Zema deveria me trazer um troféu, diz Lula sobre dívida dos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (22/1) críticas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aos vetos presidenciais no programa de renegociação das dívidas dos estados.

Lula afirmou que Zema “deveria me trazer um prêmio, um troféu” pelo projeto aprovado, e disse que “talvez só Jesus Cristo fizesse” uma medida igual se fosse presidente da República.

“A palavra obrigado é tão simples, mas para falar obrigado é preciso ter grandeza. As pessoas têm que ter grandeza, têm que ter caráter, humildade, para agradecer uma coisa que é feita”, discursou o presidente durante assinatura da concessão de trecho mineiro da BR-381, no Palácio do Planalto.

Veja outras postagens

A Polícia Federal apura citações feitas a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, um dos filhos do presidente Lula (PT), nas investigações relacionadas a desvios de aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Um das linhas trabalhadas na apuração, de acordo com investigadores, é a possibilidade de que Lulinha tenha sido sócio oculto do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. As informações são da Folha de S. Paulo.

O advogado Paulo Roberto de Andrade Carneiro, de 63 anos, morreu na tarde desta terça-feira (6) após se afogar na Praia de Catuama, no município de Goiana. Ele era procurador do município de Paudalho e estava no litoral com a família.

Natural de Nazaré da Mata, Paulo Carneiro residia e exercia a função de procurador em Paudalho. Ele era irmão do também advogado e procurador do município de Nazaré da Mata, Lyndon Johnson, que se deslocou ao local após tomar conhecimento do ocorrido.

De acordo com testemunhas, o advogado entrou no mar para um mergulho e acabou sendo arrastado por uma corrente de retorno. Houve tentativa de reanimação no local, mas sem sucesso, e o óbito foi confirmado ainda na praia.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Os portos brasileiros tiveram papel central no desempenho histórico da balança comercial do país em 2025, ao garantir o escoamento de produtos e commodities que levaram o Brasil a registrar, pelo terceiro ano consecutivo, um superávit expressivo no comércio exterior. Responsáveis por mais de 95% das trocas comerciais com o mundo, os terminais portuários foram decisivos para sustentar o crescimento das exportações e importações, mesmo em um cenário internacional marcado por tensões e barreiras comerciais.

A corrente de comércio brasileira — soma de exportações e importações — alcançou US$ 629 bilhões em 2025. O resultado gerou um superávit de US$ 68,2 bilhões, o terceiro maior desde o início da série histórica, em 1989, ao lado dos recordes obtidos em 2023 e 2024.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), e o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), anunciaram, nesta quarta-feira (7), que atuarão em conjunto na próxima disputa eleitoral, com Lupércio como pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco e Daniel Coelho à Câmara dos Deputados. A articulação conta com o apoio da prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD). A aliança reúne dois nomes com histórico político no município, onde Lupércio exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito entre 2017 e 2024, e Daniel Coelho obteve votação expressiva em disputas proporcionais.

Durante o encontro, Lupércio afirmou que a parceria tem como objetivo ampliar a atuação política no estado. “Quero trabalhar ainda mais por Pernambuco. Agradeço o apoio de Daniel Coelho, que enviou importantes emendas parlamentares para Olinda enquanto fui prefeito”, declarou. Daniel Coelho também comentou a formação da dobradinha. “Muito feliz com o apoio de Lupércio. Estamos todos juntos ao lado da governadora Raquel Lyra, mudando Pernambuco”, disse. A prefeita Mirella Almeida destacou que ambos têm ações realizadas no município. “São pessoas com serviços prestados em Olinda, tanto na gestão municipal quanto por meio de emendas parlamentares”, afirmou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Nenhum presidente da Câmara dos Deputados participou, até hoje, dos atos oficiais em lembrança dos ataques golpistas de 8 de Janeiro de 2023. Neste ano, o cenário se repete. Além disso, a presidência do Senado também optou por não estar presente.

As ausências coincidem com a expectativa de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o projeto, aprovado pelo Congresso, que anistia participantes das tentativas golpistas do 8 de Janeiro (veja mais abaixo).

O atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não vai comparecer à cerimônia em defesa da democracia, marcada para esta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto. As informações são do g1.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deixar o hospital onde estava para realização de exames médicos, Brasil Caiado — responsável pela saúde do ex-mandatário — apontou em conversa com jornalistas a suspeita de uma possível reação a combinação de remédios.

“Há uma suspeita inicial que nós já havíamos imaginado que possa ser a interação de medicamentos. O presidente faz uso de vários medicamentos para tratamento das crises de soluços e nós estamos diante de um problema agora com o presidente que é: se esses quadros forem recorrentes e colocam o presidente numa zona de maior risco, pelos medicamentos e… segundo ponto: nós temos que suspender os medicamentos e colocar o presidente num degradante de soluço? Ou mantenho a medicação eu aumento o risco que eu ainda não sei se é, nós vamos avaliar, mas são hipóteses”, afirmou Caiado. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou nesta quarta-feira (7) por exames na cabeça após ter sofrido uma queda na sala onde cumpre pena, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Bolsonaro passou mal novamente na madrugada de terça-feira (6). A informação foi compartilhada via redes sociais pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e confirmada pelo médico do político e pela Polícia Federal. As informações são do g1.

O Superintendente do Patrimônio da União (SPU) em Pernambuco, Ednaldo Moura, viveu a experiência aterrorizante que a cada tem sido mais comum em nosso estado. Ao chegar à casa de um amigo, no bairro do Timbi, em Camaragibe, ele foi abordado por dois homens que lhe apontavam uma arma e anunciaram um assalto.

“A gente toma conhecimento do crescimento assustador dos números da violência em Pernambuco, mas nem sempre está consciente de que, a qualquer momento, você vai fazer parte destas estatísticas”, observou Ednaldo.

“Foi um choque e não tive como não pensar que estava com a vida em risco. Procurei manter a calma e demonstrar com clareza não tinha nenhuma intenção de reagir”, afirmou o gestor, acrescentando que entregou a chave do carro, o celular e tratou sair da frente dos bandidos.

BLOG DO ALBERES XAVIER

O imbróglio entre a governadora Raquel Lyra, do PSD, com integrantes da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) segue longe de um final feliz. Raquel tem ao seu lado deputados da base governista, que têm defendido suas ideias e os projetos que são de interesse do Palácio do Campo das Princesas.

Nesta terça-feira (6), o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, do PL, rebateu o governista Antonio Moraes, do PP, que afirmou ontem (5), no programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, que a postura da oposição poderia acarretar em sérios prejuízos para o povo pernambucano. “Trata-se de uma briga insana, que poderá acarretar em prejuízos para a população de Pernambuco”, disse o pepista.

Por Muciolo Ferreira*

Hoje amanheci bem nostálgico e saudoso dos bons carnavais do Rio de Janeiro. Especialmente dos bons compositores dos sambas-enredos das décadas de 70 e 80. Poetas que andam até hoje misturados com o povo, espalhando e dividindo arte, muitos deles sem nunca terem concluído o Ensino Fundamental.

Então, na minha mente surgiu a imagem antológica do alegre compositor Domenil Santos, um dos maiores de todos os tempos da gloriosa Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Domenil Santos foi tricampeão, conquistando o direito de levar suas notáveis composições à passarela carioca nos carnavais de 1978, 1980 e 2001.

O deputado federal Felipe Carreras anunciou, nesta quarta-feira (7), a destinação de recursos para o município de Jupi com o objetivo de suprir a retirada de um caminhão do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) que estava à disposição da cidade. A medida foi adotada após decisão do Governo do Estado de recolher o equipamento, utilizado em serviços que atendiam principalmente a zona rural do município.

Em nota, Carreras afirmou que a retirada do caminhão não pode resultar em prejuízo à população local. “Não vou assistir de braços cruzados à retirada de um equipamento que atendia diretamente a população. Meu papel como deputado é garantir que os municípios tenham condições de cuidar do seu povo”, declarou. Segundo o parlamentar, os recursos viabilizarão a continuidade dos serviços afetados pela ausência do veículo.

Antes da definição da solução, Carreras informou que dialogou com a prefeita de Jupi, Rivanda Freire, para avaliar os impactos da medida. A gestora reiterou críticas à retirada do equipamento e afirmou que “sempre trabalhou com diálogo visando o bem da população”, defendendo que a decisão do Estado compromete o atendimento ao município.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse nesta quarta-feira (7) que o plano americano para a Venezuela é composto de três fases — sendo a última delas a transição de poder das mãos do chavismo.

Segundo Rubio, os EUA planejam a estabilização do país, seguida da recuperação econômica e, então, uma transição de poder.

Desde a captura de Nicolás Maduro pelos EUA, no sábado (3), o poder tem sido exercido por sua vice, Delcy Rodríguez, um dos principais nomes do chavismo. As informações são do g1.