De bigu com a modernidade

Nova Silverado: o que você precisa saber sobre ela

O mercado brasileiro de picapes grandes acaba de ganhar um integrante de peso (e respeito): a Chevrolet Silverado, uma espécie de ícone no dia a dia dos norte-americanos, o modelo mais vendido da marca no mundo, e já em sua terceira geração, ao custo de R$ 520 mil. Como destaque, além do tamanho (mas para condutores de CNH B), a quantidade de serviços de tecnologia oferecida. Por exemplo: ela tem um sistema de gerenciamento para ativação do número de cilindros (é um 5.3 V8 de alto rendimento acoplado a uma transmissão de 10 marchas com paddle shift,) para otimizar o consumo de gasolina (sim, não é a diesel). E, também, a possibilidade de atualização remota de todos os módulos eletrônicos do veículo. Sem falar nos recursos de conectividade, baseados na central multimídia Google Built-in (veja abaixo). Ela vem para enfrentar a Ford F-150 e a Dodge RAM 1500, em um mercado super premium que movimenta R$ 8 bilhões em 2023, sendo metade com picapes). E é versão única, topo de linha, a versão High Country (embora ainda possa ser customizada com mais de 70 acessórios).

O acabamento, como deveria se esperar de um modelo nessa faixa de preço, é premium – com partes da cabine de madeira, couro de qualidade forrando os assentos (com regulagem elétrica e climatização) etc. O ar-condicionado tem diferentes zonas de temperatura e o sistema de áudio premium Bose. O teto solar tem uma cortina que veda completamente a incidência de luz. Há muitos itens de conveniência e comodidade: o acionamento elétrico da tampa traseira por controle remoto, inclusive para o fechamento, por exemplo. A versão High Country conta com sistema de iluminação inteligente Full LED, grade e frisos cromados, além de elementos como estribo com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada.

Veja outras postagens

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Central de Inquéritos de Caruaru, já estava investigando a família da governadora Raquel Lyra (PSD) por sonegação de impostos na empresa de ônibus intermunicipais do grupo. Este blog recebeu cópia da denúncia oferecida pelo MPPE em novembro de 2025 contra os parentes da gestora.

No documento, o MPPE alega que a sonegação acarretou “grave dano à coletividade, em razão do vultuoso valor sonegado aos cofres públicos”. Segundo a denúncia, no período de março de 2015 a maio do mesmo ano, portanto, em duas oportunidades, “os denunciados dolosamente fraudaram a fiscalização tributária”. O imposto citado é o ICMS.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O deputado federal Fernando Monteiro (PSD) encerrou mais uma semana de intensas agendas pelo interior de Pernambuco, com destaque para Serra Talhada, onde esteve ao lado da prefeita Márcia Conrado (PT) acompanhando a entrega de obras e equipamentos que fortalecem a infraestrutura e os serviços públicos do município.

Na cidade, o parlamentar entregou a última máquina do maior programa de maquinário da história local, uma retroescavadeira destinada ao distrito de Santa Rita, que se soma a 6 retroescavadeiras, 2 escavadeiras hidráulicas, 2 motoniveladoras e 3 caçambas adquiridas com recursos de emendas de sua autoria.

Folha de São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado de abusar sexualmente de uma menor de idade, mostram arquivos do caso Jeffrey Epstein divulgados pelo DOJ (Departamento de Justiça), hoje. Segundo a denúncia, uma adolescente de 13 ou 14 anos teria sido forçada a praticar sexo oral no republicano décadas atrás no estado de Nova Jersey. Ele não se manifestou.

Ainda de acordo com a denúncia, a vítima teria mordido o pênis do presidente e relatado o caso para outras pessoas. Nas anotações do Departamento de Justiça é sublinhado que um funcionário teria conversado com a denunciante, que se identificou como amiga da suposta vítima. “A pauta foi encaminhada ao escritório de Washington para a realização da entrevista”, diz o documento.

Caruaru - IPTU 2026

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou, hoje, que vai deixar o cargo até 30 de março para disputar as eleições. Tebet disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que quer que ela concorra a uma vaga ao Senado Federal. As informações são do portal G1.

Em 2022, Tebet concorreu à Presidência pelo MDB. Após ser derrotada, ela anunciou apoio a Lula no segundo turno, o que foi considerado um dos fatores para a vitória do presidente. A emedebista ficou em terceiro lugar na votação do primeiro, com 4,9 milhões de votos (4,16%).

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, hoje, uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar.

Lula permanecerá na Granja do Torto, uma das residências da Presidência da República, em Brasília, e deve retornar às atividades de rotina na segunda-feira (2). A cirurgia foi realizada em uma clínica particular da capital federal. Segundo a nota, o presidente segue com o acompanhamento habitual pelas equipes lideradas pelo médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A presidência da EPTI será ocupada por Angella Mochel, com a saída de Yuri Coriolano do cargo. A escolha foi feita pela governadora Raquel Lyra (PSD), hoje, e será publicada no Diário Oficial de amanhã. Angella é atual coordenadora de Planejamento corporativo da Copergás e já foi presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco. As informações são do blog do Dantas Barreto.

O que causa estranhamento é a antiga ligação de Angella com o PSB, tendo trabalhado nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara. Ao ser perguntada sobre a motivação que provocou a saída de Yuri do cargo, a governadora Raquel Lyra respondeu: “Nosso Governo não tolera misoginia, preconceito ou qualquer forma de racismo. Ele entregou o cargo e foi aceito”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por André Correia*

As eleições deste ano em Pernambuco serão muito complicadas, a começar pelo cenário que se apresenta para o Senado, com postulações de diversos partidos, bem como de candidatos que estão mudando de partido para viabilizar o ingresso na difícil disputa pelas duas vagas.

Não existe candidatura solta, avulsa, sem cabeça de chapa forte, no caso o candidato a governador. Na recente história pernambucana, só lembro do grande Cali (Carlos Wilson), eleito senador sem uma chapa completa, apenas com FHC candidato a presidente.

Se o leitor não conseguiu acompanhar o tributo ao cantor e compositor Nilton César, ícone da música romântica brasileira, no quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

A ex-senadora Heloísa Helena confirmou presença no meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’, da próxima terça-feira (03). De volta ao Congresso Nacional após 18 anos fora do Legislativo, agora na condição de deputada federal pela Rede de Alagoas, substituindo por seis meses o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), ela vai falar sobre a sua proposta de uma CPI sobre o escândalo do Banco Master e os desdobramentos da política nacional com foco nas eleições deste ano.

Recentemente, ao tomar posse na Câmara, Heloisa prometeu incomodar os congressistas durante seis meses. “Quem me odeia vai se ver livre de mim rapidamente e eu espero dar motivos para que me odeiem mais ainda”, disse em entrevista ao Brasil de Fato.

Do G1/PE

Nove dias após ser empossado, o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), Yuri Coriolano, pediu demissão. Ele deixou o cargo após o vazamento de e-mails enviados por ele em 2012, com conteúdos racista e misógino. O gestor divulgou nota à imprensa reconhecendo o erro e pedindo desculpas.

“As frases divulgadas hoje na imprensa não deveriam ter sido ditas e não refletem meus valores, minha trajetória pessoal nem profissional. Reconheço o erro e peço desculpas por qualquer interpretação ou impacto causado”, diz a nota enviada por Yuri Coriolano.

Em função da morte do cantor e compositor Nilton César, ícone da música romântica brasileira que faleceu na última quarta-feira, aos 86 anos, o Sextou de logo mais, ás 18h, vai reprisar a entrevista concedida pelo artista ao programa, exibida originalmente em 2023, como forma de homenagem à sua trajetória e ao seu legado na música brasileira.

Natural de Ituiutaba (MG), Nilton César ganhou projeção nacional a partir do fim da década de 1960, especialmente com a canção Férias na Índia, gravada em 1969, que vendeu mais de 500 mil cópias e rendeu diversos discos de ouro. Ao longo da carreira, emplacou sucessos como ‘A Namorada que Sonhei’, ‘Espere um Pouco’, ‘Amor, Amor, Amor’ e outras músicas que marcaram o gênero romântico no país.

Na entrevista, Nilton César falou sobre sua vida pessoal, a trajetória artística, os momentos de sucesso e os desafios ao longo da carreira. A conversa, marcada por relatos emocionados e memórias da música brasileira, será reapresentada como um registro histórico e uma homenagem ao artista.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Por Rinaldo Remígio*

Petrolina viveu, na manhã de hoje, um daqueles dias que não se apagam da memória coletiva. Um dia emblemático, histórico, carregado de significado não apenas para a população petrolinense, mas para todo o Sertão do São Francisco e suas vastas fronteiras humanas.

Porque Petrolina não é apenas uma cidade. Petrolina é um polo, um farol, uma vanguarda permanente dos acontecimentos políticos, sociais e institucionais do Nordeste. É daqui que muitas transformações partem. É daqui que o Sertão se reinventa.