Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (8) o desbloqueio da rede social X no Brasil. Com a decisão, a plataforma deve voltar a funcionar nas próximas horas. 

A liberação foi feita após a empresa pagar multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar. A decisão também contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Veja outras postagens

A Prefeitura de Ipojuca anunciou, nesta segunda-feira (29), a adoção de medidas emergenciais após um episódio de agressão envolvendo um casal de turistas do Mato Grosso, ocorrido no último fim de semana na praia de Porto de Galinhas. Desde que tomou conhecimento do caso, a gestão municipal informou que passou a acompanhar a situação de forma direta, com o objetivo de garantir a apuração dos fatos e a preservação da ordem pública no principal destino turístico do município.

Entre as providências adotadas estão a suspensão temporária, pelo prazo de uma semana, das atividades da barraca envolvida no episódio, o afastamento preventivo dos garçons e atendentes citados até a conclusão das investigações e o reforço das ações de fiscalização na orla. A Prefeitura também determinou a ampliação do efetivo da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente na área, além da intensificação da fiscalização para coibir práticas irregulares, como venda casada, exigência de consumação mínima e atuação irregular de flanelinhas.

Segundo a administração municipal, as medidas integram um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança, à organização do comércio de praia e à melhoria da experiência dos visitantes. A Prefeitura de Ipojuca informou ainda que seguirá atuando de forma integrada com os órgãos de fiscalização e segurança para evitar novos episódios e manter Porto de Galinhas como um destino turístico pautado pelo respeito e pela hospitalidade. Para emergências ou registro de ocorrências, o canal do CIDEM está disponível pelo telefone (81) 99463-2859.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Após as agressões sofridas por um casal de turistas na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, o local vem recebendo inúmeras críticas e uma onda de boicote nas redes sociais. Comentários em páginas grandes, como a do jornalista Léo Dias, que acumula 18,6 milhões de seguidores no Instagram, reúnem relatos de pessoas que dizem ter sido extorquidas por barraqueiros na orla.

Nas postagens a respeito da confusão do último sábado (27), quando dois turistas ficaram feridos e traumatizados após terem sido espancados por barraqueiros, vários seguidores de Léo Dias pedem boicote para Porto de Galinhas, contam que foram coagidos a pagar valores exorbitantes apenas por sentarem nas cadeiras oferecidas de forma insistente pelos barraqueiros e afirmam que não voltarão mais a Porto, tampouco indicam a praia.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na semana anterior ao Natal, o senador Humberto Costa (PT) teve um encontro reservado com a governadora Raquel Lyra (PSD). Entre um cafezinho e outro, a governadora teria convidado ele para ser candidato à reeleição na chapa dela. O estranho disso tudo é que o petista é a única unanimidade colocada por João e o PSB para uma das vagas na chapa do socialista.

Chequei a informação com várias fontes e tudo levar a crer que a governadora está assediando Humberto. A notícia só surpreende para os que não sabem que os principais aliados do senador têm elogiado o governo dela.

Elogiado e votado como base governista na Assembleia. O mais notório governista, raquelzista, para ser mais preciso, é o deputado João Paulo (PT), que, até as paredes do Palácio das Princesas sabem, tem aliados em vários cargos no governo Raquel.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O presidente Donald Trump ofereceu poucos detalhes nesta segunda-feira (29) sobre uma operação que, segundo ele, destruiu uma “grande instalação” na Venezuela na semana passada, mas afirmou que “houve uma grande explosão na área do cais onde os barcos são carregados com drogas”.

“Então, atingimos todos os barcos e agora atingimos a área — é uma área de distribuição, é onde eles distribuem as drogas, e isso não existe mais”, acrescentou. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Os vereadores de Ipojuca destinaram cerca de R$ 13 milhões em emendas parlamentares para a Associação Pernambucana de Autismo, Comportamento e Intervenção (APACI), com foco no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de 2026. Os recursos serão direcionados a uma entidade civil sem fins lucrativos que atua no município e atende centenas de pacientes e famílias.

Localizada no centro de Ipojuca, a APACI desenvolve ações de intervenção precoce, inclusão social, reabilitação funcional e apoio às famílias. Com o aporte aprovado pela Câmara Municipal, a instituição poderá ampliar o atendimento especializado, aumentar o número de vagas, reduzir a fila de espera e investir na aquisição de materiais e equipamentos terapêuticos, incluindo aparelhos fisioterapêuticos.

As emendas também contemplam a expansão do atendimento multidisciplinar e a melhoria da estrutura física, além da realização de exames oftalmológicos com distribuição de óculos com lentes prescritas. A APACI atua com equipe formada por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e profissionais especializados na metodologia ABA, realizando avaliações individualizadas e acompanhamento contínuo dos pacientes e de seus familiares.

Palmares - Natal Encantado 2025

Jair Bolsonaro segue internado e foi submetido a um novo procedimento médico nesta segunda-feira (29) para tentar resolver o problema de soluços que o aflige. Segundo apuração de Larissa Rodrigues no Bastidores CNN, a defesa do ex-presidente pretende adiar ao máximo sua saída do hospital.

De acordo com informações obtidas pela analista de Política da CNN, a estratégia da defesa vem sendo construída desde o início da internação, quando Bolsonaro passou pela primeira cirurgia, realizada no dia de Natal. O argumento central é de que o ex-presidente necessita de um acompanhamento médico completo durante os procedimentos e ao longo de sua recuperação. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O prefeito de Ipojuca, cidade do Grande Recife na qual está localizada a praia de Porto de Galinhas, Carlos Santana (Republicanos), pediu desculpas à população do município pelas agressões de barraqueiros contra um casal de turistas do Estado de Mato Grosso, ocorridas no último sábado (27). O gestor passou a manhã desta segunda-feira (29) em reunião sobre o assunto. Em entrevista ao titular deste blog, hoje, Carlos Santana afirmou que a cidade tomou uma série de medidas após o episódio.

“Primeiro, Magno, eu tenho que pedir desculpas à população do município pelo ocorrido. Foi covarde, não poderia ter acontecido, principalmente se tratando de Porto de Galinhas, que tem repercussão em nível nacional. Mas, desde o primeiro momento, a prefeitura tomou as rédeas e começou a punir os envolvidos. A gente identificou 14 ou 15 pessoas. Esse processo está passando pela delegacia de Porto. E a gente teve que tomar algumas medidas para o bem do nosso balneário”, declarou.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou na tarde desta segunda-feira (29) por um segundo procedimento para tentar reverter o quadro de soluços persistentes.

Em uma rede social, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse que o procedimento – iniciado às 14h – foi finalizado por volta de 15h. As informações são do g1.

O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, recebeu nesta segunda-feira (29) o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para anunciar a chegada de duas novas peritas médicas à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município. As profissionais Marcela e Patrícia passam a reforçar o atendimento previdenciário na cidade e em toda a região do Araripe.

Com a ampliação da equipe, a unidade do INSS em Araripina terá maior capacidade para a realização de perícias médicas, medida que contribui para a redução da fila de espera e para a melhoria do atendimento aos segurados. A iniciativa atende a uma demanda antiga da população local e beneficia usuários que dependem dos serviços previdenciários para acesso a benefícios.

“Essa chegada representa menos espera e mais dignidade para quem precisa do atendimento do INSS em Araripina e na região”, afirmou Evilásio Mateus. “Estamos trabalhando para ampliar a presença do INSS no interior, reduzir filas e garantir que o cidadão tenha acesso mais rápido aos seus direitos”, declarou Wolney Queiroz.

FOLHA DE PERNAMBUCO

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) identificou 14 pessoas suspeitas de agredir um casal de Mato Grosso na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul do estado, no último sábado (27).

A informação foi confirmada pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), em entrevista à Folha de Pernambuco nesta segunda (29). Ela afirmou, ainda, que uma dessas pessoas já foi indiciada.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

As projeções feitas pelo PL confirmam o que publicou o Correio da Manhã na semana passada, com base nas pesquisas mais recentes em cada estado. O PL pode sair forte das urnas de outubro do ano que vem, elegendo até oito governadores e até 16 senadores.

Pelas projeções do partido, porém, deverá diminuir na Câmara: elegeu 99 deputados, hoje tem 87 e deverá eleger em torno de 80. Tudo isso, porém, se o caldo não desandar até outubro de 2026. E essa é a grande preocupação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. E, para ele, essa chance de o caldo desandar está diretamente relacionada à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência, ungida por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mais de 76 mil famílias instaladas na área rural no Nordeste e em alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo já foram beneficiadas com financiamento para construção ou reforma de banheiro. Os recursos foram liberados, entre julho e dezembro, pelo Banco do Nordeste (BNB) e somaram R$ 228 milhões.

As operações passaram, este ano, a integrar o Plano Safra 2025/2026. A recente linha de crédito lançada pelo Governo Federal é voltada a pequenas propriedades rurais que não possuem instalações sanitárias adequadas. O financiamento é concedido no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Agroamigo do Banco do Nordeste, para agricultores que tenham renda bruta anual de até R$ 50 mil.