A chuva levou a lua e matou o romantismo

As chuvas que não são as de março, que encerram o verão, espantaram a noite de lua cheia em Brasília. Que pena! Tava tão linda. Fiz essa imagem sensacional: ela, que é dos namorados, flertando com o Congresso Nacional.

Sua beleza encantadora durou pouco, infelizmente. Caiu uma chuvarada que deixou os enamorados sem a lua para fazer juras de amor. Papai era um poeta, um romântico. Em noites de lua cheia em Afogados da Ingazeira ele dizia: “Nesta noite, ninguém pode deitar-se: lua cheia”.

Veja outras postagens

O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga possíveis irregularidades no uso de recursos públicos pela Presidência da República no Carnaval do Rio de Janeiro de 2026. A apuração tem como foco a participação da primeira-dama Janja em desfile na Marquês de Sapucaí. As informações são do portal Metrópoles.

A denúncia foi protocolada no TCU pelos deputados Adriana Ventura, Gilson Marques, Luiz Lima, Marcel van Hattem e Ricardo Salles, além do senador Eduardo Girão, filiados ao Partido Novo. Eles apontaram indícios de uso indevido da máquina pública, com a “utilização da estrutura de cerimonial, de articulação institucional, bem como de apoio material e logístico de servidores do Poder Executivo Federal para a organização de carro alegórico”.

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Pré-candidato a governador da Bahia pelo Novo, o ex-deputado federal José Carlos Aleluia é o convidado do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, de logo mais, às 18h

Na pauta, as eleições, os desdobramentos dos escândalos envolvendo o banco Master e o INSS, o suposto envolvimento do PT baiano com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, e a possível candidatura ao Planalto do ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo.

Petrolina - Destino

O Nordeste brasileiro registrou saldo positivo de 11.629 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, de acordo com dados do Novo Caged analisados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O resultado, divulgado hoje, representa 4,55% do total de 255.321 empregos gerados no País no período.

No acumulado do ano, a Região já soma 20.720 empregos formais, o equivalente a 5,59% do total nacional, com média mensal de 10.360 novas vagas. O desempenho reforça a capacidade de reação do mercado de trabalho nordestino, mesmo diante de oscilações em setores importantes da economia.

Ipojuca - IPTU 2026

Na Sessão Ordinária de hoje, a Câmara Municipal de Petrolina aprovou, por unanimidade, com 20 votos, a entrega de duas honrarias à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. As proposições, de autoria de todos os vereadores, concedem à chefe do Poder Executivo estadual o Título de Cidadã Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, as duas mais altas honrarias da Casa Plínio Amorim.

De acordo com a justificativa, as homenagens, formalizadas pelos Projetos de Decreto Legislativo nº 038/2026 e 039/2026, são um reconhecimento do Poder Legislativo aos serviços prestados pela governadora ao município e à região do Vale do São Francisco. No texto, os autores destacam a atuação da gestora em políticas públicas voltadas ao interior do estado e sua contribuição para o desenvolvimento regional.

Entre as ações de destaque, os Projetos citam iniciativas em infraestrutura, educação, segurança pública e assistência social. Com a aprovação pelo Plenário e a promulgação pela Presidência da Casa, a entrega das honrarias deve ocorrer em data a ser agendada entre a homenageada e a Câmara de Petrolina.

Caruaru - IPTU

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Em votação no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde de hoje, numa sessão tumultuada e que mais parecia uma batalha entre as bancadas de oposição e de governo, os deputados mantiveram os vetos parciais da governadora Raquel Lyra (PSD) à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Foram 29 votos favoráveis à manutenção dos vetos e 10 votos para derrubar os vetos. Entre outras alterações, a votação rejeitou um trecho da LOA que estipula em 10% o remanejamento de recursos dentro do orçamento de 2026.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, cumpriu agenda institucional na Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), hoje, e reforçou o planejamento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do município para o período chuvoso deste ano. Recebido pela presidente do órgão, Suzana Montenegro, durante o encontro o gestor conheceu as plataformas de monitoramento do clima e previsões meteorológicas utilizadas pela agência que auxiliam na prevenção de desastres naturais e destacou que a cidade está preparada para o inverno.

“Visita importante na qual pudemos conhecer toda a tecnologia utilizada pela Apac para monitorar o clima e alertar a população de todo o estado em relação às previsões meteorológicas, pois é assim que nós, como gestores, também podemos nos antecipar e definir ações para preservas vidas. Temos feito a nossa parte com um planejamento sério e eficiente para o período chuvoso, que será fortalecido ainda mais com um pacote de obras de contenção em áreas de risco da cidade, cujo início será ainda este ano e vai garantir a segurança de quem mora nesses locais”, afirmou Diego Cabral.

Segundo o prefeito, a primeira e maior obra de contenção de encostas da história de Camaragibe, orçada em mais de R$ 50 milhões e cujos recursos são oriundos do programa federal Novo PAC Seleções (Ministério das Cidades) e do Governo de Pernambuco, deve começar até o próximo mês de maio. A confirmação veio após uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh-PE), no início deste mês, e o primeiro lote dos serviços abrange sete áreas de risco da cidade que receberão a instalação de tela argamassada ou geomantas (a depender do local), muros de arrimo e requalificação completa de escadarias e canaletas.

Palmares - IPTU 2026

O Prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), assinou, ontem, a ordem de serviço para a construção do Centro Municipal de Triagem e Reciclagem de Resíduos. A solenidade, realizada no Centro Administrativo da Prefeitura, reuniu servidores municipais e diversas lideranças políticas para celebrar o investimento de mais de R$ 1 milhão na área ambiental. O novo equipamento será erguido estrategicamente próximo à nova Feira de Gado, que tem previsão de inauguração para abril de 2026, consolidando um cinturão de desenvolvimento e sustentabilidade naquela região da cidade.

O evento foi marcado por um tom de despedida e gratidão, contando com a presença do vice-prefeito Gil Custódio e do secretário de Gestão Estratégica por Resultados, Edilson Tavares (PP). Edilson se afasta do cargo a partir desta terça-feira (31) para focar em sua pré-campanha para deputado federal, recebendo o reconhecimento dos presentes pelo trabalho realizado na gestão.

Em sua fala, o prefeito Sérgio Colin destacou o impacto social e econômico da obra, que visa transformar a realidade das cooperativas locais. “Estamos dando a largada em um projeto que une cuidado com o meio ambiente e valorização humana. Mais do que gerir resíduos, estamos gerando emprego, renda e dignidade para os nossos catadores, transformando a sustentabilidade em um motor para a economia de Toritama”, afirmou o gestor.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco instaurou um procedimento de fiscalização para investigar possíveis irregularidades no fornecimento de alimentação imprópria para consumo e no não pagamento de diárias a policiais militares que atuaram na Operação Carnaval 2026. 
 
A apuração foi desencadeada a partir de denúncia formalizada pelo deputado estadual Romero Albuquerque junto à Ouvidoria do TCE-PE. A manifestação foi acolhida, conforme comunicado oficial enviado ao gabinete do parlamentar. 

O ex-deputado federal André de Paula (PSD), até então titular do ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Lula, foi remanejado, hoje, para o ministério da Agricultura. A troca foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União, publicada há pouco. André substitui Carlos Fávaro, que deixa a pasta para disputar uma vaga no Senado pelo Mato Grosso, nas eleições deste ano. A transmissão do cargo está marcada para amanhã, às 15h, em Brasília. 

O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Carpina, Manuel Botafogo, filiou-se ao partido Republicanos, hoje. O ato aconteceu em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e contou com a presença do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa, do deputado federal Lucas Ramos e do presidente estadual da sigla, Samuel Andrade.

O ex-prefeito de Carpina será o principal responsável por fortalecer o palanque do pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, no município e em toda a região. Para Botafogo, o atual prefeito do Recife possui total capacidade para fazer o Estado crescer novamente.

“João possui todos os atributos para comandar o Estado. Acompanho-o desde o início e vejo a sua vontade de trabalhar para mudar a vida das pessoas que mais precisam. Na Assembleia Legislativa, quero ajudá-lo a governar e trazer recursos para minha amada Carpina e demais municípios da Mata Norte”, afirmou Botafogo.

Por Andreza Matais – Metrópoles

O presidenciável Ronaldo Caiado mantinha um “relacionamento subterrâneo” com Antonio Rueda. O relato é do deputado Luciano Bivar (PE), que comandou a sigla até 2024. “São amiguinhos. Rueda frequenta a casa dele (Caiado). A mulher do governador será candidata ao Senado pelo União”, afirma Bivar, que hoje assina a filiação no MDB depois de fundar o União. Ele deixou a sigla pelas condutas de Rueda.

A proximidade entre Caiado e Rueda é um ponto sensível da pré-candidatura do ex-governador, admitem aliados. Rueda é um dos personagens mais controversos da política, odiado pelo presidente Lula e seu nome já apareceu em duas das maiores investigações em curso no país: Compliance Zero, que apura negócios de Daniel Vorcaro, e Carbono Oculto, que investiga um esquema envolvendo combustíveis e facções criminosas.

O município do Ipojuca celebrou, ontem, seus 180 anos de emancipação política com uma programação especial, liderada pelo prefeito Carlos Santana e marcada por momentos de civismo, fé e ampla participação popular. A data reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização da história, das tradições e do desenvolvimento da cidade.

As comemorações tiveram início nas primeiras horas do dia, em frente à sede da Prefeitura, com o tradicional hasteamento das bandeiras de Ipojuca, Pernambuco e Brasil. A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Santana, da deputada estadual Simone Santana, do pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto, além de vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.  A Guarda Municipal e a Banda Marcial Santa Cecília também participaram do momento cívico.