Francismar Pontes faz política até o último momento antes da votação da mesa diretora da Alepe

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Concorrendo à primeira-secretaria da Alepe, na tarde desta segunda-feira (2), o deputado Francismar Pontes (PSB) faz, neste momento, um discurso na tribuna da Casa elogiando os colegas.

Citando um por um dos 49 deputados, Francismar está elogiando os colegas e destacando as bandeiras de cada um, usando os minutos finais antes da votação para angariar votos.

Francismar disputa o cargo contra o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), que busca a reeleição na primeira-secretaria e enfrenta um movimento contrário à sua gestão.

Veja outras postagens

Alckmin não será rifado da vice

Se algum partido da coligação de esquerda montada para eleger Lula (PT) em 2022 alimenta expectativas para indicar o vice na sua chapa, que se prepare para tirar o cavalinho da chuva. Geraldo Alckmin (PSB), atual vice, tem amplas chances de ser mantido. E Lula deu, ontem, mais uma sinalização ao elogiá-lo em público sem a menor cerimônia.

Durante a inauguração da nova sede da ApexBrasil, em Brasília, Lula disse que escolheu Alckmin para o Ministério da Indústria pela competência e experiência prática. Ressaltou que nenhum empresário brasileiro tem mais expertise do que Alckmin. Adiantou que antes de escolher o ex-governador de São Paulo para o Ministério ouviu conselhos de pessoas que se diziam altamente qualificadas, mas que nunca haviam colocado ideias em prática.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Estadão

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, hoje, que ter o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associado à sua pré-candidatura à Presidência da República não seria positivo para ela. A declaração foi feita durante uma entrevista ao canal LeoDias TV, no YouTube. E ocorre na esteira de um desgaste de Trump com a militância bolsonarista.

Na sexta-feira passada, Trump tirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A decisão também incluiu a remoção da advogada Viviane Barci, mulher do magistrado, e do Instituto Lex, empresa administrada por Viviane com participação dos filhos do casal. As informações são do portal Estadão.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Depois de um ano de conflitos e desgaste na relação entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os dois poderes entraram em consenso, hoje, e a pauta de votação foi destravada. Nesta segunda, foram votados projetos de interesse da Casa e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Amanhã (16), os deputados se comprometeram a votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, a autorização para mais um empréstimo para o Estado, no valor de R$ 1,7 bilhão, e todos os outros projetos do Poder Executivo enviados no pacotão e que estão pendentes.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o envio aos peritos da Polícia Federal (PF) dos últimos exames realizados pelos médicos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A perícia está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (17).

Hoje, a defesa do ex-presidente voltou a pedir que o ex-presidente seja submetido a uma cirurgia de urgência e, depois, fique em prisão domiciliar. A defesa de Bolsonaro acionou o Supremo em 9 de dezembro pedindo que o ex-presidente passasse por cirurgia diante da piora do diagnóstico de hérnia inguinal, além de tratamento para o quadro de soluços.

Moraes negou a medida porque os exames apresentados pelos advogados não eram recentes. O ministro ainda determinou que a PF realizasse uma perícia para avaliar o quadro de saúde de Bolsonaro em 15 dias – o que ainda não ocorreu. Com a negativa, a defesa pediu que um médico da equipe pudesse realizar, na própria PF, um exame de ultrassom. No sábado (13), o ministro autorizou o procedimento.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Os líderes da Câmara dos Deputados decidiram, hoje, deixar para 2026 a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública diante de impasses a respeito do texto. O adiamento representa uma derrota do governo, que enviou o texto ao Congresso Nacional e buscava a aprovação da proposta ainda neste ano.

“PEC da Segurança e o PL antifacção fica para o próximo ano”, afirmou o líder do governo na Câmara José Guimarães (PT-CE). O texto da PEC ganhou fôlego após a megaoperação das forças policiais do Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. As informações são do portal G1.

Palmares - Natal Encantado 2025

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou, hoje, ao blog da Julia Duailibi, que trabalha em um texto pela rejeição total do Projeto da Dosimetria das penas dos condenados do 8 de janeiro de 2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“A gente defende a rejeição porque a mera correção dos erros através de emenda já gera a necessidade de retorno à Câmara dos Deputados, onde pode ser resgatado o texto original”, explicou Vieira.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Moradores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, denunciam o abandono na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Estado no município, lotada e sem médicos.

De acordo com relatos de diversos pacientes e acompanhantes, há pessoas aguardando atendimento desde o início da manhã, sem qualquer previsão de consulta, em razão da ausência de profissionais de saúde na unidade.

A situação expõe fragilidades na gestão da saúde pública estadual e reforça as denúncias feitas mais cedo por funcionários do Hospital da Restauração (clique aqui e confira a matéria). Até o momento, não houve esclarecimentos oficiais sobre os motivos da falta de médicos nem sobre medidas adotadas para normalizar o funcionamento da UPA. O espaço segue aberto para o esclarecimento da Secretaria de Saúde do Governo do Estado.

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) solicitou informações ao Governo do Estado para esclarecer quais medidas foram adotadas após a desativação de cadeias públicas em 13 municípios do interior, no que diz respeito à proteção de animais que eventualmente viviam nesses locais. A iniciativa do parlamentar dá continuidade ao trabalho que ele tem realizado de cobranças ao poder público quanto à situação de animais abandonados em unidades de segurança desativadas.

No pedido, enviado hoje, o parlamentar quis saber se, antes do fechamento das unidades prisionais, foi realizado levantamento sobre a presença de animais domésticos ou silvestres e quais providências foram tomadas para evitar situações de abandono, maus-tratos ou riscos à saúde pública. “O Estado precisa ter responsabilidade também sobre os impactos indiretos das suas decisões administrativas. Não podemos permitir que animais sejam simplesmente abandonados. Não é a primeira vez que cobramos respostas sobre esse tipo de situação”, afirma o deputado.

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Fundação Taquaritinguense de Artes e Turismo (FUNTART) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), realizou, neste fim de semana, a primeira edição do TAQUARA IN JAZZ, evento que integrou oficialmente a programação do Natal Serrano 2025.

A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (12), com um encontro inédito entre o público e o maestro e trompetista Chico Oliveira, artista reconhecido nacionalmente por sua trajetória de mais de 30 anos ao lado de Jô Soares no SBT e na TV Globo, além de ser o autor do tema musical do programa do apresentador.

Realizada em formato de ensaio aberto, a atividade funcionou como um workshop interativo. Moradores, visitantes e músicos locais acompanharam o processo criativo do maestro, fizeram perguntas e participaram da preparação para o grande show da noite seguinte. O TAQUARA IN JAZZ foi um dos destaques da programação do Natal Serrano 2025, que segue até o dia 31 de dezembro com atrações culturais, musicais e temáticas.

O Pátio da Misericórdia foi palco, neste primeiro final de semana do GoiaNatal 2025, de uma intensa programação cultural gratuita que reuniu um grande público no Centro de Goiana. Espetáculos como o Auto de Natal dos Caboclinhos, concertos natalinos e apresentações de artistas locais encantaram famílias e visitantes.

Promovido pela Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural, o evento celebrou o espírito natalino aliado à valorização da cultura popular, transformando o espaço em um ambiente de encontro, alegria e tradição. O prefeito Marcílio Régio marcou presença ao lado da primeira-dama Ana Silveira, prestigiando as apresentações e interagindo com o público.

Em despedida da presidência do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o conselheiro Valdecir Pascoal destacou, hoje, a boa relação entre a instituição com a Assembleia Legislativa. Durante visita à presidência da Alepe para formalização do convite de posse do novo presidente do tribunal, conselheiro Carlos Neves, Pascoal agradeceu ao presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, e aos demais parlamentares pelo empenho em debater e aprovar projetos oriundos do TCE.

“Mantivemos uma excelente convivência neste tempo, com o debate, diálogo e entendimento. Queremos registrar esse agradecimento por estes dois anos (período do mandato na presidência do TCE). E, certamente, vai ser assim também com a chegada do conselheiro Carlos Neves, que deve atuar com o mesmo espírito”, disse, Pascoal.

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Pacientes graves estão sendo submetidos ao calor e às moscas no Hospital da Restauração (HR), no Recife. Em denúncias enviadas a este blog, pessoas que conhecem de perto a realidade da unidade relataram que a sala vermelha do HR, onde ficam os casos mais graves, está fechada com tapumes há cerca de dez dias, para que haja uma reforma no local. Mas o trabalho nunca foi iniciado.

Com a interdição da sala vermelha, os pacientes foram transferidos para as salas vizinhas, as chamadas salas laranja 1 e laranja 2, onde não há refrigeração. A transferência, dizem os denunciantes, foi de maneira improvisada, sem programação, sem que os ambientes fossem preparados para receber pessoas com quadros graves, a maioria intubados.