Festival do Morango obtém Selo de Carbono Zero

Quem participou do 1º Festival do Morango, realizado entre 22 e 24 de setembro, no Brejo da Madre de Deus, não apenas se divertiu, como também teve a chance de conferir de perto o primeiro evento da cidade a obter o Selo de Carbono Zero.

“O compromisso com a sustentabilidade permeou todos os aspectos do evento, tornando o nosso Festival do Morango pioneiro nessa vertente na região”, revelou o prefeito da cidade, Roberto Asfora ao receber, ao lado da primeira-dama e secretária de Cultura, Mônica Asfora, o Selo que atesta a adoção de práticas sustentáveis.

Veja outras postagens

Devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife no início da manhã desta sexta-feira, 6 de fevereiro, uma árvore caiu e deixou o trânsito intenso na Via Mangue, prejudicando motoristas e motociclistas que trafegam pela área. Registros mostram um trecho da rodovia praticamente parado. As informações são do Portal de Prefeitura.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

A Livraria Leitura, no Shopping Caruaru, registrou recorde de vendas do livro Os Leões do Norte, que chegou a esgotar o estoque disponível na unidade diante da forte procura do público na Capital do Agreste. A demanda foi tão intensa que a livraria precisou renovar o acervo, que já voltou a ser disponibilizado para venda.

O crescimento nas vendas ocorre em meio ao aumento do interesse por obras voltadas à história pernambucana, especialmente após o anúncio da governadora Raquel Lyra sobre a criação de uma disciplina obrigatória de História de Pernambuco na rede estadual de ensino. O livro reúne 22 minibiografias de ex-governadores do Estado e vem sendo procurado como material de consulta por leitores e educadores.

Aos que me perguntam onde encontrar Os Leões do Norte: além da Livraria Leitura do Shopping Caruaru, o livro está disponível em qualquer unidade da Rede Imperatriz, nas livrarias Jaqueira (Praça da Jaqueira e Paço Alfândega) e na Leitura do Riomar, no Recife. No interior, também pode ser adquirido nos postos Cruzeiro de Tacaimbó e Arcoverde, na livraria do Shopping Serra, em Serra Talhada, e na Gráfica Zap, em Afogados da Ingazeira.

Quem preferir comprar pela internet pode adquirir diretamente no site da Editora Eu Escrevo, pelo link: https://www.euescrevoeditora.com/os-le%C3%B5es-do-norte.

Ipojuca - No Zap

Por Cláudio Soares*

A acusação de assédio sexual envolvendo o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida em uma praia, reacendeu o debate jurídico sobre a correta tipificação penal de condutas de cunho sexual praticadas em ambientes privados e sem relação de subordinação entre as partes.

A leitura que faço, de acordo com o Direito Penal, é que o crime de assédio sexual, previsto no artigo 216-A do Código Penal, exige como elemento essencial que o agente se valha de superioridade hierárquica ou de ascendência decorrente de emprego, cargo ou função.

Caruaru - IPTU 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O que aconteceu na noite de terça-feira (3), quando Câmara e Senado aprovaram os projetos que dão reajustes absurdos aos servidores do Legislativo é uma repetição do que já virou trágica rotina. Deputados e senadores deixam para começar a sessão bem tarde, aprovam o mal feito na calada da noite, e no dia seguinte desaparecem para não ter que dar explicações.

Não foi a primeira vez. O que espantou foi isso acontecer somente um dia após o discurso que fez o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na reabertura dos trabalhos, no qual pregou união para solucionar os problemas do povo e defendeu o uso das emendas orçamentárias. Um dia depois, só ficava do discurso essa segunda parte.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, que ganhou fama nacional como relator das pedaladas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), resultando no impeachment da sucessora de Lula (PT), é o meu convidado do podcast ‘Direto de Brasília’, programa em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima terça-feira (10). Ele vai falar sobre os limites daquela corte nas investigações no Banco Master e o escândalo que envolve políticos graúdos e dois ministros do Supremo Tribunal Federal.

Atual ministro e ex-presidente do TCU, Nardes foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul durante três mandatos e deputado estadual por dois mandatos, além de vereador de Santo Ângelo, município do RS. Ele é graduado em administração de empresas pela Fundames, pós-graduado em política do desenvolvimento e mestre em estudos de desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A deputada federal Maria Arraes (SD) voltou a denunciar a escalada da violência em Pernambuco após ser vítima de três assaltos em um intervalo de apenas 20 dias, evidenciando o clima de insegurança que atinge o Estado. O episódio mais recente ocorreu na noite de ontem, quando a parlamentar foi abordada por três indivíduos armados, enquanto voltava para casa, na Ponte do Pina, no sentido Boa Viagem, no Recife.

Dois homens e uma mulher se aproximaram do carro em que ela estava e, sob ameaça de armas de fogo, levaram seu celular, o aparelho do motorista que a acompanhava e outros itens pessoais. Apesar do susto, Maria Arraes informou que ninguém ficou ferido.

Olinda - Refis últimos dias 2025

No dia em que a governadora Raquel Lyra (PSD) visita o município de Gravatá, no Agreste, para oficializar a filiação do prefeito, Joselito Gomes, e da primeira-dama, Viviane Facundes, ao PSD, um pedido de impeachment do gestor foi protocolado na Câmara de Vereadores. O movimento de filiação tem como pano de fundo a articulação para que Viviane dispute uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O pedido de afastamento foi apresentado pelo advogado Heverton Lopes, na condição de cidadão. O documento se apoia no relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara, que apontou, entre outras irregularidades, superfaturamento superior a R$ 1,2 milhão em contrato firmado com a empresa Terramaq Peças e Serviços LTDA, além de indícios de nepotismo, favorecimento político-familiar, pagamentos antecipados sem a devida execução dos serviços e riscos à segurança no transporte escolar. Caberá agora à Câmara de Vereadores analisar o pedido e decidir sobre a admissibilidade do processo.

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, se reuniu com a governadora Raquel Lyra (PSD) para tratar sobre obras de infraestrutura para Pernambuco. O encontro foi realizado ontem, após a solenidade do Consórcio Nordeste na capital alagoana.

De acordo com Francisco Alexandre, a reunião foi bastante produtiva. “Temos uma tarefa importante a cumprir para atrair mais investimentos para Pernambuco e avançar no desenvolvimento do estado, contribuindo para o desenvolvimento de todo Nordeste”, afirmou.

Os impactos da Reforma Tributária na Região também foram abordados durante o encontro, assim como alternativas para evitar a ampliação das desigualdades regionais. “Precisamos assegurar a competitividade dos estados do Nordeste para garantir a geração de emprego e renda e de oportunidades para a população, promovendo o desenvolvimento sustentável”, completou Francisco Alexandre.

O Antagonista

Recife encanta pela geografia singular, recortada por rios e pontes que lhe garantiram o título de “Veneza Brasileira”. A capital pernambucana pulsa uma energia cultural única, onde os arranha-céus modernos convivem harmoniosamente com o legado colonial e os ritmos vibrantes do carnaval.

Por que Recife é um museu a céu aberto?

Recife nasceu da vocação portuária e se consolidou como um centro cosmopolita sob a influência do domínio holandês no século XVII. Fundada em 1537, a cidade preserva o Bairro do Recife, um complexo arquitetônico monumental protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A decisão do ministro Flavio Dino, que vetou “penduricalhos” ilegais no serviço público, com certeza, desagradou muita gente no próprio Judiciário e no Legislativo. Agradou, porém, o Executivo. A equipe do presidente Lula classificou a liminar do ministro do STF de “muito boa para o país e moralizadora” ao mandar cortar penduricalhos não previstos em lei para respeitar o teto do funcionalismo público.

Além disso, Flávio Dino facilitou a vida do presidente Lula na sanção do projeto polêmico aprovado pelo Congresso de aumento dos servidores, com previsão de pagamentos acima do teto do funcionalismo para 72 servidores, hoje equivalente ao salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, de R$ 46.366,19. As informações são do blog do Valdo Cruz.

As fortes chuvas que caíram na madrugada de hoje, em toda Região Metropolitana do Recife, expuseram o caos em que se encontra a infraestrutura do Hospital dos Servidores de Pernambuco. Além do descaso já registrado inúmeras vezes neste blog, por pacientes e usuários da unidade de Saúde, nas imagens enviadas por um leitor pode se notar que o teto do corredor desabou e a sala da gerência ficou completamente alagada. Confira!

O jornalista Boris Casoy, 84, está de volta ao SBT quase 40 anos após estrear na emissora. Dessa vez, ele atuará como comentarista convidado do SBT News, canal de jornalismo 24 horas do Grupo Silvio Santos, disponível na TV a cabo e no streaming. O retorno de Casoy já teve início na noite de terça (3), quando ele entrou no ar para analisar os fatos do dia no telejornal News Noite.

“É muito bom estar de volta ao SBT. Dei os meus primeiros passos jornalísticos e televisivos aí. Trabalhei cerca de 10 anos na emissora e agora retorno em um momento glorioso em que o SBT lança esse canal de notícias”, afirmou ao ingressar ao vivo no canal. As informações são da Folha de São Paulo.

Na sequência, Casoy falou sobre o problema da corrupção no país e disse ter a impressão de que há um movimento para sufocar as investigações tanto no caso do INSS quanto no do Banco Master. A participação será eventual e ocorrerá em diferentes jornais da programação do SBT News. O jornalista estava fora da TV desde o fim de 2022 quando saiu da CNN Brasil. Em seu canal no YouTube, ele apresenta diariamente o Jornal do Boris. Casoy foi âncora do TJ Brasil no SBT por quase dez anos, entre 1988 e 1997.