De bigu com a modernidade

Os 20 seminovos mais procurados (e valorizados) em 2022

A Mobiauto, start-up do segmento automotivo e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, acaba de fazer um levantamento que mostra os melhores negócios, sob o ponto de vista financeiro, de todo o mercado de usados do país. A pesquisa aponta os vinte veículos mais acessados na plataforma durante o ano passado, o que já é uma ótima pista para quem quer se nortear em relação a bons negócios. Além disso, os pesquisadores apuraram cotações de mercado em dezembro de 2021 e repetiram a checagem um ano depois, compondo o percentual de variação de preços. Na média desses campeões de vendas, a equipe de estatística da Mobiauto calculou uma depreciação de 2,45%. Cada um desses veículos foi verificado nas mais variadas versões de acabamento, com anos-modelos de 2019 a 2022, o que compôs um total de 227 automóveis pesquisados. E os campeões? A Renault faz “barba e cabelo”. O modelo mais valorizado da pesquisa, considerando a média das versões, foi o Logan 2019, com valorização de 6,37% no decorrer de 2022. Veja a lista dos dez mais.

Por essa tabela, observa-se o predomínio de duas marcas: Volkswagen (quatro modelos) e Hyundai (três). E é de chamar a atenção a composição dos tipos de veículos, com larga vantagem aos hatches compactos, que colocaram seis exemplares entre os dez mais. São mais três sedãs e uma picape. Já o veículo mais valorizado do Brasil em 2022 foi o Renault Sandero Authentique 1.0 12V SCe 2019, que aumentou seu preço em 11,16%. Curiosamente, essa versão nem existe mais nos showrooms de zero km da rede autorizada da marca. O único modelo com motor 1000 remanescente da família é o Sandero S Edition, como uma série especial de “despedida”. Em 2023, só o Stepway permanecerá em produção.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi avisado por senadores do PSD e do MDB que o PL da Anistia deve ser aprovado pelo Senado Federal. As informações são da CNN.

O petista conversou com parlamentares das duas siglas, que traçaram um cenário favorável à aprovação da proposta, apesar da previsão de placar apertado.

Segundo relatos feitos à CNN, o presidente indicou que atuará até a próxima semana pelo adiamento ou derrubada da votação da iniciativa.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra (PSD) segue cooptando ex-prefeitos com cargos em comissão no Governo do Estado. Já tem praticamente um batalhão de ex-prefeitos e ex-candidatos em cargos comissionados, visando a eleição de 2026. Desta vez, o nomeado foi Romero Leal Ferreira, ex-prefeito de Vertentes.

No ano de 2004, Romero ingressou na política e se elegeu prefeito. Foi reeleito em 2008, 2016 e 2020. Há três meses, recebeu a governadora com festa, em sua casa em Vertentes. “Hoje foi um dia histórico para Vertentes e todo o Agreste. Tivemos a honra de receber em nossa terra a governadora Raquel Lyra”, disse na ocasião.

Romero declarou no Instagram que recebeu de Raquel a “missão” de ser candidato a deputado estadual.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O STF (Supremo Tribunal Federal) avalia transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de Papudinha.

A mudança passou a ser defendida, inclusive, por aliados e familiares do dirigente da direita devido ao cenário improvável de prisão domiciliar ainda neste ano. As informações são da CNN.

Bolsonaro tem reclamado da permanência na Superintendência da PF (Polícia Federal) do Distrito Federal, onde está preso desde 22 de novembro.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

*Por Ademar Rafael

No Brasil, é extensa a lista de jornalistas que não se limitaram a transformar fatos em notícias, extrapolaram a linha invisível e eternizaram fatos, transformando-os em histórias. Também é longa a lista de jornalistas biógrafos. Ruy Castro e Fernando Morais são grandes ícones neste grupo.

Magno Martins, jornalista egresso do Pajeú, meu conterrâneo de Afogados da Ingazeira, desde cedo integra as duas listagens. Usando armas utilizadas na Administração Estratégica, mergulha em cenários distintos e complexos e deles retira dados e fatos, transformando-os em ricas, úteis e confiáveis informações.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), avalia que Pernambuco vive um momento de virada política e econômica, impulsionado pela perspectiva de uma vitória do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo do Estado, e pela continuidade do presidente Lula (PT) no comando do País.

Em entrevista à Folha, o ministro destacou que o sentimento predominante entre os pernambucanos é de expectativa pela retomada do desenvolvimento, um cenário que, segundo ele, se fortalece à medida que pesquisas mostram o socialista ampliando vantagem sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Palmares - Natal Encantado 2025

Raquel empacou. Não sai do lugar!  

Saiu ontem mais uma pesquisa, desta vez Big Data-CNN, apontando o prefeito do Recife e pré-candidato do PSB a governador, João Campos, mantendo uma dianteira de 30 pontos ante a governadora Raquel Lyra (PSD), candidata à reeleição. Os números ratificam outros levantamentos e confirmam um cenário sem novidades em termos de reação por parte da governadora.

E olha que Raquel tem investido maciçamente em propaganda na TV, no rádio e nos veículos on-lines! E, incrivelmente, não sai do mesmo estágio nas pesquisas desde que completou o primeiro ano de gestão. E não reage apenas eleitoralmente, nas sondagens de intenção de voto. Igualmente, permanece com baixos índices de avaliação positiva do seu governo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Carlos Bolsonaro, que renunciou ao cargo de vereador do Rio de Janeiro na quinta-feira (11), atuará como conselheiro do senador Flávio Bolsonaro durante sua campanha à Presidência da República. Apesar de não participar integralmente da campanha, Carlos manterá contato próximo com o irmão, com quem conversa diariamente por telefone.

Segundo Bergamasco, “Carlos Bolsonaro terá o papel de conselheiro, porque está absolutamente focado em sua própria campanha, que disputará como senador pelo estado de Santa Catarina. Não irá participar inteiramente da campanha [de Flávio], mas, fica como consultor, já que conversam todos os dias por telefone, são dois irmãos que se dão muito bem”. As informações são da CNN.

O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou nesta quinta-feira (11) a programação de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2026. O montante chega a R$ 52,6 bilhões, o maior já destinado, e representa aumento de 11,1% em relação ao ano anterior.

A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, que destacou a importância da articulação entre governo federal, Sudene e conselheiros para fortalecer iniciativas alinhadas ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

O deputado estadual Nino de Enoque (PL) concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao empresário paulista Felipe Guimarães durante solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10). O parlamentar destacou a atuação de Guimarães à frente da empresa FG Service, instalada em Pernambuco há 14 anos, com geração de empregos e expansão de atividades no estado. “Felipe é merecedor dessa homenagem pela sua história de superação, pela coragem e, sobretudo, por acreditar e investir em nosso estado”, afirmou Nino.

Ao receber a honraria, Felipe Guimarães agradeceu ao Legislativo estadual e ressaltou a importância do reconhecimento em sua trajetória profissional. Segundo ele, o título representa um marco pessoal e simboliza sua relação com Pernambuco. A cerimônia reuniu autoridades, colaboradores e convidados.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anulou, nesta quinta-feira (11/12), a decisão da Câmara dos Deputados e decretou a perda imediata do mandado da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Moraes considerou que, segundo previsto pela Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, “cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, ressaltou na decisão. As informações são do Metrópoles.

A Justiça Federal determinou que a OAB Pernambuco disponibilize, no prazo de dez dias, toda a documentação referente às prestações de contas dos exercícios de 2019 a 2024. A decisão, assinada pelo juiz Frederico José Pinto de Azevedo, da 3ª Vara Federal de Pernambuco, inclui contratos, notas fiscais, comprovantes de despesas, registros de receitas e demais documentos necessários à verificação da gestão financeira da entidade.

O magistrado apontou que, embora a OAB-PE mantenha um Portal da Transparência, as informações disponibilizadas não permitem o acompanhamento detalhado das contas, por serem apresentadas de forma genérica. Segundo a decisão, a entidade não estaria observando integralmente suas normas internas sobre transparência, o que motivou a determinação judicial para apresentação dos documentos de forma completa.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (10), dar provimento ao recurso apresentado pela ex-prefeita de Tabira, Maria Claudenice Pereira de Melo Cristóvão, a Nicinha Melo. A Corte afastou a pena de inelegibilidade que havia sido imposta pelo juiz da 50ª Zona Eleitoral, reformando integralmente a decisão de primeiro grau. A medida também alcança o recorrente Djalma Nogueira Sales.

A defesa, assinada pelo advogado Luciclaudio Góis de Oliveira Silva, teve todas as teses acatadas pelo Tribunal, que rejeitou as preliminares da parte adversa antes de analisar o mérito. Com a decisão, Nicinha Melo e Djalma Sales têm seus direitos políticos restabelecidos, ficando novamente aptos a exercer atividades políticas e disputar cargos eletivos.