Os bastidores do poder e da
política em primeira mão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Jaboatão - Cão Terapia
Pernambuco 12.05.2022 15:30

Fundaj recebe Medalha de Mérito Museológico

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A museologia da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), representada pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne), será agraciada com a Medalha de Mérito Museológico, concedida pelo Conselho Federal de Museologia, na categoria Institucional, pelos serviços de mais de 70 anos da instituição na preservação e circulação de acervos. A entrega do título, concedido a cada dois anos, será acompanhado de uma série de debates promovidos pelo Seminário Trajetórias e Poder na Museologia Nordestina, que contará com duas mesas-redondas com representantes de diversas instituições, como a Universidade Federal de Pernambuco, o Museu da Abolição, a Rede de Educadores em Museus da Paraíba. O evento é aberto ao público.

A programação será realizada no dia 30 de maio, começando às 14h com os debates. A entrega da medalha está marcada para às 18h, realizada no Cinema do Museu, contando com a presença do presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, a presidente do Conselho Federal de Museologia (COFEM), Rita de Cássia de Mattos, o presidente do Conselho Regional de Museologia 1ª Região (COREM 1R), Saulo Moreno Rocha, e a coordenadora-Geral do Muhne, Fernanda Guimarães.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Petrolina - São João
Pernambuco 12.05.2022 15:00

O PSB não tem credibilidade para prometer mais nada, diz Miguel

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Prometida desde 2014 pelo PSB e não realizada até agora, a ampliação da duplicação da BR-232 voltou a ser tema de debate nesta semana. O pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) classificou a promessa requentada nos últimos dias pelos governistas como cinismo.

O ex-prefeito de Petrolina defende a duplicação da rodovia, mas acredita que o PSB não tem mais condições para apresentar tal proposta após oito anos governando. Miguel lembra que em 2014, quando o governador Paulo Câmara ainda era candidato, foi feita a promessa de realizar a obra até Arcoverde. A ampliação, no entanto, não chegou nem a ser iniciada.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Ipojuca - Maio 2022
Pernambuco 12.05.2022 14:30

Professores não aprovam PL e protestam em Buíque

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Câmara de Vereadores de Buíque aprovou, ontem, um Projeto de Lei, oriundo do Executivo, que trata do reajuste do piso salarial dos professores e professoras. Os profissionais reclamam que referido o projeto não foi debatido com a categoria e foi aprovado na surdina pelo Legislativo.

No PL, a Prefeitura reduz a gratificação do exercício do magistério, provocando prejuízo aos profissionais da área. Na manhã de hoje, a categoria realizou um protesto em frente à sede da prefeitura, repudiando o comportamento da gestão.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Caruaru - Aniversário
Pernambuco 12.05.2022 14:00

Belo Jardim entrega Centro Municipal de Educação Infantil

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação e Tecnologia (Setec), entregou, ontem, a estrutura para funcionamento do Centro Municipal de Educação Infantil Mocinha Moura (CMEI - Mocinha Moura), localizado no bairro Bom Conselho. A revitalização do prédio onde funcionava a Escola Municipal Nossa Senhora do Bom Conselho foi feita com recursos próprios e passa a atender crianças da creche e pré-escola, gerando economia para a pasta, pois o CMEI funcionava em um prédio alugado.

“Em menos de duas semanas, estamos entregando mais uma reestruturação. O CMEI Mocinha Moura foi uma das unidades escolares que desde o início da gestão me incomodou pelo abandono, e nossas crianças não merecem estar em um ambiente no qual não existe segurança, nem uma estrutura digna para elas. Esse é o compromisso da nossa gestão, proporcionar ensino de qualidade com segurança”, disse o prefeito Gilvandro Estrela. Além de todos os reparos e finalizações, a unidade recebeu todos os maquinários e objetos necessários para funcionamento.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Cabo - Unidade de Saúde da Família
Pernambuco 12.05.2022 13:30

A Compesa do “Pacto da Água” de Danulo abandona placas para gerar energia

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa – abandonou, em um canto do seu estacionamento, no edifício sede, na Avenida Cruz Cabugá, no Recife, centenas de placas fotovoltaicas para geração de energia solar. O equipamento está ao relento há mais de dois anos, encostado no muro, sem a mínima condição adequada de armazenamento e não existe nenhuma previsão para sua instalação, que seria no último pavimento do edifício garagem, da moderna sede localizada no bairro de Santo Amaro. 

O descaso com os recursos públicos em um dos Estados mais pobres do País, onde milhares morrem de sede e doentes por falta de saneamento básico, só poderia ocorrer em uma gestão irresponsável e amadora. Na gestão de Manuela Marinho, a Compesa se tornou um grande cabide de empregos políticos, onde as necessidades da população são deixadas de lado.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Arcoverde - abril 2022
Pernambuco 12.05.2022 13:15

Zeca convoca população a conhecer o comprometimento de Miguel

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Em entrevista para a Rádio Cidade Caruaru, Zeca Cavalcanti, pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil (UB), conclamou a população a conhecer o comprometimento de Miguel Coelho (UB), pré-candidato ao Governo, com o estado de Pernambuco. “Quem chega em Petrolina vê a capacidade de Miguel de inovar e transformar. Ele é um pré-candidato competitivo e experiente e poderá contribuir muito para tirar o nosso estado do marasmo”, disse Zeca lembrando a gestão exitosa de Miguel na cidade sertaneja. 

Indagado sobre o sertão do São Francisco ter vários prefeitos do PSB, Zeca foi incisivo. “Os prefeitos estão desanimados e acuados. Eles têm vergonha de dizer que apoiam um governo que tem 70% desaprovação”, frisou. Para Zeca fica cada vez mais fácil para Miguel mostrar a que veio, pois a rejeição de Miguel  é pequena e o pré-candidato ainda tem trabalho prestado e excelente aprovação como gestor.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Camaragibe - Maio 2022
Pernambuco 12.05.2022 13:00

Humberto é a carta na manga

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Jornal O Poder

Danilo Cabral, candidato de Paulo Câmara, não conseguiu empolgar até agora. O tempo que ele pode até ter lá na frente, falta na partida. Resultado: debandada geral. Para piorar, vem sendo veiculado, nas redes internas, o vídeo do seu entusiasmado voto no impeachment. Esculhambando Dilma e o PT.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Serra Talhada 2021
Pernambuco 12.05.2022 12:30

No túnel do tempo

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Dom Augusto Carvalho, bispo da Diocese de Caruaru e presidente da CNBB Nordeste ll,  Cardeal Dom Eugênio Sales, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves e o Cardeal Joseph Ratzinguer,  mais tarde Papa Bento XVl, na década de 80 num conclave na Itália. Se você tem uma foto histórica no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp (81) 9.8222-4888.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Belo Jardim 1 - Abril
Pernambuco 12.05.2022 12:00

Paulo Guedes bate-boca com sindicalista em Brasília

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, bateu boca com um sindicalista, hoje, na entrada do ministério. A discussão aconteceu enquanto Guedes concedida uma entrevista coletiva a jornalistas ao lado do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. No encontro, os dois discutiram os estudos de privatização da Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), conhecida como a estatal do pré-sal.

"Eu queria que todos soubessem que nós sempre respeitamos, estamos numa democracia e que nós respeitamos os vencedores de eleições", dizia Guedes à imprensa quando o sindicalista gritou: "Não, vocês não respeitam nosso povo".

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Bandeirantes Maio 2022
Pernambuco 12.05.2022 11:30

Guilherme Coelho comemora a liberação de benefícios para empreendedores

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A renegociação de dívidas junto ao Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) já é uma realidade desde junho de 2021. A novidade agora é que, além de abranger o setor rural, os empreendedores da área urbana que estiverem inadimplentes com o Banco do Nordeste poderão quitar ou renegociar suas dívidas com grandes descontos, sem pagar juros. O conjunto de benefícios passou a valer a partir da regulamentação do artigo 3º da Lei 14.166, aprovada pelo Governo Federal nesta terça-feira (10).

“É a primeira vez que condições tão boas são oferecidas ao setor urbano. A quitação dessas dívidas significa novos investimentos e a movimentação da economia, podendo gerar mais emprego e renda. É deste tipo de incentivo que os empreendedores precisam”, afirmou o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nord Hotels
Pernambuco 12.05.2022 11:00

Pros fecha aliança com André de Paula para Senado

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Mais um partido – o quarto – oficializa apoio à pré-candidatura do deputado federal e presidente do PSD/PE, André de Paula, ao Senado. Depois do PP, do Avante e do Agir36 (antigo Partido Trabalhista Cristão), foi a vez do Pros selar a aliança. 

A formalização aconteceu na manhã de hoje, na sede do PSD, em Recife, com a presença do presidente regional do Pros, Bruno Rodrigues – ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-vereador da capital pernambucana.

...



compartilhamentos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE SESC - Férias de Janeiro
Pernambuco 12.05.2022 10:00

Candangos de Lança retomam reuniões hoje em Brasília

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

A Associação Cultural Candangos de Lança (ACCL), que reúne pernambucanos radicados em Brasília para difundir a cultura do Estado na capital do País, está retomando, hoje, suas atividades, paralisadas com a pandemia. O grupo se reunirá a partir das 18h30 no clube da Adepol, no Lago Sul. 

A entidade foi criada em 2019 por um grupo de pernambucanos com o objetivo de promover em Brasília a cultura pernambucana – em especial o frevo – e integrar as pessoas em reuniões semanais sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

...



compartilhamentos
Pernambuco 12.05.2022 09:30

A Justiça surtada

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves compartilhamentos

Por Antonio Magalhães*

É uma discussão antiga. Há 9 anos foi debatida dentro do Conselho Nacional de Justiça a necessidade de submeter os magistrados recém-aprovados em concurso a testes psicológicos para saber se o candidato é apto ou não ao cargo vitalício. Na época, o então desembargador paulista Geraldo Francisco Pinheiro Franco defendeu a realização do exame como forma de prevenir problemas no desempenho profissional do magistrado.

...



compartilhamentos