Meu filho nasceu para salvar vidas!

Por Cláudio Soares*

Meu filho Pedro Renan tinha apenas 12 anos quando, em uma ligação que mudaria nossas vidas, me disse: “Papai, quero morar com o senhor em Recife para estudar.” Meu coração se encheu de expectativa e esperança. Enquanto ele vivia em São José do Egito com Gina, sua mãe, eu já residia em Recife.

Não hesitei. Fui buscá-lo imediatamente, ansioso para tê-lo ao meu lado e apoiar a sua educação. Pedro havia terminado a oitava série no renomado Colégio Interativo em São José do Egito, nosso berço, e estava preparado para avançar na jornada acadêmica. Aos professores e à direção do Interativo, meus agradecimentos.

Ao chegarmos ao Recife, a primeira tarefa foi matriculá-lo em uma boa escola. Escolhi o Damas, localizado na Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte da capital, uma instituição reconhecida por sua excelência no ensino. Ali, Pedro iniciaria o 2º grau, teria a oportunidade de expandir seus conhecimentos, fazer novas amizades e construir um futuro brilhante.

Essa mudança foi um marco não apenas na vida de Pedro, sinto-a também na minha. Juntos, enfrentamos os desafios da nova rotina e celebramos cada conquista, sempre com a certeza de que a educação é a chave para abrir portas e transformar vidas.

A decisão de mudar não foi simples, mas a determinação de Pedro e o apoio mútuo nos ajudaram a superar os obstáculos. Cada dia trouxe novas descobertas, amizades e o aprendizado contínuo que a educação proporciona. Assistir ao seu crescimento e dedicação foi uma das maiores recompensas que eu poderia ter.

Quando Pedro Renan terminou o segundo grau em Recife, decidiu cursar Direito na Unipê, em João Pessoa. Embora tenha sido um dos melhores aprovados no vestibular, não se sentiu satisfeito com o curso. Então, procurou-me e disse: “Papai, eu quero Medicina. Vou estudar mais para prestar vestibular”. Eu o incentivei, lembrando que a escolha era dele, mas que Medicina exigiria muito esforço. Estudar sempre foi uma marca em sua vida.

Pedro dedicava até 14 horas por dia aos estudos. Certa vez, cheguei ao apartamento às 2h da madrugada e o encontrei literalmente agarrado em livros. Ele me pediu ajuda para fazer um curso de redação com Valdenoura, professora renomada em uma escola situada no Meg Shopping daquela cidade.

Após um ano de preparação, Pedro decidiu enfrentar os vestibulares. Primeiro, prestou para faculdades privadas e foi aprovado em quatro delas, incluindo a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Avenida Mascarenhas de Moraes, em Recife. Fui com ele para fazer a matrícula, pois, se demorássemos, ele perderia a vaga. No entanto, a matrícula custava R$ 7.800,00. Mas tudo certinho.

Enquanto retornávamos para casa, eu o lembrei: “Pedro, a mensalidade é alta, você precisa estudar muito para ser um bom profissional e compensar esse investimento”. Ele me respondeu: “Papai, vou tentar a universidade pública agora”.

E assim foi. Quando chegou a prova do Enem, ele prestou o vestibular e logo sentiu que sua redação o levaria à aprovação. De fato, foi aprovado para cursar Medicina em uma instituição pública. Foi aprovado na UPE. Feliz, fui à FPS buscar meu dinheiro da matrícula de volta, devolvido de imediato.

Os seis anos seguintes foram desafiadores, especialmente com a pandemia em 2020. No entanto, Pedro permaneceu focado, vocacionado e cheio de projetos. Na próxima semana, precisamente no dia 17 de dezembro de 2024, ele receberá seu diploma de médico.

Sou grato a Deus, a Gina, sua mãe, e à sua querida avó, a professora Dasdores Marcinho. E também agradeço à minha mãe e minha família, que sempre oraram por Pedro.

Dia 17 de dezembro de 2024 (terça-feira) entra para a história. Ele já começa a trabalhar em janeiro de 2025. Mas sua jornada acadêmica continua. Ele quer fazer residência e se especializar. Não tenho dúvidas, meu filho vai ser um médico bom e um bom médico.

Pedro Renan aprendeu os ensinamentos divinos. Ele é inteligente, calmo, um bom filho e humilde, sem arrogância ou prepotência. Como Jesus disse: “A humildade é o caminho da sabedoria”. Amém!

*Jornalista

Veja outras postagens

Lula correndo atrás do prejuízo

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Com a popularidade abalada faltando menos de dois anos para as eleições, o presidente Lula (PT) já mostrou que está disposto a reverter esse cenário. Um passo importante é se reaproximar da população. Para isso, Lula deu início a uma agenda de viagens internas este ano e esteve no Rio de Janeiro e na Bahia. Ainda esta semana, vai ao Amapá e ao Pará, onde entregará unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Também faz parte da estratégia de recuperação aproximar o Governo dos prefeitos, que são sempre fundamentais nas disputas para Presidência da República e pleitos estaduais. Depois dos vereadores, os prefeitos são os políticos que estão mais perto do povo, principalmente em cidades do interior. Lula sabe da importância de ganhar apoio entre os gestores.

Ontem (11), o petista esteve na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, um evento promovido especialmente para eles e elas pelo Governo Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o encontro vai até amanhã (13).

O chefe do Poder Executivo convocou os 38 ministros para prestigiarem a abertura do evento e prometeu trabalhar para todos os gestores municipais, independente de coloração partidária. “Enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito ou prefeita vai ser discriminado por partido político ou por não ter votado em mim. Nós faremos para o povo, que escolheu o seu representante nas urnas”, garantiu Lula.

Além de fazer um gesto de valorização ao municipalismo, a fala de Lula foi importante também para jogar água na fervura da polarização que toma conta da política no Brasil, já que o presidente sinalizou que nem prefeitos bolsonaristas serão tratados mal pela sua gestão.

Ainda durante os três dias do encontro, o Governo Federal vai anunciar diversas bondades para os chefes dos municípios, como a segunda etapa do Novo PAC Seleções, que pretende destinar cerca de R$ 50 bilhões para obras de infraestrutura urbana, abastecimento de água, equipamentos da saúde, da educação, do esporte, além de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida.

“LULINHA, FICA!” – O presidente ficou tão animado com o encontro dos prefeitos e prefeitas que até brincou. Disse que os gestores vão pedir para ele continuar, quando terminar seu terceiro mandato, em 2026. “Estejam certos, não precisa ninguém falar, eu sou muito humilde, mas eu duvido que, na história desse país, teve um presidente que já cuidou desses prefeitos como eu já cuidei. Quando eu terminar o meu mandato, vocês vão dizer: Lulinha, fica, porque nós precisamos de um presidente que goste de nós”, afirmou o chefe do Executivo.

Contrata+Brasil – Durante o evento com os gestores municipais, o presidente anunciou um programa que pretende reunir governos e prestadores de serviço de forma online. É o Contrata+Brasil, que vai funcionar como uma espécie de marketplace e deve reduzir a burocracia na contratação de pequenas reformas em prédios públicos, por exemplo. A medida vai priorizar microempreendedores individuais (MEIs). Para participar, órgãos públicos e fornecedores precisarão se cadastrar na plataforma.

Recife deu exemplo – O Contrata+Brasil foi inspirado pela plataforma recifense GO MEI. A ferramenta permite que a Prefeitura da capital pernambucana contrate microempreendedores individuais diretamente para execução de pequenos serviços de pronto pagamento, como os dedicados à manutenção das unidades de atendimento à população (técnicos de refrigeração, pedreiros, eletricistas, gesseiros), eliminando a burocracia e dando mais agilidade nesses reparos. O prefeito João Campos, que está em Brasília, comemorou. “O Brasil inteiro terá acesso a essa solução criada pelo Governo Federal, com base numa iniciativa da Prefeitura do Recife. Isso não mostra apenas a dimensão de uma gestão municipal. Isso mostra a preocupação com quem está na ponta da economia para que o pequeno seja cuidado, atendido, visto. Vamos chegar àqueles que mais precisam através de uma ação de gestão digital”, ressaltou o prefeito.

Amupe marcou presença – O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, também está em Brasília para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. Gouveia ressaltou a importância do evento para alinhar ações que beneficiem os municípios pernambucanos. “Essa aproximação entre os prefeitos e o Governo Federal é fundamental para garantir avanços concretos nas pautas municipalistas. Estamos atentos às oportunidades e buscando soluções que fortaleçam nossas cidades”, afirmou Gouveia.

Recepção de Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) abriu as portas de seu gabinete em Brasília para receber prefeitos pernambucanos que participam do evento promovido pela Presidência da República. O local se tornou uma paradinha estratégica para refazer as forças e alimentar o corpo. Além de disponibilizar o espaço para reuniões e atendimentos, Dueire organizou uma recepção especial para os prefeitos, com um ambiente acolhedor e um buffet variado, incluindo café da manhã reforçado, salgados, cachorro-quente e refrigerantes. A atitude do senador busca oferecer um espaço de diálogo, fortalecer as relações institucionais e discutir demandas municipais. A iniciativa visa facilitar o acesso dos gestores a recursos e articulações políticas em prol de melhorias para seus municípios.

CURTAS

Time errado 1 – A governadora Raquel Lyra (PSDB) poderia ter um apoio importante no Sertão do Estado para a sua reeleição se lá atrás tivesse oferecido espaço no Governo ao ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, hoje presidente estadual do União Brasil. Mas a proposta da tucana veio no time errado e agora Miguel já consolidou a aliança com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Não há vácuo na política. Miguel foi o primeiro a declarar apoio à Raquel no segundo turno, em 2022, mas, muito superior, como sempre, a governadora fez ouvido de mercador.

Time errado 2 – Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, Miguel disse, em outras palavras, que agora não quer mais. “Se houvesse qualquer tipo de proposta (de Raquel), não seria sequer considerada, porque não cabe no momento que estamos e não é do nosso interesse fazer qualquer tipo de mudança. Reitero, política se faz com gesto, confiança, respeito e reciprocidade”, ressaltou Coelho.

José Múcio no Roda Viva – O ministro da Defesa, José Múcio, foi entrevistado no Programa Roda Viva, na última segunda-feira (10), e confirmou que familiares seus estavam entre os manifestantes antidemocráticos em frente aos quartéis-generais. Perguntado se havia pessoas próximas a ele, Múcio respondeu: “tinha, tinha muita gente. Tinha irmão que gostava, que foi para frente de quartel e outros parentes, mas passou”.

Perguntar não ofende: o presidente Lula vai conseguir recuperar a popularidade a tempo de disputar as eleições em 2026?

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2025

Por Isabel Cesse

Está em fase de testes e de expansão “Cassandra”, a ferramenta de Inteligência Artificial da Justiça Federal da 5ª Região, que compreende o Judiciário Federal dos estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.

Desenvolvida pela residência universitária na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) “Cassandra” tem como objetivo agilizar o trâmite de processos referentes a emissão de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e de precatórios (PRC) e começa, a partir de agora, a expandir suas atribuições para outros além da JF de Alagoas até se estender por todos os estados abrangidos pela 5ª Região — que compõem a jurisdição do Tribunal Regional Federal 5 (TRF 5).

Segundo informaram técnicos responsáveis pelo trabalho em desenvolvimento, as melhorias que estão sendo feitas no sistema tendem a reduzir ainda mais a intervenção humana, a fim de garantir maior agilidade e eficiência.

Para o coordenador do Laboratório de inovação da JFAL (iLab), o juiz federal Raimundo Alves de Campos Júnior, a importância da Cassandra, especialmente para os Juizados Especiais Federais (JEFs) é enorme. “Trata-se de uma ferramenta de extrema importância para os usuários do sistema”, afirmou o magistrado.

O desembargador federal Rubens Canuto, presidente da Comissão de Informática do TRF5, destacou a necessária integração entre a informática e a atividade-fim, que é o atendimento aos jurisdicionados, o que passará a ser aprimorado por meio dessa ferramenta.

Conforme explicou o diretor de secretaria da 14ª Vara de Alagoas, Ulisses Bóia, objetivo desta fase de expansão da ferramenta é garantir maior agilidade no trâmite de RPVs e de precatórios, com o menor risco possível de falha. “Com isso, o andamento do processo fica totalmente automatizado”, acentuou.

Segundo a equipe envolvida no programa, as soluções desenvolvidas geraram, até agora, uma economia de mais de R$11 milhões e 113,8 mil horas poupadas dos servidores, que podem dedicar esse tempo na consecução de outras atividades que demandam uma análise intelectual.

Com a iniciativa, o TRF 5 segue o modelo que está sendo adotado pelos tribunais superiores. Recentemente, o Superior Tribunal Federal (STF) lançou “Maria”, um robô que agiliza a movimentação processual da Suprema Corte.

No Tribunal Superior do Trabalho, uma ferramenta que ainda está em fase de testes começou a entrar em operação na última semana. Enquanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ), da mesma forma, lança nesta terça-feira (11) sua própria ferramenta de IA.

Conheça Petrolina

Por Choraninguém*

Ouvir um Sextou como esse é um prazer, uma satisfação, uma alegria e, acima de tudo, um grande reconhecimento à cultura nordestina e brasileira. O programa valoriza, propaga e prestigia grandes artistas que, infelizmente, muitos nordestinos ainda não conhecem.

O Sextou em tributo a Vital Farias é de enorme importância para destacar a genialidade desse paraibano arretado que nos deixou há poucos dias. Como bem enfatizado no programa, Vital pertence à mesma linhagem de mestres como Xangai, Geraldo Azevedo e Elomar. Sua obra também nos faz lembrar do brilhante Sebastião Dias, do Rio Grande do Norte.

Tenho dó dos amantes do tal “tchê tchererê tchê tchê”, que não contribuem para o crescimento cultural e desconhecem a riqueza de artistas como esses. Parabéns a Magno pela extraordinária homenagem, digna de arquivo, e pela narração excelente!

Leitor do Blog*

Ipojuca No Grau

O prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB), está em Brasília participando do encontro promovido pelo Governo Federal, que ocorre entre os dias 11 e 13 de fevereiro. O evento reúne gestores municipais para discutir programas federais, financiamento para cidades e políticas públicas em áreas como segurança, cidadania e infraestrutura. Além da programação oficial, Zé Martins cumpre agenda com ministros, senadores e deputados em busca de recursos para investimentos no município.

Entre as articulações, o prefeito se reuniu com João Campos, prefeito do Recife e futuro presidente nacional do PSB, para discutir estratégias de gestão e parcerias institucionais. A presença no evento representa uma oportunidade de estreitar laços políticos e captar investimentos que possam fortalecer a administração municipal e garantir avanços para João Alfredo.

Com informações do Blog Dimas Santos.

Caruaru - Prefeitura na porta

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) recebeu, nesta terça-feira (11), uma comissão de residentes do Hospital da Restauração (HR) para discutir melhorias na unidade, referência em atendimento de trauma no Norte e Nordeste. O encontro contou com a presença do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Adalto Santos, e do neurocirurgião Paulo Tadeu, presidente do Centro de Estudos do HR. Entre as principais demandas apresentadas, os residentes destacaram a necessidade de modernização dos equipamentos e investimentos na formação médica.

A unidade hospitalar, que conta com mais de 100 residentes, enfrenta dificuldades estruturais que impactam tanto a qualidade da assistência à população quanto o aprendizado dos futuros especialistas. Diante desse cenário, Luciano Duque reafirmou seu compromisso em buscar recursos e viabilizar emendas para melhorar a infraestrutura do hospital. “O Hospital da Restauração tem um papel fundamental na saúde pública de Pernambuco. Vamos trabalhar para garantir investimentos que modernizem os equipamentos e fortaleçam o ensino dentro da unidade”, afirmou o parlamentar.

Camaragibe Cidade do Trabalho

Deputados devem lançar em 12 de março a Frente Parlamentar Mista da Cadeia Produtiva da Cerveja. A cerimônia ocorrerá em Blumenau (SC), cidade que tem o título de capital brasileira da cerveja por lei federal desde 2017.

A frente, que será presidida pelo deputado federal Covatti Filho (PP-RS), nasce com o apoio de 199 parlamentares. O principal objetivo é impulsionar a agenda legislativa voltada ao setor, que gera cerca de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial da bebida, atrás apenas dos EUA e da China. De acordo com o Ministério da Agricultura, há atualmente 1.847 cervejarias operando em 771 municípios do país, com produção de 15 bilhões de litros em 2023.

Da Folha de São Paulo.

Belo Jardim - Construção do CAEE

A Prefeitura do Recife, em parceria com a Sudene e o Banco do Nordeste (BNB), realiza nesta quarta-feira (12), às 14h30, a 1ª Conexão Recentro. O evento, que acontecerá no auditório do BNB, tem como objetivo atrair empresários e investidores interessados em empreendimentos multiuso na região central da cidade. Além de apresentar oportunidades de negócios, a iniciativa também viabiliza acesso a linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para projetos no setor imobiliário.

A chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, destacou que o evento faz parte dos esforços da gestão municipal para revitalizar o Centro do Recife. “A Conexão Recentro vai conectar investidores, proprietários e empresários a novas possibilidades, contribuindo para o crescimento da moradia e dos serviços na região. É uma oportunidade de fomentar a economia e recuperar áreas estratégicas da cidade”, afirmou.

A iniciativa se baseia no modelo do Atende Recentro, ação que já mobilizou mais de 100 investidores e identificou imóveis com potencial para retrofit. A novidade desta edição é a garantia de acesso a crédito para viabilizar os projetos. Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, essa política é essencial para estimular o desenvolvimento urbano. “Esse financiamento contribui para que mais pessoas voltem a habitar e ocupar os centros históricos, impulsionando a requalificação desses espaços”, pontuou.

As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/17KhXM9fVE8cIzNMn2iovhh22K9XtEP9W9xhcI95uf10/viewform?ts=67a272fa&edit_requested=true.

Por Isabel Cesse

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Defensoria Pública Estadual de Pernambuco emitiram uma recomendação à Prefeitura do Recife com medidas relacionadas a ações de despejos e remoções de moradias. O MP destacou que os projetos vinculados a este tema precisam ser sempre “acompanhados da garantia de direitos aos moradores”.

Segundo o texto da recomendação, no qual uma das autoras foi a Promotora de Justiça Fernanda Nóbrega, “há a necessidade de obras e melhorias urbanas para o desenvolvimento e infraestrutura da cidade, mas tais projetos devem ser acompanhados da garantia de direitos aos moradores, assegurando que as intervenções sejam realizadas de maneira justa, transparente e respeitosa, com a participação ativa dos afetados e a devida indenização e realocação digna das famílias”.

O MPPE não cita publicamente o motivo que levou à recomendação, mas como o documento foi elaborado em conjunto com a defensoria pública, sabe-se que partiu de alguma reclamação de jurisdicionados contra ações de despejo ou remoções, que terminaram sendo investigadas de perto pelos promotores.

Processos administrativos

O MP também pediu à Prefeitura que formalize as desapropriações “por meio de processos administrativos devidamente documentados, com a participação ativa dos desapropriados em todas as etapas”. E que assegure à população a ser alvo dessas ações a realização de audiências públicas para debate sobre projetos de urbanização.

A recomendação solicitou, ainda, que a prefeitura passe a publicar “listas claras e acessíveis das pessoas a serem contempladas com habitações”, em site de domínio público. E que crie um “fluxo de cadastramento prévio ao planejamento das obras, de modo a formar um cadastro único que permita a identificação e o acompanhamento das famílias desde o início dos processos de planejamento urbano e habitacional”.

O termo detalhou outras questões como indenização a ser paga às pessoas removidas, “com indenizações condizentes com as do mercado” e o pagamento de auxílio-moradia para os que tiverem direito a este benefício, em valor suficiente para proporcionar condições dignas de habitação. “Além disso, é preciso garantir que as unidades habitacionais oferecidas sejam disponibilizadas previamente à remoção e que possuam igual ou superior qualidade das originais”, enfatizou o documento.

O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota (Republicanos), participa do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, evento promovido pelo Governo Federal para aproximar gestores municipais dos programas federais e ampliar investimentos locais. Acompanhado da ex-prefeita Regina da Saúde (Pode) e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Pilota (MDB), Pedro busca recursos para fortalecer o desenvolvimento do município.

Durante o evento, que segue até quinta-feira (13), o presidente Lula anunciou a preparação de um novo edital do PAC Seleções, voltado para projetos prioritários das prefeituras em áreas como saúde, educação, infraestrutura e mobilidade. Além da programação oficial, Pedro Pilota e sua comitiva estiveram no Escritório de Representação de Pernambuco em Brasília, onde se reuniram com a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o deputado federal Carlos Veras (PT) para discutir demandas das cidades pernambucanas.

Para o prefeito de Itaíba, a participação no encontro é uma oportunidade de garantir novos investimentos e fortalecer o trabalho iniciado pela ex-prefeita Regina da Saúde. “Estamos aqui para buscar parcerias e recursos que garantam avanços para nossa cidade. Essa aproximação com o Governo Federal é fundamental para trazer mais melhorias para o nosso povo”, destacou Pedro Pilota.

A deputada federal Maria Arraes (SD) anunciou, nesta terça-feira (11), a destinação de uma emenda parlamentar para a modernização do Laboratório de Simulação Realística do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). Durante visita à reitoria da instituição, a parlamentar foi recebida pela reitora Socorro Cavalcanti, pela diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Betânia da Mata, e por docentes que destacaram a importância do investimento na qualificação dos estudantes da área de saúde.

O laboratório, que atende estudantes de Enfermagem e Medicina, é fundamental para proporcionar experiências práticas em protótipos humanos, garantindo um aprendizado mais realista e aprimorando a formação profissional. Para Maria Arraes, investir na educação e na capacitação dos futuros profissionais de saúde é um compromisso essencial. “Quando destinamos recursos para a modernização desse espaço, estamos fortalecendo a formação de profissionais mais preparados para atuar nos hospitais e unidades de saúde, beneficiando diretamente a população”, afirmou a deputada.

A reitora da UPE, Socorro Cavalcanti, agradeceu a iniciativa e ressaltou a importância da aquisição de novos equipamentos para o laboratório. “Essa emenda permitirá a compra de manequins e outros materiais essenciais para o ensino na área de saúde, qualificando ainda mais os estudantes da nossa instituição”, destacou. A coordenadora do curso de Enfermagem, Betise Alencar, também reforçou a relevância do investimento, afirmando que a modernização do laboratório beneficiará tanto os alunos quanto os profissionais que atuam no sistema público de saúde.

Ao final do encontro, Maria Arraes reafirmou seu compromisso com a universidade e colocou seu mandato à disposição para continuar apoiando iniciativas voltadas para o fortalecimento da educação superior em Pernambuco. “A UPE desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados, e seguiremos trabalhando para garantir mais investimentos que impactem positivamente a vida dos estudantes e da sociedade”, concluiu a deputada.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Olinda (SISMO) realizará, nesta quarta-feira (12), uma assembleia geral para discutir os próximos passos da campanha salarial da categoria. O encontro acontecerá às 8h, no Clube Atlântico, e deve reunir um grande número de servidores insatisfeitos com a falta de resposta da Prefeitura sobre a pauta de reivindicações entregue no início de janeiro. De acordo com o sindicato, a prefeita Mirela Almeida havia se comprometido a apresentar uma proposta na primeira semana de fevereiro, mas não cumpriu o prazo, o que gerou frustração entre os trabalhadores, que estão há quase dois anos sem reajuste.

Entre as principais demandas dos servidores estão o reajuste salarial de 15%, retroativo a janeiro, pagamento dentro do mês com divulgação de tabela prévia, quitação dos débitos da prefeitura com aposentados, aumento do vale-alimentação para R$ 32, revisão do Plano de Cargos e Carreiras, além da mudança no cálculo do piso da enfermagem. A categoria cobra mais diálogo e ações concretas da gestão municipal para atender às reivindicações.

Por Ricco Viana
Do Blog da Folha

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) tem movimentação intensa nos bastidores nesta semana devido à formação das comissões da Casa. As lideranças dos blocos têm até sexta-feira (14) para enviar as indicações dos deputados que irão compor os colegiados, o que tem gerado reconfigurações nas bancadas.

Atualmente, o cenário aponta para a existência de três blocos: o “blocão” governista, formado por PSDB, PRD, Solidariedade, Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e União Brasil; o bloco independente, composto por MDB, PL e PP; e o bloco de oposição, integrado por PSB, PSOL e Republicanos. No entanto, novas mudanças estão em curso.

Blocão

O União Brasil, que conta com cinco deputados, incluindo a líder do governo Raquel Lyra (PSDB) na Casa, Socorro Pimentel, se movimenta para deixar o “blocão” governista. Segundo parlamentares, a decisão caberá ao presidente estadual da sigla, Miguel Coelho, aliado do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A indefinição gira em torno de qual posição o União Brasil assumirá: tornar-se independente ou formar um bloco com a oposição. Como a escolha de Socorro Pimentel para a liderança do governo foi feita diretamente pela governadora Raquel Lyra, sem consulta ao partido, a tendência é que ela permaneça no cargo, mesmo com uma possível saída da legenda do blocão.

Já o PP, que havia deixado o “blocão” governista no início do ano legislativo, deve retornar ao grupo.

Bloco independente

Entre os independentes, o PL ainda não definiu sua posição. A legenda deve ser liderada por Abimael Santos, mas dois parlamentares da sigla, Renato Antunes e Joel da Harpa, são próximos da governadora e defendem, nos bastidores, uma aproximação com o bloco governista. Para que essa mudança ocorra, seria necessário convencer ao menos mais um dos cinco deputados do PL. Por enquanto, a tendência é de que o partido permaneça independente, mas esse cenário ainda pode mudar.