Gestora anfitriã do evento realizado hoje, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, prestigiou a abertura do 1° Encontro Estadual das Patrulhas Maria da Penha, realizado no auditório do Senai, em Ipojuca Centro. Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a iniciativa reuniu guardas municipais de todo estado de Pernambuco e da Bahia que possuem a Patrulha Maria da Penha numa oportunidade de compartilhar experiências e apresentar as boas práticas na área. A atividade foi uma parceria da Prefeitura do Ipojuca com a Guarda Municipal de Vitória do Santo Antão e Associação de Guardas de Pernambuco. Participaram do encontro mais de 150 pessoas entre secretários, agentes de segurança e representantes de instituições ligadas ao tema.
“Esse encontro é uma oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa rede. Ontem, 7 de agosto, foi o dia que a Lei Maria da Penha completou 18 anos, sendo um instrumento fundamental para o trabalho de proteção das mulheres vítimas de violência. Fico muito agradecida por saber que Ipojuca foi escolhida para sediar este evento. O nosso município tem se destacado pelo trabalho integrado entre as secretarias, o que nos permite oferecer um atendimento humanizado e eficaz, nos colocando hoje como uma cidade referência no Estado. Somos pioneiros na adoção de políticas públicas voltadas diretamente para essa área, como por exemplo o Centro de Referência da Mulher Dona Amarina e o botão do pânico que nossa gestão adquiriu”, disse Célia Sales.
“A nossa Patrulha Maria da Penha é um modelo a ser copiado pelas demais guardas. O investimento feito pela prefeita faz com que tenhamos bons resultados nesta área. Ipojuca conseguiu reduzir mais de 70% da violência nos últimos anos, principalmente, contra a mulher” relatou o secretário da SDS, Osvaldo Morais. Para a secretária da Mulher do Ipojuca, Lucélia Nunes, “a Patrulha hoje não se resume apenas em fazer uma fiscalização de medida protetiva, ela faz um serviço completo, que vai de suporte a acompanhamento. A troca que tivemos neste encontro foi muito significativa para que outros municípios possam ver como funciona o atendimento de combate à violência contra à mulher”, falou.