Carro elétrico por R$ 127 mil?
A chinesa JAC, controlada no Brasil pelo empresário Sergio Habib, baixou o preço do e-JS1 para R$ 127 mil (contra R$ 136 mil antes). Em comunicado oficial, a JAC Motors anunciou que o carro elétrico mais vendido da linha ficará mais acessível graças a uma renegociação com a matriz da empresa, que viu a possibilidade de expandir o volume de vendas do modelo no Brasil. Embora o volume de vendas totais dos modelos 100% elétricos ainda seja pequeno no Brasil, inferior a 1%, o crescimento desse segmento, que registrou alta de cerca de 45% de janeiro a setembro deste ano frente ao mesmo período de 2022, chamou a atenção da JAC Motors na China.”Explicamos que o impacto de cerca de 5 a 7% no reposicionamento do preço refletiria num aumento de 20 a 30% nas vendas do E-JS1. E a matriz concordou”, explicou Sergio Habib. “Eles fizeram a parte deles. Agora é conosco”, concluiu.
Desenvolvido em parceria com o Grupo Volkswagen, o JAC e-JS1 é equipado com um motor de 45 kW (62 cv) de potência e 15,3 kgfm de torque – o que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. A bateria de lítio-ferro-fosfato tem 30,2 kWh de capacidade, o que dá uma autonomia declarada de 302 km. A recarga rápida em eletropostos (de 15% a 85%) leva 1 hora. Usando um carregador doméstico do tipo wallbox com cerca de 7 kW, são 3,5 horas. Já em uma tomada caseira, uma carga completa (0% a 100%) requer 11 horas.
Leia maisKwid em venda direta para cliente comum – O consumidor só consegue comprar um carro diretamente da montadora se ele tiver CNPJ, for fazendeiro, dono de locadoras etc. Mas a Renault acaba de anunciar que por um período de até dois meses vai vender o seu modelo de entrada, o Kwid, com preço de venda direta para o consumidor comum. Com isso, o compacto ficou até R$ 7,2 mil mais barato. Em relação ao Kwid, isso pôde ser feito devido a um acordo com a rede de concessionários, e apenas para os modelos em estoque e num prazo de no máximo dois meses. A montadora vai recomprar o que estiver na loja estocado e vender direto para o consumidor. No Brasil, só tem operando de forma exclusivamente com venda direta a chinesa GWM, que assinou convenção com sua rede de concessionárias autorizando a prática.
Mustang Mach-E, o primeiro elétrico da Ford – A marca norte-americana começou esta semana a vender no Brasil o Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da marca no mercado brasileiro – e, também, o primeiro Mustang nessa eletrificação no mundo (e, nessa configuração, o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria). Desde a estreia global em 2021, já foi lançado em 40 países, sendo o segundo veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos. O Mustang Mach-E chega na versão exclusiva GT Performance AWD Extended Range, topo de linha. Equipado com dois motores elétricos, ele exibe números de respeito: tem potência de 487cv, torque de 87,7 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de até 541km. Preço? R$ 486 mil.
Frontier agora tem garantia de seis anos – A Nissan anunciou esta semana que a garantia de fábrica da picape Frontier passa de 3 para 6 anos – e já a partir da linha 2024. É a maior cobertura do segmento no mercado nacional e vale para todas as versões. E mais: para pessoas físicas, a garantia não tem limite de quilometragem; para pessoas jurídicas, 6 anos ou 100 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). A Frontier tem um bom pacote de segurança desde a versão básica, a S: faróis com acendimento inteligente, 6 airbags, bloqueio de diferencial mecânico, controles automático de descida e de tração e estabilidade, sistema de auxílio de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas, entre outros. O motor é 2.3 turbodiesel que desenvolve 163cv de potência e 43,3 kgfm de torque na versão básica. Nos modelos mais caros, os números sobem para 190 cv e 45,9 kgfm. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 7 relações, com tração 4×4.
Veja as versões e preços da linha 2024
S 2.3 diesel MT 4×4
R$ 243.090
SE 2.3 diesel AT 4×4
R$ 264.490
Attack 2.3 diesel AT 4×4
R$ 266.490
XE 2.3 diesel AT 4×4
R$ 282.990
Platinum 2.3 diesel AT 4×4
R$ 319.990
PRO-4X 2.3 diesel AT 4×4
R$ 324.990
Accord híbrido custa R$ 325 mil – A Honda apresentou esta semana a nova geração do Accord, numa versão híbrida de R$ 325 mil e bons equipamentos de segurança e conforto. O design, claro, continua conservador com seus faróis estreitos. Mas, internamente, destaque para o painel de instrumentos digital com tela TFT de 10,2 polegadas e funções configuráveis. Uma delas, por sinal, possibilita a consulta das informações por meio de um display de 6 polegadas. No centro do painel, uma multimídia flutuante de 12,3 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Ainda entre os equipamentos, sistema de som premium da Bose com 12 alto-falantes, quatro entradas USB-C iluminadas, carregador de celular por indução no console central e myHonda Connect (sistema que conecta motorista e carro via aplicativo no smartphone com funções como ajuste remoto do ar-condicionado, partida do motor, localização do veículos etc). E o mais importante: a questão de segurança, até pelo preço cobrado, se destaca com pacote (bem melhorado) Honda Sensing: câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa, radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, os tradicionais controle de cruzeiro adaptativo e o sistema de frenagem para mitigação de colisão,por exemplo, estão lá. E os sistemas de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista, hoje presentes até em carros ‘populares’, idem. E são oito airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos). Tem também monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência em frenagens severas, câmera de ré multivisão, sensor de pressão dos pneus e assistente para redução de ponto cego. O motor é um 2.0 de 146cv 19,2kgfm de torque associados a dois elétricos com potência combinada de 207cv.
HB20: cinco anos, 800 mil unidades – O modelo da marca coreana nasceu especialmente para o mercado brasileiro (daí o H de Hyundai e o B de brasileiro). Isso foi em 2012. De lá para cá, chegou à marca de 800 mil unidades vendidas. Só este ano, foram 70 mil – ficando abaixo apenas do Chevrolet Onix. Ele é fabricado nas versões hatch e sedã, em Piracicaba, no interior de São Paulo.
Polo de Goiana: híbridos e elétricos – O conjunto automotiva do grupo Stellantis em Pernambuco, onde são produzidos os modelos Jeep, Fiat Toro e picape RAM Rampage, foi escolhido para sediar a fabricação dos primeiros modelos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, referente aos híbridos flex a etanol, e também com a plataforma 100% elétrica. Desenvolvidos pela empresa no Brasil, esses novos veículos estarão disponíveis já no ano que vem. Segundo a Stellantis, eles serão responsáveis pela ampliação do parque de fornecedores no entorno da fábrica pernambucana de 38 para 50 no curto prazo, com projeto de chegar a 100. Outros dois pólos industriais do grupo (Betim, em Minas, e Porto Real, no Rio) também terão produção de modelos eletrificados.
Haval H6 desmontado aos 50 mil km – A GWM Brasil realizou um desmonte total do SUV híbrido Haval H6 HEV. A ideia era verificar a durabilidade, a robustez e a confiabilidade do veículo. O modelo desmontado rodou exatos 51.886 quilômetros na mão de diferentes motoristas e em diversas situações de rodagem, como trânsito urbano intenso, estradas de terra e altas velocidades em rodovias. E, detalhe importante, esse veículo não passou por nenhuma revisão ou manutenção durante este período – nem mesmo troca de óleo do motor e filtros de ar. A empresa festejou o resultado. “Acabamos com o mito segundo o qual os carros chineses não possuem qualidade. Isso é coisa do passado”, provocou Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Officer) da GWM Brasil. Para realizar a desmontagem e a avaliação geral do carro, a marca brasileira convidou o especialista em mecânica automotiva Fábio Fukuda, que foi responsável pelo teste de Longa Duração da Quatro Rodas por 23 anos e já desmontou mais de 100 carros. A análise foi realizada nos seguintes componentes: cabeçotes, velas, turbo, cilindros e pistões, freios, virabrequim, refrigeração, carroceria, suspensão e direção, interior e acabamento e sistema de transmissão elétrica. “O resultado é um carro que revelou robustez e qualidade de construção surpreendentes”, destaca Fukuda.
GLA 2024: de R$ 370 mil a R$ 540 mil – A Mercedes-Benz apresentou no Brasil o novo GLA, com motorização híbrido-leve e visual levemente retocado. São duas versões: GLA 200 AMG Line e AMG GLA 35 4Matic, com preços de R$ 370 mil a R$ 540 mil, respectivamente. O visual do GLA acompanha o do irmão GLB e ganha novo para-choque dianteiro, mais robusto, com grade redesenhada, faróis e lanternas com nova assinatura em LEDs. Para o GLA 200 AMG Line, rodas AMG de 20 polegadas, assentos esportivos e acabamentos com visual de fibra de carbono. Este tem motor 1.3 turbo com sistema híbrido-leve associado e potência de 163cv, com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Já o AMG GLA 35 4MATIC tem motor 2.0 turbo com 306 cv, tração nas quatro rodas e câmbio automatizado de 8 marchas.
Panigale V4 R no Brasil: mas só duas – A moto de corrida homologada para rua Panigale V4 R vem apenas em duas unidades, ao preço de R$ 690 mil cada. A moto garante ao piloto amador um nível de especialidade de corrida que apenas os pilotos oficiais da Ducati poderiam experimentar. Ela ganhou melhorias no motor, chassi, aerodinâmica, eletrônica e ergonomia e se tornou ainda mais rápida. Só para se ter uma ideia: com a combinação de escape de competição e óleo dedicado, a potência máxima da Panigale V4 R pode atingir 240,5 cv. A reserva pode ser feita numa das concessionárias Ducati no país até 30 de outubro.
Scooter da BMW já em pré-venda – A BMW C 400 X já está em pré-venda na rede de concessionários brasileiros, com valores de R$ 54,9 mil a R$ 59,9 mil (de caráter mais esportivo). Trata-se do 10º modelo do portfólio da Planta Manaus e o terceiro dos sete lançamentos planejados até 2025, dentro do aporte de R$ 50 milhões na fábrica manauara, anunciado no final de 2022. A scooter é equipada com motor monocilíndrico de 350cc e tem potência máxima de 34cv e torque 35Nm, sempre a gasolina. Já a transmissão é CVT (continuamente variável). As rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. O tanque de combustível tem capacidade de 12,8 litros. O peso total do modelo é de 199kg. O modelo tem bons equipamentos de série, como controle de estabilidade automático, ABS, farol/lanterna/setas em LED, sistema para partida sem chave, tomadas USB de 12v e um compartimento expansível sob o banco que permite transportar um capacete fechado ou objetos de até 5kg.
UTV para 4 pessoas chega ao Brasil – O mercado off-road espera saltar de US$ 16 bilhões, em 2023, para US$19 bilhões, em 2028, segundo a Mordor Intelligence – que atribui o salto à popularidade cada vez maior dos equipamentos e veículos deste segmento. Por isso, a CFMoto Brasil acaba de lançar no país o ZForce 950 Sport 4, um UTV (ou veículo utilitário multitarefas) bem mais forte, com espaço para quatro passageiros, 485 quilos de carga e capacidade para reboque de até 780 quilos. Os detalhes de acabamento e de suspensão garantem mais estabilidade, conforto e segurança, absorvendo impactos e irregularidades de qual seja o terreno. Ele é capaz de chegar aos 120km/h.
Exame toxicológico – Com a derrubada dos vetos da Lei 14.599/23 que trata do exame toxicológico de larga janela, ficaram definidas novas regras – e para todos os motoristas, especialmente para a turma que lida com caminhões e carretas em longas jornadas pelo país afora. Os condutores que não tenham realizado o exame toxicológico periódico (a cada 2 anos e meio) serão punidos com a chamada multa de balcão, no valor de R$ 1.467,35 (Penalidade – multa cinco vezes) por se tratar de infração gravíssima. E sem prejuízo da multa de mesmo valor prevista para quem estiver dirigindo veículo das categorias C (caminhões), D (vans e ônibus) e E (carretas), com exame vencido. O exame toxicológico de larga janela detecta o usuário regular de drogas, cujo consumo da substância psicoativa compromete sua capacidade de dirigir sob efeito da mesma ou sofrendo as consequências da abstinência. Para isso, é feita a coleta de cabelo ou pelos. Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a medida é fruto do bom senso. “Houve um acordo entre o governo e o Congresso para a derrubada dos vetos. Foi resultado do entendimento do Executivo de que os vetos estimulavam a impunidade de quem possivelmente usa drogas e não compareceu para fazer o exame“.
Seguro cai pelo quinto mês consecutivo – A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, revelou que os preços do seguro de automóvel apresentou redução de 1,7% em setembro, em relação ao mês anterior, chegando ao valor de 5,8%. Na comparação com os 12 meses anteriores, também houve queda de 10,8%. Pelo quinto mês consecutivo, o índice registrou redução. A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. Em setembro, pudemos observar que a Região Metropolitana de Curitiba pagou 4,1% (do valor do seguro do carro), ou 39,7% a menos comparado com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que pagou 6,8%, o índice mais alto das regiões comparadas.
Limpeza de estofados: questão de saúde – Você já parou para pensar que uma lavagem interna do seu carro é tão ou mais importante do que a externa? Principalmente dos estofados. A sujeira e as bactérias acumuladas nos tecidos podem desencadear alergias, infecções e problemas respiratórios. Além disso, desgastam o material e deixam mau odor. Por isso, a coluna Bigu traz dicas de Rodrigo ressurreição, CEO e fundador da Total Clean, rede de limpeza, higienização e impermeabilização desses equipamentos. Ele propõe uma limpeza completa a cada seis meses, mas o seu bom senso e do tipo de uso (estrada, cidades etc) deve prevalecer. “Vai além da parte estética: a limpeza e higienização combatem o acúmulo de fungos, ácaros e bactérias, que são os principais agentes das doenças respiratórias”, conta Rodrigo. “Por isso, é preciso compreender que a higienização é uma maneira preventiva de garantir um ambiente saudável para os ocupantes do veículo”, complementa.
O CEO da Total Clean esclarece que uma limpeza profissional é feita por meio da aspiração do estofado e aplicação de shampoo, que atua na remoção da sujidade aparente. Em seguida, usa-se um produto à base de peróxido de hidrogênio, responsável pela higienização do estofado. Para finalizar, é feita a sucção.
Veja como é possível preservar o estofado com passos simples:
- Faça um limpeza regular: estabeleça uma rotina semanal de aspiração e limpeza com pano levemente umedecido para retirar o acúmulo de poeira
- Fuja do sol: pode ocasionar o desbotamento do tecido
- Utilize capas de proteção: principalmente ao transportar animais que podem rasgar o tecido
- Fique de olho na ventilação: permita a ventilação no interior do veículo porque isso ajuda a evitar o acúmulo de umidade e odores.
Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico
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