A versão da Prefeitura do Paulista

Nota oficial

O engenheiro e secretário de Infraestrutura do Paulista, Jorge Carreiro, esclarece aos leitores do Blog do Magno que, mesmo sendo responsabilidade do Estado, a Prefeitura do Paulista resolveu assumir a obra da PE-01 por ser uma rodovia urbana. O valor da obra é de R$ 14,5 milhões.

Ele informa que a Gestão Municipal já deu início ao trabalho de duplicação da via com as intervenções no sistema de drenagem. Carreiro esclarece que a duplicação será em um trecho de 4km, que vai do Forte de Pau Amarelo até o encontro da PE-01 com a PE-22, no bairro da Conceição. Toda a extensão terá drenagem, calçadas acessíveis e iluminação. A previsão é de que a duplicação esteja pronta até o fim desse ano de 2023.

Prefeitura do Paulista

Veja outras postagens

Por Rinaldo Remígio*

Confesso que, ao tomar conhecimento da violência sofrida pelo meu amigo, o jornalista Magno Martins, fui tomado por um misto de indignação e preocupação. Tenho viajado com certa frequência e não pude deixar de pensar que, a qualquer momento, eu ou qualquer outro cidadão poderemos ser vítimas da mesma violência. Na saída para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, três garotos de rua quebraram o vidro do táxi em que ele seguia na tentativa de roubar seu telefone celular. Felizmente, não conseguiram consumar o crime. Restaram apenas um pequeno ferimento em sua mão e um grande susto. Mas, convenhamos, há feridas que os olhos não veem e que levam tempo para cicatrizar.

O episódio, infelizmente, está longe de ser um caso isolado. Em muitas cidades brasileiras, a violência já deixou de ser notícia extraordinária para tornar-se parte da rotina. O cidadão de bem sai de casa sem a certeza de que voltará tranquilo. O medo passou a acompanhar quem trabalha, quem estuda, quem viaja e até quem simplesmente aguarda um semáforo abrir.

BLOG PONTO DE VISTA

O ex-ministro e deputado federal Mendonça Filho decidiu encarar a disputa por uma das vagas ao Senado Federal nas eleições deste ano. A decisão foi sacramentada nesta segunda-feira (3), após uma intensa rodada de articulações políticas que consolidou um amplo bloco de apoio em torno da sua candidatura.

Ao longo do dia, Mendonça se reuniu com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o deputado federal Fernando Filho e o deputado estadual Antônio Coelho, todos do União Brasil. Durante o encontro, o grupo não apenas confirmou apoio ao projeto, como também colocou à disposição toda a sua estrutura política para fortalecer a candidatura ao Senado.

Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI) sinalizou neste sábado (1º/8) que votará em Flávio Bolsonaro para a Presidência da República. A declaração foi feita durante a convenção que oficializou sua candidatura à reeleição ao Senado e a de Joel Rodrigues (PP) ao governo do Piauí, no Park Hall, em Teresina.

Durante o discurso, uma apoiadora gritou o nome de Flávio Bolsonaro. Ciro interrompeu a fala, voltou-se para a plateia e respondeu: “Pode ter toda certeza que o meu voto é dele, não tenha dúvida”. Em seguida, retomou o pronunciamento. As informações são do Metrópoles.

Caruaru - Transparência 2026

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira (3) que uma crítica feita à Corte dentro dos limites republicanos “não fragiliza a instituição” e “fortalece a democracia”.

A fala ocorreu durante a sessão de abertura dos trabalhos do segundo semestre após o recesso de julho. O ministro destacou que a Corte é provocada a deliberar sobre grandes temas sociais, o que leva naturalmente a questionamentos. As informações são do g1.

“É oportuno, também, reafirmar que a força institucional do STF não reside na ausência de crítica, mas na capacidade de conviver com ela sem perder a serenidade necessária ao exercício da função jurisdicional”, disse.

Ipojuca - Na palma da sua mão

A reunião desta segunda-feira (3) entre o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, com Flávio Bolsonaro, o coordenador da sua campanha, Rogério Marinho, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, não rendeu os frutos esperados.

Pereira afirmou que ainda está consultando os estados e não deu nenhuma sinalização clara sobre fechar uma aliança com Flávio, indicando o candidato a vice-presidente da chapa. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Timbaúba protocolou, hoje, um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades relacionadas aos empréstimos consignados dos servidores municipais. O requerimento foi apresentado pelo vereador Felipe Vasconcelos e conta com as assinaturas dos vereadores Dr. João Roberto, Jane Felinto, Emanuel Ferreira Lima, Neto Apolinário e Josinaldo Júnior.

Batizada de CPI dos Consignados, a comissão tem como objetivo apurar a alegação de que a Prefeitura de Timbaúba realiza os descontos das parcelas de empréstimos consignados diretamente na folha de pagamento dos servidores municipais, mas não estaria efetuando o repasse desses valores às instituições financeiras. Segundo os vereadores autores do pedido, essa situação ocorreria há mais de quatro anos.

Os parlamentares afirmam que a investigação busca esclarecer os fatos, identificar eventuais responsabilidades e verificar possíveis prejuízos causados aos servidores públicos municipais. Caso a CPI seja instalada, os trabalhos poderão incluir a solicitação de documentos, convocação de testemunhas e realização de diligências para apuração dos fatos. Até o momento, a Prefeitura de Timbaúba e o prefeito Marinaldo Rosendo não haviam se manifestado sobre o pedido de abertura da comissão. O espaço permanece aberto para posicionamento da gestão municipal.

Palmares - 147 anos

Em maio, as rodas de conversa do Palácio diziam: “A eleição está definida, derretemos João e Raquel está reeleita”. O clima era de festa. Cheguei a ouvir “favas contadas”. Hoje, sessenta dias depois, os palacianos estão com as barbas de molho. Vejamos:

O DataFolha, principal instituto de pesquisas, mostra a diferença de Raquel sobre João caindo de 7 para 4 pontos. Pior, ela cai 2 e ele cresce um. O legítimo “a boca do jacaré fechando”.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Meu telefone não para de tocar. São familiares, amigos, leitores do blog e ouvintes do Frente a Frente prestando solidariedade pela tentativa de assalto que sofri hoje em São Paulo, quando trombadinhas quebraram o vidro do táxi que me levava ao aeroporto para roubar meu celular.

Estou bem, graças a Deus. Mas confesso que foi um baita susto. O impacto foi tão violento que pensei ter sido uma batida de trânsito. Só me liguei que seria um assalto quando perguntei ao motorista o que havia acontecido e me vi diante de uma chuva de estilhaços de vidro sobre o meu corpo.

Camaragibe - A prefeitura mudou

A advogada e pesquisadora Marina Jucá Maciel lança, na próxima quinta-feira (6), o livro ‘Ser Tão Artista – Direitos Humanos Achados na Arte’, obra que reúne reflexões sobre o papel transformador da arte na promoção dos direitos humanos. O evento será realizado das 17h às 19h, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo, localizada na Rua Madre de Deus, nº 110, e contará com sessão de autógrafos.

Publicado pela Editora Lumen Juris, o livro nasce de uma pesquisa desenvolvida com artistas das cinco regiões do Brasil, que também passou por espaços de destaque, como a Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, a Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Na obra, Marina apresenta o Manifesto dos Direitos Humanos Achados na Arte, defendendo que a criação artística é capaz de romper fronteiras, questionar estruturas e apontar caminhos para a reparação histórica. Inspirado nas experiências e aprendizados compartilhados por artistas brasileiras, o livro propõe um novo olhar sobre os direitos humanos, reconhecendo a arte como espaço de criação de novos direitos, como o direito ao sonho, à espiritualidade e à liberdade, em um convite para enxergar o “sertão” como um território de potência criativa, resistência e transformação.

O nome do deputado federal Mendonça Filho (PL) como candidato da direita de Pernambuco para o Senado tem a articulação interna de Gilson Machado, ex-ministro e candidato a uma vaga na Câmara Federal.

Fora do PL e filiado ao Podemos, Gilson tem ligação direta e forte com a família Bolsonaro. Uma fonte disse ao Blog que a articulação com o nome de Mendonça foi feita por Gilson em conversa particular com Flavio Bolsonaro (PL).

Em entrevistas recentes, Gilson declarou a admiração pela capacidade política de Mendonça Filho e deixou claro que não adiantava a direita vir com “candidatura olímpica nem candidato fantoche”.

Por Bruno Brennand*

O envio ao TRE-PE da lista com 133 prefeitos e 1.690 gestores que tiveram contas rejeitadas causa um impacto imediato: para a opinião pública, todos parecem antecipadamente condenados. Juridicamente, porém, essa conclusão é falsa.

A relação do TCE-PE não é uma lista de “fichas-sujas”. É apenas um instrumento informativo destinado a auxiliar a Justiça Eleitoral na análise dos registros de candidatura de 2026. O próprio Tribunal de Contas reconhece que a presença do nome não produz inelegibilidade automática.

Na saída para o aeroporto de Congonhas, de volta para o Recife, acabei de ser vítima de uma brutal violência: três garotos de rua, integrantes de quadrilhas que atuam na Zona Norte, quebraram o vidro traseiro do táxi para roubar meu celular, mas felizmente não conseguiram. O susto foi grande, mas graças a Deus só houve um pequeno ferimento na minha mão esquerda.