Do Poder360
Em 25 dias à frente da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), o ministro Sidônio Palmeira mudou a cara da comunicação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Depois de pedalar para contornar o “Pixgate”, demorar a resolver a alta no preço dos alimentos e começar a segunda metade do mandato com rejeição recorde, o petista deu uma entrevista surpresa no Palácio do Planalto, engatou uma sequência de entrevistas para rádios e passou a adotar uma linguagem mais descontraída nas redes sociais.
![](https://blogdomagno.com.br/wp-content/uploads/2025/02/sidonio-comunicacao-lula-secom-7-fev-2025-4-486x1024.png)
Uma das principais mudanças na comunicação do governo é o direcionamento da Secom para que Lula e ministros usem seus discursos para mostrar as diferenças com a oposição e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia maisA ideia é realçar as ações do petista para tentar alcançar a percepção dos apoiadores do ex-presidente. É a mesma estratégia usada pelo próprio Sidônio na campanha de 2022, quando o então marqueteiro lançou o vídeo “Dois lados”. À época, agradou petistas e aliados.
O vídeo mostrava cenas relacionadas a morte e a fome contrapostas a gestos de esperança – associando as mazelas a Bolsonaro e a mudança ao petista.
Lula
Outra estratégia adotada por Sidônio foi mobilizar o presidente e seus ministros mais próximos a aumentar o nº de entrevistas para rádios das capitais e do interior dos Estados. Em uma semana, Lula e ministros falaram com:
Lula – rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM, de Minas Gerais, e Metrópole e Sociedade, da Bahia;
Fernando Haddad (Fazenda) – rádio Cidade, de Caruaru (PE);
Renan Filho (Transportes) – rádio Itatiaia, de Minas Gerais.
A estratégia mostra uma junção do gosto pessoal de Lula, que preferiu rádios locais em 2024 – deu 19 entrevistas no total –, e a intenção de aproximá-lo do povo, dada a capilaridade que entrevistas a rádios locais tem.
Duelo de bonés
A ideia de confeccionar bonés com a frase “O Brasil é dos Brasileiros” também teve a mão de Sidônio. Partiu do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que pediu uma frase para o marqueteiro para bordar nos bonés. Eles foram usados durante a eleição da Mesa Diretora no último sábado (1) e provocaram a reação da oposição, que também apareceu com bonés no início das atividades do Legislativo dias depois.
![](https://blogdomagno.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-1-1024x338.png)
O acessório, inicialmente em azul e agora também em branco, faz contraposição com o vermelho da campanha “Make America Great Again” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). A ideia é polarizar para crescer.
Lula “TikToker”
A presença do presidente nas redes sociais – sobretudo nas mais usadas por jovens, como o TikTok e X (ex-Twitter) – também mudou com a chegada de Sidônio.
Apesar da queda de popularidade do petista, o novo ministro afirmou que Lula tem “uma capacidade incrível” para expor a marca do mandato nas redes, sendo um “motor do conteúdo”. O marqueteiro foi o protagonista de uma reunião do PT sobre comunicação nas redes.
Em 23 de janeiro, Lula postou um vídeo que mostra a entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida. A gravação usa uma linguagem mais típica das redes, com expressões em “point of view”, ou ponto de vista em português.
O termo é utilizado pelos internautas, principalmente o público jovem, para contar o ponto de vista de alguém sobre algo. No vídeo, mostra a reação das pessoas beneficias pelo programa.
Mas é a oposição quem se sai melhor ao explorar a comunicação nas redes sociais. O exemplo mais recente foi o Pixgate, em que políticos da oposição espalharam que o governo iria taxar pessoas físicas que tivessem uma movimentação superior a R$ 5.000 no Pix.
Um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o assunto atingiu centenas de milhões de visualizações e causou dor de cabeça para o governo, que no fim decidiu revogar a instrução normativa que tratava do aumento da fiscalização das movimentações por Pix.
Leia menos