Prefeitura de Goiana instala Banco Vermelho e reforça ações de combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria da Mulher, realizou, na última semana, a instalação do Banco Vermelho no Pátio da Misericórdia, marcando a chegada ao município de uma importante ação de combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.

O Banco Vermelho é um símbolo de conscientização social e urbana. Pintado na cor vermelha, o equipamento traz mensagens de alerta e informações sobre os canais de denúncia, reforçando a importância do enfrentamento à violência doméstica e da proteção às mulheres.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

A Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventude, através da Gerência de Desenvolvimento da Educação (GDE), realizou, na última sexta-feira (29), a Etapa Municipal do Concurso Ler Bem, reunindo estudantes da Rede Municipal de Ensino em um momento de valorização da leitura, da oralidade e do protagonismo estudantil.

Promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), o Concurso Ler Bem é uma iniciativa voltada para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, desenvolver a fluência leitora, ampliar o repertório cultural e fortalecer habilidades como interpretação, comunicação e expressão oral.

A realização do concurso reforça o compromisso da Rede Municipal de Ensino com o incentivo à leitura e a formação de estudantes cada vez mais preparados, críticos e apaixonados pelo conhecimento, reconhecendo a leitura como uma ferramenta fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento educacional.

Petrolina - São João 2026

A Prefeitura de Goiana vai conceder um auxílio emergencial de R$ 2.500 para famílias afetadas pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o município neste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pelo prefeito Marcílio Régio, durante reunião com o secretariado municipal realizada na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, pasta comandada pela primeira-dama Ana Silveira. O valor definido representa o maior auxílio já pago pelo município em situações semelhantes e reforça o compromisso da gestão com as famílias afetadas pela maior enchente da história de Goiana.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos já realizou o cadastramento e o acompanhamento das famílias atingidas, garantindo que o benefício seja destinado a quem realmente necessita do apoio emergencial.  “Enfrentamos a maior enchente da história de Goiana e nosso povo precisa de uma resposta rápida. Estamos finalizando o projeto de lei do auxílio emergencial de R$ 2.500 como um gesto concreto de solidariedade às famílias que mais sofreram com essa tragédia”, afirmou o prefeito Marcílio Régio.

Segundo o procurador-geral do município, Rodrigo Dias, o projeto de lei deverá ser enviado à Câmara Municipal até a próxima quinta-feira, em regime de urgência, para agilizar a análise, a aprovação e permitir que o pagamento seja realizado o mais rápido possível às famílias cadastradas. Durante a reunião, o prefeito também anunciou a liberação da subvenção destinada às quadrilhas juninas do município, garantindo apoio aos grupos culturais que se preparam ao longo do ano para se apresentar neste período. O projeto autorizando a liberação dos recursos já foi encaminhado à Câmara de Vereadores.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Diário de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Lagoa do Carro, Zé Luiz, a exoneração de servidores comissionados e ocupantes de funções de confiança que tenham vínculos de parentesco com o gestor municipal e vereadores da cidade. Segundo o órgão, as nomeações configuram prática de nepotismo direto e cruzado.

Entre os vínculos identificados pela 2ª Promotoria de Justiça de Carpina estão cônjuges, filhos, irmãos, sobrinhos e cunhados nomeados para cargos em comissão ou funções de confiança na gestão pública do munícipio da Mata Norte do estado.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve em Carpina, na Mata Norte, neste sábado (16), onde cumpriu agenda na cidade e conversou com moradores e comerciantes no centro e na feira livre. Durante a visita, ele ouviu demandas da população e apontou como principais pautas a melhoria do abastecimento de água e a duplicação da PE-90.

“Quando penso na Mata Norte, penso em um povo muito generoso, acolhedor, trabalhador, que sabe do que quer e que precisa de muitas oportunidades. Temos muitas potencialidades e desafios e nós precisamos resolver esses desafios”, declarou, ao comentar a situação do abastecimento de água na região e a implantação de uma adutora para levar água da barragem de Lagoa do Carro a outros municípios. “Desde 2022, foi dado início ao projeto para realização dessa adutora. Desde 2024, há recursos disponíveis para isso, mas a obra não começou, porque esperaram vender a Compesa para começar. O governo que aí está não tem compromisso com a velocidade e a entrega das coisas”, avaliou.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

Hoje, durante o encerramento do programa Alepe Cuida Solidário, em Goiana, foi anunciada a prorrogação do serviço de emissão de carteiras de identidade no município. Atendendo a um pedido do prefeito Marcílio Régio, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, confirmou mais dois dias de atendimento, que acontecerão na quarta e quinta, ampliando o acesso da população ao serviço.

A ação, realizada na Praça do Carmo, ofereceu diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania e assistência social, incluindo atendimentos médicos, odontológicos e ambulatoriais, exames especializados, emissão de documentos, atendimentos da Defensoria Pública, serviços do Detran, além de ações voltadas ao diagnóstico e acompanhamento do diabetes.

Palmares - 147 anos

Ontem, aconteceu o primeiro dia do programa Alepe Cuida Solidário, realizado na Praça do Carmo, em Goiana, com atendimentos voltados especialmente às famílias atingidas pelos transtornos provocados pelas fortes chuvas no município.

A ação oferece uma ampla rede de serviços essenciais à população, incluindo atendimentos médicos, odontológicos e ambulatoriais, exames especializados, emissão de documentos, atendimentos da Defensoria Pública, serviços do Detran, além de ações de diagnóstico e acompanhamento do diabetes e diversos atendimentos sociais e de saúde.

O prefeito Marcilio Régio acompanhou as atividades ao lado da primeira-dama Ana Silveira e do deputado estadual Sileno Guedes. Durante a visita, o gestor destacou a importância da iniciativa para o município neste momento de recuperação após os impactos das chuvas.

“Esse é um trabalho muito importante para atender à nossa população, principalmente as famílias que foram afetadas pelas chuvas e que precisam desse suporte neste momento. A união de esforços faz toda a diferença para garantir assistência, cuidado e dignidade às pessoas”, afirmou o prefeito Marcilio Régio. O Alepe Cuida Solidário segue hoje, último dia da ação, na Praça do Carmo, oferecendo serviços gratuitos à população goianense.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A governadora Raquel Lyra cumpriu agenda ontem (9) em municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco, com inauguração de obras, anúncios de investimentos e visitas institucionais ao lado do deputado estadual Antônio Moraes. A gestora também visitou o Museu Anita Moraes, casa onde morou a avó do deputado na sua cidade natal, Macaparana, além de participar de um almoço oferecido pelo parlamentar em sua casa, que também reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. Além de Macaparana, a programação incluiu São Vicente Férrer e Condado.

Em São Vicente Férrer, a governadora inaugurou a restauração da PE-089. Segundo o governo estadual, a obra recebeu investimento de cerca de R$ 40 milhões. “Nossa região não recebia investimentos robustos em estradas há muitos anos, mas graças às ações do Governo Raquel Lyra, nos últimos quatro anos já foram várias obras viárias entregues aqui na Mata Norte”, comemorou Moraes, ao lado do prefeito Marcone Santos. Durante a agenda no município, Raquel também entregou mais quatro ônibus escolares e assinou convênio com a prefeitura para construção de uma nova escola, com investimentos de mais de R$ 11 milhões.

Camaragibe - Forró da Vila

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) finalizou mais um giro pelo interior do estado com uma visita a Tracunhaém, na Mata Norte. A chegada à cidade, na manhã deste domingo (10), mobilizou apoiadores de várias partes da região, que acompanharam o pessebista em uma caminhada pela feira e na visita a mestres artesãos que preservam a tradição do artesanato em barro.

“Neste Dia das Mães, é uma alegria estar aqui em Tracunhaém, que tem uma ligação com a nossa história. Minha mãe liderou por oito anos o trabalho de cuidado com os artesãos de Pernambuco e houve uma presença muito forte, não só na organização da Fenearte, que foi ampliada e teve uma dimensão gigante pelas mãos dela e de Eduardo Campos, mas na valorização permanente. O Centro de Artesanato de Tracunhaém foi uma idealização deles e de Ariano Suassuna, que era secretário de Cultura. Então, eu queria fazer essa homenagem a todo mundo que trabalha fazendo da arte um mecanismo de vida e de criação de sonhos e esperança”, afirmou.

No trajeto, João passou por ateliês que são cenário, há décadas, do trabalho manual que ajudou a notabilizar Tracunhaém como a Terra do Artesanato em Barro, como os dos mestres Nuca, Maria Amélia, Joaquim, Zuza, Ivo Diodato e Zezinho. Uma das que mais se entusiasmaram ao receber o pré-candidato foi a artesã Noêmia Andrade, de 63 anos. “Faço artesanato desde nova. Com meus filhos todos pequenos, um de sangue e dois do coração, eu comecei. Seu pai nos ajudou muito aqui como governador, João”, disse.

A passagem pela cidade foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo ex-prefeito Belarmino Vásquez, pela pré-candidata a deputada federal Cássia do Moinho, pelo pré-candidato a deputado estadual Manuel Botafogo, pelo ex-prefeito de Lagoa de Itaenga Carlinhos do Moinho, pelo ex-prefeito Nino e pelo ex-vice-prefeito Pereira do Sindicato, ambos de Nazaré da Mata, além de vereadores e outras lideranças com atuação política na Zona da Mata.

O município de Condado, na Mata Norte de Pernambuco, viveu uma noite de medo e comoção ontem (9), justamente no mesmo dia em que a governadora Raquel Lyra cumpria agenda oficial na cidade. Enquanto o governo estadual promovia atos institucionais e políticos no município, moradores enfrentavam o impacto de uma chacina que deixou mortos e feridos em diferentes pontos da cidade.

De acordo com informações preliminares, uma menina e um jovem morreram após serem atingidos durante a ação criminosa. Outras três pessoas ficaram feridas e precisaram ser socorridas para unidades de saúde da região. O episódio provocou correria, desespero e ampliou o clima de insegurança entre os moradores, que relatam temor crescente diante da escalada da violência na Mata Norte.