Já esteve em Petrolina, a quase 800 km do Recife, em Salgueiro, 500 km distante da capital e deve estar ainda em Araripina, na divisa com o Ceará. Mais discreto nos deslocamentos, seu provável adversário, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também passou por Petrolina e Vitória de Santo Antão. Esse contato direto com as massas que apreciam os festejos juninos rende votos?
Pode até não render, mas deixa o político mais próximo do eleitor, valoriza os prefeitos aliados e de qualquer forma gera uma boa mídia. Há riscos também. Soube pelas redes sociais, por exemplo, que a governadora foi vaiada em Gravatá durante o show de Wesley Safadão e isso pode ser descontentamento da população com a sua gestão ou algo direcionado por gente aliada ao outro lado, no caso o palanque da oposição.
As movimentações juninas de Raquel e João têm também, claro, tudo a ver com a antecipação da campanha do ano que vem, quando deverão polarizar a disputa pelo voto do eleitor num confronto certamente com chances de ser resolvido no primeiro turno por falta de uma terceira via competitiva.
VITRINE DO PODER – A maior vitrine para Raquel está sendo, sem dúvida, a sua Caruaru. Esteve na abertura, no final de abril, e passou por lá, ontem, mais uma vez, na tradicional e concorrida noite do São João e da fogueira junina. Por lá, tem um prefeito aliado, seu ex-vice Rodrigo Pinheiro, a quem deu uma forte contribuição para sua reeleição, na qual derrotou o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT).
Um clássico, na visão de Rodrigo – Por falar em Rodrigo, em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, ao falar sobre as eleições de 2026 e do resultado da pesquisa do Opinião, com amplo favoritismo para o pré-candidato do PSB, João Campos, admitiu que será uma disputa extremamente acirrada, chegando a classificar de um clássico eleitoral. Para o prefeito, Raquel está fazendo entregas de obras importantes que tendem a mudar o conceito do eleitorado em relação a sua gestão, que hoje tem aprovação de 44% dos pernambucanos.
Pé na estrada com olho no Senado – Os pré-candidatos ao Senado também estão se movimentando bastante pelo Interior nesta jornada junina. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, já perdeu as contas dos municípios em que passou para conferir a festa. O encontrei em Surubim na sexta-feira passada prestigiando a largada do São João promovido pelo prefeito Cléber Chaparral (UB). Também passou por Petrolina, Caruaru, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe.
O giro de Eduardo – Presidente estadual da federação PP-União Brasil e pré-candidato ao Senado, o deputado federal Eduardo da Fonte já passou por mais de dez municípios, entre eles Gravatá, Caruaru, Brejão e Surubim. Segundo pesquisa do Opinião, ele é o segundo mais citado para o Senado, atrás apenas do senador Humberto Costa, com uma média de 22%. Seu discurso está focado na saúde, com uma forte ação de entregas de equipamentos e aparelhos de exame no que há de mais moderno.
Wolney no podcast da próxima semana – Devido aos festejos juninos, que transformaram o Congresso Nacional num deserto, hoje não tem podcast Direto de Brasília, parceria do meu blog com a Folha de Pernambuco. Para o da próxima semana, a terça-1, está confirmada a presença do ministro da Previdência, Wolney Queiroz, justamente na semana em que será instalada a CPI Mista do INSS e anunciados os seus integrantes do Senado e Câmara.
CURTAS
PRÊMIO – O presidente Lula (PT) assinou, ontem, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o decreto que cria o Prêmio Nacional da Educação. A premiação contemplará cidades, Estados, alunos e gestores que atingirem metas estipuladas para a rede básica de educação. Segundo o ministro, a cerimônia será realizada em 11 de agosto, quando é celebrado o Dia do Estudante.
COCO DESVALORIZADO – Embora seja na cultura o maior símbolo de projeção de Arcoverde, o samba de coco não teve o tratamento merecido no palco oficial da Prefeitura. No domingo, na apresentação do grupo Samba de Coco Raízes, o palco chegou a ser invadido para produção de uma live, criando grande constrangimento. Ontem, o Coco Trupé teve a sua apresentação modificada para quatro horários, sendo definida, enfim, para às 19 horas.
RECORDISTA – O presidente da Câmara de Arcoverde, Luciano Pacheco, ficou impressionado com o tamanho da Caminhada do Forró, realizada domingo passado, atraindo mais de 40 mil pessoas nas ruas. Em publicação nas redes sociais, destacou: “Nossa caminhada é GIGANTE! Viva o forró, viva o povo arcoverdense!”.
Perguntar não ofende: A CPI Mista do INSS pega mais o governo de Bolsonaro ou o de Lula?
Leia menos