Hoje, no horário do Sextou, entrevista exclusiva com artistas nacionais sempre às sextas-feiras no horário do Frente a Frente, das 18 às 19 horas, estarei ancorando um debate com os convidados José Nivaldo Júnior, marqueteiro e editor do jornal O Poder; Angelo Castelo Branco, jornalista; Emílio Duarte, advogado eleitoral, e Roberto Santos, cientista político. Em pauta, as eleições do próximo domingo.
No Recife e Região Metropolitana, o programa será transmitido pela 102,1 FM, do Recife, integrante do Grupo EQM, do meu amigo Eduardo Monteiro. Também pelas emissoras integrantes da Rede Nordeste de Rádio, um total de 44 nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Paraíba. Quem quiser acompanhar também pela internet, os canais serão pelo Instagram, Facebook e You Tube do blog.
Já no domingo, esta mesma equipe estará comigo no programa especial da Rede Nordeste de Rádio sobre a marcha da totalização dos votos para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual, também tendo como cabeça de rede a 102,1 FM, no Recife.
A maioria dos brasileiros acredita que o governo pode começar a cobrar imposto sobre as operações Pix, segundo um levantamento feito pela Quaest, divulgado na sexta-feira (17). A pesquisa questionou os entrevistados sobre o que eles ouviram a respeito das informações falsas que rodaram nas últimas semanas em redes sociais sobre o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.
Os dados mostram que 87% dos entrevistados ouviram a fake news de que o governo cobraria imposto sobre o Pix, contra apenas 13% que disseram não ter ouvido nada sobre o assunto.
Entre os que ouviram, 67% ainda acreditam que o governo possa começar a cobrar alguma taxa sobre o Pix, enquanto 17% afirmaram não acreditar em uma possível cobrança futura e 16% não souberam responder.
Ao G1, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, afirmou que o assunto movimentou mais de 5 milhões de menções nas redes sociais nos primeiros 16 dias de 2025. A grande onda de desinformação e ataques ao governo fez o presidente Lula revogar a normativa da Receita Federal que deu início ao assunto.
A norma previa uma transferência semestral para a Receita de dados de transações das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das fintechs para movimentações acumuladas acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil mensais para pessoas jurídicas. Isso valia para o Pix e outras formas de transferência de recursos.
Esses reportes são obrigatórios para os bancos tradicionais e o objetivo na normativa era igualar o tratamento para outras instituições financeiras.
Entre os brasileiros informados sobre o assunto, 68% ficaram sabendo que o governo federal desmentiu a informação falsa e 31% não ficaram sabendo.
Sobre a revogação da fiscalização, 55% disseram que ficaram sabendo e 45% disseram que não ficaram sabendo.
A Quaest ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 15 e 17 de janeiro e os monitoramentos foram feitos levando em consideração dados coletados entre 1º e 16 de janeiro. Para obter os dados, a pesquisa monitorou as redes sociais, grupos de WhatsApp e pesquisa de opinião.
O ex-deputado estadual e agora prefeito do Cabo, Lula Cabral (SD), avalia que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), deu uma jogada de mestre na eleição para renovação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, levando o PSB a fazer a maioria dos cargos.
“João faz a política com maestria. Não interferiu na eleição do presidente Álvaro Porto, ligado ao ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Com isso, fez Rodrigo Farias ser eleito primeiro-vice, Aglailson Victor segunda-vice e Francismar Pontes primeiro-secretário, todos do PSB, que detém a maioria absoluta dos cargos da mesa”, afirmou.
Lula disse ainda que João fez Dema Santos Superintendente Geral da Alepe com a sua decisão de nomear o ex-deputado Isaltino Nascimento para secretário no Cabo. Isaltino estava ocupando a função. “No cargo, Dema passa a ter espaços para fazer a boa política de relacionamento com todos os deputados na condição de fiel interlocutor de João”, avalia Lula Cabral.
A máxima de 41,5°C foi registrada às 14h na estação de Irajá, na zona norte. As informações integram o Sistema Alerta Rio.
O sábado não teve ocorrência de chuva até o final da tarde. Parte dos cariocas aproveitou o dia abafado na praia.
Segundo a prefeitura, o Rio entrou no Nível de Calor 3, o NC3, às 9h50 de sexta-feira (17). A escala adotada pelo município vai de 1 a 5.
O NC3 é caracterizado por índices elevados de calor, na faixa de 36°C a 40°C, com possível permanência ou aumento dessas condições por ao menos três dias consecutivos.
A previsão indica céu parcialmente nublado durante a noite deste sábado. Os ventos devem ser de intensidade fraca a moderada, diz o Centro de Operações Rio.
José Genoino, ex-deputado federal e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), está internado no hospital A. C. Camargo Cancer Center, em São Paulo.
A assessoria do PT informou ao Correio que José Genoino passou por uma cirurgia para retirada de um tumor na manhã de ontem e se recupera bem.
A comunicação da unidade hospitalar não divulgou boletim médico, mas confirmou a internação.
José Genoino foi deputado federal por 7 mandatos, sendo 5 consecutivos entre 1983 e 2003. Voltou à Câmara dos Deputados em 2007 sendo reeleito em 2011. Em julho de 2013, saiu de licença médica para tratamento de saúde e renunciou ao mandato em dezembro de 2013.
O político também foi presidente do Partido dos Trabalhadores entre 2002 e 2005, quando renunciou ao cargo após ser acusado de envolvimento no esquema do mensalão.
Em 2012 foi condenado sob a acusação de corrupção ativa no mensalão e foi preso em 2013. No ano seguindo, José Genoíno foi absolvido.
Saúde de José Genoíno
Em julho de 2013, José Genoíno foi diagnosticado com uma dissecção da aorta (quando uma ou mais das três camadas da artéria se rompem, forçando uma hemorragia interna). À época, Genoíno passou por uma cirurgia após sentir fortes dores no peito. Meses depois, uma junta médica da Câmara dos Deputados afirmou que o então deputado licenciado não era portador de cardiopatia grave.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome retirou 1.199 políticos eleitos nas eleições municipais de 2024 da lista de beneficiários do Bolsa Família. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).
Entenda o caso:
De acordo com as regras do programa, famílias que têm integrantes eleitos devem ter o benefício do Bolsa Família, além do Auxílio Gás, cancelados a partir de janeiro de 2025.
Os pagamentos começam a cair nesta segunda-feira (20).
Entre os benefícios cancelados, estão os de 167 famílias na Região Norte, 592 no Nordeste, 300 no Sudeste, 82 no Sul e 58 no Centro-Oeste.
O documento também prevê que as famílias inscritas no Cadastro Único e que tenham candidatos eleitos na composição não poderão solicitar benefícios e ficam impedidas de entrar nos programas sociais durante o período do mandato.
Veja a lista de cancelamentos por estado:
RO – 3 AC – 8 AM – 3 RR – 2 PA – 64 AP – 10 TO – 57 MA – 94 PI – 79 CE – 38 RN – 41 PB – 80 PE – 59 AL – 20 SE – 25 BA – 156 MG – 229 ES – 13 RJ – 7 SP – 51 PR – 33 SC – 11 RS – 38 MS – 6 MT – 18 GO – 34 DF – 0
O ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, e sua esposa, a deputada Socorro Pimentel, viram a morte de perto. Neste vídeo, ele conta como conseguiu furar a barreira terrível de um incêndio no hotel em que estava hospedado em Maceió na semana passada.
O Hamas informou a Israel o nome das três reféns que serão libertadas neste domingo (19): Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher. Israel confirmou o recebimento da lista e disse que o cessar-fogo entraria em vigor às 11h15 de hoje (6h15 no horário de Brasília) — três horas depois do previsto.
O que aconteceu
A divulgação da lista ocorre após Israel continuar ataques a Gaza por não ter recebido o nome das reféns. Isso impediu o início do cessar-fogo, que estava marcado para começar às 8h30 deste domingo (3h30 no horário de Brasília).
O porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), Daniel Hagari, disse que o acordo para o cessar-fogo não estava valendo enquanto a lista não fosse divulgada. “As FDI continuam a atacar agora em Gaza, enquanto o Hamas não cumprir as suas obrigações com o acordo”.
Dezenove pessoas foram mortas após os ataques de Israel, informou o serviço de emergência palestino. Ao menos 36 pessoas ficaram feridas.
O Hamas afirmou que não havia divulgado a lista com os nomes dos reféns por “falhas técnicas”. A declaração havia sido dada antes do início do cessar-fogo.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já havia ameaçado cancelar o cessar-fogo. Netanyahu disse no sábado que não haveria trégua até Israel receber a lista dos reféns que seriam libertados pelo Hamas.
Antes do novo impasse, militares israelenses chegaram a ser vistos se retirando da região de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Eles se dirigiram para o corredor Filadélfia, situado na fronteira entre Egito e Gaza, segundo a agência Reuters, com base em informações de uma mídia do Hamas.
O cessar-fogo deve ocorrer em três etapas. Na fase inicial, que durará seis semanas, 33 dos 98 reféns que ainda estão em poder do Hamas serão libertados em troca de quase 2.000 prisioneiros palestinos.
As três reféns femininas são civis e serão as primeiras libertadas neste domingo (19). Romi Gonen, 24, foi sequestrada durante o ataque ao festival de música Nova, em 7 de outubro. Doron Streinbrecher, 31, e Emily Damari, a única refém com nacionalidade britânica, 28, foram levadas do kibbutz Kfar-Aza. Em troca, 95 prisioneiros palestinos devem ser liberados.
Durante essas seis semanas, acontecerão negociações para uma segunda fase da trégua. Isso incluiria a libertação de todos os reféns em Gaza e estabeleceria as bases para o fim da guerra.
Em 15 meses, a guerra entre Israel e o Hamas devastou a Faixa de Gaza e matou ao menos 46.800 pessoas, segundo o Ministério da Saúde do território palestino. O conflito começou quando o grupo extremista fez uma série de atentados a Israel em 7 de outubro de 2023. Morreram 1.200 e outros 251 foram sequestradas, segundo o Exército israelense.
É de pai para filho, diz uma canção de Luiz Gonzaga que virou tema de uma superprodução cinematográfica. O contexto é artístico e musical, mas bem que poderia retratar costumes. No Sertão que me criei — e Gonzagão também retrata em suas canções — os costumes eram uma das fontes mais fortes da moral. Eram mais poderosos que as leis.
Fui criado no costume, por exemplo, de pedir a benção aos meus pais, avós, tias e padrinhos. Acordar ou dormir sem levantar as mãos em direção aos meus pais para pedir a benção era imperdoável, inconcebível. Li que a tradição da benção surgiu com Abraão no início da caminhada do povo de Deus. O Senhor pediu a Abraão que abençoasse o seu povo.
Católica fervorosa, mamãe Margarida dizia que quando pedimos benção aos pais, Deus dá a oportunidade de estar bem próximo dele. Quando a gente — são nove filhos — ia dormir no casarão de Afogados da Ingazeira sem pedir a benção, ela chegava de mansinho no quarto e dizia: “Vocês não têm vergonha de dormir sem pedir a benção? Levantem-se e vão pedir a benção ao pai!”
Para os que têm fé, e mamãe era uma mulher abençoada, a benção abre um olhar espiritual sobre a realidade. Fui criado com o dogma de que pedir a benção aos pais e às pessoas idosas é muito mais valioso do que pedir algo material.
Com o tempo, compreendi que a benção vinda dos pais é a própria graça de Deus sobre seus filhos. Arraigada nesta cultura, criada no Sertão como eu, minha Nayla nunca perdeu o costume de pedir a benção. Até hoje quando fala com os pais ou tios, até mesmo ao telefone, observo que ela nunca deixa de iniciar a conversa pedindo a benção. Acho lindo, me emociono!
Tradição católica, ser abençoado por pais, tios, padrinhos e avós traz harmonia, paz e proteção. Pena que este costume antigo está por um triz. Resiste apenas nos rincões nordestinos, transmitido de geração em geração, uma tradição valorosa. A benção dos pais é um sinal de graça de Deus sobre os filhos. É uma forma de louvar a Deus e pedir a sua proteção.
Eu me criei — e a minha Nayla também — pedindo a benção ao acordar, antes de dormir, antes de sair de casa, para pedir proteção, para pedir que os filhos tomem decisões sábias e para pedir que os filhos sejam rodeados de pessoas que os incentivem a viver bem. Os tempos mudam, é verdade, mas era tão lindo e harmonioso esse passado saudoso!
Nada melhor do que ter uma família unida e abençoada pelos pais, através da fé em Deus e na sua benção. Sem a benção, o amor sucumbe. Sem amor, uma família acaba acolhendo os piores sentimentos, entre eles a discórdia, a falta de perdão, intrigas, fofocas, maledicências, ou seja, tudo que possa provocar uma desunião entre os familiares.
Amar é a benção das bênçãos. Não é possível amar pouco ou muito. Ou a pessoa ama ou não ama. Quem ama, ama de coração aberto, com a alma transparente e todos os sentidos em plena floração de vida. Hoje, agradeço por ter sido criado num imenso universo que me abençoou muito e me guiou a cada momento.
O que se vê hoje, infelizmente, são irmãos que não falam com irmãos. Filhos afastados, que se esquecem da mãe, que não pedem uma benção. Famílias que brigam como se tudo fosse uma grande concorrência! Isso tudo é muito ruim. A família é sinônimo de refúgio, de lar, de porto seguro, e não de brigas e desavenças.
Tem uma canção de uma dupla sertaneja paulista que fiz questão de compartilhar ao final como lição à nova geração. Dois trechinhos dizem assim:
“Bença pai, bença mãe/ Me conta dos cabelos brancos/ Quando eu saí não eram tantos/ Uô, uô, uô/ Bença pai, bença mãe/ A casa tá tão diferente/ Mas o amor é o de sempre”.
Depois do dom da vida, a família é o maior presente que Deus nos deu.
Como foi o comércio de usados em Pernambuco em 2024
A venda de veículos seminovos e usados em Pernambuco cresceu 10,3% no ano passado em relação a 2023. Foram 463,5 mil unidades comercializadas – ou 43 mil a mais do que o ano anterior. Esse também foi o desempenho geral da região Nordeste – que negociou quase 2,3 milhões de carros, picapes, ônibus, caminhões e, principalmente, motos, com algo em torno dos 210 mil a mais do que em 2023. Em termos percentuais, destaque para os revendedores do Piauí, estado que registrou elevação de 17,2%. Em segundo lugar, ficou o segmento no Rio Grande do Norte, com 16,1%. O comércio de usados no Ceará teve a pior performance, com 2,2%.
Por subcategoria, os seminovos (até 3 anos de uso) tiveram aumento de vendas. Mas os preferidos, ou que os consumidores puderam comprar, foram os chamados velhinhos (com 13 ou mais anos de estrada). Em todo o país, segundo dados da Fenauto, a entidade que representa o segmento de lojistas multimarcas de seminovos e usados, foi registrado um novo recorde, com 15,8 milhões de unidades vendidas, o melhor número da série histórica registrado desde 2011.
E o presidente da instituição, Enilson Sales, prevê que 2025 seguirá o mesmo ritmo. “Isso se a economia não tiver nenhum sobressalto neste ano”, diz ele. Os modelos mais vendidos em 2024 foram os com 13 anos ou mais (5,7 milhões), seguidos pelos de 4 a 8 anos, com 4 milhões. Somando os segmentos de novos e de usados, o Brasil comercializou mais de 20,5 milhões de veículos.
Fiat Mobi fica mais potente – Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Fiat Mobi, um dos 10 carros mais vendidos no Brasil no ano passado, chega com novidades na linha 2025. O hatch de entrada da marca passa a ser equipado com o motor 1.0 Firefly Flex, ficando mais potente e econômico, segundo a empresa. Com a nova motorização, as versões Like e Trekking passam a ter até 75 cv de potência e 10,5kgfm de torque, que está 10% maior, com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h agora é de 14,7 segundos e a velocidade máxima é de 164 km/h, 12km/h melhor.
Agora, o modelo faz até 10,6 km/l na estrada e 9,8 km/l na cidade, com etanol, e 15,1 Km/l na estrada e 14,0 km/l na cidade, com gasolina. E o modelo agora conta com direção elétrica e o ajuste de altura do volante, algo exclusivo na categoria. O Mobi também é equipado, desde a versão Like, com sistema de freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e sensor de pressão dos pneus. Completam o pacote o ar-condicionado, airbag frontal, travas e vidros dianteiros elétricos, limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro e sensor de temperatura externa. Com o Firefly, o compacto é vendido por R$ 77 mil na versão Like e R$ 80 mil na Trekking. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.
C3 e Aircross chegam mais equipados – Já começou a desembarcar nas concessionárias da Citroën a linha 2025 de dois modelos da marca: C3 e Aircross. Agora, a lista de equipamentos de série ficou melhor, com mais oferta. Por exemplo: o Aircross ‘normal’ e o de 7 lugares passam a contar de série com câmera de ré, farol de neblina e ar-condicionado automático digital a partir da versão Feel Pack. Já as versões Shine também ganham ar-condicionado automático digital e acabamento do painel de bordo na cor cinza.
O ar digital estreou primeiro no Citroën Basalt no ano passado. Já para a linha C3 hatch, os modelos 2025/2025 tiveram mudanças bem mais tímidas. A versão mais cara You!, turbinada, só ganhou uma nova cor, enquanto a Feel agora passa a ter câmera de ré. Todas as versões têm motor 1.0 turboflex capaz de entregar 130cv de potência, com torque de 20,4kgfm. A única opção de câmbio é o automático do tipo CVT com simulação de 7 velocidades.
Vans da Stellantis ganham novo motor – A empresa Stellantis, dona da Fiat, Citroën, Peugeot e outras montadoras, renovou o motor da linha de furgões de suas principais marcas. Agora, os Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy passam a ter motor 2.2 turbodiesel de 150cv de potência e 37,0kgfm de torque. O trio tinha propulsor 1.5 de 120cv. Com capacidade de carga de 1,5 tonelada, eles fazem 12,4 km na cidade e 13,7 km na estrada com diesel — um rendimento, segundo a empresa, de 4,2% e 15,1% melhores, respectivamente. A Stellantis é líder de mercado com 49% dos licenciamentos, somando picapes e utilitários da Fiat, Peugeot, Citroën e RAM.
Divisor de caçambas da Nissan – A linha de acessórios originais da Nissan ganha mais uma opção, já disponível na rede de concessionárias da marca japonesa em todo o país. A novidade é o divisor de caçamba para as versões PRO4X e Platinum da picape Nissan Frontier, a partir do ano-modelo 2023. O novo acessório é ideal para proteger e evitar que a carga se movimente. Desenvolvida em parceria com a Bepo, a novidade é feita com travessas de aço com 2 mm de espessura com o logotipo da marca Nissan em serigrafia no centro. Foi feita para suportar esforços de até 22 quilos. O acabamento é com pintura eletrostática texturizada a epóxi a pó, material que garante boa resistência à corrosão. O encaixe nos protetores de caçamba originais da picape é perfeito. O preço para venda médio na rede é de R$ 850 (baseado em variações tributárias dos estados).
O sucesso do Haval H6 – O GWM Haval H6 foi o híbrido mais vendido do Brasil em 2024, com 22.893 unidades emplacadas. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Haval H6 ficou à frente de grandes concorrentes, como BYD, Toyota e Volvo, conquistando quase 12% de market share no segmento de veículos eletrificados e foi líder de vendas no segmento dos híbridos, considerando os modelos acima de R$200 mil. O Haval H6 foi seguido pelo Song Plus, com 17.908 unidades, e pelo Toyota Corolla Cross, com 12.077 unidades, completando os três primeiros colocados. No segmento de veículos totalmente elétricos, a linha GWM ORA 03 alcançou a segunda posição, com 6.326 unidades comercializadas em 2024, representando 10,5% de market share. Com esse resultado, a GWM se firma como uma das principais fabricantes de veículos eletrificados do Brasil.
Fundo para compra de usados – E por falar na GWM, ela deu mais um passo inédito e bem interessante: lançou o primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC) para a compra de veículos usados. O FDIC da GWM vai disponibilizar mais de R$ 60 milhões para sua rede de concessionárias, no julga ser uma transformação radical na forma como veículos seminovos são negociados no país. Este fundo inovador vai trazer ganhos tanto para os clientes quantos para as concessionárias. O cliente será favorecido porque agora aumenta ainda mais a chance de seu usado ser supervalorizado ao dá-lo na troca por um GWM 0km.
Para a concessionária, o novo fundo otimiza seu fluxo de caixa, facilita o giro de estoque dos carros usados e dá maior tranquilidade financeira aos parceiros da GWM, marcando uma mudança significativa no mercado automotivo. O FDIC criado pela GWM Brasil funcionará como um facilitador entre a montadora e suas atuais 100 concessionárias, incentivando a compra de veículos seminovos que entram como troca durante a venda de um GWM zero km.
A operação funciona da seguinte maneira: a concessionária recebe do comprador parte do pagamento em dinheiro e o restante com o veículo usado, criando um débito correspondente ao modelo que precisa ser quitado. Para garantir o fluxo de caixa, o fundo financia a concessionária, proporcionando um prazo de até três meses para que a loja possa vender o carro usado com calma, sem precisar dispor de capital próprio e sem impactar sua receita.
Conheça o novo Vantage Roadster – A Aston Martin revelou oficialmente o Vantage Roadster, um conversível de alta performance de motor V8 baseado no aclamado Vantage Coupe – modelo, aliás, que mostra todo o luxo da marca. O V8 4.0 oferece 665cv de potência e torque de 81 kgfm. Na aceleração ele sai de 0 km/h para 100 km/h em 3,5 segundos e sua velocidade máxima é de 325 km/h. O teto elétrico é, por sinal, também ultrarrápido, sendo capaz de abrir ou fechar em apenas 6,8 segundos, mesmo em velocidades de até 50 km/h. A estrutura em alumínio ultraleve contribui para um peso adicional de apenas 60 kg em comparação ao cupê, mantendo a rigidez estrutural e o equilíbrio característicos da linha Vantage. As entregas do Aston Martin Vantage Roadster estão previstas para o segundo trimestre de 2025 e não há previsão de preços para o Brasil.
Medo de carros chineses? – Provavelmente, um dia você terá um carro chinês. Afinal, as vendas desses produtos só crescem. Em 2024, o comércio deles praticamente triplicou no Brasil. A alta foi de 187% sobre 2023 – de 42 mil para 120,3 mil unidades. Isso significa 26% das importações totais de veículos. Aliás, eles só perdem para os fabricados na Argentina, que tem benefícios do Mercosul e são das mesmas montadoras instaladas por aqui, com um índice 48% de participação no mercado. Em seguida, vêm México e Alemanha, com fatias de 10% e 5%, respectivamente.
Os mais procurados – Pela primeira vez, a Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, apresenta o ranking dos carros elétricos mais procurados pelos usuários da plataforma em todo o Brasil. O Porsche Taycan ocupa a liderança entre os mais buscados no recorte de novembro de 2022 a novembro de 2024. Na sequência, aparecem BYD Dolphin (2°) e Volvo XC40 (3°), de acordo com o levantamento da Webmotors Autoinsights. Segundo os dados do estudo, a BYD se destaca na lista das marcas mais pesquisadas no período com outros três modelos: Seal (8°), Tan (9°) e Yuan-Plus (10°). Confira a lista:
1. Porsche Taycan
2. BYD Dolphin
3. Volvo XC40
4. Audi e-tron
5. MINI Cooper
6. Nissan Leaf
7. BYD I3
8. BYD Seal
9. BYD Tan
10. BYD Yuan-Plus
Cuidados com o catalisador – Viajando de férias? Então, saiba que, dos cuidados com a manutenção do veículo, há um sempre quase esquecido: o catalisador automotivo. O mau funcionamento desta peça costuma indicar que há outros problemas no automóvel. Envolto em uma cápsula metálica que suporta altas temperaturas e condições extremas, o catalisador automotivo é um substrato (cerâmico ou metálico) revestido com metais como platina e paládio. “O componente é responsável pela redução de até 99% das emissões poluentes, convertendo os gases provenientes da combustão em substâncias inofensivas à saúde humana e ao meio ambiente”, afirma Miguel Zoca, gerente de aplicação de produtos da unidade de catálise da Umicore, uma das maiores fornecedoras de catalisadores automotivos do mundo.
Quando um catalisador automotivo não funciona corretamente, gases tóxicos como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx) são liberados pelo escapamento. Eles causam sérios impactos à saúde – como, por exemplo, infecções respiratórias, asfixia, irritação nos olhos, mutações genéticas e câncer. O mau funcionamento do catalisador também agrava a poluição ambiental, prejudicando o ar e contribuindo para o aquecimento global. Para prevenir futuros contratempos que cheguem a prejudicar o catalisador, o carro deve passar por uma revisão geral. “O catalisador pode ser comprometido por falhas no sistema de alimentação, defeitos no escapamento ou problemas no sensor de oxigênio”, explica o especialista. “Por isso, uma manutenção adequada garantirá uma viagem mais tranquila e sem custos indesejados”, acrescenta Zoca.
Neste contexto, alguns cuidados que podem ser tomados são:
Revisar o sistema de alimentação do automóvel para evitar falhas na combustão, verificando a abertura das velas de ignição e as condições dos eletrodos, analisando a resistência elétrica e as condições dos terminais dos cabos de velas e se certificando de que não haja trincas ou vazamentos nas bobinas de ignição.
Pedir que o mecânico veja o sistema de escapamento e examine se não há vazamentos ou oxidação que possam estar danificando peças internas.
Checar a resistência interna de aquecimento do sensor de oxigênio (sonda lambda) e o estado das conexões do componente que tem papel crucial na monitoração da mistura de ar-combustível.
Trocar o óleo e o filtro de combustível no prazo recomendado pelo fabricante, evitando que substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor se acumulem no catalisador e contaminem a peça com materiais como fósforo, zinco, cálcio e magnésio, que se amontoam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres.
Abastecer o carro em postos de qualidade reconhecida e utilizar aditivos e fluidos de origem conhecida, seguindo a orientação da montadora. O uso de compostos com má qualidade pode danificar o sistema de exaustão e reduzir a eficácia do catalisador.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
Milhares de pessoas foram às ruas de Washington, neste sábado (18), contra as políticas anunciadas por Donald Trump e o partido Republicano, dois dias antes da volta do empresário à Casa Branca.
A chamada “Marcha do Povo” foi organizada por um coletivo de movimentos de defesa dos direitos civis e da justiça social, incluindo o grupo por trás da Marcha das Mulheres, que atraiu centenas de milhares de pessoas para a capital norte-americana antes da primeira posse de Trump, em 2017.
Os manifestantes protestam contra uma série de temas que consideram sob ataque por Trump e líderes de seu partido, inclusive o direito ao aborto, o combate às mudanças climáticas, as proteções contra a violência armada e os direitos dos imigrantes.
Na marcha multicolorida viram-se alguns gorros cor-de-rosa em forma de gato, uma referência ao evento de 2017. Os participantes percorreram o centro da cidade sob uma chuva leve, passando pela Casa Branca e em direção ao Lincoln Memorial.
Os protestos de agora são muito menores do que os de 2017, em parte porque o movimento pelos direitos das mulheres nos EUA parece mais fragmentado para muitos ativistas depois que Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris em novembro.
Os organizadores previram que 50 mil pessoas participariam do ato, enquanto a polícia local esperava cerca de 25 mil pessoas. Mais de 300 outras marchas foram planejadas em todo o país.
“Estas leis ameaçam nossas vidas. As mulheres estão morrendo”, disse Aisha Becker-Burrowes, cuja voz mal podia ser ouvida devido aos cânticos que repetiam, “Meu corpo, minha escolha”.
Susan Dutwells, uma mulher de 60 anos que viajou da Flórida com a filha para participar da marcha, disse que está “assustada” e “enojada” com a volta de Trump ao Salão Oval.
“Tanta gente está votando contra seus próprios interesses. Eu não entendo”, disse Dutwells à AFP.
Sarah Kong, uma psiquiatra que viajou de Chicago com a mãe para participar de sua primeira marcha, afirmou que gostaria de protestar de novo. “Eu me sinto motivada, estimulada por todas estas pessoas. Tenho fé no futuro, embora esteja assustada”, resumiu.
Vendedores ofereciam botões com as inscrições #MeToo e “O amor supera o ódio”, e vendiam bandeiras da Marcha do Povo por US$ 10 (R$ 61). Os manifestantes carregavam cartazes que diziam “Feministas vs. Fascistas” e “Pessoas acima da política”.
“É realmente reconfortante estar aqui com todos vocês hoje em solidariedade e união, diante do que será um extremismo realmente horrível”, disse Mini Timmaraju, chefe do grupo de defesa Liberdade Reprodutiva para Todos, à multidão.
Ela afirmou que a boa notícia é que os direitos ao aborto continuam populares apesar da vitória de Trump, liderando um coro de “Nós somos a maioria!”
Os protestos foram em grande parte pacíficos em meio a uma segurança reforçada. Uma pessoa com um boné vermelho MAGA (sigla em inglês para “torne a América grande de novo”, o slogan de Trump) surgiu perto da frente da marcha e foi levada pelas autoridades.
O protesto ocorre depois que Tom Homan, apelidado de “czar da fronteira”, disse à Fox News que uma “grande batida” ocorreria no país pouco depois de o republicano ser empossado no cargo, na próxima segunda-feira (20). Homan vai supervisionar as políticas de migração e segurança na fronteira.
Em seu segundo mandato, após perder as eleições presidenciais para Joe Biden em 2020, Trump planeja deportar milhões de imigrantes em situação irregular. O republicano venceu todos os sete estados decisivos e o voto popular na eleição de novembro.
Outros protestos estão planejados para o fim de semana, incluindo no Dia da Posse, que coincide com o Dia de Martin Luther King Jr. Líderes dos direitos civis dizem que vão se reunir e continuar mobilizados sob a administração de Trump.
“É reconfortante que as pessoas ainda se importem”, afirmou Preethi Murthy, 28, que mora em Washington e trabalha em saúde global. “Temos que mostrar que somos maiores em número e que não vamos recuar.”
O TikTok pode ficar indisponível nos Estados Unidos no domingo (19) e sair do ar após a Suprema Corte confirmar a proibição da plataforma de propriedade chinesa – mas pode voltar já na segunda-feira (20).
O presidente eleito dos EUA Donald Trump afirmou que “muito provavelmente” adiará a proibição do TikTok por 90 dias após assumir o cargo na segunda-feira. Em entrevista à NBC News, no entanto, o republicano ressaltou que ainda não tomou uma decisão final.
Trump disse que seria “apropriado” aprovar uma extensão para o aplicativo, banido a partir de uma lei bipartidária aprovada no ano passado e confirmada pela Suprema Corte nesta semana.
“Acho que seria, certamente, uma opção que analisamos. A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado. Você sabe, é apropriado. Temos que analisar com cuidado. É uma situação muito grande”, declarou Trump na entrevista.
“Se eu decidir fazer isso, provavelmente anunciarei na segunda-feira”, acrescentou.
Sem uma extensão, o TikTok disse que ficará offline no domingo. A lei aprovada no ano passado permite que o presidente adie a proibição de entrar em vigor em 90 dias, mas exige evidências de que as partes que trabalham para organizar uma venda do TikTok para uma empresa de propriedade dos EUA fizeram progresso significativo.
O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, se encontrou com Trump em sua casa em Mar-a-Lago nas semanas que antecederam a proibição entrar em vigor e deve comparecer à posse de Trump na segunda-feira.
Após assumir interinamente como prefeito do Recife durante férias de João Campos, Victor Marques (PCdoB) segue dando continuidade às entregas de obras na cidade. Neste sábado (18), foi entregue a intervenção realizada na Rua Padre Cícero, no Alto do Maracanã, bairro de Dois Unidos. Premiado pela ONU, o Programa Parceria é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), como parte da Ação Inverno, e executa obras de infraestrutura junto com a população.
“O Parceria é uma forma simples, mas efetiva de levar melhorias para muito mais pessoas que precisam e ampliar o alcance do trabalho da Prefeitura. De um lado, a gente consegue chegar com mais segurança e qualidade de vida pra um número muito maior de famílias. Por outro, a comunidade passa a dar mais valor, e cuida com muito mais carinho daquele lugar. Porque as pessoas não só viram a obra acontecer, mas participaram diretamente da construção dela”, afirmou Victor Marques.
Na Rua Padre Cícero, a intervenção foi feita em alvenaria armada, numa área de 28 metros quadrados, beneficiando duas famílias que moram no local. “Novamente superamos a meta do Parceria no ano passado, finalizando 1.212 obras que beneficiaram mais de 2400 famílias. Com o Programa, fornecemos projeto, material e orientação técnica e social para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra”, atesta o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.
Ontem, foram vistoriados os trabalhos da obras de contenção na Rua João Sérgio de Melo, na localidade do Córrego do Beiju, em Nova Descoberta, Zona Norte. A gestão está investindo R$ 8,5 milhões no serviço, que deve beneficiar diretamente mais de 400 pessoas que vivem no local. Segundo Victor, serão 17 mil metros quadrados de solo grampeado e 1,6 mil metros quadrados de biomanta.