De bigu com a modernidade

Versão ‘envenenada’ Fastback Abarth custa R$ 160 mil 

A Stellantis acaba de lançar no Brasil um irmão Abarth do Pulse: o Fastback também foi envenenado pelo escorpião e custa R$ 160 mil. Ele tem o mesmo motor 1.3 turbo da versão Limited: o 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. A Stellantis, porém, garante que o Fastback Abarth recebeu ajustes eletrônicos específicos e ganhou potência e agora faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. A velocidade máxima é de 220 km/h. O modelo, produzido em Betim (MG), tem diferenças da versão Limited, a topo de linha. Por exemplo, ganhou suspensão mais esportiva, direção direta, pneus mais aderentes e rodas largas e mais leves, além de controles eletrônicos com ajustes esportivos. O modo Poison (Sport, no Pulse), oferece calibração de motor e câmbio com entrega de torque e potência muito mais rápida. Sem falar num xodó dos fãs da marca: o escape bilateral com som típico de um autêntico Abarth. 

A lista de equipamentos de série é bem ampla: alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e central multimídia de 10.1 polegadas com conectividade a bordo, Não há opcionais. Modelo começa a ser vendido esta semana nas 70 concessionárias da rede especializada Abarth no país

Com a chegada do Abarth, houve um posicionamento de preço na gama. O preço sugerido da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8 mil. 

Confira abaixo todos os valores:

  • Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 122 mil
  • Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 139 mil
  • Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 151 mil
  • Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 155 mil
  • Fastback Abarth: R$ 160 mil

BMW X7 renovado: R$ 1.154.950 – O reestilizado BMW X7 acaba de desembarcar oficialmente no Brasil, mas será para poucos felizardos. A versão M60i, única ofertada, tem motor V8 com potência de 530 cv e preço de exatos R$ 1.154.950. O foco das mudanças foram visuais: o conjunto óptico, por exemplo, agora é dividido, com a parte de cima abrigando as luzes diurnas de LED e a de baixo os faróis principais. A grade continua grande e bem destacada, enquanto o para-choque tem novos moldes e vincos mais recortados. A traseira, porém, quase não mudou e segue com lanternas horizontais divididas pela tampa do porta-malas. No interior, destaque para as novidades tecnológicas, como a gigantesca tela horizontal que abriga conjuntamente os elementos do quadro de instrumentos (12,3 polegadas) e as funções do sistema de entretenimento (14,9″). 

Outlander híbrido plug-in virá ao Brasil – Um pouco com atraso, mas o Mitsubishi Outlander de nova geração virá ao Brasil, conforme informação do Motor1.  Virá na versão PHEV, híbrida do tipo plug-in combinando motor a gasolina com propulsores elétricos. Com plataforma e componentes mecânicos compartilhados com o Nissan X-Trail (também cotado para o Brasil) tem conjunto óptico dividido em dois andares com filetes de luzes diurnas de LED na parte superior e, logo abaixo, luzes principais no para-choque.

Novo Renault Kardian – A marca francesa apresentou esta semana no Brasil o Kardian, crossover do segmento B (ou SUV compacto). Ele tem motor a gasolina de três cilindros, com turbocompressor e injeção direta, capaz de fornecer 125cv e 22,4 kgfm com etanol. Quem o viu de perto garante que ele se assemelha muito ao Sandero Stepway europeu. O brasileiro, aliás, não deve sair de linha. De qualquer forma, o bom do carro é o pacote de segurança: são seis airbags de série e vários auxílios à direção que – nesse particular – não estarão como itens de série para todas as configurações. A produção dele será no Paraná, a partir de janeiro, e as vendas estão previstas para março. Especula-se que o preço será na faixa dos R$ 110 mil.

Fim do Captur – Com a chegada do Kardian, prepare-se que vai acontecer com o Captur: ele vai ser descontinuado (sai de linha) no Brasil. A Renault reconhece que o modelo “sofreu impactos” pela falta de componentes e que, por isso, teve seu ciclo de produção encerrado no Brasil. Em 2021, ele havia recebido um bom motor, o 1,3 turboflex, mas fracassou. No ano passado, segundo a Fenabrave, teve 3.007 unidades vendidas, ocupando o 25º lugar entre os SUVs.

Nova L200 em breve no Brasil – Mauro Correia, representante da Mitsubishi no Brasil, disse a jornalistas brasileiros participantes do Salão de Tóquio, no Japão, que a sexta geração da Mitsubishi L200 estará em breve por aqui. O modelo ainda está em fase de homologação, com motor sendo preparado para as normas de emissões do Proconve L8. A Mitsubishi reformulou completamente o visual da sexta geração da L200 – que ganhou um estilo mais imponente, mas quadradão, com uma grade frontal protuberante e os faróis divididos em dois blocos. O motor será um novo 2.4 turbodiesel com 204 cv de potência e 47 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.

Strada celebra 25 anos – Em 24 de outubro de 1998 nascia a Strada, uma picape compacta que revolucionaria o seu segmento. Responsável por trazer diversas inovações para a categoria, a Strada comemora 25 anos de existência, com uma trajetória de sucesso e uma legião de fãs. No total, são mais de 2 milhões de unidades produzidas desde que ela chegou ao mercado. E não para por aí: a Strada ainda se tornou a única picape a chegar ao topo do mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país desde 2021. Aliás, somente neste ano, já foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo (até setembro). Mais do que isso, o sucesso da picape se estende além das fronteiras nacionais. Exportada para Uruguai, Paraguai e Argentina, a Strada ainda é um dos veículos mais vendidos da América Latina. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape foi pioneira em diversos pontos ao longo de sua trajetória, como a introdução da cabine estendida em 1999, a cabine dupla em 2009 e a revolucionária terceira porta em 2013. Em 2020, passou por uma renovação completa, oferecendo quatro portas e cinco lugares, ficou ainda mais robusta, tecnológica e ainda ganhou um novo design. No ano seguinte, ela inovou mais uma vez ao se tornar a primeira de seu segmento a oferecer um câmbio automático do tipo CVT. Em agosto deste ano, o modelo trouxe novidades: o motor turbo 200 flex, que traz 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm e ainda permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos. 

Nordeste: recuo para gasolina e etanol – A última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, apontou que na Região Nordeste o preço médio do litro da gasolina recuou 1,61% na primeira quinzena deste mês, ante setembro, vendido a R$ 6,11. O etanol ficou 2,17% mais barato nas bombas, comercializado a R$ 4,50. Trata-se das variações de recuo mais expressivas de todo o país. Na contramão desse comportamento de baixa,  o diesel comum, por sua vez, fechou a R$ 6,33 na região, após alta de 0,64%, enquanto o tipo S-10 foi comercializado a R$ 6,42, após aumento de 0,47% se comparado a setembro. 

Alta nas buscas por híbridos novos – Levantamento inédito da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento, revela que a busca por veículos híbridos novos na plataforma cresceu 118% em setembro de 2023 ante o mesmo mês do ano passado. Já entre os modelos híbridos usados, dados do Webmotors Autoinsights mostram que a procura aumentou 95% em idêntico período. “Alinhado ao crescimento das buscas, outro estudo recente, que indica a intenção de compra dos usuários da plataforma, mostra que para 63% dos respondentes a perspectiva de economia de combustível é o principal motivo para a escolha de um modelo híbrido”, comenta o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. A pesquisa traz também o ranking dos modelos híbridos novos e usados mais procurados pelos usuários do marketplace até setembro deste ano. O Volvo XC60 aparece em primeiro lugar entre os automóveis novos mais pesquisados no período, enquanto o Toyota Corolla lidera entre os modelos usados da categoria. 

Confira:

Novos

  1. Volvo XC60
  2. Kia Sportage
  3. Honda Civic
  4. GWM Haval H6
  5. Kia Stonic

Usados

  1. Toyota Corolla
  2. Porsche Cayenne
  3. Volvo XC60
  4. Porsche Panamera
  5. Toyota Corolla Cross

Seguro: saiba o preço dos 10 mais vendidos – Ter o seguro de um carro é importante – e nem precisa ser muito esperto para saber. Afinal, em casos de acidentes ou furtos, é a seguradora que fica responsável por cobrir os custos destes acontecimentos inesperados. No entanto, o preço do serviço varia muito de acordo com cada perfil. A Minutos Seguros fez um levantamento interessante do preço médio do seguro dos 10 carros mais vendidos do Brasil em 2023. A cotação foi feita considerando um perfil de 35 anos, seja de homens ou de mulheres casado(a)s moradores do estado de São Paulo. Além disso, os preços mencionados são os de menor valor a partir de uma pesquisa feita com as seguradoras Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Ituran, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine e Zurich. Veja os resultados:

Modelo
Perfil masculino
Perfil feminino
1º) Fiat StradaR$ 6.737,12R$ 3.305,24
2º) Volkswagen PoloR$ 2.781,45R$ 1.978,32
3º) Chevrolet OnixR$ 3.695,10R$ 1.936,62
4º) Hyundai HB20R$ 3.191,13R$ 2.669,21
5º) Chevrolet Onix PlusR$ 4.585,12R$ 2.740,39
6º) Fiat MobiR$ 5.190,88R$ 2.064,80
7º) Volkswagen T-CrossR$ 3.534,06R$ 3.564,65
8º) Fiat ArgoR$ 3.031,98R$ 2.260,44
9º) Chevrolet TrackerR$ 4.987,92R$ 3.126,29
10º) Hyundai CretaR$ 3.431,23R$ 2.535,44

Valor do tíquete médio do usado sobe – O comércio de automóveis usados e seminovos em setembro registrou uma margem bruta de 12,3%, recorde no ano. Em 2023, a melhor performance havia sido registrada em fevereiro (11,5%). Este também é o segundo mês consecutivo de alta do tíquete médio, que passou de R$ 77.578 em agosto para R$ 78.767. Os dados são do Estudo Performance de Veículos Usados (PVU), realizado pela MegaDealer com base nos dados da plataforma Auto Avaliar. O resultado chama a atenção por conta da queda nas vendas que, segundo a Fenabrave, foram 14% menores que em agosto (875 mil unidades). Apesar da alta do tíquete médio, o valor praticado no mercado ainda está abaixo de junho (R$ 81.693). “Há uma tendência de recuperação dos preços com a volta da normalidade após o impacto do programa de governo que estimulou a venda de carros novos por um curto período e desestabilizou o mercado de usados”, explica J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar.

Para se ter uma ideia, veículos produzidos entre 2012 e 2015 custavam, em média, R$ 45.135 em junho. Seus valores recuaram para R$ 41.190 em julho. Mas em agosto tiveram uma leve recuperação para R$ 42.488 e em setembro já estava em R$ 43.653. O tíquete médio é ainda 3,3% abaixo do junho, mas 2,7% acima do registro de agosto. O mesmo ocorreu com os veículos ano/modelo 2016 a 2019 que em setembro custavam, em média, R$ 71.218, – 4,8% na comparação com junho, mas 1,7% acima do mês de agosto. A menor recuperação foi apresentada pelo segmento 2020 a 2022, cujo preço está em R$ 102.567, apenas 0,6% acima do valor de agosto e 5,1% abaixo de junho.

Férias antecipadas em Manaus – Boa parte das fábricas de motos em Manaus, no Amazonas, vai antecipar as férias coletivas em decorrência da seca que afeta o Norte brasileiro – que é dependente do transporte fluvial. Ao site AutoIndústria, as empresas informaram que vão adiantar o descanso que concederiam na segunda metade de dezembro. A Yamaha, Kawasaki e J. Toledo/JTZ já formalizaram a antecipação das férias coletivas, sendo que a primeira – segunda maior do país – estará em recesso entre os dias 1º e 10 de novembro. A Kawasaki vai parar por um período mais longo, de 6 a 27 de novembro. A partir de dados de produção consolidados até setembro, é possível estimar que 15,5 mil motos deixarão de ser montadas durante novembro, levando em conta apenas essas três grandes empresas. O total equivale a 12% da produção média mensal de motos em Manaus. A Honda, que detém mais de 70% do mercado brasileiro de motocicletas, informou que permanece adotando alternativas logísticas para manter a produção, mas ainda não tem previsão de férias coletivas. A Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor de duas rodas, informa que “o cenário atual é de atenção e que todas as suas 14 associadas realizam monitoramento contínuo da situação”. Por isso, ainda é provável que mais fábricas adiantem o recesso de fim de ano.

Nova S 1000 XR – A BMW Motorrad mostrou oficialmente esta semana a nova S 1000 XR, numa versão levemente atualizada:três novas cores, ajustes pequenos na potência, novo assento e aumento de itens na lista de equipamentos padrão. A parte traseira possui novos painéis laterais e entradas de ar renovadas e o acabamento do radiador passou a ter uma superfície texturizada. O motor de quatro cilindros em linha agora, com uma geometria otimizada nos canais de admissão, teve a potência do motor aumentada em 5 cv, atingindo 170 cv, com torque de 11,4kgfm. A nova S 1000 XR vem com uma lista de equipamentos padrão ampliada, como Headlight Pro com luz de curva adaptativa, Daytime Running Lights (DRL) para melhor reconhecimento do veículo durante o dia, Keyless Ride etc.

Como evitar a suspensão da CNH – A suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) acontece com frequência, sim – e é mais comum do que muitos imaginam. O  artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a CNH pode ser suspensa por duas razões: se o condutor cometeu uma infração autossuspensiva ou se o condutor superou o limite de pontos permitidos na CNH. Em ambos os casos pode-se recorrer e Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, destaca alguns pontos importantes para isso.

Como evitar? – A melhor maneira de evitar a suspensão é ter atenção e responsabilidade no volante. Alguns cuidados são básicos e muito necessários, como explica o CEO. “Não dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, respeitar os limites de velocidade, evitar manobras perigosas com o veículo, estar sempre atento às sinalizações de trânsito e ter a CNH válida e com a validade em dia são alguns dos principais cuidados a serem tomados”, ressalta Alvarenga. Outra forma é recorrer antes de extrapolar os pontos e a suspensão acontecer. Todas as infrações de trânsito descritas no CTB são classificadas em quatro categorias: leves (três pontos), médias (quatro pontos), graves (cinco pontos) ou gravíssimas (7 pontos). Cada uma estabelece o valor da multa e o número de pontos que será computado na CNH do condutor. O Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, prevê que infrações de natureza leve ou média devem ser convertidas em advertência por escrito. Para usufruir desse direito, o condutor ou proprietário do veículo não deve ter cometido nenhuma infração nos últimos doze meses”, completa o especialista.

E agora, como recorrer? – Para recorrer aos casos de suspensão da CNH é necessário apresentar defesa prévia, que é uma manifestação escrita em que o motorista contesta a aplicação da penalidade. “Esse tipo de contestação deve ser feito dentro do prazo estipulado e os documentos devem ser devidamente apresentados como os previstos na Resolução 900/2022 Contran. Nesses casos, procurar um especialista no assunto pode facilitar o processo, por já saber o que fazer e como funciona o trâmite. Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito além da legislação aplicável em cada situação, realizando uma defesa personalizada para cada caso”, explica.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Veja outras postagens

A Justiça Eleitoral da 62ª Zona de Sertânia determinou a cassação do registro de candidatura e declarou a inelegibilidade por oito anos de Pollyanna Abreu (PSDB), prefeita eleita do município, e sua vice, Teresa Raquel. A decisão foi baseada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação Frente Popular de Sertânia, que apontou abuso de poder econômico durante a campanha de 2024. Segundo o juiz Gustavo Silva Hora, Pollyanna teria utilizado sua empresa, PBA Transportes, para promover eventos, distribuir brindes e realizar obras como manutenção de estradas com fins eleitorais.

A sentença também condenou outros envolvidos na campanha, como o vereador Dorgival Rodrigues e o candidato Gustavo Menezes. Entre as irregularidades destacadas estão patrocínios ostensivos a eventos como a “X Cavalgada dos Amigos de Sertânia” e a “4ª Caminhada do Forró”, além do uso de maquinário da PBA Transportes para serviços que beneficiaram comunidades locais. Essas ações foram consideradas graves o suficiente para comprometer a integridade do processo eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral reforçou as acusações, enquanto a defesa da prefeita alegou que todas as contratações e pagamentos foram realizados de forma lícita. A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Petrolina - Testemunhal

A convite da União dos Vereadores de Pernambuco, a UVP, vou falar no último congresso do ano da categoria, marcado entre os dias 10 e 13 próximos, em Triunfo. O tema: “O recado das urnas, minha visão sobre o resultado das eleições municipais no País e seus desdobramentos com vistas às eleições para presidente e governador, em 2026. A palestra acontece na quinta-feira (12), às 15h.

Conheça Petrolina

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais, inicia no próximo dia 1º de dezembro o recadastramento anual para servidores públicos efetivos, aposentados e pensionistas. A ação, regulamentada pelo Decreto nº 055/2024, tem como objetivo atualizar os dados funcionais e pessoais, além de identificar os locais de lotação e atuação dos servidores.

O processo de recadastramento será presencial e os servidores devem preencher todas as informações necessárias e comparecer no auditório da prefeitura à Secretaria de Administração. Aqueles afastados, cedidos ou fora do estado devem seguir as orientações específicas previstas no decreto.

O formulário que deve ser preenchido e apresentado no ato do recadastramento pode ser encontrado acessando o link oficial: https://brejomdeus.pe.gov.br/recadastramento2024.

Os servidores que não realizarem o recadastramento dentro do período estipulado, de 1º a 30 de dezembro, estarão sujeitos a bloqueios nos vencimentos ou proventos, conforme estabelece o artigo 7º, caput, do decreto. A regularização do pagamento será efetuada pela Secretaria Municipal de Administração somente após a realização do recadastramento pendente.

Em encontro realizado ontem (20) em Brasília, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping anunciaram a abertura do mercado chinês para as uvas brasileiras, após quatro anos de negociações. Além das uvas frescas, o acordo prevê a exportação de gergelim, sorgo e produtos derivados de peixe, como farinha e óleo.

O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, destacou o impacto positivo do acordo. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, afirmou Coelho.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, teve uma conversa comigo ontem, na festa dos 80 anos do ex-senador José Jorge, em Brasília. Girou em torno da possibilidade da governadora Raquel Lira fazer a travessia do PSDB para o PSD, conforme já foi especulado na mídia. Kassab me disse que fez o convite à governadora, com quem esteve em algumas oportunidades, e, quando eu perguntei se o martelo estaria batido, ele respondeu: “Agora só depende dela”.

Kassab disse ainda que o ingresso da governadora seria um reforço muito grande para os quadros do seu partido. Afirmou que o PSD já integra o governo de Raquel, e o presidente estadual, André de Paula, tem uma relação já bastante estreita com a governadora. O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos em todo o país no pleito deste ano. O partido conquistou as prefeituras de 887 municípios, sendo cinco capitais, o que representa aumento de 35% se comparado ao resultado da eleição anterior.

Paulo Câmara, o candidato de Lula

Ouvi em Brasília, nos últimos dias, que a sucessão da governadora Raquel Lyra (PSDB), em 2026, pode ter um ingrediente novo e explosivo: o PT fora do palanque de João Campos, natural e provável candidato a governador pelo PSB.

A legenda petista, segundo o que foi soprado nos meus ouvidos, lançaria uma candidatura própria – o ex-governador Paulo Câmara, hoje na presidência do Banco do Nordeste, em Fortaleza, por delegação pessoal do presidente Lula.

Principal liderança do PT no Estado, o senador Humberto Costa iria à reeleição na chapa de Paulo Câmara, que seria, naturalmente, o palanque de Lula em Pernambuco. A tese, que a princípio pode parecer uma maluquice, é baseada no fato de que nem João nem Raquel estariam dispostos a bancar o palanque de Lula.

Tudo em razão do Governo Federal, sob o comando de Lula pela terceira vez, não ter encontrado ressonância na sociedade brasileira. Os mesmos que me sopraram a notícia ressaltam que João já não assumiu Lula na campanha da sua reeleição no Recife, o que teria irritado profundamente as forças mais lulistas no Estado.

Quanto à Raquel, a governadora está buscando a travessia para o PSD, partido aliado ao Planalto, em busca de construir um palanque lulista no Estado, iludida com a tese de que o presidente teria dois palanques no Estado. Acontece que se a tucana andar por esse caminho, perderá os votos dos bolsonaristas.

Sendo assim, sua reeleição ficaria mais difícil ainda. Em 2022, na eleição de segundo turno contra Marília Arraes (SD), a quem derrotou, Raquel não assumiu lado na corrida presidencial – nem no palanque de Lula nem tampouco o de Bolsonaro. Ganhou fácil pela adesão em massa dos bolsonaristas.

Mas 2026 abre um cenário bem diferente. Na política, a história não se repete. Raquel pode até fazer a travessia do PSDB para o PSD, mas o palanque de Lula no Estado, com a possibilidade de não ser o de João Campos, será único – o do ex-governador Paulo Câmara, que irá se filiar ao PT.

SILVIO FILHO NA CHAPA DE CÂMARA – Se o fato novo Paulo Câmara for uma realidade, o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, ficaria na chapa de João Campos? O que se diz em Brasília aponta na direção contrária. Silvinho, como é mais conhecido e que sonha em disputar uma das vagas ao Senado, seria o segundo candidato na chapa de Câmara, ao lado de Humberto, por determinação e exigência do presidente Lula.

Desgaste e saudade – Aos que porventura acharem essa alternativa Paulo Câmara um sonho de verão: diante do desgaste da governadora Raquel Lyra, cuja gestão é reprovada por 57% dos pernambucanos, segundo pesquisa recente do instituto Opinião, a população já estaria com saudade dele, achando que, em comparação ao Governo tucano, fez uma gestão por excelência. E mais do que isso, chegaria com o apoio e respaldo do presidente Lula em sua inteireza.

Estado arrumado – Aliados do ex-governador Paulo Câmara exibem pesquisas internas de que seu maior feito foi o ajuste fiscal do Estado, mesmo depois de encontrar as finanças em frangalhos, herança do Governo gastador de Eduardo Campos. Dizem que Câmara fez tão bem o dever de casa nas finanças que Raquel se deparou com o Estado extremamente equilibrado de caixa, com tamanha capacidade de endividamento que a tucana já assinou dois empréstimos, sendo o último, de R$ 3,4 bilhões, aprovada no início desta semana pela Assembleia Legislativa.

Cid volta a ser ouvido – Não há outro assunto em Brasília, a não ser a trama de quatro militares malucos para eliminar o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). O tenente-coronel Mauro Cid presta depoimento hoje à tarde ao ministro Alexandre de Moraes, outro alvo. O magistrado vai decidir se Cid deve ser punido por, segundo a Polícia Federal, ter omitido em seus depoimentos o plano para assassinar autoridades, como o próprio Moraes, o presidente Lula (PT) e o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), no fim de 2022, antes da posse deles.

Cara a cara com Moraes – O ministro Alexandre de Moraes, contrariando o que é de praxe na Corte, não nomeou um juiz-auxiliar para conduzir o depoimento e tomou para si a responsabilidade. Ele ficará frente a frente com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O depoimento foi marcado após a PF revelar novos detalhes da investigação sobre golpe de Estado nos últimos dias do governo de Jair Bolsonaro (PL).

CURTAS

RELATÓRIO – Os capítulos narrados pela corporação em relatório que motivou novas prisões na última terça comprometem outros nomes importantes — entre eles o do próprio ex-presidente — e dão gás para que a apuração lance luz sobre mais detalhes da suposta trama golpista que era discutida nos gabinetes do antigo governo.

NEGOU – Ao acessar aparelhos eletrônicos apreendidos em operação anterior, a PF encontrou um plano golpista nomeado “Punhal Verde e Amarelo”, que seria de autoria do general da reserva com cargo no governo. Entre as tarefas elencadas estava o assassinato dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), além do próprio ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Cid negou, ainda na terça, saber do plano.

DOCUMENTO – Os investigadores ainda constataram que o documento foi impresso no Palácio do Planalto, em dezembro de 2022, quando o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-presidente Jair Bolsonaro estavam no local. Somado a isso, a PF descobriu que havia o plano de prender e até matar o ministro Alexandre de Moraes em 15 de dezembro de 2022.

Perguntar não ofende: Paulo Câmara vai voltar?

O oitentão José Jorge reúne, neste momento, um grande número de amigos na sua festa de 80 anos, no Iate Clube, em Brasília. Vim com minha Nayla e podemos comprovar, mais uma vez, como ele é querido. Até o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio de São Paulo abraçar o ex-senador e ministro aposentado do Tribunal de Contas da União.

A festa tem ritmo de forró, um São João antecipado, com comidas típicas trazidas do Recife. José Jorge recebe seus convidados ao lado da sua Socorro, também vestida de matuta.

Os municípios de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, no Agreste, serão os próximos municípios a entrar na rota de abastecimento do rio São Francisco. Para levar mais água às duas cidades, estão sendo executadas pela Compesa as obras da Adutora do Agreste que vão permitir o início da operação dos trechos de tubulação já assentados a partir do município de Belo Jardim e em direção aos dois municípios. A iniciativa resultará em uma mudança significativa no abastecimento, que seguem atualmente um severo calendário. 

Com investimento de R$ 27 milhões, a obra vai beneficiar 100 mil pessoas a partir de junho do próximo ano. Com 93% das tubulações já implantadas, restam assentar cerca de 4km de tubos de diâmetro entre 900 a 250mm, incluindo uma travessia sobre o Rio Ipojuca no trecho para São Bento do Una. Porém, em uma obra desta magnitude não há apenas o assentamento de tubulações a ser realizado. Diversas outras estruturas importantes estão sendo construídas. 

“Ventosas e descargas são dispositivos de operação e segurança da adutora. As ventosas servem para permitir a saída de ar na tubulação, evitando inclusive, em caso extremo de alta pressão, o estouramento da adutora. As descargas são dispositivos utilizados para a limpeza inicial das tubulações e o esvaziamento da adutora em caso de necessidade de manutenção”, explica o engenheiro responsável pela execução desse trecho, Max Coutinho.

Já a travessia que será construída sobre o rio Ipojuca terá 112 metros de extensão. Trata-se de uma armação metálica, apoiada em blocos de concreto armado. Esta estrutura aérea que tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025, foi pensada por diversos motivos, como facilitar o acesso à adutora em caso de manutenção e devido a extensão e profundidade do rio naquele ponto, que impossibilitou passar a tubulação por dentro dele.

Retomada em junho deste ano, pela gestão da governadora Raquel Lyra, após ficar paralisada desde 2021, a obra representa um trecho importante do projeto da Adutora do Agreste. “O Sistema Adutor do Agreste foi concebido para atender a região Agreste, que historicamente sofre com fenômenos cíclicos de estiagem e a finalização deste trecho atenderá ao município de São Bento do Una e Brejo da Madre de Deus, onde há reduzida segurança hídrica. As águas oriundas do Rio São Francisco vão mudar a realidade da população das cidades”, destaca o presidente da Compesa, Alex Campos.

Em Brejo da Madre de Deus, a expectativa da Companhia é reduzir significativamente o rodízio na distribuição de água com a conclusão das obras. Hoje a maior parte da cidade conta com esquema de seis dias com água e cinco dias sem. Já no município de São Bento do Una a Companhia espera reduzir expressivamente o atual regime, que é de três dias com água e 25 dias sem. A previsão de conclusão desse trecho da Adutora do Agreste é para junho de 2025, quando serão iniciados os testes para posterior início da operação do sistema.

O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador Edmilson Alexandre Fragoso da Silva, de Água Preta, na Mata Sul, por infidelidade partidária. Ele havia assumido a cadeira na Câmara Municipal em Junho, como 1º suplente do PSB, após a saída de um dos vereadores para assumir o Executivo, já que o prefeito e o vice-prefeito do município foram cassados, trocou o partido pelo PRD dois meses antes de tomar posse, o que gerou a ação.

Com isso, quem assume a vaga aberta é Paulo de Luzemário. “Agradeço a Deus pela oportunidade de poder assumir a vaga de Vereador pela minha amada Água Preta. Irei com certeza lutar pelo nosso povo mesmo sendo nestes 40 dias que faltam para terminar o mandato. Mas a minha felicidade é a mesma de poder lutar pelo meu povo. Dias melhores virão”, pontuou.

Por Letícia Lins*

Duas datas marcam a vida de Vilma Queiroz, no mês de novembro: os dias do Empreendedorismo Feminino (19) e o da Consciência Negra (20). Preta, 50+ e plus size, ela sempre gostou de moda, embora a achasse excludente, e que necessitasse de protagonismo para a diversidade. Após aposentar-se, decidiu realizar o evento Pretinhas na Moda, que abre as portas para mulheres negras que atuam no mercado fashion e também para aquelas que desejam desfilar. E com o qual pretende valorizar a moda black, fortalecendo sua identidade, dando-lhe maior visibilidade e ainda movimentar a economia criativa.

Vilma começou a se encantar com vestuário ainda menina, quando via a avó confeccionando roupinhas para bonecas de pano. Aos doze, aprendeu a costurar, a técnica do patchwork, crochê e tricô. No próximo sábado (23) concretiza um velho sonho, ao realizar em São Paulo, pela primeira vez, o evento “Pretinhas na Moda” . Será na Fábrica de Cultura Nova Cachoeirinha, onde haverá, também, uma Feira de Economia Criativa. A realização é do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

A produção e direção são da própria Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento terá oficinas e palestras sobre moda, evidenciando a ancestralidade. Vilma já trabalhou em vários setores, mas sempre foi ligada em moda, chegando até a participar de desfiles como modelo.

“Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, ao me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size. A Moda ainda é muito excludente, a moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”, afirmou.

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021. O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar. Dentro desse contexto o “Pretinhas na Moda” tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos. 

Entre as palestras e oficinas, há preocupação com a sustentabilidade:  “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis”; “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”; “Moda é arte e ser modelo é ser artista”.  Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial.

*Jornalista do Oxe Recife

Patrimônio Vivo de Pernambuco, a cirandeira Lia de Itamaracá foi anunciada, nesta quarta-feira (20), como futura secretária de Turismo, Cultura e Lazer da Prefeitura de Itamaracá. Ela integrará a gestão do prefeito eleito Paulo Galvão (PSDB).

Maria Madalena Correa, a Lia, tem 80 anos de idade e 50 de carreira artística. Será a primeira vez que a artista (que já traz Itamaracá em seu nome artístico) representará oficialmente o município.

Em um post conjunto nas contas do instagram de Paulo Galvão e da cirandeira, o prefeito eleito destacou: “Lia será nossa voz no turismo e na cultura nacional e internacional. A Rainha da Ciranda irá conversar com governos, empresários, instituições e entidades para recolocar Itamaracá num espaço de respeito e relevância como nunca foi visto antes.”

Já Lia comemorou a escolha do seu nome para o secretariado. “Estou muito feliz. Meu papel será parecido com algo que eu já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como Secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome”, afirmou Lia.

Da Folha de Pernambuco