Com reforma ministerial no horizonte de Lula, Planalto inicia “sondagem” com aliados e Hugo Motta é chamado

Por Renata Agostini
Do Jornal O Globo

O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, iniciou conversas com integrantes de partidos aliados para sondar os ânimos sobre a reforma ministerial. Favorito para assumir o comando da Câmara dos Deputados no mês que vem, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi recebido nesta terça-feira para um almoço no Palácio do Planalto. O tema principal da conversa foi a eleição no Congresso, mas o desejo do presidente de mexer na composição da Esplanada foi mencionado, segundo interlocutores do ministro.

O mesmo foi feito pelo chefe da articulação política em conversas com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e com o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), que está licenciado do cargo, mas mantém influência na bancada do partido na Câmara.

Veja outras postagens

A pré-candidata Marília Arraes negou, em comunicado enviado ao blog, a informação de que teria definido Arlen Pereira como seu suplente. Segundo ela, a notícia não procede e foi recebida com estranheza. Marília afirmou que a definição sobre suplências deve ser discutida adiante, priorizando, por ora, a construção de propostas.

Veja na íntegra:

Caro Magno,

Recebi com estranheza a informação publicada, pois não fui contactada pelo blog, com intenção de apurar meu posicionamento.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de esclarecer que a informação NÃO é verdadeira.

O assunto das suplências entrará em discussão no momento oportuno. Agora é a hora de construir nossas propostas e posicionamentos com o povo pernambucano e brasileiro.

Atenciosamente,
Marília Arraes

Jaboatão dos Guararapes - Coleta de Lixo

Por Marlos Porto*

O presidente Lula, num evento da Embrapa em Planaltina (DF), na última quarta-feira (23), cometeu um deslize grave. Disse, com toda a pompa de quem acredita estar iluminando o mundo, que enquanto outros querem “fazer guerra”, ele quer “ensinar o povo africano a fazer paz”. Ensinar paz? Quem ele pensa que é?

A frase é reveladora. Não fala em “levar uma mensagem”, em “dialogar”, em “aprender com a sabedoria ancestral”. Não. É ensinar — verbo que carrega assimetria e hierarquia. Pressupõe que o mestre tem o que ensinar. Mas o mestre, neste caso, é um Brasil que mal consegue resolver o drama de suas próprias favelas, em grande parte dominadas por traficantes e milícias, e que, ironicamente, não tem grandes lições de paz para oferecer.

Petrolina - Destino

Preso após o tiroteio nas proximidades do jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca, em Washington, Cole Tomas Allen, de 31 anos, é professor particular e desenvolvedor de jogos da Califórnia. Ele foi detido ontem (25), após o episódio que levou o presidente Donald Trump a ser retirado do evento por agentes de segurança.

Registros públicos e perfis profissionais indicam que Allen tem formação em tecnologia. Ele concluiu mestrado em ciência da computação pela California State University, Dominguez Hills e se formou em engenharia mecânica pelo California Institute of Technology, em 2017. As informações são do portal g1.

Ipojuca - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo tiroteio durante um jantar de gala promovido ontem (25) pela Associação de Correspondentes da Casa Branca em Washington, na presença do próprio Trump e de sua esposa, Melania.

Lula disse, em publicação no X na manhã deste domingo (26), que “o Brasil repudia veementemente o ataque” e que “a violência política é uma afronta aos valores democráticos”. As informações são do Estadão.

Caruaru - São João na Roça

O cantor pernambucano Anderson Neiff foi baleado em São Paulo na madrugada deste domingo (26). Em publicação nas redes sociais, o empresário do artista, Thiago Gravações, informou que Neiff passará por cirurgia nesta manhã e pediu solidariedade e ajuda dos fãs. As informações são da Folha de Pernambuco.

“Precisamos de todas as orações para o Mago. Ele está nesse momento em cirurgia”, afirmou o empresário na publicação, que contém ainda uma foto do cantor no hospital.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil de São Paulo em busca de mais informações sobre o caso. Ainda não houve retorno, mas o canal segue aberto.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O escritor Milton Hatoum tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na última sexta-feira (24), em cerimônia na sede da instituição, no Petit Trianon, no Centro do Rio. Ele passa a ocupar a cadeira 6, na sucessão do jornalista Cícero Sandroni, que morreu em junho do ano passado. Eleito em agosto do ano passado, Hatoum é o primeiro autor nascido no Amazonas a integrar a ABL. As informações são do g1.

A escritora Ana Maria Machado deu boas-vindas ao escritor: “Milton Hatoum realmente tem uma relação muito pessoal com o tempo. Flerta com eternidades, invoca perenidades, submerge em águas de permanência. Por isso, às vezes chega a causar estranheza numa época como a nossa, que se caracteriza por uma certa preferência por fenômenos passageiros”, disse Machado. “Milton Hatoum destoa disso e é assim há muito tempo. Desde bem antes deste momento agora, o instante em que tenho a alegria de saudá-lo com admiração e carinho, quando chega oficialmente à imortalidade literária ao se tornar membro da Academia Brasileira de Letras”, completou.

Palmares - IPTU 2026

O deputado federal Felipe Carreras, o prefeito Ismael Lira e o deputado estadual Aglailson Victor assinaram ontem (25), Agrovila 8 do Projeto Brígida, a ordem de serviço para a construção da Escola de Referência em Ensino Fundamental José Bento.

A nova unidade será uma escola moderna, ampla e estruturada, planejada para fortalecer o ensino público e ampliar as oportunidades para crianças e jovens da região. Durante a agenda, Carreras também anunciou a destinação de uma nova emenda no valor de R$ 500 mil para o fortalecimento da saúde do município, ampliando os investimentos em áreas essenciais.

A iniciativa reforça o trabalho do deputado Felipe Carreras em parceria com o prefeito Ismael Lira. Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Alexandre Caetano (presidente da Câmara), Patrício do Projeto, Hélio de Zefinha, Thiago Vasconcelos, Tatinha da Saúde e Sandro Santos.

A pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT), já dá como certo o nome de Arlen Pereira, ex-secretário-executivo de Gestão do Governo de Maricá (RJ), uma das cidades mais ricas do Brasil, para ser seu suplente. Nos portais fluminenses, a notícia repercutiu após Arlen pedir exoneração no período de desincompatibilização para quem vai disputar as eleições.

A questão que fica é menos sobre o currículo de Arlen e mais sobre o critério da escolha: por que importar um aliado de fora, sem densidade política local e aparentemente sem qualquer sintonia com a engrenagem da Frente Popular? Em um jogo onde articulação e enraizamento costumam pesar, a decisão soa, no mínimo, desconectada da realidade pernambucana.

Depois de “O Descobrimento da Terra”, lançado no ano passado pela editora Tagore, o escritor Bruno Lago lança seu segundo romance. “Paradise Supernova”, lançado agora pela Editora Quimera Produções, é também uma distopia, o gênero ao qual Bruno se especializou. Agora, estamos em um tempo seco, árido, no qual se perderam quase todos os reservatórios de água. Uma estação de rádio, a Paradise Supernova, informa por suas ondas como sobreviver nessa nova realidade. No meio daquela aridez, o amor floresce. E se espalha pelas ondas do rádio.

Publicitário de formação, especializado em redes sociais, Bruno lançou-se nessa segunda aventura literária por encomenda da Quimera. A editora gostou tanto de seu romance de estreia que lhe pediu que desenvolvesse esse segundo tema. O livro já está disponível em formato digital pela Amazon (https://a.co/d/0di/QV400) ou o livro físico pela editora (htpps://www.quimeraproducoesliterarias.com.br/productpage/paradise-supernova.bruno-lago)

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, amanhã (27) e terça-feira (28), o 9º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento reúne prefeitos e membros das administrações públicas do Estado, além de autoridades nacionais, no Recife Expo Center, no bairro de Santa Rita. A programação reúne uma feira de negócios e uma grade de painéis de debate.

Sob a liderança do presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, o congresso deve reunir 60 palestrantes, distribuídos em 12 espaços simultâneos, e quatro painéis com debates sobre temas como transformação digital, captação de recursos, previdência municipal, segurança pública, educação, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. As informações são do portal LeiaJá.

Por Silvino Teles Filho*

Enxaqueca é uma condição neurológica amplamente difundida na população mundial, porém ainda envolta em inúmeros mitos e interpretações equivocadas que comprometem tanto o reconhecimento adequado da doença quanto a busca por tratamento eficaz. Um dos equívocos mais recorrentes consiste em reduzir a enxaqueca à simples ideia de uma dor de cabeça intensa.

Tal compreensão é limitada e imprecisa, uma vez que se trata de um distúrbio neurológico complexo, caracterizado por alterações funcionais no sistema nervoso central. As crises podem ser acompanhadas por uma variedade de sintomas incapacitantes, como náuseas, vômitos, fotofobia, fonofobia e, em alguns casos, manifestações neurológicas transitórias, como as chamadas auras, que incluem distúrbios visuais e sensoriais.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes (PT), é a convidada do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, da próxima terça-feira (28). No programa, ela deve comentar as ações recentes da pasta, com foco no enfrentamento à violência de gênero, especialmente no combate ao feminicídio, além de iniciativas voltadas à proteção e garantia de direitos das mulheres.

À frente do Ministério das Mulheres, Márcia Lopes tem defendido a ampliação de políticas públicas de prevenção à violência, o fortalecimento da rede de atendimento e a articulação com estados e municípios para ampliar o alcance dessas ações. A ministra também tem participado de campanhas e mobilizações nacionais voltadas à proteção das mulheres e à promoção da igualdade de gênero.