De bigu com a modernidade

Os 20 seminovos mais procurados (e valorizados) em 2022

A Mobiauto, start-up do segmento automotivo e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, acaba de fazer um levantamento que mostra os melhores negócios, sob o ponto de vista financeiro, de todo o mercado de usados do país. A pesquisa aponta os vinte veículos mais acessados na plataforma durante o ano passado, o que já é uma ótima pista para quem quer se nortear em relação a bons negócios. Além disso, os pesquisadores apuraram cotações de mercado em dezembro de 2021 e repetiram a checagem um ano depois, compondo o percentual de variação de preços. Na média desses campeões de vendas, a equipe de estatística da Mobiauto calculou uma depreciação de 2,45%. Cada um desses veículos foi verificado nas mais variadas versões de acabamento, com anos-modelos de 2019 a 2022, o que compôs um total de 227 automóveis pesquisados. E os campeões? A Renault faz “barba e cabelo”. O modelo mais valorizado da pesquisa, considerando a média das versões, foi o Logan 2019, com valorização de 6,37% no decorrer de 2022. Veja a lista dos dez mais.

Por essa tabela, observa-se o predomínio de duas marcas: Volkswagen (quatro modelos) e Hyundai (três). E é de chamar a atenção a composição dos tipos de veículos, com larga vantagem aos hatches compactos, que colocaram seis exemplares entre os dez mais. São mais três sedãs e uma picape. Já o veículo mais valorizado do Brasil em 2022 foi o Renault Sandero Authentique 1.0 12V SCe 2019, que aumentou seu preço em 11,16%. Curiosamente, essa versão nem existe mais nos showrooms de zero km da rede autorizada da marca. O único modelo com motor 1000 remanescente da família é o Sandero S Edition, como uma série especial de “despedida”. Em 2023, só o Stepway permanecerá em produção.

Veja outras postagens

O atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (conhecido como Conselhão) da Presidência, Olavo Noleto, é o nome escolhido pelo presidente Lula para substituir a ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, quando ela deixar o cargo, em abril. Gleisi vai se descompatibilizar do cargo para disputar uma vaga ao Senado em seu estado, o Paraná.

Noleto era um dos principais nomes cotados para a sucessão de Gleisi. Ele foi secretário-executivo de Alexandre Padilha quando o atual ministro da Saúde estava Secretaria das Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política do governo. Mesmo com a saída de Padilha, no ano passado, Noleto permaneceu na SRI, tendo sido convidado por Gleisi para chefiar o Conselhão. As informações são do jornal O GLOBO.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Diante da repercussão da denúncia da TV Record, que expôs uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco envolvendo o secretário de Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, e seu irmão Eduardo, assessor da gestão municipal, este blog procurou um especialista na área para detalhar, com base na legislação, se houve crime no monitoramento dos irmãos.

O professor de Direito Penal e Processo Penal da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que também é advogado criminalista e delegado especial de polícia aposentado, Durval Lins, indicou que a conduta da Polícia Civil, sob comando da Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS), “aponta para a ilegalidade e o abuso de poder”.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A ex-ministra da Suprema Corte do Chile, Ángela Vivanco (foto), foi presa na noite do domingo, 25, em sua casa no bairro de Las Condes, em Santiago, por acusação de suborno, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Ela é investigada por sua suposta ligação com o advogado Luis Hermosilla, antigo aliado do ex-presidente Sebástian Piñera, no “âmbito do caso “Boneca Bielorussa”.

Após a prisão, Ángela foi transferida para o Centro de Justiça de Santiago, onde será formalmente acusada. As informações são do Antagonista.

Caruaru - IPTU 2026

Em reação à investigação conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco e à defesa pública feita pela base governista, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Rodrigo Farias (PSB), divulgou nota dura acusando o governo Raquel Lyra de promover espionagem política contra servidores da Prefeitura do Recife. No texto, o parlamentar afirma que houve uso indevido da estrutura do Estado e da Polícia Civil para perseguição de adversários políticos, classifica o episódio como grave ameaça à democracia e cobra explicações diretas do Palácio do Campo das Princesas.

Confira a nota na íntegra:

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Em nota à imprensa, a deputada estadual Socorro Pimentel, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), saiu em defesa da governadora Raquel Lyra e da atuação da Polícia Civil de Pernambuco diante de críticas feitas pela oposição a uma investigação em andamento. A parlamentar afirmou que há tentativa de politização do caso e reforçou a confiança no trabalho técnico da instituição.

Confira a nota na íntegra:

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A oposição política de Iati, no Agreste Meridional, passou a declarar apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo de Pernambuco, com adesões de lideranças locais de diferentes partidos. Entre os apoios anunciados está o da ex-candidata a prefeita Maria Augusta (Avante), ligada ao deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) e a Dannilo Godoy, além dos ex-prefeitos Alexandre Tenório, associado politicamente ao deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), e Tonho de Lula, que, apesar de ter migrado para o PSD, tende a apoiar a reeleição da governadora Raquel Lyra. Também integra o palanque de João Campos o vereador Renato Almeida (Republicanos), da bancada de oposição no município.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, participou nesta segunda-feira (26) de sua última sessão do Pleno como chefe do Judiciário estadual.Na próxima segunda-feira (2), ele transmitirá o cargo de presidente ao desembargador Francisco Bandeira de Mello.

Durante a sessão, Ricardo Paes Barreto fez questão de agradecer o apoio de todos os desembargadores e desembargadoras, mencionando diretamente coordenadores e coordenadoras, presidentes de comissões, o ouvidor, o diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). As informações são do Blog da Folha.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ausente na manifestação pela soltura de Jair Bolsonaro neste domingo, em Brasília, chamou o evento de “clamor da sociedade ampla” e alegou que ele não atrapalha no convencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o ex-presidente deveria cumprir a pena em regime domiciliar.

— Acho que não tem porque atrapalhar, no final das contas é um clamor da sociedade ampla, não só pela prisão domiciliar, mas também pela Justiça, e mostra um pouco o termômetro da sociedade, a insatisfação, o inconformismo com uma série de crises de ordem moral — declarou o governador, durante a entrega da reforma do Mercado Municipal de Santos, no litoral paulista. As informações são do jornal O GLOBO.

Ao menos oito pessoas seguem internadas em dois hospitais do Distrito Federal após serem atingidas por um raio durante o evento que marcou o fim da caminhada promovida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (26).

Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o episódio deixou 89 vítimas, das quais 47 foram levadas a unidades de pronto-atendimento. Os feridos apresentaram quadros de queimaduras, taquicardia, torção e hipotermia. As informações são da Folha de S. Paulo.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (26) que a direção da Papudinha envie à Corte, no prazo de cinco dias, um relatório completo sobre as visitas de parentes e advogados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.

Com a decisão, a administração do presídio também deverá enviar informações sobre consultas e atendimentos médicos, sessões de fisioterapia, leitura de livros e eventuais ocorrências. As informações são da Agência Brasil.

Parte da marquise de um prédio residencial desabou, no fim da manhã desta segunda-feira (26), no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido e o edifício precisou ser evacuado (veja vídeo acima).

O desabamento aconteceu no Edifício Príncipe de Vivar, um prédio residencial de 18 andares localizado na Rua Nicarágua, que liga a Rua da Hora à Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com a Defesa Civil, o imóvel ficará interditado até a conclusão de um laudo que comprove a estabilidade da estrutura.

Por Julia Rocha – Blog da Folha

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) negou, em coletiva realizada nesta segunda-feira (26), a existência de qualquer prática irregular ou motivação política em uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco envolvendo o secretário Articulação Política e Social do Recife, Gustavo Monteiro, e seu irmão Eduardo, que é assessor da gestão municipal. A operação, que investigava um suposto uso do carro para recebimento de propina, veio a público após reportagem exibida pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record.

O secretário da pasta, Alessandro Carvalho, garantiu que o trabalho investigativo ocorreu de forma regular, técnica e dentro dos limites legais, entre os meses de outubro e novembro, a partir de uma denúncia anônima deixada na portaria do prédio da SDS, no bairro de Santo Amaro, no Recife.