De bigu com a modernidade

Os 20 seminovos mais procurados (e valorizados) em 2022

A Mobiauto, start-up do segmento automotivo e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, acaba de fazer um levantamento que mostra os melhores negócios, sob o ponto de vista financeiro, de todo o mercado de usados do país. A pesquisa aponta os vinte veículos mais acessados na plataforma durante o ano passado, o que já é uma ótima pista para quem quer se nortear em relação a bons negócios. Além disso, os pesquisadores apuraram cotações de mercado em dezembro de 2021 e repetiram a checagem um ano depois, compondo o percentual de variação de preços. Na média desses campeões de vendas, a equipe de estatística da Mobiauto calculou uma depreciação de 2,45%. Cada um desses veículos foi verificado nas mais variadas versões de acabamento, com anos-modelos de 2019 a 2022, o que compôs um total de 227 automóveis pesquisados. E os campeões? A Renault faz “barba e cabelo”. O modelo mais valorizado da pesquisa, considerando a média das versões, foi o Logan 2019, com valorização de 6,37% no decorrer de 2022. Veja a lista dos dez mais.

Por essa tabela, observa-se o predomínio de duas marcas: Volkswagen (quatro modelos) e Hyundai (três). E é de chamar a atenção a composição dos tipos de veículos, com larga vantagem aos hatches compactos, que colocaram seis exemplares entre os dez mais. São mais três sedãs e uma picape. Já o veículo mais valorizado do Brasil em 2022 foi o Renault Sandero Authentique 1.0 12V SCe 2019, que aumentou seu preço em 11,16%. Curiosamente, essa versão nem existe mais nos showrooms de zero km da rede autorizada da marca. O único modelo com motor 1000 remanescente da família é o Sandero S Edition, como uma série especial de “despedida”. Em 2023, só o Stepway permanecerá em produção.

Veja outras postagens

Teobaldo tem cadeira garantida na Câmara Federal

Tão logo não se reelegeu por uma diferença ínfima de votos, em razão do complicado coeficiente eleitoral e as chamadas sobras de votos, que beneficiaram outros partidos, o então deputado federal Ricardo Teobaldo passou a presidência do Podemos para o ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, hoje presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

E foi viver um novo ciclo em sua vida, dedicando-se aos negócios privados. O tempo, entretanto, se encarregou de mostrar que Teobaldo faz — e continua fazendo — muita falta ao Congresso e a bancada federal de Pernambuco.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A postagem do blog, que mostra o presidente do União Brasil apoiando João Campos para o Governo e Miguel Coelho ao Senado, gerou muita repercussão.

Aliados de Eduado da Fonte se apressaram em dizer que quem determina os rumos da Federação é o PP. Porém, o estatuto da federação prevê que em casos de divergência nos estados, quem define é a direção nacional. Ou seja, Rueda e Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.

“Salvo disposição estatutária em contrário, as candidaturas majoritárias estaduais serão decididas pela Direção Estadual da Federação. Se as decisões tomadas nas convenções eleitorais dos partidos políticos forem divergentes, a deliberação tomada pela Direção Estadual da Federação deverá ser submetida ao crivo da Direção Nacional, para fins de confirmação”, diz o artigo 27 do texto.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Vim prestigiar, hoje, o Festival Forró de Tacaratu, na Sala de Reboco, no bairro do Cordeiro. O evento, que começou às 16h, foi promovido em parceria com o município de Tacaratu, e teve apresentações de Irah Caldeira, Cezzinha, Cristina Amaral, Silvinho Cavalcanti, Beto Hórtis, Simone Arantes, Josildo Sá e o Quinteto Sala de Reboco. A abertura foi por conta do grupo Xamegões do Forró.

Aproveitei para registrar o momento em foto com Josildo Sá, Rinaldo Ferraz, o dono da Sala de Reboco, e a prometer Branca Góes.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, declarou que o deputado federal Eduardo da Fonte será candidato ao Senado pela federação PP/União Brasil. A informação foi confirmada pelo Blog Josélia Maria.

A declaração foi feita à jornalista durante visita ao Festival da Sanfona, em Dom Inocêncio, evento que contou com a participação da ex-deputada federal e ex-vice-governadora Margarete Coelho, da ex-prefeita Virgínia, do prefeito Fernandinho, do deputado estadual Hélio Isaias e de outras lideranças políticas da região.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do UOL

Dois protestos foram marcados para este domingo (7) na avenida Paulista: um contra os recentes casos de feminicídio no Brasil e outro em prol da anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Perto das 15h, o primeiro movimento fechou ambos os lados da avenida, em frente ao Masp e ao longo de dois quarteirões próximos. Já a reunião da direita bloqueou apenas um dos lados da avenida.

Grupos começaram a se reunir por volta do meio-dia. Eles ficavam a 650 metros de distância. O entorno do Masp foi escolhido pelo movimento nacional Levante Mulheres Vivas para a concentração do protesto em defesa e proteção das mulheres. Já o prédio da TV Gazeta é a referência para a manifestação que pede a liberdade do ex-presidente Bolsonaro. Próximo às 14h, a concentração do movimento bloqueou a Avenida Paulista para iniciar o protesto.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Claudemir Gomes*

“Acabou, acabou, acabou!”. Teria sido maravilhoso para a torcida do Sport, ouvir os célebres gritos do Galvão Bueno, um dos maiores narradores da televisão brasileira, anunciando, no serviço de som do estádio da Ilha do Retiro, o término do Brasileiro da Série A edição de 2025. Alento maior não poderia existir para os rubro-negros após amargar a goleada — 4×0 — imposta pelo Grêmio.

“Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”. O provérbio popular serve de consolo para os leoninos que estão convictos da chegada de um novo tempo, após testemunharem a página mais infeliz da história do Sport na Primeira Divisão Nacional.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Após participar do ato de apoio a João Campos ao Governo do Estado, em Cupira, o pré-candidato ao Senado, ministro Silvio Costa Filho, reiterou, neste domingo (7), a unidade da Frente Popular e avaliou a disposição do grupo em trabalhar pelo Estado e o país. “A nossa geração vai trabalhar ainda mais por Pernambuco e pelo Brasil”, disse Costa Filho .

Durante o ato político, o ministro de Lula fez uma defesa enfática do nome do socialista para o Governo de Pernambuco, atestando que João “será o melhor governador da história de Pernambuco”. Na avaliação do auxiliar do presidente, o estado vive um momento de esperança e renovação.

O governo de Pernambuco apresentou dados irreais no edital de privatização do saneamento. Segundo o próprio diagnóstico do BNDES, Serra Talhada tem 0% de tratamento de esgoto. As informações são do portal Farol de Notícias.

Mesmo assim, o governo declarou no edital que o município teria 86% de esgoto tratado. Sim, 86%! Essa alteração passa a ideia de que falta pouco para alcançar a universalização — e, com isso, as empresas privadas entram acreditando que precisarão investir menos.

Resultado? Menos obras, mais atraso e prejuízo direto para a população, seja através do aumento de tarifas ou de possível pagamento de indenização pelo Governo de Pernambuco à empresa privada devido ao erro.

Enquanto famílias convivem com esgoto a céu aberto, o edital pinta Serra Talhada como exemplo de eficiência. Uma ficção que esconde doenças, mau cheiro e abandono.

Aliados do deputado e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, se surpreenderam com o anúncio do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que está neste momento em Araripina, à candidatura de Miguel Coelho ao Senado.

Tudo porque, de acordo com o estatuto da federação PP-União Brasil, na distribuição das executivas estaduais, em Pernambuco a federação terá o controle absoluto de Da Fonte, conforme documento que ilustra a postagem.

“Pelo estatuto, quem manda na federação em Pernambuco é Eduardo da Fonte. Rueda blefa”, disse um parlamentar da federação.

Do Blog do Valdo Cruz – G1

O ministro Dias Toffoli, relator do caso do Banco Master no Supremo Tribunal Federal (STF), viajou para assistir à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, em Lima, no Peru, no mesmo voo particular que um advogado que defende um dos diretores da instituição liquidada pelo Banco Central no STF. A informação foi publicada pelo colunista de “O Globo”, Lauro Jardim, e confirmada pelo Globo News com interlocutores do ministro.

Toffoli viajou num jatinho do empresário e ex-senador Luiz Oswaldo Pastore, no qual estavam também o advogado Augusto Arruda Botelho, que atua no processo do Banco Master defendendo o diretor de compliance do Banco, Luiz Antônio Bull, e o ex-deputado Aldo Rebelo.

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, acabou de anunciar, em Araripina, apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) para o governo de Pernambuco, e de Miguel Coelho ao Senado.

Rueda está em Araripina, no Sertão do Estado, para prestigiar um evento no qual o prefeito Evilasio Mateus também declarou voto em João e Miguel. A movimentação em Araripina reuniu também o deputado federal Fernando Filho (União), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, Marília Arraes, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) registrou em seus stories do Instagram, há pouco, que encontrou o livro “Os Leões do Norte”, durante uma parada em Arcoverde, enquanto rodava pelo Sertão. Na publicação, o parlamentar aparece segurando o exemplar em uma loja da cidade.