Eleições marcadas pelo dinheiro sujo

Por Machado Freire*

Meu caro irmão sertanejo e tricolor, Magno Martins!

Vamos ter que refazer a nossa luta que derrubou a ditadura de 1964. Só que hoje já estou setentão e os novinhos e novinhas ainda não acordaram para Jesus. As eleições que acabamos de acompanhar foram (quase) todas manchadas com dinheiro sujo. A compra de votos estava “dando na cara” feito papeira.

A situação é de uma gravidade gritante. Precisamos chamar de volta a Igreja de Dom Helder Câmara e os meninos seguidores de Doutor Arraes e Gregório Bezerra. Tenho pena do futuro dos meus netinhos e de todos os descendentes de homens e mulheres patriotas que conviveram conosco e junto a todos nós não tinham vergonha de defender os interesses da maioria da nossa Nação vilipendiada pelos seguidores de um tal sujeito que episodicamente chegou à Presidência da República.

E os péssimos maus exemplos deixados por ele estão sendo seguidos ao pé da letra. Um deles, é cada chefe político colocar um parente bem próximo (mulher, marido, irmão ou filho) na Câmara de Vereadores e na Prefeitura, para garantir a presença de sua família.

Em Salgueiro, foi assim e em muitos lugares também pelo Sertão afora. Pense num nepotismo imoral e desavergonhado por completo!

Jornalista*

Veja outras postagens

Alvo de reclamações dos moradores da região, como denunciado nesta matéria publicada no blog, no último mês, a PE-187, no Agreste, que corta o município de Palmeirina e liga a cidade aos distritos de Baixa Grande e Poço Cumprido, segue completamente abandonada pelo Governo Estadual. Imagens enviadas por um leitor, hoje, ao blog, denunciam o descaso na rodovia, um perigo para os motoristas que trafegam pelo local. Confira!

Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025

Por falta de provas robustas e inconsistência nos argumentos, a Justiça Eleitoral considerou improcedentes os três processos movidos pela oposição pedindo a cassação do prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, e do vice-prefeito, Zé Lopes. Em três sentenças distintas, proferidas ontem, o juiz da 45ª Zona Eleitoral, Douglas José da Silva, rejeitou todos os pedidos de cassação da chapa. “As provas apresentadas são frágeis e insuficientes. Não demonstram a gravidade necessária para configurar abuso de poder. A soberania popular deve ser respeitada”, afirmou o juiz Douglas José da Silva, ao proferir a sentença nos três processos.

A decisão é uma derrota para a oposição em Belo Jardim, que não aceita a vitória democrática e estrondosa de Gilvandro com 72,69% dos votos válidos. O juiz destacou, na ação sobre contratações, que os atos estavam amparados por lei e em conformidade com pareceres do Tribunal de Contas do Estado. Em outro, que atacava programas sociais como o “Bolsa Atleta” e o “Vivenciando Histórias”, a Justiça reconheceu que as iniciativas eram legais, de caráter educacional e cultural, sem desvio de finalidade ou uso eleitoreiro. Já a acusação de utilização de servidores e veículos públicos também não se sustentou. O juiz considerou que os documentos apresentados não comprovaram qualquer irregularidade.

Com 85% de aprovação da gestão e considerado em todas as pesquisas o prefeito mais bem avaliado da história de Belo Jardim, Gilvandro Estrela foi reeleito nas eleições de 2024 com mais de 33 mil votos, 72% do eleitorado. Uma derrota estrondosa da oposição, que não entendeu o recado das urnas e insiste em tirar o mandato de Gilvandro no tapetão.  Agora, com a absolvição em todos os processos, a Justiça Eleitoral reafirma a soberania popular em Belo Jardim.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A programação do 3º Festival do Morango continua ganhando forma com a divulgação de atrações que comporão a grade de shows do evento. Dessa vez, o grande nome divulgado foi o da forrozeira Lara Amélia, filha do consagrado cantor Flávio José. O show está marcado para o dia 27 de setembro, dentro da programação do sábado de festival.

Lara Amélia vem conquistando seu espaço no cenário musical e promete levar ao público do Brejo da Madre de Deus um repertório cheio de emoção, forró autêntico e sucessos que mantêm viva a tradição nordestina.

Com isso, o Festival do Morango reafirma sua proposta de valorizar a cultura regional, trazendo nomes que unem tradição e novas gerações, garantindo ao público noites inesquecíveis de música e celebração.

Toritama - Tem ritmo

Ontem, o Consórcio dos Municípios da Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL) realizou a sua 25ª Assembleia Geral de Prefeitos, a ocasião foi marcada pela eleição da nova diretoria que irá conduzir os trabalhos da instituição nos próximos anos.

Com 20 votos favoráveis, foi eleita a chapa composta pelos seguintes gestores:

Josué Mendes – presidente

Rivanda Freire – vice-presidente

Dr. Ruy Barbosa – segundo vice-presidente

A Assembleia reforça o compromisso do Consórcio em fortalecer a integração regional, promover soluções compartilhadas e assegurar o desenvolvimento sustentável dos municípios consorciados.

Palmares - Forró Mares
Ipojuca - No grau