Compesa adota medidas emergenciais para abastecimento de Bezerros

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início a ações emergenciais para garantir o abastecimento de água em Bezerros, no Agreste, diante da grave situação de escassez hídrica que atinge a região. As barragens de Jucazinho, em Surubim, e Brejão, em Sairé — principais fontes de abastecimento da cidade — operam com volumes críticos, de 3,42% e 2,6% de suas capacidades, respectivamente. Para contornar o problema, a companhia está concluindo obras de captação da reserva técnica desses mananciais com instalação de flutuantes, balsas e motobombas.

Nesta terça-feira (30), começaram os testes na estrutura montada em Jucazinho, com expectativa de restabelecer uma vazão entre 90 e 100 litros por segundo. A mesma medida será aplicada ainda nesta semana na barragem de Brejão, com previsão de operação da balsa a partir da próxima sexta-feira (2). Atualmente, a cidade está sendo abastecida com apenas 30 litros por segundo, quantidade suficiente apenas para atender a área central. Nas demais localidades, o abastecimento está suspenso e voltará em sistema de rodízio após a conclusão das ações. Para serviços essenciais, como hospitais e escolas, a Compesa está utilizando 15 caminhões-pipa.

Além das ações emergenciais, a Compesa também trabalha na conclusão de obras estruturadoras que visam garantir segurança hídrica a longo prazo. A Adutora do Agreste, no trecho entre Caruaru e Gravatá, está com 72% das obras finalizadas e poderá iniciar testes até junho. Já a Adutora de Serro Azul, com 60% da estrutura testada, tem previsão de conclusão no segundo semestre. Quando em operação, o sistema levará água da Barragem de Serro Azul, em Palmares, até a interligação com a Adutora do Agreste em Bezerros, permitindo operação integrada das duas estruturas.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino

A prefeita Márcia Conrado entregou, nesta quarta-feira (16), a nova Praça do Bairro São Cristóvão, fruto de um antigo pleito da comunidade por um espaço de lazer e convivência. Durante a cerimônia, Márcia destacou que “essa praça não é apenas uma obra, é a realização de um sonho que foi esquecido por muitos, mas que agora se torna realidade”, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade de vida nos bairros.

No ato de inauguração, a gestora também anunciou o início do projeto técnico para a reforma histórica da Praça do Rodeio, um dos espaços mais tradicionais da cidade que há décadas sofre com o abandono. “Hoje anuncio com alegria que a Praça do Rodeio será reformada na nossa gestão. Já demos início à elaboração do projeto técnico. Essa será mais uma conquista da nossa gente. Já são 16 praças construídas ou reformadas em Serra Talhada, e agora vamos avançar ainda mais”, afirmou Márcia.

A secretária de Obras, Gabriela Pereira, apresentou os detalhes do projeto do São Cristóvão, que incluiu instalação de brinquedos como balanço duplo, escorregador, gangorra e mesas de jogos, além de equipamentos de ginástica, pátio para eventos e iluminação renovada. “Preservamos as espécies de árvores existentes e, em parceria com a equipe do Meio Ambiente, vamos finalizar o paisagismo com plantio de grama e outros elementos para oferecer um ambiente de lazer, saúde e convivência”, explicou Gabriela.

Ipojuca - No grau

Pré-candidato a deputado federal, Gabriel Porto recebeu, nesta quarta-feira (16), declaração de apoio dos vereadores Marcos Mão Amiga e Karol Barros, do município do Cabo de Santo Agostinho. Com as novas parcerias, Gabriel segue fortalecendo seu projeto na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o pré-candidato, os dois vereadores chegam para somar forças e engrandecer o projeto eleitoral. “A aliança com Marcos Mão Amiga e Karol Barros mostra que quando a gente trabalha junto, as conquistas são muito maiores. O nosso grupo tem crescido e segue firme com o compromisso de transformar realidades”. Além dos que anunciaram adesão nesta quarta, Gabriel já contava, no Cabo, com o apoio dos vereadores Zeu da Gvnet e Pedrinho da Galinha.

Gabriel ressalta que o Cabo de Santo Agostinho tem potencialidades na indústria, turismo e pesca que precisam ser cada vez mais exploradas. “Estamos nos preparando para trabalhar pelo desenvolvimento do município”, disse.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Cidade Americana
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento