Coluna da terça-feira

“Vivinha”, mas com grande baque no Recife

O PSDB, quando o empresário Fred Loyo assumiu a presidência estadual, detinha apenas o controle de cinco prefeituras no Estado. Saiu das urnas de domingo passado com 32 prefeitos, crescimento de 540%. Rompeu a barreira da Região Metropolitana, com a eleição da prefeita Professora Elcione, em Igarassu, e Itapissuma, com a eleição do prefeito Júnior de Irmã Teca.

Elegeu ainda o prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão. A governadora Raquel Lyra (PSDB) mostrou que está “vivinha da silva” politicamente. Entre os partidos aliados, contribuiu também para a reeleição de Mano Medeiros (PL), em Jaboatão, segundo maior colégio eleitoral do Estado, e do também aliado Edmilson Cupertino (PP), reeleito prefeito em Moreno. Ao todo, contabilizou 123 prefeitos do seu arco político.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência, participam, nesta sexta-feira (23), do último debate antes do segundo turno das eleições. O encontro começa por volta das 21h20, logo após o Jornal Nacional, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com mediação de César Tralli. A transmissão será feita pela TV Globo, GloboNews, g1 e Globoplay.

A TV Globo realiza nesta sexta-feira (23) o debate presidencial com os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno das Eleições 2026.

Ao chegar aos Estúdios Globo, Lula afirmou que foi ao debate “para ganhar as eleições”. “Eu vim ao debate exatamente para ganhar as eleições, porque eu acho que o povo está definindo claramente o que ele quer para esse país”. As informações são do g1.

A TV Globo realiza nesta sexta-feira (23) o debate presidencial com os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno das Eleições 2026.

Ao chegar aos Estúdios Globo, Flávio falou que a expectativa é “a melhor possível”. “Espero mais uma vez mostrar aos brasileiros que nossas propostas são as melhores, que o Brasil tem dois caminhos para escolher”.

Caruaru - Minha rua nova

A Viação Progresso afirmou, nesta sexta-feira (23), que vinha cumprindo integralmente as regras estabelecidas pelo primeiro decreto do Governo de Pernambuco sobre a gratuidade do transporte intermunicipal no segundo turno das eleições e destacou que a governadora Raquel Lyra publicou um novo decreto alterando a regulamentação. Segundo a empresa, a mudança confirma que as regras inicialmente em vigor eram diferentes das que passaram a valer após a nova publicação.

O Decreto nº 61.565, publicado na quinta-feira (22), limitava a gratuidade às linhas intermunicipais identificadas pela EPTI como de natureza urbana ou semiurbana e estabelecia como facultativa a emissão antecipada dos bilhetes a partir desta sexta-feira. Já o Decreto nº 61.587, publicado em edição extra do Diário Oficial nesta sexta, modificou a regulamentação e ampliou a abrangência do benefício, além de estabelecer novas regras para a emissão das passagens.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista a um podcast nos EUA nesta sexta-feira (23), que é a favor de que o irmão, o senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL), deixe o Brasil se perder a eleição. Na mesma entrevista, ele colocou em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas brasileiras.

Eduardo participou ao vivo, no estúdio, do programa “Louder with Crowder”, apresentado pelo comentarista político Steven Crowder. Em 2021, o norte-americano teve o canal no YouTube suspenso por uma semana por divulgar alegações falsas sobre a eleição presidencial dos EUA de 2020. As informações são do g1.

Olinda - Refis 2026

O prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), compartilhou nas redes sociais, nesta sexta-feira (23), imagens de uma visita à Creche Criança Feliz, no Alto José Bonifácio, onde acompanhou as obras de ampliação da unidade. Segundo o gestor, a capacidade passará de 84 para 188 estudantes, um aumento de 124%.

No vídeo, Victor também aparece interagindo com as crianças durante o Dia do Pijama e afirmou que a ampliação permitirá atender mais famílias. “Imaginem agora quantas mães estão em casa sem poder trabalhar, quantos pais estão em casa sem poder trabalhar, porque precisam cuidar das crianças”, disse.

Palmares - Creche Quilombo II

CARTA CAPITAL

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) fez declarações polêmicas a respeito do desaparecimento de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz, advogado que presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil entre 2019 e 2022. Ao criticar a instituição, Bolsonaro afirmou: “um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele”, insinuando que o advogado “não gostaria de ouvir a resposta”.

As declarações foram proferidas como forma de retaliação e constrangimento à OAB, após a entidade ter defendido as prerrogativas do advogado de Adélio Bispo dos Santos, autor do atentado a faca contra ao então candidato à presidência da República, em setembro de 2018.

Estudante de Direito e funcionário público, Fernando Santa Cruz foi preso por agentes do DOI-Codi em 23 de fevereiro de 1974, aos 26 anos, e nunca mais foi visto. Em 2008, CartaCapital identificou o coronel Homero César Machado como um dos responsáveis pela tortura e desaparecimento de Fernando. Quatro anos depois, o ex-delegado Cláudio Guerra afirmou que Fernando e outros presos políticos foram incinerados na Usina Cambahyba, no Rio de Janeiro.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O ex-prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, publicou, nesta sexta-feira (23), um vídeo nas redes sociais em resposta ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que participou, na noite anterior, do “Bloquinho 22”, ato em apoio a Flávio Bolsonaro realizado em Boa Viagem. Durante o evento, Nikolas fez críticas a João e puxou um coro de “desempregado” contra o socialista.

No vídeo, João afirmou que Nikolas vem ao Nordeste “de quatro em quatro anos” e acusou o deputado de levar “discurso de ódio, desinformação e mentira” à região. “Nikolas Ferreira, profissão não declarada. Quem nunca trabalhou na vida resolveu vir passear aqui no Nordeste e desrespeitar a nossa gente”, disse. Ao final, João também citou o Galo da Madrugada, após Nikolas afirmar, durante a passagem pelo Recife, que não conhecia o bloco.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

A coordenação estadual da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Pernambuco manterá plantão neste domingo (25), durante o segundo turno das eleições presidenciais, para acompanhar a movimentação nos locais de votação e o andamento do processo eleitoral. O presidente estadual do PT e coordenador da campanha, deputado federal Carlos Veras, fará visitas a locais de votação ao lado de parlamentares e lideranças políticas. A partir das 17h, a coordenação, parlamentares e militantes se reunirão no Comitê Lula 13, na Rua do Príncipe, nº 225, no bairro da Boa Vista, no Recife, para acompanhar a apuração dos votos.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora Vannick Belchior, filha do cantor e compositor cearense Antônio Carlos Belchior, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

A Viação Progresso afirmou, nesta sexta-feira (23), que está cumprindo integralmente o Decreto Estadual nº 61.565/2026, que regulamenta a gratuidade no transporte intermunicipal durante o segundo turno das eleições em Pernambuco. Em publicação nas redes sociais, a empresa divulgou uma imagem do decreto e declarou que “está cumprindo, na íntegra, o que está previsto” na norma. O posicionamento ocorre após denúncias de passageiros sobre dificuldades para obter as passagens gratuitas.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apontou a necessidade de ajustes no decreto do Governo do Estado que regulamenta a gratuidade no transporte intermunicipal para o segundo turno das eleições. Em recomendação, o órgão determinou que as passagens gratuitas sejam emitidas obrigatoriamente a partir de hoje (23), e não de forma facultativa, como previsto inicialmente. O MPPE também estabeleceu que o benefício deve ser garantido sem limitação de distância, de forma a atender eleitores que precisam viajar com antecedência para municípios mais afastados.

A recomendação foi expedida após denúncias apresentadas pela Frente de Luta pelo Transporte Público sobre a não disponibilização das passagens nos guichês das empresas Progresso, Expresso 1002 e Borborema. Segundo o coordenador da entidade, Pedro Josephi, além das dificuldades para emissão dos bilhetes, houve relatos de restrição das viagens a trajetos de até 120 quilômetros. Ele também criticou o período previsto para os deslocamentos ao Sertão, onde algumas viagens podem durar até 12 horas.

Assinada pelo promotor de Justiça Leonardo Caribé, a recomendação determina que o decreto seja ajustado para deixar expressamente obrigatório o fornecimento das passagens nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), garantindo o deslocamento antecipado de eleitores que percorrem grandes distâncias. O MPPE também determinou que as empresas divulguem amplamente o direito à gratuidade e os procedimentos para emissão dos bilhetes nos terminais, guichês físicos e canais eletrônicos.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias