Lula faz o maior ato pró-Marília da Região Metropolitana

O ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral, deu, ontem, uma demonstração de que continua a maior liderança política do município. Foi em torno dele, candidato a deputado estadual e da filha Fabíola, candidata a deputada federal, que a pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou do maior ato politico até o momento na Região Metropolitana do Recife.

Uma multidão atendeu ao convite de Lula e Fabíola para ouvir não apenas Marília, mas Sebastião Oliveira, seu vice, e André de Paula, candidato ao Senado.

Veja outras postagens

O incêndio que atingiu o Shopping Recife, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, deixou estragos na parte interna do estabelecimento comercial, nesta sexta-feira (13). As informações são da Folha de Pernambuco.

Em vídeos que circulam nas redes sociais atribuídos ao estabelecimento comercial, é possível observar o estado que ficou um dos andares do Shopping Recife.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

A Prefeitura de Águas Belas assinou a ordem de serviço para a retomada das obras da Escola do Morro do Galo, projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com 12 salas de aula e quadra poliesportiva. A construção teve início em 2019, mas foi interrompida após as eleições de 2020 e não havia sido retomada desde então. O tema foi alvo de debates durante a última campanha municipal.

De acordo com informações registradas no Ministério da Educação, cerca de 40% da obra constava como concluída. No entanto, vistoria realizada recentemente pela gestão municipal apontou que menos de 20% da estrutura estava finalizada. Parte do que foi construído também foi considerada comprometida por problemas na qualidade dos materiais utilizados e por riscos à continuidade da obra.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença do prefeito Elton Martins, da secretária de Educação, Rosângela Brandão, vereadores, secretários municipais e moradores das comunidades próximas. Durante o ato, o prefeito comentou o histórico da obra e a situação encontrada pela atual gestão. “Me perguntaram a história dessa escola, mas não precisei contar. Basta olhar para estas paredes abandonadas que se vê o descaso que foi feito com dinheiro público”, afirmou. Segundo a prefeitura, serão investidos mais de R$ 5 milhões na retomada do projeto, que tem prazo estimado de 24 meses para conclusão.

Petrolina - Destino

Por Matheus Calmon – Portal Muita Informação

O ex-ministro das Cidades e pré-candidato ao Senado, João Roma (PL), afirmou, nesta sexta-feira (13), que não há qualquer relação sua com o escândalo do Banco Master. O presidente estadual do PL desafiou o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a abrir seu sigilo bancário e destacou que está disposto a prestar contas desde que Rui faça o mesmo.

“Olha, eu não posso estar me comparando com o Rui Costa. Ele deve suas explicações. Ele é que participou de reunião secreta… O senador Humberto Costa pediu quebra do meu sigilo. Não tem dificuldade. Eu entrego de bom grado desde que o Rui Costa entregue o dele. Vamos brincar? Vamos ver quem é que tem culpa no cartório, Rui Costa? Não deixe de mandar o seu não, porque senão eu vou saber porque o seu apelido é ‘correria’”, afirmou Roma a jornalistas durante a Lavagem de Arembepe, em Camaçari.

Ipojuca - IPTU 2026

O governo Trump propôs que o Brasil receba em prisões brasileiras os estrangeiros capturados nos EUA, tal como faz El Salvador em sua penitenciária de alta segurança Cecot. A demanda faz parte da proposta americana de cooperação para o combate a organizações criminosas transnacionais em negociação entre os dois governos.

A cooperação seria o grande anúncio da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao americano Donald Trump. O encontro estava programado para março, mas só deve sair em abril. As informações são da Folha de S. Paulo.

Caruaru - IPTU

O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, assumirá a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na próxima terça-feira (17), durante assembleia extraordinária que reunirá prefeitos e prefeitas na sede da entidade, no Recife. A reunião está marcada para as 9h e formalizará o início de uma nova etapa na condução da instituição.

Freitas sucede o ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia, que esteve à frente da Amupe no primeiro ano do atual biênio. A mudança ocorre dentro de um modelo de gestão compartilhada definido previamente entre os dois dirigentes, no qual Gouveia conduziu o primeiro ano do mandato e Freitas ficará responsável por concluir o ciclo administrativo da entidade até fevereiro de 2027.

Ao comentar o início da nova fase, Pedro Freitas afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho institucional da associação em defesa das administrações municipais. “Assumo a Amupe com o compromisso de fortalecer o apoio aos municípios pernambucanos. Nossa atuação seguirá voltada ao diálogo institucional e à construção de soluções que contribuam para o funcionamento das gestões municipais”, declarou. Durante a assembleia, também deve ser discutida a situação dos cachês artísticos em eventos promovidos pelos municípios.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, e o vice-presidente da entidade e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, participaram nesta quinta-feira (12) de uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Neves. O encontro teve como objetivo discutir pautas de interesse dos municípios e reforçar o diálogo institucional entre as duas instituições.

Durante a reunião, os representantes da Amupe convidaram o presidente do TCE-PE para participar da assembleia de posse de Pedro Freitas na presidência da entidade, marcada para o próximo dia 17 de março. Na ocasião, o Tribunal também deve apresentar orientações sobre o pagamento de cachês artísticos em eventos promovidos pelos municípios, tema que vem sendo acompanhado pela associação e envolve recomendações do órgão de controle para garantir transparência e adequação às normas vigentes.

O TCE-PE também confirmou participação no congresso da Amupe, previsto para os dias 27 e 28 de abril, no Recife Expo Center. “O encontro institucional reforça a parceria entre as instituições na busca por orientações e soluções que auxiliem a gestão pública municipal em Pernambuco. A Amupe e o TCE-PE seguirão trabalhando juntos para fortalecer cada vez mais os municípios pernambucano”, afirmou Marcelo Gouveia.

Palmares - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (13), que proíbe o assessor do governo Donald Trump, Darren Beattie, de vir ao Brasil enquanto os Estados Unidos não liberarem os vistos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de sua família, que foram cancelados pelo governo norte-americano no ano passado.

“Aquele cara americano que disse que vinha pra cá visitar o Jair Bolsonaro, ele foi proibido de visitar e eu o proíbo de vir ao Brasil enquanto não liberar os vistos do meu ministro da Saúde que tá bloqueado”, disse Lula durante inauguração de um hospital no Rio de Janeiro. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), se reuniu, hoje, no Recife, com representantes da nova diretoria da Aena Brasil para discutir investimentos e melhorias no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e em outros aeroportos administrados pela concessionária no país.

Participaram do encontro Joaquin Rodriguez Guerrero, diretor-geral da Aena Brasil; Lúcio Fonseca, diretor do Aeroporto do Recife; e Jesús Campo Hortas, diretor de Operações da Aena Brasil.

Empresário bem-sucedido em Sergipe, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) é o entrevistado do podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima terça. Na pauta, sua atuação no Congresso em favor de políticas públicas de fortalecimento do setor industrial, a proposta de redução da jornada de trabalho em tramitação no Congresso, os escândalos do Banco Master e do INSS.

Também eleição presidencial e o rumo que a federação partidária União Progressista, que uniu PP-UB, tomará na eleição presidencial. Laércio é intransigente na defesa da iniciativa privada. Empresário de visão moderna, acredita na redução dos juros e em iniciativas que reduzam a produção, o chamado “Custo Brasil”.

O hospital DF Star informou em boletim médico que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado, na manhã de hoje, com “quadro de febre alta, queda da saturação de oxigênio, sudorese e calafrios”. Segundo os médicos, os exames confirmaram “broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa”, ou seja, uma infecção bacteriana nos dois pulmões, causada pela entrada de líquido do estômago ou da boca nas vias respiratórias. As informações são do portal Estadão.

Segundo o boletim, Bolsonaro “no momento encontra-se internado em unidade de terapia intensiva, em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo”. A nota foi assinada pelo cardiologista do ex-presidente, Brasil Caiado, pelo coordenador da UTI geral, Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior e pelo diretor geral do hospital, Allisson Barcelos Borges.

Por Gerson Camarotti

Com a maioria formada na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para manutenção da prisão de Daniel Vorcaro, duas consequências já se apresentam no cenário político de Brasília. A primeira é a retirada do foco sobre o STF. Havia uma preocupação de ministros de que a Corte poderia voltar ao foco do caso Master, que viraria o “caso Supremo”, como havia ocorrido em relação a esse inquérito durante a relatoria de Dias Toffoli, que deixou a função.

A avaliação é que, com a manutenção da prisão, o caso segue o seu rito normal, com as decisões do ministro André Mendonça, e isso retira a pressão sobre o STF. A segunda consequência é a percepção de investigadores de que a manutenção da prisão vai criar um ambiente para uma possível delação de Daniel Vorcaro.

A Prefeitura de Palmares lançou oficialmente o Palmares Sorridente, projeto idealizado pela gestão do prefeito Junior de Beto com o objetivo de promover a saúde bucal entre os estudantes da rede municipal.

A iniciativa irá beneficiar 4.500 crianças da educação infantil e dos anos iniciais, que receberão kits de higiene bucal contendo escova de dente, creme dental, enxaguante bucal e fio dental.

Também será distribuída uma cartilha educativa, que busca orientar os alunos sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e incentivar práticas de prevenção desde a infância. Segundo a gestão municipal, ações como essa reforçam o compromisso da administração com o cuidado integral das crianças e com a melhoria da qualidade de vida da população.