Coluna da sexta-feira

O juiz vem ai!

Há muitos anos, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, paga um preço elevadíssimo por não ter sorte – ou apostado errado – na escolha dos seus gestores. Os últimos, incluindo a prefeita Nadegi (Republicanos), talvez a pior experiência de todos, sugaram o último vintém dos cofres da viúva na construção do nada com nada, a revelação do caos.

Há os que têm forte culpa no cartório e ainda botam o bloco na rua, tentando iludir a população, mais uma vez. Enquanto São Lourenço da Mata, vizinha de porta em porta, reencontrou-se com Vinícius Labanca (PSB), gestor com altíssimos índices de aprovação, Camaragibe vai na contramão, crescendo feito rabo de cavalo – para baixo.

Veja outras postagens

A Prefeitura de Goiana entregou, nesta quinta-feira (4), a viatura revitalizada da Patrulha Maria da Penha, marcando a retomada do serviço no município. A ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito (Sestran) em parceria com a Secretaria da Mulher, reforça o trabalho da Guarda Civil Municipal no enfrentamento à violência contra a mulher e garante melhores condições para o patrulhamento preventivo e o acompanhamento de medidas protetivas.

Durante o ato, o prefeito Marcílio Régio afirmou: “Essa entrega reforça nosso cuidado com as mulheres de Goiana. É uma política pública que salva vidas e precisa ser mantida com responsabilidade e estrutura”.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Congresso aprovou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, o texto-base do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Antes de concluir a análise, os parlamentares vão discutir sugestões de mudança.

Além de estabelecer instruções para execução e elaboração do Orçamento do próximo ano, o texto determina que mais da metade das emendas parlamentares terá de ser paga pelo governo até o final do primeiro semestre. As informações são do g1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Inácio Feitosa*

Em tempos de crescente polarização, superficialidade administrativa e disputa permanente por visibilidade, a política brasileira parece ter perdido algumas de suas referências mais sólidas. 

É justamente nesse cenário que a trajetória de Jarbas Vasconcelos recupera força. Sua vida pública oferece mais do que exemplos históricos ou lembranças de um período de boa governança: ela consiste em um verdadeiro manual prático de como conduzir uma cidade, um estado ou uma instituição com seriedade, visão e responsabilidade. 

Este artigo reúne dez princípios que marcaram a atuação de Jarbas e que permanecem urgentemente necessários aos prefeitos que assumem a missão de governar em um Brasil complexo, desigual e exigente. Não são lições teóricas; são fundamentos aplicáveis, testados e comprovados, capazes de orientar gestores que desejam governar com grandeza.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira que o Executivo não por dar seguimento a emendas indicadas pelos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-SP), que estão nos Estados Unidos.

“Fica vedado ao Poder Executivo – a partir da publicação desta decisão – receber, apreciar, encaminhar, liberar, executar (ou atos similares) quaisquer novas propostas ou indicações relativas a emendas parlamentares provenientes dos Deputados Federais Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem”, determinou Dino. As informações são do jornal O GLOBO.

A decisão decisão atendeu a um pedido do PSOL, baseado em reporatagem da colunista Malu Gaspar, do GLOBO, que mostrou que Eduardo e Ramagem indicaram R$ 80 milhões em emendas para o Orçamento de 2026.

Para Dino, é “evidentemente abusivo que parlamentares fujam do território nacional para deliberadamente se subtraírem ao alcance da jurisdição da Suprema Corte, e sigam ‘exercendo’ os seus mandatos”. O ministro considera que ausências pontuais são possíveis, mas que “jamais pode se cogitar que um mandato parlamentar seja perenemente exercido ‘à distância'”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A governadora Raquel Lyra (PSD) encaminhou, nesta segunda-feira (2), 31 projetos de lei para análise da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). As propostas chegaram à Casa às 17h59, exatamente um minuto antes do fim do expediente, no último dia possível para que matérias sejam votadas antes do recesso parlamentar — previsto oficialmente para começar no dia 23, mas que pode ser antecipado pelos deputados.

Apesar do grande volume de matérias enviadas, ficou de fora da pauta o projeto de lei que reestrutura a Fundação de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco (Funape), iniciativa que estabelece a autonomia financeira do órgão.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quinta-feira (4) o pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, para reconsiderar a decisão sobre a Lei do Impeachment.

O decano do STF, em sua decisão, argumenta que a AGU não havia se manifestado nos autos e protocolou o documento após dois meses do tempo cabível. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Marlos Porto*

Estamos a menos de um ano das eleições de 2026 e, no albor deste derradeiro mês de 2025, faz-se oportuno e necessário que as análises mais amplas do cenário político sejam elaboradas e trazidas a lume por quem se julga capaz de contribuir de algum modo com o debate, até mesmo para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão por todo e qualquer concidadão cônscio de seus deveres para com a coletividade, acerca de sua filiação a algum partido político, com vistas a uma eventual candidatura no ano que vem.

De antemão, penso que a disputa para o Senado Federal é a principal luta em 2026, mais até do que para presidente.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, assina nesta sexta-feira (5), às 18h, a ordem de serviço para a recuperação completa da PE-027, a Estrada de Aldeia. A solenidade ocorrerá no estacionamento do Armazém do Matuto, no km 9 da rodovia, com a presença da governadora Raquel Lyra. A obra, orçada em R$ 112,7 milhões, integra o programa PE na Estrada e terá início no sábado (6), com prazo de execução de 720 dias. O projeto contempla 28,72 quilômetros entre a entrada da PE-05 e o fim da pista pavimentada.

O ato contará com a participação da vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, do deputado estadual João de Nadegi (PV), secretários municipais, vereadores e representantes do Governo de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-PE) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), responsáveis pelo projeto, já estão em andamento atividades técnicas como mapeamento de interferências, estudos de drenagem, levantamento topográfico e identificação de áreas para desapropriação. Diego Cabral afirmou que a assinatura representa “um marco na história de Camaragibe e do Grande Recife, tendo em vista a importância da Estrada de Aldeia para a região”.

O secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Martins, destacou que o conjunto de ações preparatórias é essencial para liberar as frentes de trabalho. “A recuperação da Estrada de Aldeia é um projeto amplo, complexo e que requer um trabalho intersetorial da Prefeitura junto aos órgãos estaduais de mobilidade e engenharia. Para auxiliar nesse processo, o DER-PE terá uma sala instalada em um dos canteiros de obras para atuar nas desapropriações, necessárias em alguns trechos para concluir o projeto”, afirmou. De acordo com o Governo do Estado, a obra beneficiará cerca de 500 mil moradores de cinco municípios e inclui alargamentos, trechos de pista dupla, ciclovia, drenagem urbana e adequações de acessibilidade.

Por Antonio Magalhães*

Perseguições e prisões injustas por razões políticas e religiosas fazem parte do registro da natureza sombria da humanidade. Mas a punição dos déspotas também ocupa páginas deste livro da infelicidade. A Bíblia relata diversos casos de prisões e condenações injustas sofridas por profetas, apóstolos e até mesmo por Jesus. E também conta o fim do romano Pôncio Pilatos, que se omitiu e deixou Jesus ser condenado à morte. Tempos depois, Pilatos foi levado a Roma, julgado e condenado à morte pelo imperador. Antes da execução, suicidou-se.

Já o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi vítima da intolerância governamental. Em 1862, publicou um romance em que narra um dos períodos mais difíceis da sua vida: os anos em que passou na prisão. Em 1849, ele foi condenado à morte por debater ideias “revolucionárias”. Porém, minutos antes do fuzilamento, sua pena acabou sendo comutada por quatro anos de prisão e trabalho forçado na Sibéria. Essa fase, de 1850 a 1854, deixaria marcas profundas no escritor, que transformou a dor do confinamento nas Memórias da Casa dos Mortos.

O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, exonerou Romero Leal, Romerinho e todos os integrantes do grupo político ligado ao ex-prefeito, encerrando a participação da família Leal na administração municipal. A decisão, confirmada por Israel a uma fonte citada pelo Blog do Márcio Fellipe, marca o fim da aliança que atuou de forma conjunta na eleição de 2024. Após a vitória, Romero assumiu a Secretaria de Relações Institucionais e Romerinho, ex-prefeito de Toritama, passou a comandar a Secretaria de Cultura.

Segundo interlocutores, o desgaste teve início após o anúncio da pré-candidatura de Romero Leal a deputado estadual, movimento que não contou com o apoio de Israel, que declarou alinhamento ao presidente da Alepe, Álvaro Porto. A divergência culminou nas exonerações e no rompimento entre os grupos políticos.

Voltando de Bonito após o lançamento do meu livro “Os Leões do Norte”, finalmente encontrei uma estrada feita pelo governo Raquel Lyra (PSD): a PE-109, no trecho que liga Bonito a São Joaquim do Monte, requalificada no ano passado pelo programa PE na Estrada.

Segui por esse percurso, que dá acesso ao município do vice-líder do governo na Alepe, Joãozinho Tenório (PRD). O asfalto até está em boas condições, mas a via não tem acostamento nenhum. No vídeo, mostro o risco que isso representa para quem passa por aqui. Prefeitos da região relataram que já ocorreram acidentes pelo mesmo motivo. É essa a “estrada de mudança” entregue por Raquel. Confira!

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quinta-feira (4), as primeiras atrações do Carnaval 2026. Iza, João Gomes, Ludmilla, Liniker e Pato Fu estão entre os artistas com shows públicos confirmados durante o período de folia.

No total, foram reveladas 70 atrações. Também estão na lista nomes como Alok, Seu Jorge, Priscila Senna, Gaby Amarantos e outros.

A abertura da programação está prevista para a quinta-feira pré-carnaval, no dia 12 de fevereiro. Os shows seguem até a terça-feira, no dia 17. As informações são da Folha de Pernambuco.