Bancada pernambucana em Brasília perde paciência com Raquel

Prestes a completar seu quarto mês à frente do Governo de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anda colecionando críticas à sua gestão. Ontem, a deputada Maria Arraes (Solidariedade) terminou perdendo sua calma típica ao falar sobre o governo estadual em uma entrevista de rádio.

Na sua visão, Raquel não tem planejamento, é desorganizada, não realizou a transição e começou a gestão com o ato impensado de exoneração em massa. “E tenta compensar a ineficiência nas redes sociais. É mais blogueira do que governadora”, alfinetou.

Veja outras postagens

O enredo deplorável de presidentes brasileiros

O Brasil é um País estranho, movido por uma política esquizofrênica ou de políticos inusitados. Já teve dois presidentes cassados, três presos, um que renunciou quando se apresentava como a grande esperança vagando sob o símbolo de uma vassoura, outro morto num acidente de carro até hoje não devidamente convincente em explicações.

Fernando Collor e Dilma Roussef foram apeados do poder por impeachment. Arrastado pelo escândalo da Lava Jato, tendo antes escapado do Mensalão, Lula chegou a ser preso, mas voltou ao poder pelo voto direto. Jânio Quadros, eleito em 1960, prometendo varrer a corrupção em cima de uma vassoura, renunciou ao mandato de forma surpreendente, deixando a Nação chocada, sete meses após a posse.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga deixada pelo ministro Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, fez, hoje, uma “excursão” pelos gabinetes dos senadores para conseguir apoio suficiente para que o seu nome seja aprovado.

O objetivo é diminuir a resistência na Casa à sua indicação à Corte. Questionado sobre a recusa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), em atendê-lo, Messias disse trabalhar para tentar falar com o senador. “Em algum momento, ele vai me atender. Estou trabalhando [para isso]”, afirmou o ministro a jornalistas no Senado.

Alcolumbre está irritado com a indicação de Messias para a vaga que foi ocupada por Roberto Barroso no STF. O presidente do Senado defendia que Lula indicasse o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas essa operação fracassou.

Desde então, o senador amapaense vem tentando articular uma rejeição ao nome do advogado na Casa. Também decidiu confrontar o Palácio do Planalto e manter para 10 de dezembro a sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Busca dar menos tempo para que o advogado-geral da União azeite a relação com senadores pela aprovação.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a preparar o pedido de extradição do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está nos Estados Unidos. Ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ramagem foi condenado pelo STF a 16 anos de prisão na tentativa de golpe de Estado e é o único entre os réus do chamado núcleo crucial que ainda não começou a cumprir a pena – por estar foragido.

Segundo o blog da Julia Duailibi, o STF já começou a providenciar a tradução juramentada do processo, exigida pela legislação que rege o acordo de extradição firmado entre Brasil e Estados Unidos. O caminho é o seguinte: do STF, o pedido vai para o Ministério da Justiça brasileiro. De lá, segue para o Itamaraty, que o encaminha ao Departamento de Estado dos EUA.

Embora o processo vá passar por uma análise jurídica, a decisão de extraditar ou não é política: passará pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, e a palavra final deve ser do presidente Donald Trump. “A decisão político-discricionária não é do Poder Judiciário, é do Poder Executivo”, afirma Gustavo Sampaio, professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Caruaru - Super Refis

O Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil convida a sociedade para a 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontecerá no próximo dia 30 de novembro, com concentração marcada para as 8h, no Largo Dom Luiz, em Casa Amarela. Na programação, haverá uma subida ao morro para um culto ecumênico.

A ação integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero, reforçando a urgência de mobilização social para denunciar agressões, apoiar vítimas e promover a reflexão sobre a cultura da violência. 

Segundo Roseana Faneco, coordenadora do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil, romper com a violência exige coragem, apoio e solidariedade. “Estamos caminhando para mostrar que ninguém está sozinha — é junto, passo a passo, que construímos segurança, autonomia e dignidade para nossas mulheres e meninas”, afirmou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Dois integrantes da Guarda Nacional foram baleados e socorridos em estado grave após um ataque, hoje, perto da Casa Branca, em Washington, D.C. A sede do governo dos Estados Unidos chegou a ser colocada em “lockdown”. Uma pessoa foi presa.

O presidente Donald Trump não estava na Casa Branca no momento do ataque. Ele deixou Washington na noite de terça-feira (25) e viajou para a Flórida, onde deve passar o feriado de Ação de Graças. O vice-presidente J.D. Vance também não está na cidade.

Palmares - Natal Encantado 2025

A rede CNN divulgou, hoje, uma pesquisa exclusiva para as eleições do Senado Federal em Pernambuco. Na sondagem, o nome do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, aparece consolidado, empatando na primeira posição com Humberto Costa (PT), que tentará o terceiro mandato consecutivo. Estranhamente o levantamento não incluiu o candidato do ex-presidente Bolsonaro, Gilson Machado Neto.

No cenário 1, Humberto Costa aparece com 27%, enquanto Miguel soma 26% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa, realizada pelo instituto Alfa, é de 2,8 pontos percentuais. Foram entrevistados 1.200 pernambucanos entre os dias 6 e 11 de novembro. As informações são do blog Ponto de Vista.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O cantor e compositor Josildo Sá está convocando toda a nação forrozeira do Estado para participar do Festival Forró de Tacaratu. O evento acontece no próximo dia 7 de dezembro, véspera de feriado, a partir das 16h, na Sala de Reboco, no Recife, e reúne alguns dos principais nomes do gênero em uma celebração cultural.

O evento, promovido em parceria com o município de Tacaratu, contará com apresentações de Irah Caldeira, Cezzinha, Cristina Amaral, Silvinho Cavalcanti, Beto Hórtis, Simone Arantes, Josildo Sá e o Quinteto Sala de Reboco. A abertura ficará por conta do grupo Xamegões do Forró.

Com caráter solidário, a iniciativa terá renda destinada à construção do Centro Oftalmológico Nossa Senhora da Saúde, reforçando o compromisso social do festival. Os ingressos custam R$ 30, com valor promocional de R$ 20 para mulheres até às 18h.

Ipojuca - Acerte as contas

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), recebeu alta, hoje, após cinco dias internado em São Paulo devido a um episódio de arritmia cardíaca. Segundo o boletim médico, assinado pela chefe da equipe médica Ludhmila Hajjar, durante todo o período de internação ele manteve-se estável, com boa resposta ao tratamento.

“O governador Ronaldo Caiado recebeu alta hospitalar na manhã desta quarta-feira, após evolução clínica favorável. Durante todo o período de internação no Hospital Vila Nova Star, manteve-se estável, com boa resposta ao tratamento e sem novos episódios de fibrilação atrial”, diz o boletim.

O comunicado ainda informou que o acompanhamento médico será mantido de forma rotineira. Caiado havia passado por uma cirurgia no coração nesta segunda-feira, 24, para tratar a arritmia. O governador foi internado na tarde de sábado, 22, no mesmo dia em que se pronunciou sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2019, Caiado foi internado após sentir dores no peito e, em 2022, passou por outra cirurgia cardíaca.

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

As eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) prometem ser de imensa disputa. Os que hoje ocupam uma cadeira na Casa terão que suar a camisa e gastar muita sola de sapato andando pelos municípios, se quiserem renovar seus mandatos.

Há dezenas de nomes extremamente competitivos que já lançaram suas pré-candidaturas, em todas as regiões do Estado. Ao menos 15 desses novatos e novatas contam com as estruturas das prefeituras, por pertencerem às famílias de vários prefeitos atualmente exercendo mandatos (confira abaixo os 15 nomes).

Por Rinaldo Remígio*

Há vidas que não se contentam em apenas passar pelo tempo – elas o transformam. São pessoas que, pela forma de viver, trabalhar e se relacionar, tornam-se referência silenciosa de integridade, dedicação e humanidade. Marivaldo Mendes da Silva Filho é uma dessas presenças. Natural de Maceió (AL), mas com alma abraçada pelo Sertão do São Francisco, encontrou em Petrolina não apenas um local de trabalho, mas um espaço de serviço, convivência e realização pessoal.

No Cartório da 83ª Zona Eleitoral de Petrolina, onde chefiou por vários anos, Marivaldo não foi apenas analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral. Foi ouvinte, conselheiro, conciliador, técnico competente. Foi, sobretudo, homem de princípios. Sua atuação ultrapassava as paredes da repartição pública – alcançava a confiança da população, o respeito das autoridades e a admiração dos colegas. Com sua serenidade peculiar, zelava pelo equilíbrio, esclarecia com paciência e servia com apreço. Em cada atendimento, havia mais que orientação jurídica: havia tratamento humano.

Representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) durante a abertura do 1º Seminário do Programa Município Mais Seguro em Pernambuco, hoje, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, declarou que o município está se tornando uma cidade mais segura. Ao abrir o evento, ele destacou os investimentos que o município tem feito em segurança pública desde que ele assumiu a gestão, em janeiro desde ano, e reforçou que novos projetos serão apresentados em breve.

“Nós temos transformado a segurança pública de Camaragibe com projetos e ações concretas e eficientes, como o aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, hoje em 190 guardas, e a implementação da Muralha Eletrônica, uma ferramenta moderna de videomonitoramento em parceria com o sistema Córtex, além do trabalho integrado com as demais forças de segurança em grandes eventos. A cidade do trabalho também está se tornando a cidade do povo seguro”, declarou Diego Cabral.

Pesquisa do Instituto Alfa Inteligência, divulgada hoje pela CNN Brasil, mostra João Campos (PSB) com 61% dos votos válidos em uma eventual disputa pelo Governo de Pernambuco. O prefeito do Recife lidera a corrida ao Palácio do Campo das Princesas com uma diferença de mais de 30 pontos em relação à performance eleitoral da governadora Raquel Lyra (PSD), que aparece com 29%. Já o vereador Eduardo Moura (Novo) tem 6%, e o ex-ministro Gilson Machado (PL), 4%.

No cenário estimulado, que também considera a posição de quem pretende anular o voto ou está indeciso, João Campos lidera de forma isolada, com 50% das intenções de voto, contra 24% de Raquel Lyra, 5% de Eduardo Moura e 3% de Gilson Machado. Ivan Moraes (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 11%, e não sabem ou não responderam, 7%.

Em um segundo cenário, com apenas João Campos e Raquel Lyra sondados junto ao eleitorado, o prefeito do Recife chega a 58% das intenções de voto, e a atual governadora, a 28%. Brancos e nulos são 10%, e não sabem ou não responderam, 4%. Já quando considerados apenas os votos válidos, João tem 67%, e Raquel, 33%, o que configura uma diferença de 34 pontos percentuais. Foram realizadas 1,2 mil entrevistas em municípios pernambucanos entre os dias 16 e 21 de novembro. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.