Motta descarta pauta sobre acúmulo de salário e aposentadoria por deputados

Por Blog do Luiz Tôrres

De volta à sua terra natal para a abertura das programações de São João, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, declarou nesta quinta-feira, 19, em entrevista à Arapuan FM, em Patos, que não vai pautar o projeto que permite a acumulação, por parte dos deputados com mais de 65 anos, de aposentadoria e salário. O projeto ganhou repercussão porque foi apresentado em meio a críticas do próprio Hugo Motta ao Governo Federal por aumento de impostos e cobrança por uma política mais responsável de enxugamento dos gastos com a máquina.

Ele frisou que a matéria foi de toda a Mesa Diretora, mas garantiu que, como presidente da Câmara, tomou a decisão de não pautar o projeto exatamente num momento em que se discute corte de gastos para garantia do equilíbrio fiscal. “Não vamos misturar as coisas”, disse, deixando claro que deseja tirar esse assunto das manchetes, enquanto conduz a queda de braço contra o aumento de impostos por parte do governo Lula.

Atualmente, o parlamentar com mais de 65 anos é obrigado a optar pelo recebimento do salário ou da sua aposentadoria, estando em pleno exercício de um mandato.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

O presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Luciano Pacheco, fez um convite, em suas redes sociais, para o lançamento do livro ‘Os Leões do Norte’, na próxima quinta-feira, às 19h, na sede do legislativo municipal. Confira!

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Com a demissão do ex-presidente da Sudene Danilo Cabral (PSB), na manhã de hoje, o segundo suplente da senadora Teresa Leitão (PT), Francisco Alexandre, será o novo superintendente da entidade. Conhecido como Piuta, Francisco é de Bom Conselho, município do Agreste pernambucano.

Entre os cargos que já ocupou, foi membro do Comitê Financeiro e de Investimentos da Invepar S.A., diretor-superintendente da BRF Previdência e vice-presidente do Conselho de Administração da Perdigão S.A., atual BRF S.A.

Caruaru Avança

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), através do seu presidente Valdecir Pascoal, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a execução do contrato de publicidade da gestão Raquel Lyra. A informação é do jornalista José Matheus Santos, da Folha de São Paulo, na coluna Painel. O TCE entrou no STF com um pedido para cassar uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que autorizou a execução de um contrato de comunicação do Governo de Pernambuco.

O contrato de R$ 1,2 bilhão para a comunicação institucional é o centro de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi autorizada na segunda-feira (4) pela Assembleia Legislativa contra o governo. No Supremo, o relator será o presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso. O TCE-PE entrou com o pedido nesta segunda. “Nessa diretiva, observa-se o Tribunal de Justiça causou, com essa decisão, lesão à ordem pública, coibindo a realização de atos que a Constituição Federal atribui, como poder-dever, ao Tribunal de Contas, assim como lesão à segurança jurídica”, diz o TCE-PE na ação.

“Tem-se a vultuosidade da quantia a ser paga de 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) por ano, podendo chegar a UM BILHÃO E DUZENTOS MILHÕES NOS DEZ ANOS DE EXECUÇÃO CONTRATUAL”, afirma o tribunal. No dia 28 de julho, o desembargador Fernando Cerqueira, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, concedeu uma liminar derrubando uma decisão do Tribunal de Contas do Estado que tinha suspendido a maior parte da execução do contrato. O desembargador atendeu a um pedido da empresa E3-Comunicação Integrada. O TJPE se baseou no parecer do Ministério Público de Contas, órgão que atua no TCE.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

A política é mesmo dinâmica e o poder efêmero. O agora ex-superintendente da Sudene, Danilo Cabral, fez esta postagem no Instagram 40 minutos antes de anunciar a sua demissão da instituição. Pelo jeito, ainda alimentava esperança de o Governo não se submeter às pressões do governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), que pediu a sua cabeça.

Às vésperas do tarifaço, os governadores do Nordeste levarão ao Governo Federal soluções para amenizar os impactos da sobretaxação na região. Na manhã de hoje, a governadora de Raquel Lyra (PSD) e os demais gestores participam de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). As informações são do Diário de Pernambuco,

Após a reunião, no período da tarde, os governadores participam de assembleia do Consórcio Nordeste, com a participação do presidente Lula (PT) e do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Entre as principais pautas de Pernambuco, estão a criação de uma linha de crédito para os setores impactados pelo tarifaço e a compra, pelo estado, de frutas não exportadas para uso na merenda escolar.