A Coligação “União Pela Mudança”, que apoia o candidato Jobson Camelo (Republicanos) à Prefeitura de Buíque, apresentou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o atual prefeito, Arquimedes Guedes Valença (MDB), e o vice-prefeito, Túlio Henrique Araújo Cavalcanti, conhecido como Túlio Monteiro (MDB), que concorre ao cargo de prefeito nas eleições de 2024. A ação acusa ambos de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral.
O Ministério Público Eleitoral da 60ª Zona Eleitoral de Buíque seguiu parcialmente os pedidos da coligação e solicitou a cassação do registro de candidatura de Túlio e de sua vice, Miriam Briano. Além disso, o órgão pediu a inelegibilidade por oito anos de Túlio, de Miriam, do atual prefeito Arquimedes Guedes Valença e do secretário de Assistência Social, Matheus Frazão.

As denúncias envolvem a contratação irregular de servidores temporários sem processo seletivo, concessão de gratificações e uso de maquinário e recursos públicos com finalidades eleitoreiras. A promotoria identificou um aumento significativo no número de contratações temporárias, que supostamente visavam beneficiar a candidatura de Túlio à prefeitura.
As investigações buscam apurar se houve uso indevido da máquina pública para influenciar o resultado das eleições, favorecendo a candidatura de Túlio e comprometendo a integridade do processo eleitoral.





















