Caruaru que se cuide: o São João de Petrolina está um arraso

Estou em Petrolina desde ontem. Ao lado de minha Nayla Valença, vim conhecer o tão badalado polo junino sertanejo. Que estrutura de festa! Não fui a Caruaru este ano ainda, mas pelo que conheço de lá, onde vou todos os anos, está correndo risco de perder o título de melhor São João do país para Petrolina.

Sendo saudado no São João de Petrolina

Não só em estrutura, mas em grade de artistas, animação e movimentação turística. Petrolina não dispõe de vagas em hotel e pousada desde o início da temporada. O pátio do forró, lotado todos os dias, mais parece uma arena festiva.

Veja outras postagens

Do UOL

O governo federal enviou neste sábado (31) uma comitiva de ministros ao Mato Grosso do Sul para investigar denúncias de violência e ameaças contra comunidades indígenas após o segundo turno das eleições.

O que os ministros vão fazer

A comitiva foi enviada por determinação do presidente Lula (PT). O grupo reúne representantes dos ministérios dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e da Justiça e Segurança Pública, além da deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-SP).

Por Gastão Cerquinha Neto*

O termo “emergência sanitária” ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19, mas agora pesquisadores defendem que as mudanças climáticas também sejam reconhecidas como uma emergência sanitária mundial.

Um estudo publicado na revista científica The Lancet, elaborado por 146 pesquisadores de 30 países, alerta para a necessidade de ações coordenadas entre os governos. O objetivo é enfrentar os impactos das mudanças climáticas de maneira estruturada, com medidas de preparação, prevenção e adaptação.

O presidente da Câmara Municipal de Triunfo, vereador Camilo Ferreira, manifestou pesar pela morte de João Caio Pereira Rodrigues Melo, de 26 anos, filho do ex-prefeito do município João Batista Rodrigues. O jovem morreu em um acidente de trânsito na madrugada deste sábado (31), na PE-365, em Santa Cruz da Baixa Verde.

Em nota, Camilo expressou solidariedade ao ex-prefeito, aos familiares e amigos de João Caio. O vereador também desejou conforto e força à família para enfrentar o momento de luto. “Neste momento de imensa dor, quero expressar minha solidariedade e deixar meu abraço fraterno a João Batista, a todos os familiares e amigos. Sei que não existem palavras capazes de amenizar a dor de uma perda tão difícil, especialmente a de um filho, mas desejo que Deus, em sua infinita bondade, conceda força, fé e conforto para enfrentar este momento tão doloroso”, disse.

Caruaru - Minha rua nova

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse neste sábado (31), que o governo norte-americano, não facilitou a entrada de Flávio Bolsonaro (PL) no país, após a derrota nas eleições presidenciais do Brasil no último domingo (25).

“Nós não facilitamos em nada. Soubemos que ele chegou aos Estados Unidos. Ele já tinha um visto garantido e o presidente tomou a decisão de permitir que ele entrasse no país. O que nós permitimos”, afirmou em coletiva de imprensa. As informações são da CNN.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O ministro da Agricultura, André de Paula, é o convidado do meu podcast, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima terça-feira. Na pauta, o primeiro embarque de carne bovina para a China no Nordeste, que saiu de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Foram 27 toneladas de carne bovina com destino pela Masterboi.

O ministro também também vai falar das novas aberturas de mercado em países como Argentina, Egito, Marrocos, Peru, Quênia, Singapura e Sudão. Sua pasta vem adotando medidas sanitárias e de resposta após focos da Doença de Newcastle identificados em Coronel Freitas (Santa Catarina), o que levou países como a China, Malásia, Arábia Saudita e México a aplicarem suspensões ou restrições temporárias às importações de carne de frango do Brasil ou de Santa Catarina.

Olinda - Refis 2026

No momento em que as diplomacias brasileira e argentina enfrentam um momento de tensão após a fuga de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia convidar o principal opositor de Javier Milei para sua posse em janeiro.

Além do governador de Buenos Aires, Alex Kicillof, apontado como candidato do peronismo na eleição presidencial, o Itamaraty também cogita convidar o ex-ministro Sérgio Massa, que foi derrotado por Javier Milei.

Apesar do gesto, Lula também deve convidar Milei. O governo avalia, porém, como remota a possibilidade do presidente argentino aceitar o convite. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - Creche Quilombo II

Por Mônica Bergamo
Da Folha de S.Paulo

A ex-ministra Simone Tebet (PSB-SP) entrou para a lista de mulheres cotadas para o STF (Supremo Tribunal Federal). Apoiadores da indicação dela já levaram o nome a Lula, que poderá indicar três ministros para a corte até o fim de seu mandato: além da vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso do tribunal, em outubro de 2025, outras duas terão que ser preenchidas com as aposentadorias de Luiz Fux, em abril de 2028, e de Cármen Lúcia um ano depois.

Mestre em direito pela PUC de São Paulo, ela já presidiu a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e deu aula em diferentes universidades.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na última quinta-feira que condenações por lesão corporal contra a mulher em razão do gênero podem tornar candidatos inelegíveis, mesmo que o crime não esteja expressamente previsto entre as hipóteses da Lei da Ficha Limpa. Por unanimidade, os ministros entenderam que esse tipo de violência pode ser enquadrado na categoria de crimes contra a vida, que impedem a candidatura de pessoas condenadas por decisão judicial colegiada.

O entendimento foi firmado durante o julgamento de um recurso apresentado por João Francisco de Assis Neto (Solidariedade), conhecido como Dr. João Neto, que pretendia disputar uma vaga de deputado federal por Alagoas nas eleições deste ano. O político teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) após ser condenado por agredir a esposa. A decisão foi mantida pelo TSE. As informações são do jornal O Globo.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Uma cena impressionante chamou a atenção de quem passava pelas proximidades do Parque Acauã, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Um morador registrou, ontem (29), o momento em que um redemoinho se formou próximo à entrada do parque, onde acontece uma programação festiva, com atrações musicais.

O fenômeno durou pouco tempo, mas chamou a atenção de quem estava no local. Com informações e imagens do Blog do Sales.

Por Houldine Nascimento
Do Poder360

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PC do B), 60 anos, disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou a fuga de cérebros a partir de um programa de atração e fixação de talentos científicos, de 2023 a 2026. A iniciativa é vinculada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Conseguimos que mais de 2.500 cientistas voltassem para o país ou fizessem desafios em rede fora do país”, declarou em entrevista ao Poder360, em seu gabinete, em Brasília, na quarta-feira (28).

Por Houldine Nascimento
Poder360

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PC do B), 60 anos, classificou como “inócua e ridícula” a declaração do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), derrotado na eleição presidencial, de que seria o “verdadeiro presidente eleito do Brasil”. A afirmação constava de um documento divulgado na última quarta-feira (28). Posteriormente, o senador publicou outra versão do texto em que se identifica como “líder do Brasil”.

“Acho completamente fora de qualquer consistência, ou qualquer repercussão. É uma coisa inócua e ridícula”, declarou em entrevista ao Poder360, em seu gabinete, em Brasília.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), a Prefeitura de Triunfo e o ex-deputado federal e presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, manifestaram pesar pela morte de João Caio Pereira Rodrigues Melo, de 26 anos, filho do ex-prefeito do município sertanejo João Batista Rodrigues. O jovem morreu em um acidente de trânsito na madrugada deste sábado (31), na PE-365, em Santa Cruz da Baixa Verde.

Em nota, a OAB-PE, por meio de sua presidente, Ingrid Zanella, destacou a perda precoce e se solidarizou com familiares e amigos. A Prefeitura de Triunfo e Sebastião Oliveira também divulgaram mensagens de pesar, prestando solidariedade aos pais e demais familiares. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável”, diz o comunicado oficial da Prefeitura.

O ex-deputado federal e presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, também lamentou a morte do jovem, filho de João Batista Rodrigues dos Santos e Tarciane Pereira Melo. Em sua nota, declarou: “É doloroso ver uma vida partir tão cedo. Neste momento de imensa dor, me solidarizo com seus pais, familiares e amigos. Que Deus os ampare e dê forças para enfrentar essa perda.”

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias