PT e PSB divulgam nota conjunta em repúdio aos casos de violência nas eleições deste ano

Diante de tantos atos de agressões, tentativas de homicídios e até assassinatos, os diretórios do PT e do PSB lançaram uma nota conjunta repudiando a violência nas eleições deste ano.

Confira abaixo na íntegra:

Diferentemente de tudo o que se poderia imaginar e desejar, a campanha eleitoral em Pernambuco volta a ser notícia não pela festa democrática de cores, propostas e esperança que invade os municípios, mas por episódios graves de violência.

Veja outras postagens

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quinta-feira (4) o pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, para reconsiderar a decisão sobre a Lei do Impeachment.

O decano do STF, em sua decisão, argumenta que a AGU não havia se manifestado nos autos e protocolou o documento após dois meses do tempo cabível. As informações são da CNN.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Marlos Porto*

Estamos a menos de um ano das eleições de 2026 e, no albor deste derradeiro mês de 2025, faz-se oportuno e necessário que as análises mais amplas do cenário político sejam elaboradas e trazidas a lume por quem se julga capaz de contribuir de algum modo com o debate, até mesmo para subsidiar o planejamento e a tomada de decisão por todo e qualquer concidadão cônscio de seus deveres para com a coletividade, acerca de sua filiação a algum partido político, com vistas a uma eventual candidatura no ano que vem.

De antemão, penso que a disputa para o Senado Federal é a principal luta em 2026, mais até do que para presidente.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, assina nesta sexta-feira (5), às 18h, a ordem de serviço para a recuperação completa da PE-027, a Estrada de Aldeia. A solenidade ocorrerá no estacionamento do Armazém do Matuto, no km 9 da rodovia, com a presença da governadora Raquel Lyra. A obra, orçada em R$ 112,7 milhões, integra o programa PE na Estrada e terá início no sábado (6), com prazo de execução de 720 dias. O projeto contempla 28,72 quilômetros entre a entrada da PE-05 e o fim da pista pavimentada.

O ato contará com a participação da vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, do deputado estadual João de Nadegi (PV), secretários municipais, vereadores e representantes do Governo de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-PE) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), responsáveis pelo projeto, já estão em andamento atividades técnicas como mapeamento de interferências, estudos de drenagem, levantamento topográfico e identificação de áreas para desapropriação. Diego Cabral afirmou que a assinatura representa “um marco na história de Camaragibe e do Grande Recife, tendo em vista a importância da Estrada de Aldeia para a região”.

O secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Martins, destacou que o conjunto de ações preparatórias é essencial para liberar as frentes de trabalho. “A recuperação da Estrada de Aldeia é um projeto amplo, complexo e que requer um trabalho intersetorial da Prefeitura junto aos órgãos estaduais de mobilidade e engenharia. Para auxiliar nesse processo, o DER-PE terá uma sala instalada em um dos canteiros de obras para atuar nas desapropriações, necessárias em alguns trechos para concluir o projeto”, afirmou. De acordo com o Governo do Estado, a obra beneficiará cerca de 500 mil moradores de cinco municípios e inclui alargamentos, trechos de pista dupla, ciclovia, drenagem urbana e adequações de acessibilidade.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Antonio Magalhães*

Perseguições e prisões injustas por razões políticas e religiosas fazem parte do registro da natureza sombria da humanidade. Mas a punição dos déspotas também ocupa páginas deste livro da infelicidade. A Bíblia relata diversos casos de prisões e condenações injustas sofridas por profetas, apóstolos e até mesmo por Jesus. E também conta o fim do romano Pôncio Pilatos, que se omitiu e deixou Jesus ser condenado à morte. Tempos depois, Pilatos foi levado a Roma, julgado e condenado à morte pelo imperador. Antes da execução, suicidou-se.

Já o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi vítima da intolerância governamental. Em 1862, publicou um romance em que narra um dos períodos mais difíceis da sua vida: os anos em que passou na prisão. Em 1849, ele foi condenado à morte por debater ideias “revolucionárias”. Porém, minutos antes do fuzilamento, sua pena acabou sendo comutada por quatro anos de prisão e trabalho forçado na Sibéria. Essa fase, de 1850 a 1854, deixaria marcas profundas no escritor, que transformou a dor do confinamento nas Memórias da Casa dos Mortos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, exonerou Romero Leal, Romerinho e todos os integrantes do grupo político ligado ao ex-prefeito, encerrando a participação da família Leal na administração municipal. A decisão, confirmada por Israel a uma fonte citada pelo Blog do Márcio Fellipe, marca o fim da aliança que atuou de forma conjunta na eleição de 2024. Após a vitória, Romero assumiu a Secretaria de Relações Institucionais e Romerinho, ex-prefeito de Toritama, passou a comandar a Secretaria de Cultura.

Segundo interlocutores, o desgaste teve início após o anúncio da pré-candidatura de Romero Leal a deputado estadual, movimento que não contou com o apoio de Israel, que declarou alinhamento ao presidente da Alepe, Álvaro Porto. A divergência culminou nas exonerações e no rompimento entre os grupos políticos.

Palmares - Natal Encantado 2025

Voltando de Bonito após o lançamento do meu livro “Os Leões do Norte”, finalmente encontrei uma estrada feita pelo governo Raquel Lyra (PSD): a PE-109, no trecho que liga Bonito a São Joaquim do Monte, requalificada no ano passado pelo programa PE na Estrada.

Segui por esse percurso, que dá acesso ao município do vice-líder do governo na Alepe, Joãozinho Tenório (PRD). O asfalto até está em boas condições, mas a via não tem acostamento nenhum. No vídeo, mostro o risco que isso representa para quem passa por aqui. Prefeitos da região relataram que já ocorreram acidentes pelo mesmo motivo. É essa a “estrada de mudança” entregue por Raquel. Confira!

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quinta-feira (4), as primeiras atrações do Carnaval 2026. Iza, João Gomes, Ludmilla, Liniker e Pato Fu estão entre os artistas com shows públicos confirmados durante o período de folia.

No total, foram reveladas 70 atrações. Também estão na lista nomes como Alok, Seu Jorge, Priscila Senna, Gaby Amarantos e outros.

A abertura da programação está prevista para a quinta-feira pré-carnaval, no dia 12 de fevereiro. Os shows seguem até a terça-feira, no dia 17. As informações são da Folha de Pernambuco.

Por Jornal O PODER

Empossado como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde setembro, o paraibano Alex Azevedo tem destacado o trabalho da estatal para ampliar a concessão de ferrovias.

Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, conduzido por Magno Martins com participação de jornalistas de diversas regiões, ele ressalta a importância de investimentos para o setor a fim de desenvolver o Brasil do futuro.

Alex reforçou ainda o lançamento da primeira concessão no Nordeste e o cronograma para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta quinta-feira (4) que a Lei do Impeachment “caducou”. Ele ainda negou que isso se trata de uma proteção ao STF.

Na quarta-feira (3), Gilmar deu liminar para que apenas a PGR (Procuradoria-Geral da República) possa pedir o impeachment de ministros da Suprema Corte. Na prática, a decisão suspende trecho da lei de 1950 que previa a prerrogativa para qualquer cidadão brasileiro. As informações são da CNN.

Do G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou, hoje a existência de problemas do governo com o Congresso Nacional. O petista, porém, criticou as emendas impositivas e disse que o Legislativo “sequestrar 50% do orçamento da União” é um erro histórico.

“Vocês acham que nós do governo temos problema com o Congresso Nacional? A gente não tem. Eu, sinceramente, não concordo as emendas impositivas. Eu acho que o fato do Congresso Nacional sequestrar 50% orçamento da União é grave erro histórico, eu acho. Mas, você só vai acabar com isso quando você mudar as pessoas que governam e as pessoas que aprovaram isso”, disse o petista.

O presidente deu a declaração na 6ª plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, hoje, que a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe à Procuradoria-Geral da República (PGR) a apresentação de pedidos de impeachment de magistrados da Corte é “fruto da polarização política”.

O deputado deu a declaração durante participação em um fórum sobre segurança jurídica, promovido pelo portal Jota. Ontem, o ministro Gilmar Mendes decidiu limitar apenas à Procuradoria-Geral da República a possibilidade de apresentar denúncias contra ministros do STF.

O município de Bonito, no Agreste pernambucano, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado na Câmara dos Vereadores e contou com a presença do prefeito, Ruy Barbosa (PSB), e do presidente da Casa, Eiji Morimura (PSD).

O prefeito de Bonito, Ruy Barbosa (PSB), e sua primeira-dama, Teresa Barbosa.

Além do prefeito e do presidente da Câmara, estiveram presentes a primeira-dama, Teresa Barbosa, e os vereadores Gustavo CD (Avante), Holandinha (PSB), Didi do PAED (PSD), Henrique da Gold (MDB), Carlos Vilela (PSB), Val da Elétrica (Republicanos), João Diniz (PSol) e Valdiane Souza (Avante).

O vereador mais jovem do Estado, Carlos Vilela (PSB)