Justiça Eleitoral barra candidatura de Marco Barreto em Joaquim Nabuco

Nesta quinta-feira (5), a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Marco Barreto (PSDB) à prefeitura de Joaquim Nabuco, tornando-o inelegível para as eleições de 2024. A decisão da 38ª zona eleitoral reconheceu a impossibilidade do ex-prefeito disputar as eleições naquele município, com base na lei e na Constituição.

Como antecipado por este blog, Marco Barreto é pai de Neto Barreto, que exerceu o cargo de prefeito de Joaquim Nabuco até 2021, quando foi afastado por cassação durante seu segundo mandato consecutivo. De acordo com a legislação eleitoral, a candidatura de Marco Barreto seria vista como uma continuidade do mesmo grupo familiar no poder, o que é proibido pela Constituição Federal. Essa regra busca evitar a perpetuação de uma mesma família na administração pública.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

No programa de hoje, comentei a derrota do Governo na composição da CPI Mista do INSS, que começa amanhã sob controle da oposição. Em uma das maiores perdas recentes para a base aliada, o Planalto viu escapar tanto a presidência quanto a relatoria da comissão. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente por 17 votos a 14, derrotando o candidato governista Omar Aziz (PSD-AM), indicado por Davi Alcolumbre. Já a relatoria ficou com o deputado Alfredo Gaspar (UB-AL), ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e não com o nome defendido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.

O resultado deu à oposição o comando absoluto da CPI, que terá 32 membros e pode funcionar por até seis meses.

Clique aqui e ouça. O Frente a Frente é ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. Ao clicar no link, selecione a opção “ouvir pelo navegador”.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025

O prefeito Rodrigo Pinheiro vai batizar a nova Feira de Gado de Caruaru com o nome do empresário caruaruense do setor têxtil Fernando Bernardino de Lucena, falecido em 2008. Lucena teve forte ligação com a história do empreendedorismo local com a tradicional feira da cidade.

As obras da nova estrutura já começaram em um terreno próximo à CEACA. De acordo com a gestão municipal, o equipamento deve oferecer mais conforto, comodidade e segurança aos frequentadores. A prefeitura afirma que a iniciativa também busca valorizar a memória de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e fortalecer a tradição da feira de gado.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

Familiares do ex-deputado estadual Ciro Coelho informaram que ele passou por uma cirurgia de grande porte após o acidente sofrido ontem (24) na BR-428, em Cabrobó. Segundo o relato, houve um rompimento no intestino na área da bariátrica previamente realizada, com perda significativa de sangue. Os médicos estancaram os sangramentos, desfizeram a bariátrica, recuperaram as alças intestinais e realizaram uma colostomia. O quadro é descrito pela família como “muito grave e delicado”; Ciro permanecerá entubado e sedado por dois dias na UTI, em observação.

A atualização ocorre após o Hospital da Unimed, em Petrolina, informar que o paciente havia sido operado e seguia estável na terapia intensiva. O acidente, que envolveu uma caminhonete e um carro de passeio, resultou na morte de Rita Danielle, nora de Ciro Coelho. As circunstâncias da colisão continuam sob investigação.

O filho do ex-deputado, José Antônio (Zé) Coelho, também ferido na batida, quebrou um dedo do pé e passou por cirurgia. De acordo com a família, ele passa bem após o procedimento.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares