Antônio Campos denuncia demissão em massa em suposta retaliação por denúncias contra Ferrovia Transnordestina em Pernambuco

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Nordeste (SINDFER) e o advogado Antônio Campos emitiram, nesta quarta-feira (15), uma nota pública denunciando a demissão de 14 representantes sindicais pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Segundo o sindicato, a justificativa apresentada pela empresa foi o fechamento do escritório da FTL em Recife, mas o SINDFER alega que a medida seria uma retaliação direta às recentes denúncias envolvendo a gestão da malha ferroviária do Nordeste Oriental.

De acordo com a nota, a decisão teria partido do dirigente Tufi Daher Filho, considerado um aliado próximo do empresário Benjamin Steinbruch. O sindicato afirma que as demissões ocorreram após a repercussão de denúncias feitas pelo advogado Antônio Campos, que originaram um inquérito civil no Ministério Público Federal (MPF). Além disso, a nota destaca que o SINDFER e o advogado já haviam sido alvos de ameaças de morte, atualmente sob investigação pelas autoridades.

O sindicato informou que está notificando o MPF, a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e o Secretário de Segurança do Estado sobre as demissões e as possíveis motivações por trás delas. O SINDFER também anunciou que ingressará com uma ação na Justiça do Trabalho para contestar as dispensas, alegando estabilidade sindical e ilegalidade da medida. “Esses atos contra Pernambuco, o SINDFER e o seu advogado não nos dobrarão. Confiamos na Justiça”, concluiu Antônio Campos.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, assinou nesta segunda-feira (20) o Decreto nº 114/2025, que estabelece critérios mais rigorosos para a liberação de novos loteamentos no município. A norma determina que os empreendimentos habitacionais só serão autorizados mediante o cumprimento de requisitos básicos de infraestrutura.

Entre as exigências estão a implantação de 100% do sistema de saneamento básico e a pavimentação de, no mínimo, 50% das vias do loteamento. O decreto também prevê que cada nova construção residencial deverá incluir o plantio de uma árvore nativa, medida que busca estimular a preservação ambiental e promover um desenvolvimento urbano mais sustentável.

Segundo o prefeito, a iniciativa “une desenvolvimento, responsabilidade e cuidado com as pessoas, além de trazer benefícios aos construtores, estimulando a economia local”. A medida também atende a uma demanda de lideranças municipais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Parente, que vinha defendendo a adoção de regras mais firmes para garantir infraestrutura adequada nos novos empreendimentos de Salgueiro.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O fornecimento de energia elétrica no município de Machados vai receber um reforço importante com o investimento de R$ 4 milhões da Neoenergia Pernambuco até 2026. O anúncio foi feito após reunião entre o deputado federal André Ferreira (PL-PE), o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e o presidente da companhia, Saulo Cabral, realizada nesta segunda-feira (20), na sede da empresa, no Recife. Segundo a concessionária, as obras estruturadoras já estão em andamento e visam melhorar a estabilidade e a qualidade do serviço na região.

O encontro contou ainda com a presença dos vereadores Adolfo Amair e Luciano da Funerária, além de empresários locais que representam diversos setores produtivos. Entre as ações já executadas pela Neoenergia estão inspeção de 80 km de rede elétrica, 23 manutenções estruturais e 700 podas de árvores, além de ajustes técnicos em áreas industriais. O plano de investimento inclui, até 2026, a renovação de 42 km de rede, 26 km de novas linhas de média tensão e interligações para reforçar o sistema elétrico.

O deputado André Ferreira destacou que o avanço é resultado do diálogo com a empresa. “Temos acompanhado de perto as demandas de Machados e conseguimos garantir ações concretas para melhorar o fornecimento de energia”, afirmou. Já Anderson Ferreira ressaltou a importância da articulação política: “Esse é o tipo de resultado que mostra o valor da boa política. Quando há articulação e compromisso, as melhorias acontecem”, pontuou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

A Compesa acaba de fechar o Acordo Coletivo de Trabalho, pondo fim à greve da categoria. O entendimento ocorreu na tarde desta segunda-feira (20), em reunião de conciliação, mediada pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Eduardo Pluguiesi.

O acordo foi fechado pela diretora de Gestão Corporativa da Compesa, Rosane Patarra, pelo presidente do Sindicato dos Urbanitários, José Hollanda Cavalcanti, e pelo diretor do Sindurb, José Barbosa; com a participação do procurador do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Chagas.