de intenção de voto nesta semana. As pesquisas registradas na Justiça Eleitoral trarão um panorama atualizado do cenário eleitoral entre os candidatos que avançaram para a etapa final do pleito. As informações são do portal Band.com

O levantamento do instituto Datafolha está agendado para divulgação na quinta-feira (8). Além de medir a corrida pela Presidência da República, o estudo apresentará os números das intenções de voto para os governos estaduais do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02949/2026.

Já a pesquisa do instituto AtlasIntel está prevista para ser divulgada na sexta-feira (9). O levantamento conta com o registro BR-03663/2026 no TSE e prevê a realização de 5.000 entrevistas com eleitores. A margem de erro estimada para o estudo é de um ponto percentual.

O primeiro turno das eleições presidenciais terminou com a liderança de Flávio Bolsonaro (PL), que alcançou a primeira colocação na apuração nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou na segunda posição, confirmando a realização do segundo turno entre os dois candidatos.

Caruaru - Minha rua nova

No podcast ‘Direto de Brasília’ de hoje, parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, a temática será a reinserção do bolsonarismo no mapa político-eleitoral do País, com a votação surpreendente do candidato do PL ao Planalto, Flávio Bolsonaro. Convidamos o ex-ministro do Turismo da era Bolsonaro, o agora deputado federal Gilson Machado Neto (Podemos), o sétimo mais votado em Pernambuco, alcançando a marca de 156.754 votos.

Além da expressiva votação, Gilson elegeu o filho, Gilson Filho, deputado estadual pelo Podemos, também superando a casa dos 100 mil votos – exatos 132.322 votos, o segundo mais votado entre os 49 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. No podcast, o ex-ministro mais fiel de Bolsonaro vai falar sobre o resultado da eleição, sua expectativa em relação ao segundo turno entre Lula (PT) e Flávio, confronto marcado para o próximo dia 25.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve liberar para julgamento, depois do segundo turno das eleições, os pedidos de revisão criminal apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar anular a condenação a 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista.

A expectativa é que o pedido não seja levado a julgamento antes da votação, marcada para 25 de outubro. A previsão, porém, é que a análise ocorra ainda neste ano, embora não imediatamente após a eleição.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A Câmara de Vereadores de Arcoverde elegeu, ontem, a nova Mesa Diretora para o biênio 2027/2028. A eleição ocorreu em votação nominal, após a apresentação de chapa única pelo vereador Rodrigo Roa. A chapa única, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes.

A nova Mesa Diretora será composta por:

  • Presidente: Paulinho Wanderley
  • 1ª Vice-presidente: Luiza Margarida
  • 2º Vice-presidente: Wellington Siqueira
  • 1º Secretário: João Marcos
  • 2º Secretário: Rodrigo Roa
Palmares - Forró Mares 2026

O deputado federal Felipe Carreras (PSB) foi reeleito para a Câmara dos Deputados com 148.971 votos em Pernambuco, resultado que o colocou entre os dez candidatos mais votados do estado nas eleições de 2026. Com 2,83% dos votos válidos, Carreras terminou a disputa na 8ª colocação geral em Pernambuco e como o segundo mais votado do PSB.

O desempenho representa um crescimento expressivo em relação à eleição anterior. Em 2022, Felipe havia conquistado 76.528 votos. Quatro anos depois, acrescentou 72.443 votos ao resultado, praticamente dobrando sua votação. A reeleição também marca a quarta vitória consecutiva de Carreras para a Câmara dos Deputados, após os mandatos conquistados em 2014, 2018, 2022 e agora em 2026.

Um dos principais destaques da eleição foi a consolidação da presença de Felipe Carreras no interior. 83,7% de toda a sua votação veio de fora da Região Metropolitana do Recife, com o Agreste concentrando 68,4% dos votos recebidos pelo parlamentar. O resultado revela uma mudança significativa na distribuição geográfica de sua base eleitoral e coloca o interior no centro da votação que garantiu sua reeleição.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Após o resultado das eleições no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações nas quais afirma se sentir “surpreso” com o resultado e que esperava “ganhar no primeiro turno”. Lula teria suas razões para se sentir “surpreso” de ter saído do primeiro turno atrás de Flávio Bolsonaro, do PL, seu adversário. Não era isso o que as pesquisas projetavam. Mas daí a imaginar que poderia de fato vencer as eleições no primeiro turno vai um descolamento da realidade.

Porque essa possibilidade nenhuma pesquisa projetava. Só poderia passar pela cabeça dos petistas mais tresloucados e entusiasmados. Os sensatos, como fez aqui no Correio Político o ex-presidente do PT Ricardo Berzoini alertavam com muita veemência que seria uma eleição muito difícil, talvez a mais difícil enfrentada por Lula. Se isso não chegou aos ouvidos do presidente e candidato à reeleição, é algo grave.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chega ao segundo turno em posição de força e com um aceno de Donald Trump, contra o presidente Lula (PT), que terá de lutar para tentar uma virada.

O candidato, de 45 anos, obteve 47,03% dos votos no primeiro turno, no domingo, contra 45,16% de Lula, a quem as pesquisas davam uma pequena vantagem até a véspera da votação.

A vantagem do filho do ex-presidente a Jair Bolsonaro (2019-2022) insere o Brasil em um fenômeno global de crescimento da direita, que venceu várias eleições na América Latina sob a influência de Trump.

Sem declarar diretamente seu apoio, o presidente dos Estados Unidos saudou, ontem, a “grande vitória” do herdeiro de seu aliado, que cumpre prisão domiciliar por tentativa de golpe de Estado.

Trump, que impôs tarifas e sanções ao Brasil após a condenação de Jair Bolsonaro, declarou que a disputa no segundo turno será “muito acirrada”.

Flávio somou 56 milhões de votos, mais do que seu pai no primeiro turno de 2018, que venceu (49 milhões), e de 2022, que perdeu para Lula (51 milhões).

Em busca de uma virada no segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL), o presidente Lula avalia chamar o publicitário baiano João Santana para a equipe de marketing de sua campanha. Segundo apurou a coluna, o petista escalou emissários para sondar o marqueteiro nas próximas horas.

Atualmente, o marketing da campanha de Lula é comandado pelo publicitário Raul Rabelo. Ele é sócio do atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, que também teve influência na estratégia de comunicação da campanha.

Uma ala do PT e de ministros do governo defende que o presidente substitua Raul por João Santana, caso o novo marqueteiro aceite atuar na campanha do petista no segundo turno. Outros aliados, porém, pregam apenas o reforço da equipe com a chegada de mais um publicitário baiano.

João Santana foi responsável pelo marketing das campanhas vitoriosas de Lula em 2006 e de Dilma Rousseff em 2010 e 2014. Nas eleições de 2026, o publicitário atuou nas campanhas de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará e de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia. Nenhum dos dois, porém, conseguiu se eleger.

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que o ex-presidente receba uma visita do filho e candidato à Presidência pelo PL, Flávio Bolsonaro.

No requerimento, enviado ontem, após o resultado do primeiro turno das eleições deste ano, a defesa de Bolsonaro pede que o regime de visitas do ex-presidente seja restabelecido.

Também pede, em caráter subsidiário, “uma única visita de Flávio Nantes Bolsonaro ao Peticionário, de natureza exclusivamente familiar”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) saiu do primeiro turno na liderança da corrida presidencial e tenta transformar a vantagem nas urnas em apoios para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno, dia 25 de outubro. As informações são do portal Metrópoles.

Depois de disputar a primeira etapa praticamente sozinho, sem o apoio formal de outros partidos à candidatura, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro abriu rodada de conversas com adversários derrotados, dirigentes do Centrão e governadores que saíram fortalecidos das eleições.

Flávio recebeu 47,03% dos votos no domingo (4/10), contra 45,16% de Lula. Para aliados, o resultado mudou as condições das negociações para o segundo turno.A avaliação é que chegar à frente do petista facilita a aproximação de partidos que evitaram tomar posição na primeira etapa e dá ao candidato do PL mais força para negociar novas adesões.