Hamas e Israel assinam cessar-fogo na guerra em Gaza

Depois de 467 dias de guerra na Faixa de Gaza e quase 48 mil mortos, Israel e Hamas chegaram a um acordo para um cessar-fogo no conflito nesta quarta-feira (15). O tratado entra em vigor no domingo (19).

O cessar-fogo é a segunda trégua assinada entre as duas partes desde o início da guerra em Gaza — que começou em outubro de 2023, criou novos conflitos no Oriente Médio e fortaleceu as tensões na região.

Desta vez, no entanto, a proposta é aplicar medidas que levem ao fim total do conflito, em fases. O acordo prevê a libertação gradual de todos os cerca de cem reféns que ainda estão sob controle do Hamas, a retirada das tropas israelenses de Gaza e planos para o futuro do território, além da libertação de palestinos presos em presídios israelenses.

Na primeira etapa do acordo, 33 reféns mantidos sob o poder do Hamas serão libertados e devolvidos para Israel.

O cessar-fogo foi anunciado em Doha pelo primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman. O país foi um mediadores das negociações, junto de Egito e Estados Unidos. Durante o anúncio oficial, Abdulrahman pediu para que todas as partes cumpram o que foi acordado.

O primeiro-ministro do Catar também pediu por calma em Gaza até domingo, quando o cessar-fogo começará.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou um comunicado comemorando o acordo. Biden afirmou que as negociações envolvem uma proposta apresenta por ele em maio de 2024, que foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.

“Mesmo enquanto celebramos esta notícia, lembramos todas as famílias cujos entes queridos foram mortos no ataque do Hamas em 7 de outubro, e as muitas pessoas inocentes que perderam a vida na guerra que se seguiu. Já passou da hora de os combates terminarem e de o trabalho de construir a paz e a segurança começar”, afirmou.

Ao mesmo tempo, o Hamas disse que o acordo é um grande ganho e que Israel fracassou com a ocupação em Gaza. Já o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a prioridade agora será “aliviar o sofrimento tremendo causado pelo conflito”.

Mas mesmo antes do anúncio oficial, em meio a notícias de que o acordo havia sido fechado, centenas de pessoas saíram às ruas em Gaza para celebrar. Em Tel Aviv, imagens mostraram protestos silenciosos pedindo a volta dos reféns.

Antes do anúncio, uma série de tentativas de um cessar-fogo haviam sido feitas. Por mais de um ano, no entanto, as conversações esbarravam em pontos de desacordo entre as duas partes, principalmente no que diz respeito à devolução dos reféns.

Houve inclusive uma ameaça de que o acordo iria naufragar minutos antes da previsão inicial de ser anunciado. Fontes ligadas às negociações disseram a sites e agências de notícias que o Hamas, de última hora, decidiu impor novas exigências sobre o corredor de Filadélfia — como é conhecida a zona fronteiriça entre a Faixa de Gaza e o Egito.

O corredor foi um dos principais pontos de controvérsias. O Hamas quer a libertação total da área, já que moradores de Gaza só podem cruzar essa fronteira com autorização de Israel. Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, argumenta que o controle do corredor evitará o contrabando de armas do Egito ao território.

O acordo de cessar-fogo prevê uma série de medidas que serão aplicadas em três fases. A última fase daria início a uma reconstrução de Gaza e levaria ao término definitivo da guerra — não há garantias, no entanto, de que isso acontecerá de fato.

Veja abaixo os principais pontos do acordo, baseado em parâmetros estabelecidos pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e endossado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Libertação dos reféns
Na primeira fase, que durará cerca de um mês e meio, o acordo prevê a devolução de todos os reféns civis — vivos ou mortos.

Em um primeiro momento, 33 deles serão libertados. Isso inclui crianças, mulheres (sendo cinco soldados israelenses do sexo feminino), homens acima de 50 anos, feridos e doentes. Israel acredita que a maioria está viva, mas não recebeu confirmação oficial do Hamas.

Se seguir conforme o planejado, no 16º dia após o início do acordo, começariam negociações para uma segunda etapa, na qual os demais reféns vivos — soldados homens e civis jovens do sexo masculino — seriam libertados, e os corpos dos sequestrados que morreram seriam devolvidos.

Em troca dos reféns, Israel libertará mais de 1.000 prisioneiros e detidos palestinos, incluindo 30 que cumprem sentenças de prisão perpétua.

No entanto, terroristas do Hamas que participaram do ataque de 7 de outubro de 2023 em Israel não serão libertados.

Retirada de tropas israelenses
A retirada será feita em etapas, com as forças israelenses permanecendo ao longo da fronteira com Gaza para proteger as cidades e vilarejos fronteiriços de Israel.

Haverá arranjos de segurança no corredor da Filadélfia, uma faixa de território ao longo da fronteira de Gaza com o Egito, com Israel se retirando de partes dele após a primeira fase do acordo.

Residentes desarmados do norte de Gaza poderão retornar, com um mecanismo para garantir que nenhuma arma seja transportada para lá. Tropas israelenses se retirarão do corredor Netzarim, no centro de Gaza.

A travessia de Rafah, entre o Egito e Gaza, começará a operar gradualmente, permitindo a passagem de pessoas doentes e casos humanitários para tratamento fora do enclave.

Aumento de ajuda humanitária
Haverá um aumento significativo na ajuda humanitária à Faixa de Gaza, onde organizações internacionais, incluindo a ONU, afirmam que a população enfrenta uma grave crise humanitária. Israel permite a entrada de ajuda no enclave, mas há uma discrepância entre a quantidade permitida a entrar em Gaza e a que realmente chega às pessoas necessitadas.

Governança futura de Gaza
Quem administrará Gaza após a guerra é uma incógnita nas negociações. Parece que essa questão foi deixada de fora da proposta atual devido à sua complexidade e à probabilidade de atrasar um acordo limitado.

Israel afirmou que não encerrará a guerra com o Hamas no poder. Também rejeitou que Gaza seja administrada pela Autoridade Palestina, entidade apoiada pelo Ocidente e criada sob os acordos de paz provisórios de Oslo, há três décadas, que exerce soberania limitada na Cisjordânia ocupada.

Israel declarou desde o início de sua campanha militar em Gaza que manterá o controle de segurança sobre o enclave após o fim dos combates.

A comunidade internacional insiste que Gaza deve ser administrada pelos palestinos, mas esforços para encontrar alternativas entre líderes da sociedade civil ou clãs locais têm sido amplamente infrutíferos.

No entanto, houve discussões entre Israel, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos sobre uma administração provisória para governar Gaza até que uma Autoridade Palestina reformada possa assumir o controle.

Trump
O acordo ocorre também às vésperas da posse de Donald Trump como novo presidente dos EUA. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (20).

Aliado de Netanyahu, Trump falou diversas vezes que ia conseguir um cessar-fogo em sua gestão, e chegou a anunciar o acordo antes do próprio presidente dos EUA, Joe Biden, e do governo do Catar.

Trump já havia dito que “abriria os portões do inferno no Oriente Médio” e “faria o Hamas pagar caro” se os reféns não fossem libertados até ele reassumir a Casa Branca. Steve Witkoff, um enviado do republicano para o Oriente Médio, participou das negociações.

Do g1.

Veja outras postagens

A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, está liderando uma iniciativa para garantir a manutenção e expansão das rotas aéreas que atendem ao Aeroporto Internacional de Petrolina, em resposta à redução de voos e ao cancelamento de rotas importantes, como Recife-Petrolina e Recife-Juazeiro do Norte. Para fortalecer essa causa, Garziera solicitou o apoio da governadora Raquel Lyra, de prefeitos do Vale do São Francisco e regiões adjacentes, além da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB/PE).

A conectividade aérea é crucial para o desenvolvimento econômico e social da região, impactando setores como turismo, enoturismo, agronegócio e saúde. A redução de voos afeta diretamente o acesso a tratamentos médicos especializados, dificultando o deslocamento de cidadãos para grandes centros. Essa situação também prejudica estados vizinhos, como Bahia, Piauí e Ceará, que têm laços econômicos e culturais estreitos com Pernambuco.

A OAB estabeleceu a Comissão de Estudos para Desenvolvimento da Aviação Civil, presidida por Ulisses N. Dornelas de Souza Junior e tendo Igor Zanella Andrade Campos como vice-presidente, com a missão de analisar tecnicamente a situação, dialogar com órgãos governamentais e entidades do setor aéreo, e propor soluções para preservar e expandir os serviços aéreos no estado.

Recentes investimentos de R$ 56 milhões nas obras de modernização do Aeroporto de Petrolina e um aumento de 6% no fluxo de passageiros em 2024, totalizando aproximadamente 526.000 passageiros, destacam a importância estratégica da infraestrutura aérea para a atração de investidores e geração de empregos.

A prefeita, em conjunto com outros líderes regionais e a OAB/PE, está formalizando um requerimento de providências para garantir o desenvolvimento equilibrado e sustentável da região, em conformidade com a Constituição Federal, que destaca o Princípio da Continuidade do Serviço Público e da Função Social da Empresa.

Conheça Petrolina

Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade durante a madrugada, a Prefeitura do Paulista anunciou, há pouco, a suspensão das aulas na rede municipal de ensino também nos turnos da tarde e da noite. A decisão foi tomada visando a segurança dos alunos, professores e demais profissionais da educação.

Inicialmente, apenas as aulas da manhã haviam sido canceladas, enquanto o expediente interno nas escolas e na Secretaria de Educação foi mantido para avaliação da situação. No entanto, diante das condições climáticas e da necessidade de preservar a integridade da comunidade escolar, a suspensão foi estendida para os turnos vespertino e noturno.

As equipes da educação seguem monitorando os impactos das chuvas, e novas atualizações poderão ser divulgadas ao longo do dia. Em caso de emergências ou situações graves, a população deve entrar em contato com os órgãos responsáveis.

Caruaru - IPTU 2025

A vice-governadora Priscila Krause realiza o monitoramento das chuvas no Estado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), no Recife. A governadora Raquel Lyra está cumprindo agenda oficial em Brasília. O acompanhamento é realizado na sala de situação da Agência, com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho, e a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.

“Todos os alertas relativos a essa precipitação foram dados desde a segunda-feira (3). As chuvas começaram ontem (4), temos episódios de alguns deslizamentos, mas, até então, sem vítimas. As nossas equipes estão trabalhando para que permaneça dessa forma, e o Corpo de Bombeiros também está com suas equipes nas ruas”, afirmou Priscila Krause.

Devido às fortes chuvas que atingem diversos municípios de Pernambuco, o expediente nas repartições públicas estaduais destas cidades será encerrado às 14h de hoje. As aulas das escolas da rede estadual também foram suspensas no turno da tarde. Os serviços essenciais estão mantidos. Em caso de emergência, o Governo do Estado orienta que os pernambucanos entrem em contato com a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Belo Jardim - Construção do CAEE

Na manhã de hoje, um homem morreu nas proximidades do cruzamento entre a Rua Dom Bosco e a Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, após um incidente envolvendo um choque elétrico. Segundo informações iniciais, a vítima tentava atravessar uma área alagada quando, provavelmente, se encostou em um ponto com vazamento de corrente elétrica.

Próximo ao local, há uma parada de ônibus e um poste elétrico, onde o acidente pode ter ocorrido. Os bombeiros chegaram ao local e estão investigando as causas do incidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas não conseguiu chegar a tempo devido ao alagamento na área e ao intenso congestionamento nas vias da cidade.

*Com informações da TV Guararapes

O Sextou desta semana será emocionante, com a participação dos Golden Boys. Os Meninos de Ouro, tradução para Golden Boys, são, na origem, um quarteto doo-wop, formado por três irmãos: Roberto (que faleceu em 2016), Ronaldo, Renato Corrêa, e um amigo, Waldir da Anunciação, falecido em 2004, que os irmãos Corrêa conheceram na Escola Ferreira Viana. Com o sucesso do grupo, Waldir passou a ser apresentado como “primo” para que os membros parecessem pertencer à mesma família.

Os Golden Boys começaram a carreira muito jovens, por volta de 1958, como versão brasileira do conjunto americano The Platters. Destacaram-se em apresentações de rádio e televisão, e, inspirados nos quartetos norte-americanos, gravaram vários discos voltados para o público jovem. São donos de sucessos que embalaram a Jovem Guarda entre os anos 60 e 70, como as canções ‘Alguém na multidão’, ‘Pensando nela’, ‘Erva venenosa’ e ‘Cabeção’.

O “Sextou” vai ao ar na próxima sexta-feira, às 18 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a 102,1 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e a vice-prefeita, Dayse Silva, estiveram presentes na primeira reunião ordinária da 19ª legislatura da Câmara de Vereadores, realizada ontem. Também estiveram presentes todos os secretários e secretárias da gestão municipal.

Durante a primeira sessão, cada um dos parlamentares falou sobre os desafios e os compromissos para os próximos quatro anos. O prefeito Rodrigo Pinheiro destacou a importância de um governo harmonioso entre o Executivo e o Legislativo.

“Isso é importante para Caruaru avançar cada vez mais. Vamos reajustar os salários dos professores contratados e efetivos em 6,27%, dos agentes de trânsito e guardas municipais. Também vamos elaborar o plano municipal de turismo, que será um marco para a economia local”, disse.

No mês de janeiro, o prefeito realizou uma série de reuniões com os parlamentares na sede da prefeitura. Essa atitude mostra o compromisso de Rodrigo em manter o diálogo constante com os vereadores em prol de uma Caruaru cada vez melhor para os caruaruenses.

A situação desconfortável do deputado federal Túlio Gadelha na Rede, partido em nível nacional liderado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, está com os dias contados: uma fonte da direção nacional do PDT me disse, há pouco, em Brasília, que ele está de volta ao ninho pedetista.

Carlos Lupi, presidente do PDT, já bateu o martelo e vai entregar para a Gadelha a missão de dar uma guinada no partido em Pernambuco. Mas pela legislação, Gadelha só pode trocar de legenda em abril do próximo ano, quando se abre a janela partidária do troca-troca.

JC Online

Um dos maiores empresários de Pernambuco, Cornélio Brennand, faleceu, na madrugada de hoje, aos 96 anos. De acordo com a família, ele faleceu na Mata de São João da Várzea, no Recife, por causas naturais. O empresário liderava o Grupo Cornélio Brennand, que tem 107 anos de história e é uma referência no país em diversos setores.

Fundado em 1917, o Grupo atua na geração de energia a partir de fontes renováveis, com vidros planos e cimento, mas também tem participação na área imobiliária. Um dos primeiros negócios da família foi a produção de açúcar na Usina São João, fundada em 1895. O grupo atuou na área de açúcar até 1997, quando vendeu o seu último negócio do setor, a Usina Trapiche.

O Recife entrou em estágio de alerta por conta do temporal que atinge a cidade e a Região Metropolitana, na manhã de hoje. O aviso é o quarto em uma escala de cinco níveis do Centro de Operações do Recife (COP). As informações são da Folha de Pernambuco.

Segundo o COP, a rotina da Cidade foi impactada por causa das fortes chuvas. “Para evitar novas ocorrências, evite deslocamentos e siga as orientações das nossas equipes. Estamos trabalhando para prevenir perdas e proteger a população”, informou o COP Recife, em comunicado.

O Recife já acumula 63,28 mm no Torreão, em apenas três horas — contabilizadas até 9h. A Prefeitura do Recife alerta que a população de área de risco para deslizamento, inundação ou desabamento pode procurar abrigos da gestão para acolhimento. “No Centro Social Bidu Krause, temos abrigo disponível para acolher as famílias e moradores que precisaram deixar seus imóveis por conta das chuvas”, informou a gestão municipal.

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada na manhã de hoje, mira uma organização  criminosa envolvida em fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Flores, Custódia e Arcoverde, no Sertão, além do  Recife.

A  Operação de Repressão Qualificada Conchavo é realizada pela Diretoria Integrada Especializada, sob a presidência do Delegado Gregório Ribeiro, Titular da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção – 4ª DECCOR, unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO. As informações são do Diário de Pernambuco.

A investigação foi iniciada em setembro de 2020, para  identificar e desarticular Associação Criminosa voltada à prática dos crimes de Fraude à Licitação, Peculato, Corrupção Ativa e Passiva, Falsidade Ideológica e Lavagem de Dinheiro.

Também são cumpridos mandados de sequestro de bens. Todos eles foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Custódia.

Participam da ação  70 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.  As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro.

O deputado Sileno Guedes foi reconduzido à liderança do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A definição, formalizada hoje no Diário Oficial do Poder Legislativo, ocorreu após consulta aos outros membros da bancada, que é a maior da Casa. Sileno, que também é presidente estadual do PSB, lidera o partido na Alepe desde 2023.

Na função, o deputado é responsável por orientar a posição oficial da bancada, como ocorreu em votações emblemáticas como a do reajuste salarial dos profissionais de educação, em 2023 – ocasião em que o partido assumiu a defesa firme do pleito da categoria –, e as das operações de crédito do Governo de Pernambuco, em 2023 e 2024 – que, por serem importantes para investimentos no estado, tiveram votos favoráveis do PSB, mesmo com a sigla situando-se na oposição.

“Nesses dois primeiros anos, demarcamos posição sobre os desafios de Pernambuco e a necessidade de respostas à altura desses problemas. Nunca nos furtamos de votar a favor de projetos do Poder Executivo que julgamos importantes para o povo. Vamos seguir fazendo esse trabalho com ainda mais diálogo, reafirmando nosso respeito ao posicionamento individual que cada membro da bancada tem em relação a seu mandato, mas lembrando sempre o lugar em que fomos colocados nas eleições de 2022, que foi o de trabalhar para impedir que as conquistas daquele ciclo sejam desmontadas”, apontou Sileno.

As chuvas em Pernambuco seguem na manhã de hoje. O dia começou ainda com trovões em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR). O monitoramento em tempo real da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica que Camaragibe, na RMR, é o local onde mais choveu nas 24h contabilizadas até 6h desta quarta-feira.

Na cidade, o acumulado chegou a 100,61 mm na estação da Apac instalada em Aldeia. Em Abreu e Lima, no mesmo período, choveu 81,05 mm. Em São Lourenço da Mata foram 67,01 mm na estação Corpo de Bombeiros e 66 mm na estação da Rua dos Milagres.

O alerta da Apac, de nível laranja, vale até o fim desta quarta-feira, para a RMR, Zona da Mata e o Agreste. Confira onde mais choveu:

·      Camaragibe (Aldeia) – 100,61 mm

·      Abreu e Lima – 81,05 mm

·      São Lourenço da Mata (Corpo de Bombeiros) – 67,01 mm

·      São Lourenço da Mata (Rua dos Milagres) – 66 mm

·      Camaragibe – 61,16 mm

·      Itapissuma – 58,61 mm

·      Goiana – 57,69 mm

·      Camaragibe (Convento Carmelo) – 54 mm

·      Camaragibe (Timbi) – 53,34 mm

·      Itaquitinga – 51,79 mm