Por Leonardo Marinho
Chegando a reta final do período eleitoral, estamos começando a visualizar de maneira clara o destino das campanhas colocadas à disposição da população de Brejo da Madre de Deus.
Nestas eleições municipais, temos cinco candidaturas. Avaliando as pesquisas eleitorais e a disposição dos eleitores em acompanhar os seus candidatos, podemos afirmar que três dessas cinco candidaturas não conseguiram pontuar de maneira significativa. Os demais polos, compostos pelos principais grupos políticos no município traçaram uma história com enredo que podemos opinar de maneira mais objetiva.
Representando o grupo boca preta, temos Josevaldo Cowboy, que não conseguiu virar a chave dos rompimentos passados, com uma campanha esvaziada de apoio popular, essa falta de apoio corresponde aos resultados das pesquisas eleitorais, não conseguindo ultrapassar 30% dos votos dentro da cidade, foi obrigado fazer uma campanha onde nem os próprios vereadores quiserem se engajar na majoritária, nesse momento, os vereadores da federação estão mantendo uma certa distância de Josevaldo.
Leia maisMuitos já perceberam o risco de pegar o vírus da rejeição. Como em todo rodeio, ele tinha alguns segundos, mas o cowboy não conseguiu marcar o tempo necessário para se manter vivo, e agora luta para não passar o maior vexame da história em eleições no município de Brejo da Madre de Deus.
Por outro lado, temos o líder do grupo Jacaré, candidato à reeleição, Roberto Asfora-PP, vendo seus adversários políticos pelo retrovisor, traçou cada passo de sua campanha, marcando uma diferença de trinta pontos em relação ao segundo colocado, ele tem aproveitado para festejar com seus porta a porta, Roberto Asfora não brincou em serviço, os próprios eleitores do grupo adversário já reconhecem sua vitória.
A única incógnita sobre o desfecho das eleições em Brejo da Madre de Deus, é sobre quantos votos Roberto Asfora vai ter de vantagem em relação ao candidato Josevaldo Cowboy. A luta do grupo azul em Brejo se resume em não serem humilhados na majoritária e se manterem vivos na proporcional.
Leia menos