Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Gustavo Gouveia (SD), quebrou o silêncio sobre as articulações de bastidores de parte dos seus colegas, que teriam se unido para não votar nele na nova eleição da Mesa Diretora da Casa. Após a reunião plenária desta segunda-feira (4), Gouveia conversou com jornalistas e disse que não enxerga a formação de nenhum grupo contra ele.
‘”Sinceramente, eu particularmente não vi nenhum grupo nesse formato. Não sei como está sendo essa conta e nem quem é esse grupo. Não consegui ver o nome de nenhum deputado. Então, realmente eu não tenho o que falar a respeito desse assunto sem saber quem são as pessoas que estão fazendo parte desse bloco. Mas acredito que tudo isso vai ser resolvido dentro da Casa, com conversa e com articulação, assim como nas outras eleições”, declarou.
Leia maisBases eleitorais
Em conversas com o blog, alguns parlamentares relataram insatisfações com Gouveia e dificuldade de lidar com ele no dia a dia. Outra queixa é que o deputado teria invadido as bases de alguns colegas durante as eleições municipais deste ano, algo que o primeiro-secretário nega.
“Não tem um deputado da Casa que possa dizer que eu tomei alguma base. Inclusive, fui convidado por lideranças que eram de deputados daqui e não aceitei fechar apoio, porque realmente acho que não é assim que se trabalha. Pernambuco é um Estado enorme onde você tem condições de trabalhar. Mas é natural que pessoas estejam em lados opostos em municípios”, enfatizou.
Gustavo Gouveia citou como exemplo as eleições em Carpina (Mata Norte), onde a sua esposa, Eduarda Gouveia (Podemos), saiu vitoriosa contra o candidato do PSB, Joaquim Lapa.
“Um municípío X ou Y não é de cada deputado. Por exeplo: o deputado Joaquim Lira (PV) apoiou o candidato Joaquim Lapa, que era oposição à minha esposa. Isso não quer dizer que eu tenha que ter raiva de Joaquim (Lira)”, comentou.
“Uma coisa é você buscar e tomar o voto de um deputado, outra coisa é você fazer parte de um grupo que é o outro lado”, acrescentou Gouveia.
Difícil trato
Sobre a queixa de ser uma pessoa difícil de lidar na Casa, o parlamentar disse que atende todos os colegas que o procuram.
“Todos que ligam podem contar com a primeira secretaria para ajudar nos seus mandatos. Acho que é o papel do primeiro-secretário, assim como do presidente, fazer com que todo deputado tenha condições de executar o seu trabalho e ter um grande mandato”, frisou.
Leia menos