Ameaçada de prisão, cúpula da PF está intimada para depor hoje

A guerra interna na Polícia Federal tem um novo capítulo. Estão marcados para esta quarta-feira os interrogatórios dos integrantes da cúpula da corporação acusados de interferir no inquérito que levou à prisão o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

Os dirigentes da PF foram intimados pelo delegado Bruno Calandrini, responsável pela apuração que mira tanto a corrupção no MEC quanto as suspeitas de interferência indevida que surgiram no caso. As informações são do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

Veja outras postagens

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou nesta quarta-feira uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação ou de transferência de sigilo aprovados no âmbito da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A publicação foi feita após o pastor Silas Malafaia afirmar nas redes sociais que faria um “desafio” público à parlamentar, cobrando explicações sobre declarações que ligaram grandes igrejas e pastores a esquemas de fraude contra aposentados.

Em nota publicada no Instagram, Damares afirmou que foi a autora do requerimento que resultou na criação da CPMI do INSS, instalada em 2025, e que atua como membro titular da comissão desde o início dos trabalhos. Segundo a senadora, as informações mencionadas por ela em entrevista ao SBT News, no último domingo, são públicas, constam em documentos oficiais e já foram aprovadas pelos integrantes da comissão. As informações são do jornal O GLOBO.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da remissão de pena por leitura e da realização de visitas religiosas a Jair Bolsonaro (PL), desde que observadas as regras da unidade prisional, mas opinou contra o pedido de acesso a uma Smart TV na cela.

O parecer também considera cabível a vistoria solicitada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) às instalações onde o ex-presidente está custodiado. Para a PGR, a inspeção se insere nas atribuições da Comissão de Direitos Humanos do Senado, da qual a parlamentar faz parte, e não há impedimento para sua realização. As informações são da CNN.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Candidatos aprovados nos concursos de formação de oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (CFO PMPE), do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), da Polícia Científica de Pernambuco e da Polícia Civil de Pernambuco informaram que irão ingressar na Justiça para garantir suas convocações. O grupo questiona a abertura de novos concursos públicos enquanto ainda há aprovados dentro do prazo de validade aguardando nomeação.

Os candidatos afirmam que a medida judicial se baseia em legislação estadual sancionada à época por ex-governador de Pernambuco, pai da atual governadora, que veda a preterição de aprovados em concursos válidos. O argumento central é de que a realização de novos certames, sem a convocação dos candidatos já aprovados, pode configurar ilegalidade administrativa e resultar em desperdício de recursos públicos.

“É ilegal que haja novos concursos enquanto houver aprovados prontos para servir e o concurso ainda dentro do prazo de validade, não somos contra novos concursos, mas queremos que a justiça seja feita”, afirmaram representantes do movimento.

Caruaru - IPTU 2026

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou a antecipação de 3,5% do reajuste salarial dos servidores municipais, percentual que será aplicado já na folha de pagamento de janeiro. O índice corresponde à segunda parcela do aumento total de 7% concedido em 2025 e que, pelo cronograma original, estava prevista para junho de 2026. A medida alcança mais de 6 mil servidores.

Ao comentar a decisão, o prefeito Lula Cabral afirmou: “É uma forma de reconhecimento e respeito com quem trabalha todos os dias para a cidade avançar. Nosso compromisso sempre foi de valorizar o servidor”.

Para viabilizar a antecipação, o Executivo municipal encaminhará à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que altera a Lei nº 3.983, de 3 de junho de 2025, estabelecendo a nova data de pagamento da parcela de 3,5%. A proposta deverá ser analisada e votada durante o período de sessões extraordinárias do Legislativo municipal.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por André Lucena*

O Governo do Estado de Pernambuco e o Ministério Público precisam adotar providências imediatas e eficazes para conter os elevados e reiterados abusos praticados contra consumidores no Aeroporto Internacional do Recife.

É notória a absoluta deficiência estrutural e institucional no local, evidenciada, entre outros fatores, pela inexistência de balcão funcional da ANAC, pela insuficiência de efetivo da Polícia Civil, pela precariedade da atuação do PROCON — reduzida, na prática, a um único servidor, sem qualquer amparo operacional ou integração com os órgãos policiais —, bem como pela ausência de Juizado especializado da Infância e Juventude em todos os turnos de funcionamento do aeroporto.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O governo dos Estados Unidos congelou a emissão de vistos para 75 países, segundo anunciou nesta quarta-feira (14) o Departamento de Estado.

O Brasil entrou na lista, que também inclui países como Irã e Rússia, segundo a rede de TV norte-americana Fox News, que teve acesso ao memorando do Departamento de Estado com o plano. As informações são do g1.

O departamento disse na rede ‘X’ que congelará os vistos de imigrantes. A suspensão não se aplica às categoria de não imigrantes, como os vistos de turismo e de negócios, segundo a agência Associated Press.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Polícia Federal (PF) passou a desligar, durante o período noturno, os geradores que alimentam o sistema de ar-condicionado central do edifício onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está detido em Brasília. A medida atende a pedidos que vinham sendo feitos pela defesa do antigo mandatário.

Segundo o GLOBO apurou, a medida foi adotada pela corporação como uma forma de minimizar o desconforto com o barulho feito pelo aparelho que vinha sendo relatado por Bolsonaro, sem prejudicar o trabalho da PF.

Os equipamentos ficam localizados em uma área externa, porém muito próxima à sala onde o ex-presidente cumpre a pena. Segundo a equipe do ex-presidente, o ruído contínuo dos geradores estava impedindo o descanso adequado e causando um mal-estar constante. As informações são da CNN.

O embaixador do Brasil no Irã, André Veras Guimarães, disse, em entrevista à CNN, que o presidente Lula acompanha de perto a situação no Oriente Médio e que o governo brasileiro já possui um plano de contingência caso a situação no país se deteriore.

“Nós já temos tudo isso desenhado, descrito, como faremos, e nós só estamos na apreensão de saber o que vai acontecer nos próximos dias”, relatou o diplomata. As informações são da CNN.

Financiada com emendas de Arthur Lira (PP-AL), a pavimentação de uma estrada em Alagoas tem asfalto de má qualidade, com buracos e rachaduras em trechos já concluídos, mostram imagens obtidas pelo UOL. A obra é investigada pela Operação Overclean, da Polícia Federal.

Orçada em R$ 23 milhões e executada pela Allpha Pavimentações, a obra recebeu R$ 13 milhões indicados por Lira no antigo orçamento secreto e acabou paralisada no fim de 2024, após a ação da PF. As imagens foram feitas um ano depois, em dezembro passado. As informações são do UOL.

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) fez duras críticas ao que ele chamou de “manipulação” dos dados sobre segurança pública no estado. Isso porque o governo comemorou a menor taxa de mortes violentas intencionais, mas, segundo Romero, não mencionou o aumento dos feminicídios no estado.
“Querem confundir o povo, mentindo que a segurança pública está avançando no estado. Mas a realidade é outra”, afirmou.

“Querem enganar quem com essa propaganda desonesta? Comemoram uma queda de 9,6% nas mortes intencionais em 2025, mas “esquecem” de falar dos 15,7% de aumento nos feminicídios. Esse é o maior índice em 8 anos”, dispara Romero.

O cantor Delmiro Barros realiza nesta quarta-feira (14) a gravação do DVD “Velho e Na Moda”, em Santa Terezinha, projeto que registra seus 30 anos de carreira. A produção reúne repertório voltado à música de raiz e será realizada com estrutura técnica voltada ao registro audiovisual do trabalho do artista.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou nesta semana mudanças no secretariado municipal. As alterações atingem as pastas de Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Fazenda. Segundo a gestão, os secretários foram exonerados por decisão administrativa, e novos nomes já foram definidos para parte das áreas.

Rafael Arruda assume a Secretaria de Gestão Urbana, enquanto Cláudia Tabosa passa a acumular as pastas da Fazenda e da Olinprev. Já Eveline Aragão ficará interinamente à frente da Secretaria de Saúde, substituindo Ana Callou, que solicitou exoneração. O nome do novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social ainda será anunciado pela Prefeitura.