De bigu com a modernidade

Carro elétrico por R$ 127 mil? 

A chinesa JAC, controlada no Brasil pelo empresário Sergio Habib, baixou o preço do e-JS1 para R$ 127 mil (contra R$ 136 mil antes). Em comunicado oficial, a JAC Motors anunciou que o carro elétrico mais vendido da linha ficará mais acessível graças a uma renegociação com a matriz da empresa, que viu a possibilidade de expandir o volume de vendas do modelo no Brasil. Embora o volume de vendas totais dos modelos 100% elétricos ainda seja pequeno no Brasil, inferior a 1%, o crescimento desse segmento, que registrou alta de cerca de 45% de janeiro a setembro deste ano frente ao mesmo período de 2022, chamou a atenção da JAC Motors na China.”Explicamos que o impacto de cerca de 5 a 7% no reposicionamento do preço refletiria num aumento de 20 a 30% nas vendas do E-JS1. E a matriz concordou”, explicou Sergio Habib. “Eles fizeram a parte deles. Agora é conosco”, concluiu.

Desenvolvido em parceria com o Grupo Volkswagen, o JAC e-JS1 é equipado com um motor de 45 kW (62 cv) de potência e 15,3 kgfm de torque – o que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. A bateria de lítio-ferro-fosfato tem 30,2 kWh de capacidade, o que dá uma autonomia declarada de 302 km. A recarga rápida em eletropostos (de 15% a 85%) leva 1 hora. Usando um carregador doméstico do tipo wallbox com cerca de 7 kW, são 3,5 horas. Já em uma tomada caseira, uma carga completa (0% a 100%) requer 11 horas.

Kwid em venda direta para cliente comum – O consumidor só consegue comprar um carro diretamente da montadora se ele tiver CNPJ, for fazendeiro, dono de locadoras etc. Mas a Renault acaba de anunciar que por um período de até dois meses vai vender o seu modelo de entrada, o Kwid, com preço de venda direta para o consumidor comum. Com isso, o compacto ficou até R$ 7,2 mil mais barato. Em relação ao Kwid, isso pôde ser feito devido a um acordo com a rede de concessionários, e apenas para os modelos em estoque e num prazo de no máximo dois meses. A montadora vai recomprar o que estiver na loja estocado e vender direto para o consumidor. No Brasil, só tem operando de forma exclusivamente com venda direta a chinesa GWM, que assinou convenção com sua rede de concessionárias autorizando a prática. 

Mustang Mach-E, o primeiro elétrico da Ford – A marca norte-americana começou esta semana a vender no Brasil o Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da marca no mercado brasileiro – e, também, o primeiro Mustang nessa eletrificação no mundo (e, nessa configuração, o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria). Desde a estreia global em 2021, já foi lançado em 40 países, sendo o segundo veículo elétrico mais vendido dos Estados Unidos. O Mustang Mach-E chega na versão exclusiva GT Performance AWD Extended Range, topo de linha. Equipado com dois motores elétricos, ele exibe números de respeito: tem potência de 487cv, torque de 87,7 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de até 541km. Preço? R$ 486 mil.

Frontier agora tem garantia de seis anos – A Nissan anunciou esta semana que a garantia de fábrica da picape Frontier passa de 3 para 6 anos – e já a partir da linha 2024. É a maior cobertura do segmento no mercado nacional e vale para todas as versões. E mais: para pessoas físicas, a garantia não tem limite de quilometragem; para pessoas jurídicas, 6 anos ou 100 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro). A Frontier tem um bom pacote de segurança desde a versão básica, a S: faróis com acendimento inteligente, 6 airbags, bloqueio de diferencial mecânico, controles automático de descida e de tração e estabilidade, sistema de auxílio de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas, entre outros. O motor é 2.3 turbodiesel que desenvolve 163cv de potência e 43,3 kgfm de torque na versão básica. Nos modelos mais caros, os números sobem para 190 cv e 45,9 kgfm. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 7 relações, com tração 4×4.

Veja as versões e preços da linha 2024

S 2.3 diesel MT 4×4

R$ 243.090

SE 2.3 diesel AT 4×4

R$ 264.490

Attack 2.3 diesel AT 4×4

R$ 266.490

XE 2.3 diesel AT 4×4

R$ 282.990

Platinum 2.3 diesel AT 4×4

R$ 319.990

PRO-4X 2.3 diesel AT 4×4
R$ 324.990

Accord híbrido custa R$ 325 mil – A Honda apresentou esta semana a nova geração do Accord, numa versão híbrida de R$ 325 mil e bons equipamentos de segurança e conforto. O design, claro, continua conservador com seus faróis estreitos. Mas, internamente, destaque para o painel de instrumentos digital com tela TFT de 10,2 polegadas e funções configuráveis. Uma delas, por sinal, possibilita a consulta das informações por meio de um display de 6 polegadas. No centro do painel, uma multimídia flutuante de 12,3 polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Ainda entre os equipamentos, sistema de som premium da Bose com 12 alto-falantes, quatro entradas USB-C iluminadas, carregador de celular por indução no console central e myHonda Connect (sistema que conecta motorista e carro via aplicativo no smartphone com funções como ajuste remoto do ar-condicionado, partida do motor, localização do veículos etc). E o mais importante: a questão de segurança, até pelo preço cobrado, se destaca com pacote (bem melhorado) Honda Sensing: câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa, radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, os tradicionais controle de cruzeiro adaptativo e o sistema de frenagem para mitigação de colisão,por exemplo, estão lá. E os sistemas de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista, hoje presentes até em carros ‘populares’, idem. E são oito airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos). Tem também monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência em frenagens severas, câmera de ré multivisão, sensor de pressão dos pneus e assistente para redução de ponto cego. O motor é um  2.0 de 146cv 19,2kgfm de torque associados a dois elétricos com potência combinada de 207cv. Novo Honda Accord Hybrid - Brasil

HB20: cinco anos, 800 mil unidades – O modelo da marca coreana nasceu especialmente para o mercado brasileiro (daí o H de Hyundai e o B de brasileiro). Isso foi em 2012. De lá para cá, chegou à marca de 800 mil unidades vendidas. Só este ano, foram 70 mil – ficando abaixo apenas do Chevrolet Onix. Ele é fabricado nas versões hatch e sedã, em Piracicaba, no interior de São Paulo. 

Polo de Goiana: híbridos e elétricos – O conjunto automotiva do grupo Stellantis em Pernambuco, onde são produzidos os modelos Jeep, Fiat Toro e picape RAM Rampage, foi escolhido para sediar a fabricação dos primeiros modelos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, referente aos híbridos flex a etanol, e também com a plataforma 100% elétrica. Desenvolvidos pela empresa no Brasil, esses novos veículos estarão disponíveis já no ano que vem. Segundo a Stellantis, eles serão responsáveis pela ampliação do parque de fornecedores no entorno da fábrica pernambucana de 38 para 50 no curto prazo, com projeto de chegar a 100. Outros dois pólos industriais do grupo (Betim, em Minas, e Porto Real, no Rio) também terão produção de modelos eletrificados.

Haval H6 desmontado aos 50 mil km –  A GWM Brasil realizou um desmonte total do SUV híbrido Haval H6 HEV. A ideia era verificar a durabilidade, a robustez e a confiabilidade do veículo. O modelo desmontado rodou exatos 51.886 quilômetros na mão de diferentes motoristas e em diversas situações de rodagem, como trânsito urbano intenso, estradas de terra e altas velocidades em rodovias. E, detalhe importante, esse veículo não passou por nenhuma revisão ou manutenção durante este período – nem mesmo troca de óleo do motor e filtros de ar. A empresa festejou o resultado. “Acabamos com o mito segundo o qual os carros chineses não possuem qualidade. Isso é coisa do passado”, provocou Oswaldo Ramos, CCO (Chief Commercial Officer) da GWM Brasil. Para realizar a desmontagem e a avaliação geral do carro, a marca brasileira convidou o especialista em mecânica automotiva Fábio Fukuda, que foi responsável pelo teste de Longa Duração da Quatro Rodas por 23 anos e já desmontou mais de 100 carros. A análise foi realizada nos seguintes componentes: cabeçotes, velas, turbo, cilindros e pistões, freios, virabrequim, refrigeração, carroceria, suspensão e direção, interior e acabamento e sistema de transmissão elétrica. “O resultado é um carro que revelou robustez e qualidade de construção surpreendentes”, destaca Fukuda.

GLA 2024: de R$ 370 mil a R$ 540 mil – A Mercedes-Benz apresentou no  Brasil o novo GLA, com motorização híbrido-leve e visual levemente retocado. São duas versões: GLA 200 AMG Line e AMG GLA 35 4Matic, com preços de R$ 370 mil a R$ 540 mil, respectivamente. O visual do GLA acompanha o do irmão GLB e ganha novo para-choque dianteiro, mais robusto, com grade redesenhada, faróis e lanternas com nova assinatura em LEDs. Para o GLA 200 AMG Line, rodas AMG de 20 polegadas, assentos esportivos e acabamentos com visual de fibra de carbono. Este tem motor 1.3 turbo com sistema híbrido-leve associado e potência de 163cv, com câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Já o AMG GLA 35 4MATIC tem motor 2.0 turbo com 306 cv, tração nas quatro rodas e câmbio automatizado de 8 marchas.

Panigale V4 R no Brasil: mas só duas – A moto de corrida homologada para rua Panigale V4 R vem apenas em duas unidades, ao preço de R$ 690 mil cada. A moto garante ao piloto amador um nível de especialidade de corrida que apenas os pilotos oficiais da Ducati poderiam experimentar. Ela ganhou melhorias no motor, chassi, aerodinâmica, eletrônica e ergonomia e se tornou ainda mais rápida. Só para se ter uma ideia: com a combinação de escape de competição e óleo dedicado, a potência máxima da Panigale V4 R pode atingir 240,5 cv. A reserva pode ser feita numa das concessionárias Ducati no país até 30 de outubro.

Scooter da BMW já em pré-venda – A BMW C 400 X já está em pré-venda na rede de concessionários brasileiros, com valores de R$ 54,9 mil a R$ 59,9 mil (de caráter mais esportivo).  Trata-se do 10º modelo do portfólio da Planta Manaus e o terceiro dos sete lançamentos planejados até 2025, dentro do aporte de R$ 50 milhões na fábrica manauara, anunciado no final de 2022. A scooter é equipada com motor monocilíndrico de 350cc e tem potência máxima de 34cv e torque 35Nm, sempre a gasolina. Já a transmissão é CVT (continuamente variável). As rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. O tanque de combustível tem capacidade de 12,8 litros. O peso total do modelo é de 199kg. O modelo tem bons equipamentos de série, como controle de estabilidade automático, ABS, farol/lanterna/setas em LED, sistema para partida sem chave, tomadas USB de 12v e um compartimento expansível sob o banco que permite transportar um capacete fechado ou objetos de até 5kg. 

UTV para 4 pessoas chega ao Brasil – O mercado off-road espera saltar de US$ 16 bilhões, em 2023, para US$19 bilhões, em 2028, segundo a Mordor Intelligence – que atribui o salto à popularidade cada vez maior dos equipamentos e veículos deste segmento. Por isso, a CFMoto Brasil acaba de lançar no país o ZForce 950 Sport 4, um UTV (ou veículo utilitário multitarefas) bem mais forte, com espaço para quatro passageiros, 485 quilos de carga e capacidade para reboque de até 780 quilos. Os detalhes de acabamento e de suspensão garantem mais estabilidade, conforto e segurança, absorvendo impactos e irregularidades de qual seja o terreno. Ele é capaz de chegar aos 120km/h. 

Exame toxicológico – Com a derrubada dos vetos da Lei 14.599/23 que trata do exame toxicológico de larga janela, ficaram definidas novas regras – e para todos os motoristas, especialmente para a turma que lida com caminhões e carretas em longas jornadas pelo país afora. Os condutores que não tenham realizado o exame toxicológico periódico (a cada 2 anos e meio) serão punidos com a chamada multa de balcão, no valor de R$ 1.467,35 (Penalidade – multa cinco vezes) por se tratar de infração gravíssima. E sem prejuízo da multa de mesmo valor prevista para quem estiver dirigindo veículo das categorias C (caminhões), D (vans e ônibus) e E (carretas), com exame vencido. O exame toxicológico de larga janela detecta o usuário regular de drogas, cujo consumo da substância psicoativa compromete sua capacidade de dirigir sob efeito da mesma ou sofrendo as consequências da abstinência. Para isso, é feita a coleta de cabelo ou pelos. Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a medida é fruto do bom senso. “Houve um acordo entre o governo e o Congresso para a derrubada dos vetos. Foi resultado do entendimento do Executivo de que os vetos estimulavam a impunidade de quem possivelmente usa drogas e não compareceu para fazer o exame“.

Seguro cai pelo quinto mês consecutivo – A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, revelou que os preços do seguro de automóvel apresentou redução de 1,7% em setembro, em relação ao mês anterior, chegando ao valor de 5,8%. Na comparação com os 12 meses anteriores, também houve queda de 10,8%. Pelo quinto mês consecutivo, o índice registrou redução. A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. Em setembro, pudemos observar que a Região Metropolitana de Curitiba pagou 4,1% (do valor do seguro do carro), ou 39,7% a menos comparado com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que pagou 6,8%, o índice mais alto das regiões comparadas.

Limpeza de estofados: questão de saúde – Você já parou para pensar que uma lavagem interna do seu carro é tão ou mais importante do que a externa? Principalmente dos estofados. A sujeira e as bactérias acumuladas nos tecidos podem desencadear alergias, infecções e problemas respiratórios. Além disso, desgastam o material e deixam mau odor. Por isso, a coluna Bigu traz dicas de Rodrigo ressurreição, CEO e fundador da Total Clean, rede de limpeza, higienização e impermeabilização desses equipamentos. Ele propõe uma limpeza completa a cada seis meses, mas o seu bom senso e do tipo de uso (estrada, cidades etc) deve prevalecer. “Vai além da parte estética: a limpeza e higienização combatem o acúmulo de  fungos, ácaros e bactérias, que são os principais agentes das doenças respiratórias”, conta Rodrigo. “Por isso, é preciso compreender que a higienização é uma maneira preventiva de garantir um ambiente saudável para os ocupantes do veículo”, complementa.

O CEO da Total Clean esclarece que uma limpeza profissional é feita por meio da aspiração do estofado e aplicação de shampoo, que atua na remoção da sujidade aparente. Em seguida, usa-se um produto à base de peróxido de hidrogênio, responsável pela higienização do estofado. Para finalizar, é feita a sucção. 

Veja como é possível preservar o estofado com passos simples:

  • Faça um limpeza regular: estabeleça uma rotina semanal de aspiração e limpeza com pano levemente umedecido para retirar o acúmulo de poeira
  • Fuja do sol: pode ocasionar o desbotamento do tecido
  • Utilize capas de proteção: principalmente ao transportar animais que podem rasgar o tecido
  • Fique de olho na ventilação: permita a ventilação no interior do veículo porque isso ajuda a evitar o acúmulo de umidade e odores.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Como foi o comércio de usados em Pernambuco em 2024

A venda de veículos seminovos e usados em Pernambuco cresceu 10,3% no ano passado em relação a 2023. Foram 463,5 mil unidades comercializadas – ou 43 mil a mais do que o ano anterior. Esse também foi o desempenho geral da região Nordeste – que negociou quase 2,3 milhões de carros, picapes, ônibus, caminhões e, principalmente, motos, com algo em torno dos 210 mil a mais do que em 2023. Em termos percentuais, destaque para os revendedores do Piauí, estado que registrou elevação de 17,2%. Em segundo lugar, ficou o segmento no Rio Grande do Norte, com 16,1%. O comércio de usados no Ceará teve a pior performance, com 2,2%.

Por subcategoria, os seminovos (até 3 anos de uso) tiveram aumento de vendas. Mas os preferidos, ou que os consumidores puderam comprar, foram os chamados velhinhos (com 13 ou mais anos de estrada). Em todo o país, segundo dados da Fenauto, a entidade que representa o segmento de lojistas multimarcas de seminovos e usados, foi registrado um novo recorde, com 15,8 milhões de unidades vendidas, o melhor número da série histórica registrado desde 2011.

E o presidente da instituição, Enilson Sales, prevê que 2025 seguirá o mesmo ritmo. “Isso se a economia não tiver nenhum sobressalto neste ano”, diz ele. Os modelos mais vendidos em 2024 foram os com 13 anos ou mais (5,7 milhões), seguidos pelos de 4 a 8 anos, com 4 milhões. Somando os segmentos de novos e de usados, o Brasil comercializou mais de 20,5 milhões de veículos.

Fiat Mobi fica mais potente – Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Fiat Mobi, um dos 10 carros mais vendidos no Brasil no ano passado, chega com novidades na linha 2025. O hatch de entrada da marca passa a ser equipado com o motor 1.0 Firefly Flex, ficando mais potente e econômico, segundo a empresa. Com a nova motorização, as versões Like e Trekking passam a ter até 75 cv de potência e 10,5kgfm de torque, que está 10% maior, com etanol.  A aceleração de 0 a 100 km/h agora é de 14,7 segundos e a velocidade máxima é de 164 km/h, 12km/h melhor.

Agora, o modelo faz até 10,6 km/l na estrada e 9,8 km/l na cidade, com etanol, e 15,1 Km/l na estrada e 14,0 km/l na cidade, com gasolina. E o modelo agora conta com direção elétrica e o ajuste de altura do volante, algo exclusivo na categoria. O Mobi também é equipado, desde a versão Like, com sistema de freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa e sensor de pressão dos pneus. Completam o pacote o ar-condicionado, airbag frontal, travas e vidros dianteiros elétricos, limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro e sensor de temperatura externa. Com o Firefly, o compacto é vendido por R$ 77 mil na versão Like e R$ 80 mil na Trekking. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.

C3 e Aircross chegam mais equipados – Já começou a desembarcar nas concessionárias da Citroën a linha 2025 de dois modelos da marca: C3 e Aircross. Agora, a lista de equipamentos de série ficou melhor, com mais oferta. Por exemplo: o Aircross ‘normal’ e o de 7 lugares passam a contar de série com câmera de ré, farol de neblina e ar-condicionado automático digital a partir da versão Feel Pack. Já as versões Shine também ganham ar-condicionado automático digital e acabamento do painel de bordo na cor cinza.

O ar digital estreou primeiro no Citroën Basalt no ano passado. Já para a linha C3 hatch, os modelos 2025/2025 tiveram mudanças bem mais tímidas. A versão mais cara You!, turbinada, só ganhou uma nova cor, enquanto a Feel agora passa a ter câmera de ré. Todas as versões têm motor 1.0 turboflex capaz de entregar 130cv de potência, com torque de 20,4kgfm. A única opção de câmbio é o automático do tipo CVT com simulação de 7 velocidades.

Vans da Stellantis ganham novo motor – A empresa Stellantis, dona da Fiat, Citroën, Peugeot e outras montadoras, renovou o motor da linha de furgões de suas principais marcas.  Agora, os Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy passam a ter motor 2.2 turbodiesel de 150cv de potência e 37,0kgfm de torque. O trio tinha propulsor 1.5 de 120cv. Com capacidade de carga de 1,5 tonelada, eles fazem 12,4 km na cidade e 13,7 km na estrada com diesel — um rendimento, segundo a empresa, de 4,2% e 15,1% melhores, respectivamente. A Stellantis é líder de mercado com 49% dos licenciamentos, somando picapes e utilitários da Fiat, Peugeot, Citroën e RAM. 

Divisor de caçambas da Nissan – A linha de acessórios originais da Nissan ganha mais uma opção, já disponível na rede de concessionárias da marca japonesa em todo o país. A novidade é o divisor de caçamba para as versões PRO4X e Platinum da picape Nissan Frontier, a partir do ano-modelo 2023. O novo acessório é ideal para proteger e evitar que a carga se movimente. Desenvolvida em parceria com a Bepo, a novidade é feita com travessas de aço com 2 mm de espessura com o logotipo da marca Nissan em serigrafia no centro. Foi feita para suportar esforços de até 22 quilos. O acabamento é com pintura eletrostática texturizada a epóxi a pó, material que garante boa resistência à corrosão. O encaixe nos protetores de caçamba originais da picape é perfeito. O preço para venda médio na rede é de R$ 850 (baseado em variações tributárias dos estados).

O sucesso do Haval H6 – O GWM Haval H6 foi o híbrido mais vendido do Brasil em 2024, com 22.893 unidades emplacadas. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Haval H6 ficou à frente de grandes concorrentes, como BYD, Toyota e Volvo, conquistando quase 12% de market share no segmento de veículos eletrificados e foi líder de vendas no segmento dos híbridos, considerando os modelos acima de R$200 mil. O Haval H6 foi seguido pelo Song Plus, com 17.908 unidades, e pelo Toyota Corolla Cross, com 12.077 unidades, completando os três primeiros colocados. No segmento de veículos totalmente elétricos, a linha GWM ORA 03 alcançou a segunda posição, com 6.326 unidades comercializadas em 2024, representando 10,5% de market share. Com esse resultado, a GWM se firma como uma das principais fabricantes de veículos eletrificados do Brasil.

Fundo para compra de usados – E por falar na GWM, ela deu mais um passo inédito e bem interessante: lançou o primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FDIC) para a compra de veículos usados. O FDIC da GWM vai disponibilizar mais de R$ 60 milhões para sua rede de concessionárias, no julga ser uma transformação radical na forma como veículos seminovos são negociados no país. Este fundo inovador vai trazer ganhos tanto para os clientes quantos para as concessionárias. O cliente será favorecido porque agora aumenta ainda mais a chance de seu usado ser supervalorizado ao dá-lo na troca por um GWM 0km.

Para a concessionária, o novo fundo otimiza seu fluxo de caixa, facilita o giro de estoque dos carros usados e dá maior tranquilidade financeira aos parceiros da GWM, marcando uma mudança significativa no mercado automotivo. O FDIC criado pela GWM Brasil funcionará como um facilitador entre a montadora e suas atuais 100 concessionárias, incentivando a compra de veículos seminovos que entram como troca durante a venda de um GWM zero km.

A operação funciona da seguinte maneira: a concessionária recebe do comprador parte do pagamento em dinheiro e o restante com o veículo usado, criando um débito correspondente ao modelo que precisa ser quitado. Para garantir o fluxo de caixa, o fundo financia a concessionária, proporcionando um prazo de até três meses para que a loja possa vender o carro usado com calma, sem precisar dispor de capital próprio e sem impactar sua receita.

Conheça o novo Vantage Roadster – A Aston Martin revelou oficialmente o Vantage Roadster, um conversível de alta performance  de motor V8 baseado no aclamado Vantage Coupe – modelo, aliás, que mostra todo o luxo da marca. O  V8 4.0 oferece 665cv de potência e torque de 81 kgfm. Na aceleração ele sai de 0 km/h para 100 km/h em 3,5 segundos e sua velocidade máxima é de 325 km/h. O teto elétrico é, por sinal, também ultrarrápido, sendo capaz de abrir ou fechar em apenas 6,8 segundos, mesmo em velocidades de até 50 km/h. A estrutura em alumínio ultraleve contribui para um peso adicional de apenas 60 kg em comparação ao cupê, mantendo a rigidez estrutural e o equilíbrio característicos da linha Vantage. As entregas do Aston Martin Vantage Roadster estão previstas para o segundo trimestre de 2025 e não há previsão de preços para o Brasil. 

Medo de carros chineses? – Provavelmente, um dia você terá um carro chinês. Afinal, as vendas desses produtos só crescem. Em 2024, o comércio deles praticamente triplicou no Brasil. A alta foi de 187% sobre 2023 – de 42 mil para 120,3 mil unidades. Isso significa 26% das importações totais de veículos. Aliás, eles só perdem para os fabricados na Argentina, que tem benefícios do Mercosul e são das mesmas montadoras instaladas por aqui, com um índice 48% de participação no mercado. Em seguida, vêm México e Alemanha, com fatias de 10% e 5%, respectivamente. 

Os mais procurados – Pela primeira vez, a Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, apresenta o ranking dos carros elétricos mais procurados pelos usuários da plataforma em todo o Brasil. O Porsche Taycan ocupa a liderança entre os mais buscados no recorte de novembro de 2022 a novembro de 2024. Na sequência, aparecem BYD Dolphin (2°) e Volvo XC40 (3°), de acordo com o levantamento da Webmotors Autoinsights. Segundo os dados do estudo, a BYD se destaca na lista das marcas mais pesquisadas no período com outros três modelos: Seal (8°), Tan (9°) e Yuan-Plus (10°). Confira a lista:

1. Porsche Taycan

2. BYD Dolphin

3. Volvo XC40

4. Audi e-tron

5. MINI Cooper

6. Nissan Leaf

7. BYD I3

8. BYD Seal

9. BYD Tan

10. BYD Yuan-Plus

Cuidados com o catalisador – Viajando de férias? Então, saiba que, dos cuidados com a manutenção do veículo, há um sempre quase esquecido: o catalisador automotivo. O mau funcionamento desta peça costuma indicar que há outros problemas no automóvel. Envolto em uma cápsula metálica que suporta altas temperaturas e condições extremas, o catalisador automotivo é um substrato (cerâmico ou metálico) revestido com metais como platina e paládio. “O componente é responsável pela redução de até 99% das emissões poluentes, convertendo os gases provenientes da combustão em substâncias inofensivas à saúde humana e ao meio ambiente”, afirma Miguel Zoca, gerente de aplicação de produtos da unidade de catálise da Umicore, uma das maiores fornecedoras de catalisadores automotivos do mundo.

Quando um catalisador automotivo não funciona corretamente, gases tóxicos como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx) são liberados pelo escapamento. Eles causam sérios impactos à saúde – como, por exemplo, infecções respiratórias, asfixia, irritação nos olhos, mutações genéticas e câncer. O mau funcionamento do catalisador também agrava a poluição ambiental, prejudicando o ar e contribuindo para o aquecimento global. Para prevenir futuros contratempos que cheguem a prejudicar o catalisador, o carro deve passar por uma revisão geral. “O catalisador pode ser comprometido por falhas no sistema de alimentação, defeitos no escapamento ou problemas no sensor de oxigênio”, explica o especialista. “Por isso, uma manutenção adequada garantirá uma viagem mais tranquila e sem custos indesejados”, acrescenta Zoca.

Neste contexto, alguns cuidados que podem ser tomados são:

  • Revisar o sistema de alimentação do automóvel para evitar falhas na combustão, verificando a abertura das velas de ignição e as condições dos eletrodos, analisando a resistência elétrica e as condições dos terminais dos cabos de velas e se certificando de que não haja trincas ou vazamentos nas bobinas de ignição.
  • Pedir que o mecânico veja o sistema de escapamento e examine se não há vazamentos ou oxidação que possam estar danificando peças internas.
  • Checar a resistência interna de aquecimento do sensor de oxigênio (sonda lambda) e o estado das conexões do componente que tem papel crucial na monitoração da mistura de ar-combustível.
  • Trocar o óleo e o filtro de combustível no prazo recomendado pelo fabricante, evitando que substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor se acumulem no catalisador e contaminem a peça com materiais como fósforo, zinco, cálcio e magnésio, que se amontoam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres.
  • Abastecer o carro em postos de qualidade reconhecida e utilizar aditivos e fluidos de origem conhecida, seguindo a orientação da montadora. O uso de compostos com má qualidade pode danificar o sistema de exaustão e reduzir a eficácia do catalisador.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

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Milhares de pessoas foram às ruas de Washington, neste sábado (18), contra as políticas anunciadas por Donald Trump e o partido Republicano, dois dias antes da volta do empresário à Casa Branca.

A chamada “Marcha do Povo” foi organizada por um coletivo de movimentos de defesa dos direitos civis e da justiça social, incluindo o grupo por trás da Marcha das Mulheres, que atraiu centenas de milhares de pessoas para a capital norte-americana antes da primeira posse de Trump, em 2017.

Os manifestantes protestam contra uma série de temas que consideram sob ataque por Trump e líderes de seu partido, inclusive o direito ao aborto, o combate às mudanças climáticas, as proteções contra a violência armada e os direitos dos imigrantes.

Na marcha multicolorida viram-se alguns gorros cor-de-rosa em forma de gato, uma referência ao evento de 2017. Os participantes percorreram o centro da cidade sob uma chuva leve, passando pela Casa Branca e em direção ao Lincoln Memorial.

Os protestos de agora são muito menores do que os de 2017, em parte porque o movimento pelos direitos das mulheres nos EUA parece mais fragmentado para muitos ativistas depois que Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris em novembro.

Os organizadores previram que 50 mil pessoas participariam do ato, enquanto a polícia local esperava cerca de 25 mil pessoas. Mais de 300 outras marchas foram planejadas em todo o país.

“Estas leis ameaçam nossas vidas. As mulheres estão morrendo”, disse Aisha Becker-Burrowes, cuja voz mal podia ser ouvida devido aos cânticos que repetiam, “Meu corpo, minha escolha”.

Susan Dutwells, uma mulher de 60 anos que viajou da Flórida com a filha para participar da marcha, disse que está “assustada” e “enojada” com a volta de Trump ao Salão Oval.

“Tanta gente está votando contra seus próprios interesses. Eu não entendo”, disse Dutwells à AFP.

Sarah Kong, uma psiquiatra que viajou de Chicago com a mãe para participar de sua primeira marcha, afirmou que gostaria de protestar de novo. “Eu me sinto motivada, estimulada por todas estas pessoas. Tenho fé no futuro, embora esteja assustada”, resumiu.

Vendedores ofereciam botões com as inscrições #MeToo e “O amor supera o ódio”, e vendiam bandeiras da Marcha do Povo por US$ 10 (R$ 61). Os manifestantes carregavam cartazes que diziam “Feministas vs. Fascistas” e “Pessoas acima da política”.

“É realmente reconfortante estar aqui com todos vocês hoje em solidariedade e união, diante do que será um extremismo realmente horrível”, disse Mini Timmaraju, chefe do grupo de defesa Liberdade Reprodutiva para Todos, à multidão.

Ela afirmou que a boa notícia é que os direitos ao aborto continuam populares apesar da vitória de Trump, liderando um coro de “Nós somos a maioria!”

Os protestos foram em grande parte pacíficos em meio a uma segurança reforçada. Uma pessoa com um boné vermelho MAGA (sigla em inglês para “torne a América grande de novo”, o slogan de Trump) surgiu perto da frente da marcha e foi levada pelas autoridades.

O protesto ocorre depois que Tom Homan, apelidado de “czar da fronteira”, disse à Fox News que uma “grande batida” ocorreria no país pouco depois de o republicano ser empossado no cargo, na próxima segunda-feira (20). Homan vai supervisionar as políticas de migração e segurança na fronteira.

Em seu segundo mandato, após perder as eleições presidenciais para Joe Biden em 2020, Trump planeja deportar milhões de imigrantes em situação irregular. O republicano venceu todos os sete estados decisivos e o voto popular na eleição de novembro.

Outros protestos estão planejados para o fim de semana, incluindo no Dia da Posse, que coincide com o Dia de Martin Luther King Jr. Líderes dos direitos civis dizem que vão se reunir e continuar mobilizados sob a administração de Trump.

“É reconfortante que as pessoas ainda se importem”, afirmou Preethi Murthy, 28, que mora em Washington e trabalha em saúde global. “Temos que mostrar que somos maiores em número e que não vamos recuar.”

Da Folha de São Paulo.

Camaragibe Avança 2024

O TikTok pode ficar indisponível nos Estados Unidos no domingo (19) e sair do ar após a Suprema Corte confirmar a proibição da plataforma de propriedade chinesa – mas pode voltar já na segunda-feira (20).

O presidente eleito dos EUA Donald Trump afirmou que “muito provavelmente” adiará a proibição do TikTok por 90 dias após assumir o cargo na segunda-feira. Em entrevista à NBC News, no entanto, o republicano ressaltou que ainda não tomou uma decisão final.

Trump disse que seria “apropriado” aprovar uma extensão para o aplicativo, banido a partir de uma lei bipartidária aprovada no ano passado e confirmada pela Suprema Corte nesta semana.

“Acho que seria, certamente, uma opção que analisamos. A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado. Você sabe, é apropriado. Temos que analisar com cuidado. É uma situação muito grande”, declarou Trump na entrevista.

“Se eu decidir fazer isso, provavelmente anunciarei na segunda-feira”, acrescentou.

Sem uma extensão, o TikTok disse que ficará offline no domingo. A lei aprovada no ano passado permite que o presidente adie a proibição de entrar em vigor em 90 dias, mas exige evidências de que as partes que trabalham para organizar uma venda do TikTok para uma empresa de propriedade dos EUA fizeram progresso significativo.

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, se encontrou com Trump em sua casa em Mar-a-Lago nas semanas que antecederam a proibição entrar em vigor e deve comparecer à posse de Trump na segunda-feira.

Da CNN.

Caruaru - IPTU 2025

Após assumir interinamente como prefeito do Recife durante férias de João Campos, Victor Marques (PCdoB) segue dando continuidade às entregas de obras na cidade. Neste sábado (18), foi entregue a intervenção realizada na Rua Padre Cícero, no Alto do Maracanã, bairro de Dois Unidos. Premiado pela ONU, o Programa Parceria é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), como parte da Ação Inverno, e executa obras de infraestrutura junto com a população.

“O Parceria é uma forma simples, mas efetiva de levar melhorias para muito mais pessoas que precisam e ampliar o alcance do trabalho da Prefeitura. De um lado, a gente consegue chegar com mais segurança e qualidade de vida pra um número muito maior de famílias. Por outro, a comunidade passa a dar mais valor, e cuida com muito mais carinho daquele lugar. Porque as pessoas não só viram a obra acontecer, mas participaram diretamente da construção dela”, afirmou Victor Marques.

Na Rua Padre Cícero, a intervenção foi feita em alvenaria armada, numa área de 28 metros quadrados, beneficiando duas famílias que moram no local. “Novamente superamos a meta do Parceria no ano passado, finalizando 1.212 obras que beneficiaram mais de 2400 famílias. Com o Programa, fornecemos projeto, material e orientação técnica e social para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra”, atesta o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar. 

Belo Jardim - Construção do CAEE

Mesmo com um cessar-fogo à vista, ataques israelenses em Gaza continuaram neste sábado (18/01). O Ministério da Saúde do território informou que 23 corpos foram levados para hospitais, vítimas de bombardeios.

Na sexta-feira, o serviço de emergência civil palestino informou que 116 palestinos, quase 60 deles mulheres e crianças, foram mortos em Gaza desde que o acordo foi anunciado na quarta-feira, antes de sua aprovação no sábado pelo governo israelense.

“O que é essa trégua que nos mata horas antes de começar?” disse à Associated Press Abdallah Al-Aqad, irmão de uma mulher morta num ataque aéreo em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.

O exército israelense disse ter interceptado dois mísseis lançados do Iêmen em direção a Israel neste sábado. Os rebeldes houthis, que controlam grande parte do Iêmen, anunciaram que combateriam “violações ou escalada militar” por parte de Israel durante o período de cessar-fogo.

Atraso na lista dos reféns

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alertou no fim da tarde de sábado que o cessar-fogo em Gaza só avançaria se ele recebesse a lista com os nomes dos reféns que serão libertados pelo Hamas, como fora acordado. A trégua na guerra que durou 15 meses está prevista para começar neste domingo às 8h30, horário local.

O grupo extremista palestino se comprometeu a informar ao mediador do acordo, o Catar, os nomes desses prisioneiros, o que não aconteceu na hora combinada, segundo o governo israelense, que espera a confirmação de quem ainda está vivo.

Desde o anúncio da ratificação do acordo, nas primeiras horas de sábado, famílias dos reféns detidos em Gaza se preparam para ter notícias de seus entes, e palestinos se organizam para receber familiares libertados.

Centenas de milhares de palestinos que foram deslocados à força de suas casas pelas forças israelenses agora esperam retornar ao que resta de suas casas ou para reconhecer corpos dos escombros. Grupos humanitários também se articulam para viabilizar ajuda.

O acordo de cessar-fogo estipula que os reféns mantidos em Gaza sejam trocados por prisioneiros palestinos mantidos por Israel durante várias fases.

Como estão previstas as trocas de reféns

Na primeira fase, 33 reféns em Gaza deverão ser libertados ao longo de seis semanas em troca de 737 prisioneiros mantidos por Israel. O Ministério da Justiça israelense publicou uma lista de prisioneiros – todos os menores de 19 e todas as mulheres estão incluídos nessa primeira etapa.

A primeira troca está prevista para começar às 16h deste domingo – o acordo diz que três reféns mulheres vivas serão devolvidas. No sétimo dia, quatro, e os demais nas cinco semanas seguintes.

Durante cada troca, prisioneiros palestinos serão libertados por Israel após os reféns chegarem com segurança.

Também serão libertados 1.167 residentes de Gaza que não estiveram envolvidos nos ataques de 7 de outubro de 2023, que deram início à guerra.

Todas as mulheres e crianças menores de 19 anos de Gaza detidas por Israel serão libertadas durante a primeira fase.

Os outros reféns em Gaza, incluindo soldados homens, serão contemplados em uma segunda fase a ser negociada durante a primeira.

Também durante a primeira fase do cessar-fogo, a presença das tropas israelenses deverá se restringir a uma zona tampão com cerca de um quilômetro de largura dentro de Gaza, ao longo de suas fronteiras com Israel.

Isso permitirá que muitos palestinos deslocados retornem às suas casas, como na Cidade de Gaza e no norte, em grande parte isolado e devastado.

Com a maior parte da população de Gaza abrigada em enormes e miseráveis acampamentos de tendas, os palestinos estão desesperados para voltar para suas casas, embora muitas tenham sido destruídas ou gravemente danificadas.

Ajuda humanitária

O Egito inpecionou a passagem de fronteira de Rafah com Gaza e uma área de logística onde cerca de 600 caminhões de ajuda estão estacionados, disseram autoridades locais.

Autoridades também visitaram hospitais e instalações médicas no norte do Sinai que estão se preparando para receber os feridos de Gaza.

Agências humanitárias em Gaza estão se preparando para um cenário caótico nesta semana, enquanto centenas de milhares de pessoas tentam retornar para suas casas.

Em maio passado, Israel assumiu o controle do lado de Gaza da passagem de fronteira de Rafah com o Egito em uma operação que interrompeu as entregas de ajuda.

De acordo com o acordo de cessar-fogo, a passagem de Rafah será aberta na primeira fase do plano, mas o exército israelense não se retirará de lá.

Acordo “precário”

Para Mairav Zonszein, analista sênior do International Crisis Group, o cessar-fogo programado para amanhã é muito “precário”, e que os Estados Unidos desempenharão um papel importante para garantir que ele seja mantido.

“Gostaríamos que ele entrasse em vigor amanhã de manhã. Isso já será um grande alívio”, disse à DW.

Netanyahu afirmou que tanto o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que assume o cargo nesta segunda-feira (20), quanto Joe Biden, deram aval para que Israel volte a lutar em Gaza se os próximos estágios do acordo não forem cumpridos.

Netanyahu afirmou que a primeira estapa da trégua será temporária, acrescentando: “Se tivermos que voltar a lutar, faremos isso de maneiras novas e vigorosas”.

“Espero que Trump, por ter investido tanto capital político para fechar um acordo, também se envolva em sua manutenção”, afirmou Mairav Zonszein.

Da DW.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o cessar-fogo com o Hamas não vai entrar em vigor caso o grupo não divulgue a lista com o nome dos reféns que devem se libertados na primeira fase do acordo. A declaração do premiê israelense aconteceu neste sábado (18/1).

Libertação de reféns

  • O cessar-fogo entre Israel e Hamas será implementado em três estágios, e começa no domingo (19/1).
  • Na primeira fase estão previstas a troca de reféns que estão nas mãos do Hamas por palestinos presos em Israel, além do início da retirada de tropas israelenses de Gaza.

“Não avançaremos com a implementação do acordo até recebermos a lista dos abduzidos a serem libertados, conforme acordado. Israel não tolerará violações no acordo. A única responsabilidade recai sobre o Hamas”, diz um comunicado divulgado pelo gabinete de Netanyahu.

Na primeira das três fases do cessar-fogo, 33 pessoas sequestradas pelo Hamas em outubro de 2023 serão devolvidas para Israel. Em troca, cerca de mil palestinos presos por forças israelenses vão ser liberados de prisões no país comandado por Netanyahu.

Até o momento, no entanto, o Hamas ainda não divulgou a lista com o nome dos reféns que devem ser liberados. A estimativa é de que 97 pessoas, entre mortos e vivos, ainda estejam na Faixa de Gaza.

Do Metrópoles.

O deputado federal Eros Biondini (PL) irá apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que favorece um de seus fortes aliados — o também parlamentar Nikolas Ferreira. A proposta visa reduzir a idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado Federal, hoje fixadas pela Constituição em 35 anos. Caso a PEC seja aprovada, este parâmetro seria alterado para 30 anos.

O próprio Biondini assume que o texto, que será protocolado em fevereiro, após o retorno das atividades legislativas, tem Nikolas como inspiração.

— Realmente não há como negar: Nikolas Ferreira seria o grande nome (da direita), na impossibilidade de Bolsonaro disputar como presidente. Não tenho dúvidas que elegeríamos ele (Nikolas), caso esta PEC seja aprovada e tenho certeza que será — afirma o deputado.

Nas suas redes sociais, Nikolas Ferreira comentou a iniciativa e celebrou que a mesma depende apenas do Congresso Nacional: “A PEC que reduz a idade para concorrer ao Senado para 30 anos, se passar na Câmara e no Senado, não precisa de sanção do presidente Lula. Bom dia”, escreveu.

Para a proposta tramitar na Câmara dos Deputados, ela precisa ser apoiada por um terço dos parlamentares, o equivalente a 171 assinaturas. Caso Biondini consiga este endosso, o texto passará pelas comissões principais, antes de ir ao plenário em dois turnos. Caso seja aprovada, seguirá para o Senado.

Para além de Nikolas Ferreira, Biondini diz que sua PEC pode encorajar lideranças jovens. Vale lembrar que sua filha, a deputada estadual mais jovem do Brasil Chiara Biondini (PP), foi eleita aos vinte anos e tomou posse vinte dias após os demais parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais: no dia seguinte ao seu aniversário de 21 anos.

Do jornal O Globo.

A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá, na próxima semana, para discutir estratégias de comunicação nas redes sociais.

A plenária, que será virtual, foi marcada após a crise gerada no governo com as “fake news” sobre uma suposta taxação do Pix.

Senadores, deputados federais, estaduais e vereadores foram convocados, bem como dirigentes da legenda. A apresentação da estratégia do governo tem como convidado o recém-empossado ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.

Nesta semana, o governo recuou sobre o Pix após equipe de Sidônio declarar “batalha perdida”.

Antes do anúncio de recuo no monitoramento, o novo time de comunicação do governo concluiu que a onda de notícias falsas sobre o mecanismo da Receita Federal estava “consolidada” e já não havia mais o que fazer quanto à estratégia de mídia.

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), disse, porém, que a reunião não se trata de um curso. “É uma plenária com dirigentes e parlamentares e convidamos o ministro para fazer uma fala sobre estratégia de comunicação. Independente do que aconteceu, esse evento já estava nos nossos planos”, afirmou à CNN neste sábado (18).

Senadores e deputados ouvidos pela reportagem também neste sábado confirmaram participação no encontro virtual sobre redes sociais.

Da CNN.

Os serviços de imigração dos Estados Unidos realizarão prisões em massa de imigrantes sem documentos em todo o país já a partir de terça-feira, dia seguinte à posse de Donald Trump como presidente, afirmou na última sexta-feira (17) o chefe da política de imigração do novo governo do republicano.

A medida seria uma das primeiras de Trump e cumpriria sua promessa de campanha de deportar milhões de imigrantes sem documentos.

“Haverá uma grande incursão em todo o país. Chicago é apenas um dos muitos lugares”, disse à emissora de televisão Fox News Tom Homan, apelidado de “czar da fronteira”, que será encarregado de supervisionar as políticas de imigração e segurança nas fronteiras.

Na entrevista, ele respondia sobre uma reportagem do jornal The Wall Street Journal e de outros meios de comunicação divulgadas na sexta, de que o novo governo planeja realizar uma “batida” em Chicago a partir de terça-feira.

De acordo com o The Wall Street Journal, a “batida imigratória em grande escala” em Chicago durará a semana toda, envolvendo entre 100 e 200 agentes.

A escolha de Chicago para realização da batida se deve ao alto número de imigrantes que residem na cidade, assim como ao impacto mediático de realizar a ação em um dos grandes bastiões urbanos do Partido Democrata.

“Czar” foi responsável por separação de pais e filhos migrantes

Homan foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE) e, durante o primeiro governo Trump, supervisionou a política de separação de pais e filhos migrantes na fronteira.

“Na terça-feira, o ICE finalmente fará seu trabalho. Vamos tirar as algemas do ICE e deixá-los prender os estrangeiros criminosos”, disse ele à Fox News.

Homan já havia antecipado semanas atrás que as deportações começariam no “Dia 1” e que Chicago seria o primeiro alvo.

“Se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode se afastar. Mas se ele nos impedir de agir, se ele deliberadamente esconder ou acobertar um imigrante ilegal, eu o processarei”, disse Homan. Brandon Johnson, prefeito da cidade desde 2023, é um democrata e implementa uma política de acolhida de imigrantes.

O diário conservador New York Post também publicou na sexta-feira que, além de Chicago, Nova York será um dos primeiros lugares onde ocorrerão ações do tipo contra imigrantes ilegais.

Da DW.

Neste sábado (18), a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou em suas redes sociais um vídeo com quase um minuto a mais de duração, mas muito semelhante ao de Nikolas Ferreira (PL-MG), sobre uma medida de fiscalização do Pix anunciada pelo governo e que esquentou o debate em torno de uma suposta taxação da ferramenta.

Na publicação, Hilton utiliza dos mesmos recursos que Nikolas. O aspecto visual e sonoro é o mesmo, a deputada federal está sentada em um banco, em um fundo escuro. Ao longo da gravação, músicas de tensão, imagens e notícias aparecem para contextualizar o que é falado.

O que diferencia os dois vídeos, além do fato de que a deputada escolheu uma roupa inteira branca, enquanto o deputado está inteiro de preto, é que Hilton defende a medida do governo e Nikolas acusa o mesmo governo de prejudicar a população mais pobre com a decisão.

“Estão mentindo para você”, começa a deputada na publicação.

“O governo Lula nunca defendeu a taxação do Pix, muito pelo contrário, quem sempre defendeu foi o ex-ministro da economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, ele sempre falou sobre taxar o Pix”, afirma Erika Hilton.

No vídeo, a parlamentar explica que uma fiscalização para esse tipo de transferência era a intenção do governo federal.

“O que o governo queria era aumentar para 5 mil reais, na tentativa de constranger, coibir criminosos, quadrilhas, pessoas que fazem movimentações de montantes financeiros bilionários, muito acima de seus salários e talvez seja isso que a extrema direita queira esconder”, diz.

Da CNN.

A Força-Tarefa do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) prendeu na manhã deste sábado (18) um tenente suspeito de envolvimento na morte de Antônio Vinícius Gritzbach, 38, delator do PCC.

Segundo a investigação, o tenente Fernando Genauro da Silva —que trabalha na 1ª Companhia do 23° Batalhão da Polícia Militar, na capital paulista— dirigia o carro em que estavam os atiradores que mataram Gritzbach na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no dia 8 de dezembro do ano passado.

Na última quinta-feira (16), a Corregedoria da Polícia Militar prendeu o cabo Dênis Antonio Martins, 40, apontado pela investigação como um dos autores dos disparos que mataram o delator. Na ocasião, outros 14 policiais — 2 tenentes e 12 cabos e soldados — também foram presos por fazer a escolta irregular de Gritzbach e envolvimento com o PCC.

O tenente preso neste sábado, segundo apuração da força-tarefa, já trabalhou com o cabo Dênis na Força Tática do 42º Batalhão da PM, e, Osasco, na Grande São Paulo, onde atuavam na mesma viatura.

A Folha apurou que a investigação descobriu que o celular de Silva recebeu ligações exatamente no momento em que o carro sai para levar os atiradores até o delator e depois uma nova ligação quando o carro é abandonado.

A prisão de Silva é temporária, por 30 dias. Ele foi localizado e preso no bairro Jardim Umuarama, em Osasco, e levado ao DHPP e deve seguir para Presídio Militar Romão Gomes.

A defesa sustenta que o tenente é inocente. “Ele não cometeu esse crime, ele não estava no dia dos fatos”, disse o advogado Mauro Ribas.

“Ele não fazia segurança para Gritzbach. Nunca fez. E não tinha relação profissional com os demais policiais”, acrescentou Ribas. A defesa é composta também pelo advogado Renato Soares.

Além da prisão do tenente, a operação deste sábado cumpriu sete mandados de busca e apreensão.

A investigação agora busca identificar o terceiro ocupante do veículo, que seria o outro executor de Gritzbach. Além disso, também apuram se o tenente tem relação com os policiais militares que integravam a escolta irregular do delator do PCC.

Gritzbach foi assassinado a tiros em 8 de novembro de 2024, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ele era jurado de morte pelo PCC.

Ligado à facção criminosa, ele teria se envolvido numa série de problemas com o grupo. Era suspeito de ter mandado matar dois integrantes da facção. Também fechou um acordo de delação premiada com a Justiça.

O delator voltava de uma viagem a Alagoas. Ele havia acabado de deixar a área de desembarque do terminal 2 do aeroporto quando homens encapuzados saíram de um Volkswagen Gol preto e atiraram contra o empresário.

Os disparos foram feitos perto do portão, em meio à circulação de outros passageiros. Os atiradores entraram no carro e fugiram.

Dias após o crime, membros da investigação diziam que as suspeitas do assassinato apontavam para os militares envolvidos na escolta do delator.

A delação teria sido o motivo da morte, segundo Ivalda Aleixo, diretora do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Segundo ela, Gritzbach expôs “todo um esquema de corrupção”, aponta “policiais vendidos” e “dá nome aos donos do PCC, que fazem a lavagem de dinheiro”.

Da Folha de São Paulo.

A Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia de Belo Jardim está com inscrições abertas para contratação temporária de gestores escolares. Estão disponíveis 38 vagas de cadastro de reserva em cinco funções escolares. As inscrições foram estendidas até o próximo dia (24) e o processo seletivo conta com três etapas sendo elas: redação e prova objetiva, avaliação de títulos e de experiência profissional e plano de ação bienal. A taxa de inscrição custa R$ 104 e a instituição responsável pelo certame é a IGEDUC.

As vagas destinadas são para Gestor Adjunto em Escola Regular; Gestor em Escola Integral; Gestor em Escola Regular (Grande Porte); Gestor em Escola Regular (Médio Porte); e Gestor em Escola Regular (Pequeno Porte), todos com carga horária semanal de 40 horas. A avaliação das provas discursivas e objetivas serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2025. Quem se inscrever para Gestor Adjunto e Gestor do Regular, fará uma prova e pontuará para os dois cargos.

Há vagas para pessoas com deficiência (PCD). O edital completo e as inscrições podem ser encontrados no endereço eletrônico da IGEDUC — instituição responsável pelo certame (www.igeduc.org.br). O resultado final será divulgado no dia 25 de fevereiro.