Ameaçada de prisão, cúpula da PF está intimada para depor hoje

A guerra interna na Polícia Federal tem um novo capítulo. Estão marcados para esta quarta-feira os interrogatórios dos integrantes da cúpula da corporação acusados de interferir no inquérito que levou à prisão o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro.

Os dirigentes da PF foram intimados pelo delegado Bruno Calandrini, responsável pela apuração que mira tanto a corrupção no MEC quanto as suspeitas de interferência indevida que surgiram no caso. As informações são do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

Veja outras postagens

Nos bastidores da política estadual, a eleição da prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (UB), para uma das 25 cadeiras de Pernambuco na Câmara Federal em 2026 é tratada como praticamente certa. Apontada como um dos nomes da renovação da bancada pernambucana em Brasília, ela vem consolidando uma pré-campanha considerada organizada e eficiente, acumulando, até o momento, o apoio de oito prefeitos e ampliando sua presença em diferentes regiões do Estado.

No centro dessa articulação está o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, marido de Juliana e principal articulador político de sua candidatura. Reconhecido por sua influência no Agreste e por sua capacidade de mobilização eleitoral, Chaparral tem atuado como o principal cabo eleitoral da esposa, liderando um projeto político que se fortalece sem depender de alianças tradicionais com grupos maiores da política estadual, apostando na força local e na lealdade das bases já conquistadas.

Um aspecto que chama atenção é o caráter independente da candidatura. Juliana disputa a vaga sem o apoio da governadora Raquel Lyra (PSD), apesar do papel relevante desempenhado por Cleber Chaparral na eleição da gestora no Agreste, nem conta com o respaldo do prefeito do Recife e pré-candidato ao governo estadual, João Campos (PSB). Ainda assim, o grupo político liderado por Chaparral aposta que a força acumulada nos municípios aliados e a articulação já montada são suficientes para garantir, com folga, a chegada de Juliana à Câmara dos Deputados.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, hoje, o envio ao Congresso Nacional dos projetos de lei que criam duas universidades federais: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). Se aprovadas, as instituições têm previsão de começar a funcionar em 2027.

A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas). Segundo o Ministério da Educação, a criação da Unid atende a uma demanda de diversos povos tradicionais. A proposta é que a universidade funcione em rede e integre saberes tradicionais e científicos, com foco na formação de profissionais indígenas.

Já a UFEsporte retoma uma promessa feita por Lula em agosto, durante encontro com atletas da ginástica rítmica, quando o presidente manifestou a intenção de criar uma instituição voltada à formação e ao desenvolvimento de práticas esportivas. As informações são do portal G1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A eleição de Gustavo Monteiro para a direção da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a maior raça de cavalo da América Latina, para o próximo quadriênio, representa um marco inédito na história da entidade. Pela primeira vez, um criador de Mangalarga Marchador de marcha picada do Nordeste passa a compor o primeiro escalão da Associação, ampliando a representatividade regional dentro da principal instituição da raça no país.

Reconhecido nacionalmente por sua trajetória de excelência, Gustavo Monteiro reúne em seu currículo um feito raro: é sete vezes consecutivas o melhor criador do Brasil, destaque que reforça sua contribuição técnica e genética ao Mangalarga Marchador. Sua presença na nova gestão é vista como um avanço na integração das diferentes regiões produtoras, especialmente no fortalecimento da marcha picada e do desenvolvimento de criatórios nordestinos.

Caruaru - Super Refis

A destinação de 1% das Receitas Correntes Líquidas da União para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) deve avançar no Congresso Nacional. A proposta de emenda constitucional 383/2017, de autoria do ex-deputado Danilo Cabral (PSB), foi debatida ontem, durante audiência pública na Comissão da Previdência da Câmara dos Deputados, e representantes do governo sinalizaram a disposição de colocar a matéria em votação ainda em dezembro.

De acordo com Danilo Cabral, o projeto visa fortalecer as políticas públicas de proteção social, estratégicas para a redução das desigualdades sociais do País. “A assistência social é um direito da população brasileira que está na Constituição, mas não tem financiamento adequado para atender as necessidades da população brasileira, especialmente aquela em situação de risco”, afirmou Danilo Cabral.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Antonio Magalhães*

Quase uma década de arbítrio jurídico gerou consequências enviesadas, tortas, no Brasil, atingindo apenas um campo político: o da direita. As críticas constantes de juristas sérios, vistas como ataques à Corte, não abalaram aparentemente… você sabe quem…, o líder autoritário que se faz de surdo e vem impondo sua vontade diante dos colegas e de uma Nação espantada, humilhada e angustiada. O não cumprimento da Constituição Federal, por quem deveria ser seu guardião, não é um empecilho para ele. Passa por cima até de leis maiores e menores.

Contudo, você sabe quem, não atentou para a Lei do Retorno. Começaram a ser divulgadas ontem na imprensa internacional ilegalidades na sua conduta em inquéritos intermináveis e fantasiosos. Na mais recente edição do relatório “Vaza Toga 2”, o jornalista americano Michael Shellenberger, que acompanha de perto os assuntos brasileiros, aponta prisões irregulares e duradouras de gente que apenas se pronunciou contra o governo petista ou a Corte Suprema.

Palmares - Natal Encantado 2025

Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, abre o debate da ferrovia Transnordestina. O nosso convidado da próxima terça-feira é o advogado Alex Azevedo, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que acompanha o projeto de perto junto ao Ministério dos Transportes.

Enquanto o trecho do Ceará já está quase pronto, o de Pernambuco teve suas obras paralisadas no Governo Bolsonaro, mas o edital para licitação da retomada das obras no trecho a partir de Salgueiro já foi publicado.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A presidente da Câmara dos Vereadores de Timbaúba, Balazinha Rosendo (PP/UP), assumiu, ontem, a liderança da luta pelo direito das mulheres na Federação União Progressistas (UP). O anúncio foi feito em reunião em Brasília com o presidente estadual da UP, deputado federal Eduardo da Fonte. No novo cargo, Balazinha será responsável por estimular o debate sobre projetos, fortalecer candidaturas femininas, promover formação política e consolidar a união de forças das mulheres dentro da Federação.

Ipojuca - Acerte as contas

Por José Américo Silva*

A prisão de Jair Bolsonaro e dos principais aliados condenados pela tentativa de ruptura institucional reorganizou, de maneira abrupta, o tabuleiro político brasileiro. Se os bolsonaristas tentam transformar o episódio numa campanha emocional de mobilização nacional pela anistia ampla, geral e irrestrita, o fato é que essa comoção não se materializou nas ruas. O máximo que se projeta é um forte “oba-oba” digital – uma enxurrada de narrativas, vídeos, hashtags e ataques que promete incendiar as redes sociais. Mas a disputa, ao contrário do que desejam, não encontra eco suficiente fora do ambiente virtual.

O país entra agora numa fase de guerra comunicacional aberta, onde bolsonaristas intensificarão o embate contra a esquerda e contra o governo. Essa batalha discursiva, entretanto, não se converte automaticamente em força institucional. E é justamente nesse ponto que o cenário ganha contornos decisivos: o poder real, hoje, está nas mãos do Centrão.

Na postagem do Blog ontem, um levantamento feito pela repórter Larissa Rodrigues, por um lapso não houve a inclusão do atual prefeito de Bom Jardim, Janjão (UB). O gestor, que vem fazendo um ótimo trabalho à frente do município, já se declarou como pré-candidato à uma vaga na Assembleia Legislativa para ser um dos representantes do Agreste na Alepe.

Por 427 votos a favor e 18 votos contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, ontem, um projeto de lei que permite que o Exército execute obras públicas sem licitação. O texto segue para o Senado Federal. As informações são do portal Valor Econômico.

O projeto, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), foi relatado pelo deputado Lula da Fonte (PP-PE). Pelo texto aprovado, a dispensa poderá ser aplicada em casos de obras paralisadas, abandonadas ou atrasadas há mais de 1 ano, em obras estratégicas de infraestrutura, desde que acima de R$ 15 milhões.

A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de Pernambuco (ABEE-PE) convoca suas associadas e associados para uma Assembleia Geral Extraordinária marcada para o próximo dia 9 de dezembro, no CREA-PE, no Recife, com o objetivo principal de eleger e empossar a nova diretoria da entidade para o triênio 2026–2028, conforme estabelece o estatuto social. Confira abaixo a íntegra da carta convocatória.

O governo federal fez um apelo para que o Congresso Nacional não derrube os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental em uma nota ontem.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para hoje a análise dos trechos vetados por Lula na proposta. As informações são do portal G1.