Bloco homenageou o município de Paulista durante o Carnaval

Homenageando Paulista, o Bloco Flabelo Encantado se apresentou, no último sábado, em Olinda, num cortejo em frente à Prefeitura, pelo Projeto “Meu mundo é Frevo”. A noite, o bloco foi ao encontro de Blocos do Morro da Conceição.

Na segunda-feira, a agremiação subiu ao palco do Marco Zero, cantando os Frevos de Bloco, de Ricardo Andrade e de Getúlio Cavalcanti, onde foi muito aplaudido. Pela noite, encerrou em Porto de Galinhas, em uma linda apresentação,.com muita participação popular. No próximo sábado, o bloco participará do Encontro de Blocos do Eu Quero Mais, em Olinda, às 18h, e no domingo desfilará pelas ruas de Maranguape I, em Paulista, às 16h.

Veja outras postagens

O Terreiro da Casa de Lampião, no Sítio Passagem das Pedras (Serra Talhada), sedia a aula-espetáculo “Tá no Tempo do Forró”, com Assisão e os Cabras de Lampião”. O roteiro pedagógico leva alunos às Pedras da Emboscada — palco do primeiro confronto entre a família Ferreira e Zé Saturnino —, às ruínas da antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira e por um passeio na caatinga até a Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, onde ele nasceu. No destino, a programação inclui a aula-espetáculo na Latada do Xaxado e encerra com almoço de comedoria regional.

Serão quatro edições dedicadas à comunidade escolar da rede estadual, fruto de mobilização de alunos, professores e servidores das cidades fronteiras com Serra Talhada: 26/8 (Floresta/Distrito Nazaré – EREM Teresinha de Souza Lira), 27/8 (São José do Belmonte – ETE Pedro Leão Leal), 28/8 (Triunfo – EREM Alfredo de Carvalho) e 29/8 (Santa Cruz da Baixa Verde – EREM Regina Pacis). Assisão — cantor e compositor pernambucano, Mestre do Forró e Patrimônio Vivo de Pernambuco — divide o palco com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, em um formato dinâmico de caráter pedagógico.

A iniciativa fortalece o Xaxado — Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco — em seu território de origem, além de difundir forró, baião e xote para formação de plateias, especialmente de escolas públicas e da zona rural. A produção é da Fundação Cultural Cabras de Lampião e da Agência de Criação e Produção, com incentivo de FUNDARPE/SECULT, Governo de Pernambuco, PNAB, Ministério da Cultura e Governo Federal. Informações: Cleonice Maria (87) 99938-6035, Karl Marx (87) 98804-3195 e Anildomá Willans de Souza (87) 99918-5533.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

Este blogueiro apurou uma notícia com exclusividade: a advogada Manoela Medeiros, prima do jornalista e agora ex-assessor especial da governadora Raquel Lyra, Manoel Medeiros Neto, será a segunda convocada pela CPI que apura a existência de um Gabinete do Ódio na Alepe.

Manoela, que pode perder a licença para advogada pelo fato de ter sido pega usando um totem de outro advogado para colher informações privadas sobre os desafetos da governadora, já havia sido desmascarada por este blogueiro na última sexta-feira.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), anunciou em vídeo a instalação da primeira Sala Azul do município, na Escola Padre Agobar, com investimento de mais de R$ 500 mil. Segundo ele, o espaço oferece plano educacional individualizado e acomodações sensoriais (sonoras, visuais e olfativas) para atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. Albino afirmou que a cidade terá cinco unidades em 2025, a primeira já entregue, e que a gestão seguirá investindo em educação inclusiva.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

O Frente a Frente está sendo ao vivo da Rádio Cultura 94,7 FM em São José do Egito, onde lanço mais tarde, às 19h, o meu livro ‘Os Leões do Norte’ na faculdade vale do Pajeú.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

A Prefeitura de Itaíba (PE), por meio da Secretaria Municipal de Educação, começou nesta semana a distribuição de fardamento e kits pedagógicos para cerca de cinco mil estudantes da educação infantil ao ensino fundamental. As entregas foram divididas em quatro momentos: na quarta-feira (20), nas escolas Presidente Médici e Major Antônio Inácio, no distrito de Negras; e nesta quinta (21), na quadra da Escola Getúlio Vargas, em Jirau, e na Escola Eva Maria Moumesso, em Itaíba. A ação contou com a presença do vice-prefeito Leandro da Saúde, do presidente da Câmara, Marcelo Pilota, de vereadores, secretários e da ex-prefeita Regina Cunha.

O fardamento é composto por camisa e short, além de bolsa padronizada com o brasão do município; já os kits incluem cadernos personalizados, estojo, lápis de cor, lápis de cera, cola, tintas, pincel, tesoura e dicionários, entre outros itens. Segundo o prefeito Pedro Pilota (Republicanos), a medida “significa economia para as famílias, organização para os alunos e dignidade para todos que fazem parte da nossa rede de ensino”.

A Pontes Pecuária comemora 50 anos no dia 30 de agosto, às 13h, em Sairé (PE), com uma cerimônia que marca meio século de atuação do braço agro do Grupo Pontes, fundado em 1962 por Joaquim Guilherme Pontes e hoje ativo em hotelaria, agropecuária, agência de viagens e securitização de crédito. A celebração integra a trajetória da empresa, reconhecida por inovação e crescimento, e terá programação no município do Agreste.

Presidido por René de Pontes e administrado por sócios-diretores da segunda e terceira gerações, o Grupo emprega cerca de 2 mil colaboradores. A Pontes Pecuária opera cinco fazendas no Maranhão, Pará e Pernambuco, somando 76 mil hectares, rebanho de 65 mil cabeças e produção agrícola de milho e soja em expansão.

Entre os destaques da cerimônia estão a entrega do Selo Ouro de bem-estar animal, concedido pela MSD Saúde Animal, e a assinatura de contrato com a BR Carbon para geração de créditos de carbono. “Chegar aos 50 anos com uma história sólida e uma visão de futuro sustentável é motivo de orgulho para toda a família Pontes e para nossos colaboradores”, afirma Renato Pontes, gestor da área agropecuária.