A guerreira Rorró Maniçoba

Favorita em Floresta, a prefeita Rorró Maniçoba (PP), mãe do deputado estadual Kaio Maniçoba (PP), constrói uma história digna de ser perpetuada e honrada pelas novas e próximas gerações: quando as urnas forem abertas no próximo domingo, confirmando o que tem revelado todas as pesquisas de intenção de voto, entrará para a história como a única mulher a governar o município por quatro mandatos.

Na prática, 16 anos servindo ao povo sem se servir do poder. Ninguém chega a uma posição tão privilegiada como esta por acaso. Geraldo Alckmin foi quatro vezes governador de São Paulo, o coração econômico do País, porque deu conta do recado, revelou-se um gestor por excelência.

É o caso de Rorró. Se não tivesse correspondido no seu primeiro mandato, esta brava sertaneja não teria sido reeleita, quatro anos depois. Com saudade dela, o povo florestano foi buscá-la nos braços nas eleições de 2020, depois de uma desastrosa administração do prefeito que a sucedeu, no pleito de 2016.

Veja outras postagens

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro tecnicamente empatados no primeiro turno da eleição presidencial de 2026. Lula aparece com 38% das intenções de voto, enquanto o senador tem 35%.

A maior parte das entrevistas foi realizada antes da revelação das conversas entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. A pesquisa é a primeira divulgada após o site “Intercept Brasil” tornar público que o senador do PL pediu dinheiro ao empresário para bancar filme sobre Jair Bolsonaro (PL), “Dark Horse”. As informações são do portal g1.

Sebrae - Esquenta semana do MEI

Enquanto cidades do Sertão do São Francisco seguem sem energia desde a última quinta-feira (15), a governadora Raquel Lyra cumpre agenda oficial em Fernando de Noronha neste sábado (16). Em meio ao apagão, um agricultor divulgou vídeo contestando uma suposta justificativa da Neoenergia Pernambuco para a demora no restabelecimento do serviço. “A Neoenergia parece que lançou uma nota aí dizendo que não estabeleceu ainda o retorno da energia, por conta que os agricultores estavam impedindo esse acesso à subestação e eu vim aqui, na estação, não tem um agricultor aqui”, disse.

O apagão afeta cidades como Santa Maria da Boa Vista e Orocó desde a manhã da última quinta-feira (14), após o desligamento da Subestação Brígida. O problema também atingiu o distrito de Caraíbas e áreas ligadas ao Projeto Brígida, no Sistema Itaparica.

Jaboatão dos Guararapes - Operação Chuvas

Do g1

Após o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se filiar ao partido Democracia Cristã (DC), a legenda pretende lançá-lo candidato à Presidência da República. A informação foi revelada pelo Painel, da Folha de S.Paulo, e confirmada pelo g1.

O DC, presidido pelo ex-deputado federal João Caldas, apresentou no início do ano a pré-candidatura presidencial do ex-ministro Aldo Rebelo, que não cresceu nas pesquisas. Por isso, de acordo com o presidente da sigla, a troca foi necessária.

Petrolina - Destino

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não compareceu ao evento de lançamento da pré-candidatura de Guilherme Derrite (PP) ao Senado realizado neste sábado (16) em Sorocaba, no interior paulista.

Segundo a assessoria, Tarcísio amanheceu com dor de garganta e sintomas de gripe e decidiu permanecer em repouso no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo em São Paulo. O evento terá a presença do senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL). As informações são do portal Metrópoles.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Por AFP

Israel anunciou a morte do chefe do braço armado do movimento islamista palestino Hamas, Ezedin Al Hadad, apresentado como um dos arquitetos dos ataques a Israel em 7 de outubro de 2023.

Desde o dia do ataque surpresa do Hamas, quando combatentes do grupo mataram mais de 1.200 pessoas no território israelense, o Exército e os serviços de inteligência de Israel executam uma campanha contra os líderes políticos e os comandantes militares de alto escalão do grupo em Gaza e em toda a região.

Caruaru - São João na Roça

A pré-candidata ao Senado, Marília Arraes, criticou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que suspendeu novos compromissos financeiros para a retomada das obras da Transnordestina no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape. A medida foi tomada após o órgão apontar falhas no planejamento e na viabilidade do empreendimento.

Marília afirmou que Pernambuco não pode continuar sendo prejudicado pelo atraso de uma obra estratégica para o desenvolvimento do Nordeste. “A Transnordestina representa emprego, desenvolvimento e oportunidades para milhares de pernambucanos. Não estamos falando apenas de infraestrutura, mas de futuro para o nosso estado”, declarou ao lembrar que a obra foi uma das grandes principais luta de seu avô, o ex-governador Miguel Arraes.

Ainda em 2022, durante a campanha ao Governo do Estado, Marília defendeu a priorização da conclusão do ramal como medida essencial para ampliar a competitividade econômica de Pernambuco. Em 2023, voltou a se posicionar em defesa do projeto. Em reuniões e articulações políticas realizadas em Pernambuco e em Brasília.

Diante da decisão do TCU, Marília destacou a necessidade de que o Governo Federal aja rápido para apresentar os estudos complementares exigidos pelo tribunal e garantir a retomada das obras. “O povo pernambucano já esperou demais. Pernambuco não pode perder mais tempo enquanto outros estados avançam em infraestrutura e logística. Precisamos de união e agilidade para fazer essa obra sair do papel definitivamente”, concluiu.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, na última quarta-feira (13), que o Ministério dos Transportes e a Infra S.A. se abstenham de assumir novos compromissos financeiros relacionados à retomada da construção da Transnordestina, no trecho Salgueiro e Suape. A fiscalização do TCU apontou que não existem estudos técnicos, econômicos e ambientais que mostrem que os benefícios sociais do empreendimento superam seus custos. As informações são do Diário de Pernambuco.

Segundo o ministro relator Jhonatan de Jesus, a decisão seguirá até que seja demonstrada, com base técnica atual e idônea, a pertinência e vantajosidade socioeconômica do empreendimento. “Para além da insuficiência dos estudos invocados pela Administração, os autos expõem conjunto significativo de indícios que adensam o cenário de incerteza quanto à viabilidade socioeconômica do empreendimento”, diz.

Palmares - Casa Azul

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou neste sábado (16), por meio de suas redes sociais, que o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, garantiu a retomada do fornecimento de energia elétrica nas cidades afetadas pela falta de energia no Sertão do São Francisco.

Em vídeo, Raquel afirmou que o problema “se arrasta há anos” e voltou a atingir moradores de áreas ligadas ao Projeto Brígida. “Hoje o ministro Waldez, em telefonema comigo, garantiu a retomada da conexão de energia para todos os que foram afetados”, declarou a governadora.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Cidades do Sertão do São Francisco enfrentaram falta de energia elétrica desde a manhã da última quinta-feira (15), após o desligamento da Subestação Brígida, localizada em Orocó. O problema afetou municípios como Santa Maria da Boa Vista e Orocó, além do distrito de Caraíbas e de áreas ligadas ao Projeto Brígida, que integram o Sistema Itaparica.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, denunciou a situação e afirmou que a cidade estava “à luz de vela”. “O nosso hospital [está] operando com gerador, a gente com medo de perder todo medicamento, todas as vacinas. Tem pessoas que usam aparelhos elétricos para a saúde”, declarou.

O coordenador da campanha à Presidência de Flávio Bolsonaro (PL), senador Rogério Marinho (PL-RN), se encontrou na quinta-feira (14), com o ministro relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e pediu apuração dos vazamentos das conversas com Daniel Vorcaro. Na última quarta-feira (13), o site Intercept Brasil revelou que o filho de Jair Bolsonaro (PL) negociou com o dono do Banco Master o pagamento de R$ 134 milhões para “patrocinar” um filme sobre a vida do ex-presidente. As informações são do Estadão.

“Disse a ele que estamos preocupados com o vazamento seletivo contra Flávio e com a maneira como as coisas estão acontecendo, gerando insegurança sobre os rumos da investigação. Há quase 7 terabytes de informações sobre o caso Master. Pedimos que esse vazamento seja apurado”, declarou Marinho à CNN Brasil.

Por Marcelo Tognozzi
Colunista do Poder360

Na última terça-feira (12), o governo brasileiro e o Itamaraty foram surpreendidos com a decisão da União Europeia de suspender a importação de carne brasileira a partir de 3 de setembro. Nem o governo e muito menos nossa vã diplomacia teriam se surpreendido se trabalhassem duro contra o lobby criminoso dos criadores de bovinos da Irlanda, nossos adversários num setor no qual somos os maiores do mundo.

Os irlandeses da IFA (Irish Farmers Association) estiveram no Brasil no ano passado e fizeram uma investigação por conta própria movidos pela inveja e com o único objetivo de atacar nossa reputação, porque não produzem carne com a mesma eficiência e qualidade.

Em meio às repercussões de conversas atribuídas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, parlamentares renovaram a pressão em prol de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso do Banco Master. O Congresso Nacional já acumula ao menos sete iniciativas neste sentido, que seguem travadas.

Revelado nesta semana, o caso envolvendo o patrocínio de Vorcaro ao filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) motivou a articulação de dois novos pedidos de comissões mistas de inquérito, ambos ainda em fase de coleta de assinaturas. As informações são da CNN Brasil.