Bastidores do poder

Almocei, há pouco, em Brasília, com o jornalista Houldine Nascimento, repórter do portal Poder360. Excelente repórter, Nascimento trabalhou neste blog antes de emprestar seu talento ao mercado da corte. Com ele, me atualizei um pouco dos bastidores da República.

Veja outras postagens

O advogado Willer Tomaz, investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) junto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por suspeitas de lavagem de dinheiro, tem outras cinco casas em ilhas de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, além da que virou alvo de disputa com o jogador Richarlison.

Com exceção de uma, as casas foram compradas entre 2021 e 2022, na mesma época em que Flávio apresentou ao Senado Federal um projeto de lei para estimular empreendimentos em Angra, permitindo a municipalização das unidades de conservação federais e estaduais. O objetivo do projeto é flexibilizar as regras para a exploração econômica da área. As informações são do g1.

A governadora Raquel Lyra (PSD) se reuniu, ontem (30), em Paris, na França, com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para discutir possibilidades de financiamento voltadas à modernização e à descarbonização da frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro também tratou de iniciativas para ampliar o abastecimento de água na região e em todo o Estado.

Durante a reunião com o diretor adjunto do Departamento da América Latina da AFD, Alain Humen, o Governo de Pernambuco solicitou uma proposta de financiamento para viabilizar investimentos na renovação da frota, adaptação da infraestrutura, aquisição de equipamentos e contratação de serviços técnicos e estudos especializados. “Estamos na Agência Francesa de Desenvolvimento discutindo mobilidade e água pra Região Metropolitana do Recife e para Pernambuco”, afirmou Raquel, que também anunciou a realização de um novo encontro no Recife para dar continuidade às tratativas.

Da Folha de Pernambuco

Uma explosão atingiu uma lancha na manhã deste sábado (31), na praia de Toquinho, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Três pessoas ficaram feridas e foram socorridas com vida para o Hospital da Restauração, área central do Recife. Até a última atualização desta matéria, a unidade hospitalar não havia informado o estado de saúde dos pacientes.

Segundo informações preliminares, a embarcação estava sendo abastecida com combustível quando pegou fogo. Testemunhas relataram que dois tonéis de 50 litros eram utilizados no procedimento.

As vítimas seriam o proprietário da lancha e o profissional responsável pela manutenção do barco.

Atendimento

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado para combater o incêndio e evitar que as chamas atingissem outras embarcações.

De acordo com a corporação, a operação contou com duas viaturas da corporação, sendo um caminhão de combate a incêndio e uma unidade do Oficial de Incêndio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participou do atendimento, com duas ambulâncias. O CBMPE ainda não confirmou o que provocou a explosão.

Caruaru - Minha rua nova

Por Agência O Globo

O ex-prefeito de Recife João Campos é considerado por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva um nome certo para participar do ministério do petista em seu quarto mandato.

Sem mandato depois de ser derrotado por Raquel Lyra (PSD) na disputa pelo governo de Pernambuco, Campos preside o PSB, principal partido aliado do PT tanto na eleição deste ano como na de 2022 — a legenda abriga Geraldo Alckmin, vice da chapa.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por Agência O Globo

O governo Donald Trump nos Estados Unidos não deve apoiar a decisão do senador Flávio Bolsonaro (PL) de se declarar líder do Brasil, de acordo com a Reuters. O posicionamento teria sido definido após o político desembarcar no país na última quarta-feira.

Segundo as fontes ouvidas pela agência de notícias, mesmo após ajudar na entrada de Flávio no país, conforme informaram jornais norte-americanos, o governo não deve endossar o discurso do bolsonarista. Depois de perder as eleições para Lula, o senador publicou uma carta se autointitulando “o verdadeiro presidente eleito do Brasil”, mas depois recuou e se autoproclamou “líder do Brasil”.

Olinda - Refis 2026

Do UOL

O governo federal enviou neste sábado (31) uma comitiva de ministros ao Mato Grosso do Sul para investigar denúncias de violência e ameaças contra comunidades indígenas após o segundo turno das eleições.

O que os ministros vão fazer

A comitiva foi enviada por determinação do presidente Lula (PT). O grupo reúne representantes dos ministérios dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e da Justiça e Segurança Pública, além da deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-SP).

Palmares - Creche Quilombo II

Por Gastão Cerquinha Neto*

O termo “emergência sanitária” ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19, mas agora pesquisadores defendem que as mudanças climáticas também sejam reconhecidas como uma emergência sanitária mundial.

Um estudo publicado na revista científica The Lancet, elaborado por 146 pesquisadores de 30 países, alerta para a necessidade de ações coordenadas entre os governos. O objetivo é enfrentar os impactos das mudanças climáticas de maneira estruturada, com medidas de preparação, prevenção e adaptação.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente da Câmara Municipal de Triunfo, vereador Camilo Ferreira, manifestou pesar pela morte de João Caio Pereira Rodrigues Melo, de 26 anos, filho do ex-prefeito do município João Batista Rodrigues. O jovem morreu em um acidente de trânsito na madrugada deste sábado (31), na PE-365, em Santa Cruz da Baixa Verde.

Em nota, Camilo expressou solidariedade ao ex-prefeito, aos familiares e amigos de João Caio. O vereador também desejou conforto e força à família para enfrentar o momento de luto. “Neste momento de imensa dor, quero expressar minha solidariedade e deixar meu abraço fraterno a João Batista, a todos os familiares e amigos. Sei que não existem palavras capazes de amenizar a dor de uma perda tão difícil, especialmente a de um filho, mas desejo que Deus, em sua infinita bondade, conceda força, fé e conforto para enfrentar este momento tão doloroso”, disse.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse neste sábado (31), que o governo norte-americano, não facilitou a entrada de Flávio Bolsonaro (PL) no país, após a derrota nas eleições presidenciais do Brasil no último domingo (25).

“Nós não facilitamos em nada. Soubemos que ele chegou aos Estados Unidos. Ele já tinha um visto garantido e o presidente tomou a decisão de permitir que ele entrasse no país. O que nós permitimos”, afirmou em coletiva de imprensa. As informações são da CNN.

O ministro da Agricultura, André de Paula, é o convidado do meu podcast, em parceria com a Folha de Pernambuco, da próxima terça-feira. Na pauta, o primeiro embarque de carne bovina para a China no Nordeste, que saiu de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Foram 27 toneladas de carne bovina com destino pela Masterboi.

O ministro também também vai falar das novas aberturas de mercado em países como Argentina, Egito, Marrocos, Peru, Quênia, Singapura e Sudão. Sua pasta vem adotando medidas sanitárias e de resposta após focos da Doença de Newcastle identificados em Coronel Freitas (Santa Catarina), o que levou países como a China, Malásia, Arábia Saudita e México a aplicarem suspensões ou restrições temporárias às importações de carne de frango do Brasil ou de Santa Catarina.

No momento em que as diplomacias brasileira e argentina enfrentam um momento de tensão após a fuga de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia convidar o principal opositor de Javier Milei para sua posse em janeiro.

Além do governador de Buenos Aires, Alex Kicillof, apontado como candidato do peronismo na eleição presidencial, o Itamaraty também cogita convidar o ex-ministro Sérgio Massa, que foi derrotado por Javier Milei.

Apesar do gesto, Lula também deve convidar Milei. O governo avalia, porém, como remota a possibilidade do presidente argentino aceitar o convite. As informações são da CNN Brasil.

Por Mônica Bergamo
Da Folha de S.Paulo

A ex-ministra Simone Tebet (PSB-SP) entrou para a lista de mulheres cotadas para o STF (Supremo Tribunal Federal). Apoiadores da indicação dela já levaram o nome a Lula, que poderá indicar três ministros para a corte até o fim de seu mandato: além da vaga aberta com a saída de Luís Roberto Barroso do tribunal, em outubro de 2025, outras duas terão que ser preenchidas com as aposentadorias de Luiz Fux, em abril de 2028, e de Cármen Lúcia um ano depois.

Mestre em direito pela PUC de São Paulo, ela já presidiu a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e deu aula em diferentes universidades.

Coluna do Blog

Programa Frente a Frente

TV Blog do Magno

Garanhuns - Juntos construindo o futuro
Imobiliária Gravatá - Fernando Cavalcanti
Os Leões do Norte
São Lourenço da Mata - Policlinica 24

Opinião

Parceiros

O estilo Marco Maciel

Categorias