Governo apresenta novo texto da PEC da segurança pública hoje

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Ricardo Lewandowski, apresentará, hoje, uma nova versão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segurança pública, com as sugestões dos governadores. As informações são do portal Poder360.

Dentre as mudanças, o texto foi modificado para não dar margem para o ministério intervir na autonomia dos Estados e municípios, um dos principais pontos de divergência em relação à proposta. Haverá uma cerimônia para oficializar o anúncio, na sede do órgão, em Brasília.

A PEC do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) unificaria o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário. Segundo apurou este jornal digital, porém, Lewandowski recuou e manteve os repasses separados.

Outra sugestão que também foi incluída no texto pelo ministro é a participação civil no Conselho de Segurança Pública. Os pedidos de alteração foram apresentados durante reuniões de Lewandowski com governadores e secretários de segurança pública. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), levou uma proposta em dezembro para aumentar o poder dos Estados sobre a legislação. Caiado é um dos principais opositores da PEC.

A contraproposta do governador goiano é permitir que os Estados legislem sobre crimes, podendo criar novos tipos penais. É similar ao modelo federativo que existe nos Estados Unidos. A reportagem apurou, porém, que a avaliação interna no Ministério da Justiça é que a proposta é inconstitucional e não deve ser incorporada ao projeto final da PEC.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Top 10
Petrolina - Destino

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, não confirma nem nega que o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, seja afastado da função por contrariar interesses do Governo do Ceará no trecho da ferrovia Transnordestina que vem defendendo para ser retomado em Pernambuco. Falei, há pouco, com um interlocutor do ministro, que confirmou o mal-estar gerado, mas disse que o ministro, pelo menos por enquanto, não vai se posicionar. A Sudene é vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, teria pedido a substituição de Danilo Cabral em meio a críticas à “falta de agilidade” na liberação de recursos para a Transnordestina e à disputa por influência sobre fundos regionais, especialmente o FDNE e o FNE. Cabral ocupa o cargo por indicação do senador Humberto Costa, que está em Brasília participando do encontro nacional do PT e também não se manifestou sobre os rumores.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento